ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01564</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Practice: Agente de mudança e formação de alunos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Angelo Giovanni da Trindade Menegusso (Universidade Positivo); Sérgio Menezes da Silva (Universidade Positivo); Mateus Schiontek (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Agência experimental, Practice, Prática, Publicidade e Propaganda, Realidade social</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Practice, agência experimental da Universidade Positivo, apresenta-se como preparadora dos alunos do curso para o mercado de trabalho, aliando os três eixos integradores do projeto pedagógico do curso de Publicidade e Propaganda: saber agir, saber pensar e saber fazer. Como se dá seu funcionamento, processo de seleção de estagiários e suas principais produções referentes ao ano de 2017 estão neste trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A função da Practice é aproximar os alunos da realidade do mercado de trabalho, sendo um espaço para exercício da profissão dentro do meio acadêmico. Ela foi idealizada com o intuito de que os alunos tenham a possibilidade de aliar teoria e prática, explorar suas habilidades na área do estágio e convivam dentro de um ambiente com clientes, prazos, trabalhos, divisão de tarefas e cobranças reais. A Practice, segundo a Resolução 281, de 09/10/2017, do Conselho Acadêmico Superior da Universidade Positivo, pode ser caracterizada como Projeto de Extensão. A extensão é uma atividade acadêmica, desenvolvida pela comunidade interna, que consiste em estender diretamente à comunidade externa, especialmente as comunidades local e regional, os conhecimentos, competências e habilidades detidas pela instituição. As atividades realizadas na agência devem contar com a supervisão de professores para orientar um bom relacionamento dos alunos com a realidade (tanto social, quanto econômica e cultural). A agência experimental desenvolve materiais publicitários nos meios online (redes sociais); offline (cartazes, banners, mobiliários urbanos etc); trabalhos de design como projetos de identidade visual; campanhas publicitárias de cunho social para instituições do Terceiro Setor e organizar os eventos do curso de Publicidade e Propaganda que acontecem na Universidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Practice permite que os alunos desenvolvam suas habilidades, apliquem e pratiquem os conteúdos vistos em sala de aula, tudo sob orientação dos professores. Vieira (2004) diz que "do mesmo jeito com que frequentamos academias de ginástica para manter nosso corpo em forma, temos de fazer alguma coisa para manter nossa mente em forma". O propósito da Practice é oferecer o exercício de aplicação do conhecimento e dar a base para que sejam aplicados os saberes eixo do curso - saber agir, saber pensar, saber fazer. Na agência, os alunos terão a oportunidade de conhecer e conviver com a realidade de comunidades menos favorecidas e ampliar sua consciência social, além de trabalhar em campanhas e aprender a construir seu portfólio. Isto direciona os alunos na hora de buscar referências, aprimorar seu repertório e ter uma postura profissional mais adequada para o ingresso no mercado de trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No Manual do Estagiário, de 1997, Eugênio Mohallen, um dos publicitários brasileiros mais importantes e influentes dos últimos 30 anos, argumenta que "conseguir estágio em agência é quase tão difícil quanto arrumar vaga de astronauta na Nasa". Se há mais de 20 anos o mercado era assim, hoje ele está muito mais competitivo e exigente. Portanto, o papel de uma Agência Experimental como a Practice deve ser o de preparar o futuro profissional para os desafios dos mercados e para a complexidade da realidade. Na Practice, o aluno convive com professores orientadores, estagiários de todos os anos do curso, começa a preparar o seu portfólio e convive com realidades sociais e culturais diversas. Começa a trabalhar com prazos mais curtos, grandes metas e aprende a trabalhar em equipes com pessoas de diferentes perfis. O ambiente e as orientações fazem o aluno desenvolver fundamentos para resolver o que lhe é solicitado com proficiência técnica e visão ampla da realidade do mercado. A agência também estimula os alunos a buscar cursos, workshops e especializações - muitas oferecidas pela própria Universidade. A