A série "Diagnósticos: Relatos sobre o câncer" foi produzida para a disciplina de Radiojornalismo em parceria com o radiojornal laboratório Uninter Informa. A proposta da série foi a de compartilhar histórias de quem conviveu com o câncer, além de trazer dados e informações sobre a prevenção da doença. Dentro da editoria de saúde, a reportagem também uniu a teoria ensinada em sala de aula com a prática, seguindo todas as etapas de produção e pesquisa sobre o assunto abordado, que é polêmico e nem sempre aprofundado. A série foi dividida em três reportagens abordando diferentes classificações do câncer e suas especificações: Câncer de Mama, Câncer de próstata, Câncer de pele. Silva (1999), entende o rádio como "um meio cego" que luta para a memorização de sua mensagem e mesmo sem a presença física o rádio convida o ouvinte a uma comunicação a dois. O texto para rádio apresenta características com o texto escrito, mas exige algumas técnicas vocais e performance. Contudo, o rádio, um veículo cujo plasticidade depende exclusivamente de elementos de caráter sonoro, requer uma lógica diferente da escrita, pois os períodos longos que caracterizam o texto impresso tornam-se totalmente incompatíveis com a efemeridade que o signo escrito adquire quando oralizado. O texto escrito exige atenção exclusiva, ao passo que ninguém pára para ouvir rádio, principalmente no cenário em que o ouvinte se encontra atualmente inserido. A principal preocupação que se tem ao elaborar uma mensagem publicitaria é que ela seja assimilada. (SILVA, 1999, p.32) O objetivo do rádio é comunicar, sem uma boa comunicação é difícil fazer um bom Radiojornalismo. A redação é essencial para a produção radiofônica, Chantler e Harris (1998) afirmam que é importante ser inteligível no rádio. |
1.1 Objetivo geral:倀爀漀搀甀稀椀爀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀洀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀渀搀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀爀攀瘀攀渀漀 攀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 焀甀攀洀 瀀愀猀猀漀甀 瀀攀氀漀 挀渀挀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 猀椀渀愀椀猀 攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 焀甀攀洀 攀渀昀爀攀渀琀漀甀 愀 搀漀攀渀愀⸀
㈀⸀㈀ 伀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀
- Realizar pesquisas sobre o câncer de mama, o câncer de próstata e o câncer de pele;ⴀ 䌀漀氀漀挀愀爀 攀洀 攀砀攀爀挀挀椀漀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀漀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㬀
- Apresentar informações sobre o câncer ao público;ⴀ 倀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀攀瘀攀渀漀 搀漀 挀渀挀攀爀㬀
- Tornar pública histórias de personagens que passaram ou estão passando pelo câncer.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀搀椀琀漀爀椀愀 搀攀 猀愀切搀攀 琀攀洀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀漀 愀甀砀氀椀漀 搀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 猀愀切搀攀 瀀切戀氀椀挀愀 攀 瀀爀椀瘀愀搀愀⸀ 倀愀爀愀 䄀稀攀瘀攀搀漀 ⠀㈀ ㈀⤀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀琀甀愀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 瀀愀爀愀 椀渀切洀攀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䴀愀猀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 渀椀猀猀漀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 猀愀切搀攀 琀攀洀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀⸀
Para além disso, actualmente o jornalismo de saúde tem contribuído de um modo muito mais frequente para manter na agenda pública temas relacionados com a saúde pública e individual, alertar para determinados tipos de riscos e de comportamento e reforçar processos de mudança. Assim, é de sublinhar que o jornalismo de saúde, através do agendamento, cumpre a importante tarefa de manter os temas das campanhas de saúde visíveis. Além disso, é por meio das notícias que a opinião pública é formada e, depois, incorporada na sociedade. (AZEVEDO, 2012, p.189)
倀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 猀爀椀攀 ᰀ䐠椀愀最渀猀琀椀挀漀㨀 爀攀氀愀琀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀渀挀攀爀ᴀⰠ 昀漀椀 氀攀瘀愀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀 琀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 猀漀戀爀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 猀愀切搀攀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 爀搀椀漀⸀ 䄀猀 琀爀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 猀漀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 ᰀ搠漀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀ᴀ⸠ ⠀䌀䠀䄀一吀䰀䔀刀㬀 䠀䄀刀刀䤀匀Ⰰ 㤀㤀㠀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㐀⤀
A reportagem é o gênero mais eficiente em transmitir informações, pois busca representar a realidade. Na reportagem é apresenta um fato central que se junto a representações fragmentadas da realidade e que contribui na compreensão do tema. (PRADO, 1989, p. 85)䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀 爀攀氀愀琀爀椀漀 搀攀 ㈀ 㜀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䌀渀挀攀爀 䨀漀猀 䄀氀攀渀挀愀爀 䜀漀洀攀猀 搀愀 匀椀氀瘀愀Ⰰ ⠀䤀一䌀䄀⤀ 攀 搀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 匀愀切搀攀Ⰰ 洀愀椀猀 搀攀 㜀 洀椀氀 瀀攀猀猀漀愀猀 洀漀爀爀攀爀愀洀 瘀琀椀洀愀猀 搀漀 挀渀挀攀爀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 渀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 搀攀 㔀 愀 ㈀㤀 愀渀漀猀⸀ ⠀伀 䜀䰀伀䈀伀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 漀渀氀椀渀攀⤀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀漀最氀漀戀漀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀猀漀挀椀攀搀愀搀攀⼀猀愀甀搀攀⼀挀愀渀挀攀爀ⴀ愀ⴀ搀漀攀渀挀愀ⴀ焀甀攀ⴀ洀愀椀猀ⴀ洀愀琀愀ⴀ瀀攀猀猀漀愀猀ⴀ搀攀ⴀ㔀ⴀ㈀㤀ⴀ愀渀漀猀ⴀ爀攀瘀攀氀愀ⴀ椀渀挀愀ⴀ㈀ 㤀 㜀㜀 ⤀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 琀攀洀愀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 樀漀瘀攀洀 攀 愀搀甀氀琀愀⸀
Sabendo-se que o radiojornal Uninter Informa é um projeto laboratorial que possui ouvintes na respectiva faixa etária, a série faz-se necessária para desmistificar a doença, a exemplo do câncer de mama que não pode atingir somente mulheres, mas também homens. Ao mesmo tempo, buscou-se exemplificar a vida de familiares dedicados aos cuidados de pessoas com câncer no intuito de sensibilizar sobre a importância da prevenção ou diagnóstico precoce. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 瀀攀渀猀愀渀搀漀 渀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 挀漀洀 猀漀渀漀爀愀猀 攀 漀昀昀猀⸀ 伀 甀猀漀 搀攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䌀栀愀渀琀氀攀爀 攀 䠀愀爀爀椀猀 ⠀㤀㤀㠀⤀Ⰰ 焀甀攀 攀砀瀀氀椀挀愀洀 愀猀 搀攀挀氀愀爀愀攀猀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀椀琀愀 瀀攀氀漀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 猀攀洀 爀攀瀀攀琀椀爀 漀 焀甀攀 樀 昀漀椀 搀椀琀漀Ⰰ 漀甀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀爀 渀漀瘀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 伀猀 漀昀昀猀 昀漀爀愀洀 琀攀砀琀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀攀挀琀愀爀 攀 搀愀爀 昀漀爀洀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀琀愀⸀
[...] As ligações feitas com texto para juntar uma sonora à outra podem ser redigidas como se fossem aberturas de determinado assunto, exceto – é claro – quando houver uma nítida continuidade entre elas. As aberturas devem servir para dar ao ouvinte indicações de como irá se desenvolver a notícia, com pontos que serão ampliadas mais à frente ou mesmo contraditados. (CHANTLER; HARRIS, 1998, p. 165)
A notícia com citações, ou seja, protagonistas dos fatos ou fontes é um recurso muito usado, pois a reportagem desenvolve ritmo e sustentação, ganhando em recursos sonoros. Prado (1989) diz que, esses métodos utilizados em matérias jornalísticas “aumenta a participação criativa do ouvinte no acontecimento. A notícia ganha, assim, em credibilidade e em exatidão”. (p.53) 䄀猀 昀漀渀琀攀猀 琀愀洀戀洀 猀漀 攀洀瀀爀攀最愀搀愀猀 瀀愀爀愀 昀漀爀渀攀挀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 渀漀 琀攀洀 搀漀洀渀椀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 爀攀瀀漀爀琀愀搀漀猀⸀ ᰀ倠漀爀 椀猀猀漀 渀漀 搀攀瘀攀 瘀愀挀椀氀愀爀 攀洀 氀椀最愀爀 瀀愀爀愀 甀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀 攀 瀀攀搀椀爀 焀甀攀 漀 愀樀甀搀攀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 戀甀猀挀愀搀漀ᴀ⸠ ⠀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀㬀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㔀⤀