Practice tem um projeto chamado "Work Week", que aproxima alunos de todos os anos da agência, onde passam uma semana conhecendo um pouco de cada departamento, além de entender como funciona a rotina de trabalhos. Em 2017, 62 "workweekers" passaram pela agência. A Practice conta com a página "Publicidade UP" no Facebook, que pode ser encontrada no link www.facebook.com/publicidadeUP. Nela são divulgadas vagas, eventos e campanhas feitas pela agência. É uma forma de contato do curso com os alunos e outros setores interessados em publicidade, como outras agências, produtoras e empresas de comunicação. Além disso, a Practice desenvolve o Anuário Saber, anuário do curso que está em sua décima quarta edição que também serve como uma vitrine dos alunos para o mercado. Ele é constituído de trabalhos produzidos por alunos de todos os anos, para todas as disciplinas do curso. Os anuários são distribuídos para profissionais e agências de publicidade do mercado, alunos e também em feiras de profissões, como forma de promover e expor o trabalho dos alunos de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na Practice, o estágio é de meio período e acontece no turno da tarde, assim ele fica acessível aos alunos dos turnos da manhã e noite. Para Martins (2013), "se a Propaganda for o negócio do seu coração, pode mergulhar de cabeça, porque vai valer a pena". É isto que a agência desperta em seus estagiários: vontade de seguir a profissão e de fazer seu melhor. Os clientes da Practice são divididos em Internos e Externos. São considerados clientes internos os trabalhos desenvolvidos para o próprio curso de Publicidade, demais cursos e departamentos da Universidade Positivo. Já os clientes externos são aqueles para ONGs, clientes sem verba e empresas de pequeno, médio e grande porte. A agência é dividida em quatro núcleos experimentais. A Practice Publicidade, responsável pelo desenvolvimento de todos os trabalhos de comunicação em publicidade e propaganda e que coordena os outros núcleos, quando existem trabalhos relacionados a ela. O núcleo é formado por um estagiário de Atendimento e Planejamento; um de Mídia Social; dois de Direção de Arte e dois de Redação, que são orientados e supervisionados pelos professores Sérgio Menezes na criação e em Mídia Social; Carolina Maito Luz em Atendimento/Planejamento e pelo ex-aluno Mateus Schiontek, formado em 2017, o coordenador da agência. A Practice Produções, coordenada pelos professores Hilton Castelo e Ricardo Macedo, é composta por um estagiário fixo e alunos voluntários conforme a demanda. O núcleo é responsável por todos os trabalhos que envolvem audiovisual (vídeos, vinhetas, animações, registros em vídeo dos eventos do curso de PP, por exemplo) para diversos cursos da Universidade Positivo e clientes da agência. A Practice Promo desenvolve, produz, organiza e promove os eventos do curso de Publicidade e Propaganda. Coordenada pelos professores Renato Buiatti e Carolina Maito Luz, o núcleo é formado por um estagiário fixo e alunos voluntários, que ficam responsáveis por todas as etapas dos eventos. Importante destacar a participação de alunos voluntários de todas as séries do curso que, mesmo sem estar na Practice, participam das atividades da agência. Em 2017, a equipe administrou e organizou eventos como o PP Awards, premiação que liga o mercado ao curso de PP; o Sumeet, evento que engloba os encerramentos de ano dos cursos de Design, Jornalismo, Fotografia e PP, integrando cursos e alunos dentro do mesmo núcleo de atuação; e o Grand Finale. Além disso, a Promo foi um dos pilares na organização do Intercom de 40 anos, sediado na Universidade Positivo. A Practice Imagens, coordenada pelo Professor Ricardo Macedo, é formada por 12 alunos voluntários, que ajudam na produção, edição e diagramação de imagens, projetos publicitários e autorais, além do registro fotográfico de todos os eventos do curso. O curso de PPUP também oferece uma semana acadêmica que, excepcionalmente, não aconteceu em 2017 por conta do Intercom, sediado pela universidade. Para entrar na equipe da Practice, é necessário passar por um processo de seleção. Ele começa em uma divulgação das vagas, com cartazes nas salas de aula e posts na página do curso. Os alunos interessados se inscrevem, preenchem um formulário e anexam seu currículo e portfólio. Em seguida, há uma triagem feita pelo coordenador da agência e são selecionados os alunos que mais se encaixam no perfil da vaga para entrevistas. A entrevista é marcada e feita pelo coordenador e professores responsáveis pelo núcleo, para decidir quem entrará na agência.