Esse tipo de reportagem com offs e sonoras também podem ser chamados de reportagem diferida.䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀椀昀攀爀椀搀愀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 猀攀氀攀漀 搀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 昀爀愀最洀攀渀琀愀搀愀猀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀攀 昀愀稀 愀瀀猀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 愀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀猀琀愀 琀攀渀栀愀 猀椀搀漀 挀漀渀挀氀甀搀愀⸀ 伀 漀爀搀攀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀最甀椀爀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 挀爀漀渀漀氀最椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 甀洀愀 漀爀搀攀洀 氀最椀挀愀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀攀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 昀愀琀漀⸀ 䄀 猀渀琀攀猀攀 愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瘀愀渀琀愀最攀洀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀椀昀攀爀椀搀愀⸀ 䔀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀攀爀洀椀琀攀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀 愀 洀攀渀漀爀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 攀砀瀀氀挀椀琀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ 䔀猀琀攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀爀 愀猀 愀洀漀猀琀爀愀猀 攀 愀猀 漀爀搀攀渀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀愀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 攀洀 瀀漀甀挀漀猀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 甀洀愀 愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 攀洀 昀爀愀攀猀 搀攀 琀攀洀瀀漀 洀甀椀琀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀攀猀Ⰰ 攀 猀攀洀 攀猀挀漀渀搀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ ⠀倀刀䄀䐀伀Ⰰ 㤀㠀㤀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㤀⤀
As etapas da produção das reportagens foram divididas em seis partes. O primeiro passo foi a elaboração das pautas que servem para guiar o passo a passo da reportagem. Na pauta encontramos informações sobre o assunto abordado, marcações de entrevistas, informações sobre as fontes, sugestões de perguntas e de montagem da estrutura da matéria. O trabalho do pauteiro é fundamental, pois compreende todo o conhecimento envolvido no tema em que o repórter irá desenvolver. É ali que inicia-se a reportagem, auxiliando o repórter no desenvolvimento da matéria, como apontam Barbeiro e Lima.伀 瀀愀甀琀攀椀爀漀 瀀攀渀猀愀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀漀爀 椀渀琀攀椀爀漀 攀 椀渀搀椀挀愀 漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 瀀攀爀挀漀爀爀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 瀀爀攀渀搀愀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀Ⰰ 愀琀椀渀樀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀⸀ 䔀氀攀 愀瀀漀椀愀 搀攀挀椀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 猀甀最攀爀椀渀搀漀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀 挀愀洀椀渀栀漀猀 瀀愀爀愀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀⸀ 䔀猀琀攀 琀攀洀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀 愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 洀甀搀愀ⴀ氀愀 渀漀 洀攀椀漀 搀漀 挀愀洀椀渀栀漀 漀甀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 焀甀攀 攀氀愀 椀渀攀砀攀焀甀瘀攀氀 瀀漀爀 洀漀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 攀砀瀀氀椀挀愀搀漀猀 挀栀攀昀椀愀⸀ ⠀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀㬀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㔀⤀
䄀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 攀洀 挀栀攀挀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䄀猀 昀漀渀琀攀猀 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䄀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀爀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 最愀爀愀渀琀椀渀搀漀 洀愀椀漀爀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 攀猀琀攀猀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 瀀愀爀愀 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀⸀ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 琀爀漀甀砀攀爀愀洀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 渀漀瘀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 攀 漀瀀椀渀椀攀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 琀爀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 挀渀挀攀爀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䈀愀爀戀攀椀爀漀 攀 䰀椀洀愀Ⰰ 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 瀀愀爀愀 漀 爀搀椀漀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀 愀 攀洀漀漀 焀甀攀 猀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀 渀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀Ⰰ 攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 琀愀洀戀洀 渀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀⸀
A decupagem das sonoras foi a quarta etapa da série. Foram retiradas partes específicas de cada depoimento dos entrevistados que ajudaram na construção da história. A quinta etapa foi a produção do texto e estruturação da reportagem por meio do relatório. Ou seja, os offs da reportagem e organização das sonoras, assim como sugestão de cabeça e nota pé de cada uma. Para a produção dos offs, foi levado em conta a explicação de BARBEIRO e LIMA.嬀⸀⸀⸀崀 伀 焀甀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀 漀 琀攀砀琀漀 搀漀 爀搀椀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀猀挀爀椀琀愀 愀 椀渀猀琀愀渀琀愀渀攀椀搀愀搀攀⸀ 伀 漀甀瘀椀渀琀攀 猀 琀攀洀 甀洀愀 挀栀愀渀挀攀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 搀椀琀漀⸀ 䰀攀洀戀爀攀ⴀ猀攀 搀攀 焀甀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀漀 爀搀椀漀 猀攀 ᰀ搠椀猀猀漀氀瘀攀ᴀ†渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 氀攀瘀愀搀愀 愀漀 愀爀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 愀 洀椀猀猀漀 搀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 猀攀樀愀 愀氀挀愀渀愀搀愀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 挀漀氀漀焀甀椀愀氀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 琀攀爀 攀洀 洀攀渀琀攀 焀甀攀 攀猀琀 挀漀渀琀愀渀搀漀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀氀最甀洀Ⰰ 洀愀猀 猀攀洀 愀瀀攀氀漀猀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瘀甀氀最愀爀 攀Ⰰ 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀愀爀 愀猀 爀攀最爀愀猀 搀漀 椀搀椀漀洀愀⸀ ⠀㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㈀⤀
倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 攀搀椀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 䄀搀漀戀攀 䄀甀搀椀琀椀漀渀⸀ 倀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 昀漀爀愀洀 昀椀氀琀爀愀搀愀猀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 攀 挀漀爀爀椀最椀搀漀猀 攀爀爀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 攀 最爀愀洀愀琀椀挀愀椀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 猀攀最甀椀爀 漀 焀甀攀 椀渀搀椀挀愀 漀 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ ᰀ爠椀挀愀猀 攀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 搀椀搀琀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 猀愀椀戀愀 搀漀 焀甀攀 猀攀 攀猀琀 昀愀氀愀渀搀漀ᴀ⸠ ⠀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀㬀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㠀⤀
A preocupação com o texto foi também baseada nas características do texto para rádio, que exige a companhia de técnicas vocais e performance, pois o áudio é essencial nesta plataforma. 伀 爀搀椀漀Ⰰ 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 挀甀樀漀 瀀氀愀猀琀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀瀀攀渀搀攀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 猀漀渀漀爀漀Ⰰ 爀攀焀甀攀爀 甀洀愀 氀最椀挀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 攀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀猀 瀀攀爀漀搀漀猀 氀漀渀最漀猀 焀甀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀洀 漀 琀攀砀琀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 琀漀爀渀愀洀ⴀ猀攀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 椀渀挀漀洀瀀愀琀瘀攀椀猀 挀漀洀 愀 攀昀攀洀攀爀椀搀愀搀攀 焀甀攀 漀 猀椀最渀漀 攀猀挀爀椀琀漀 愀搀焀甀椀爀攀 焀甀愀渀搀漀 漀爀愀氀椀稀愀搀漀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 攀猀挀爀椀琀漀 攀砀椀最攀 愀琀攀渀漀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀Ⰰ 愀漀 瀀愀猀猀漀 焀甀攀 渀椀渀最甀洀 瀀爀愀 瀀愀爀愀 漀甀瘀椀爀 爀搀椀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 攀洀 焀甀攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 椀渀猀攀爀椀搀漀⸀ 䄀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 焀甀攀 猀攀 琀攀洀 愀漀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀甀戀氀椀挀椀琀愀爀椀愀 焀甀攀 攀氀愀 猀攀樀愀 愀猀猀椀洀椀氀愀搀愀⸀ ⠀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 㤀㤀㤀Ⰰ 瀀⸀㌀㈀⤀
䔀猀挀甀琀愀渀搀漀 爀搀椀漀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 攀砀攀爀挀椀琀愀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 愀 椀洀愀最攀洀 猀漀渀漀爀愀 攀洀 椀洀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 倀刀䄀䐀伀 ⠀㤀㠀㤀⤀Ⰰ 爀攀猀猀愀氀琀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 爀搀椀漀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 昀漀椀 攀昀攀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀
Este fato tem importância no caso de um público que não sabe ler, mas, sobretudo, adquire maior importância para todos aqueles que não querem ou não têm tempo para ler. Assim, o rádio tem um papel informativo relevante nas sociedades subdesenvolvidas, com uma porcentagem de analfabetos. Este papel torna-se ainda mais importante nas sociedades mais desenvolvidas, nas quais a organização do tempo obriga aos buscadores de informação a procurá-la no rádio, o que lhes permite realizar outras ações simultaneamente. [...] (1989, p. 28 -29)
|