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A seguir, as principais campanhas realizadas em 2017 pela Practice: INTERCOM Em 2017, a edição comemorativa de 40 anos do Intercom Nacional foi sediada pela Universidade Positivo mais uma vez. Ficou a cargo da própria INTERCOM e da Practice a organização do evento, junto com a Rede Teia, núcleo experimental de Jornalismo, e do núcleo experimental de Design. A identidade visual do evento foi feita por um aluno de Publicidade, em concurso aberto para todos os alunos do curso. O vencedor, Mateus Schiontek, integrou o grupo de estagiários da Practice. Depois de formado, assumiu a coordenação da agência, onde está até hoje, comprovando mais uma vez uma das intenções da agência: promover os alunos do curso, entrantes e ex-alunos, que continuam a trabalhar e a colaborar com o nosso curso com talento e ideias. Por ser um evento gigante, foi necessária uma mobilização do campus que contou com a participação de voluntários de diversos cursos. Com a divulgação do evento feita pela Practice, os alunos se candidataram a voluntários, participaram de reuniões, foram treinados para as diversas monitorias do evento e preparados por professores de PP, Jornalismo e Design, mais uma vez integrando o núcleo de Ciências Humanas da UP e a Practice. Todos os voluntários saíram prontos a desempenhar suas funções, nas mais diversas atividades exigidas e em vários locais dentro da nossa cidade, Curitiba, da recepção no aeroporto e no hotel ao credenciamento na universidade, passando por todas as exigências do próprio evento dentro da UP. Um dos cursos oferecidos foi o COPACE, ministrado por Jô Braska Negrão, que ajudou no preparo dos monitores. Outro ponto importante foi a divulgação na página criada especialmente para o evento, que contou com mais de 5.903 interações em um curto espaço de tempo, de 6 de julho a 8 de setembro de 2017. Foi um desafio administrar a página, pois não havia como patrocinar os posts. Apesar disso, o engajamento do público, de forma totalmente orgânica, foi imenso, assim como o alcance: cerca de 147 mil pessoas. A página foi um sucesso e hoje continua ativa nas mãos da organização do Intercom 2018. É um legado que a Practice deixou para as novas edições do Intercom. No evento, mais de quatro mil pessoas passaram pelo câmpus e a diretoria gostou de nosso trabalho. Segundo eles, a UP já tinha feito um evento excelente em 2009 e as expectativas para o de 2017 eram altas, mas conseguimos superá-las. DIA DAS CRIANÇAS Na campanha do Dia das Crianças de 2017, a Practice quis reacender nos adultos a vontade de toda criança: ser um super-herói e salvar o mundo. O objetivo era arrecadar leite em pó para a UNIPACC, instituição de caridade que cuida de crianças com câncer. Então, criamos uma ação que tinha como ideia: "VOCÊ CRESCEU, MAS AINDA PODE SER SUPER HERÓI". Foi montado um playground no câmpus da universidade em que todos os alunos de todos os cursos podiam brincar, em troca de um pacote de leite em pó ou o do valor em dinheiro. A divulgação foi feita pela Practice e pelos próprios estagiários da agência em todas as salas do curso. Além de idealizadores da ação, eles foram atrás de apoio para o evento. Na nossa Agência Experimental, não basta apenas realizar a sua função: é preciso por as ideias na rua e fazer acontecer sem nenhuma verba; sair da agência e ir para a sala de aula fazer divulgação; ir para a rua; visitar as instituições clientes e voltar a elas fazer a distribuição de tudo que foi arrecadado; o que exige vontade e engajamento com o Curso, a agência, com as campanhas e com as causas sociais que estão dentro da Agência. Os alunos voluntários agem da mesma forma. Nessa ação, cuidaram da bilheteria, divididos em turnos, pois a ação durou o dia inteiro. Mais uma vez, contamos com alunos voluntários de todas as séries, que não estão formalmente na Practice, mas participam dela. Além disso, o esforço de comunicação integrada da campanha contou, novamente, com a Practice Promo, que decorou lugar; a Practice Imagens, que fotografou ação; e com a Practice Produções, responsável por filmar. A Practice e todos os seus braços e campos de atuação, trabalhando de forma coordenada, orientada por professores, contando com alunos estagiários e voluntários, mais uma vez cumpriu a sua função institucional. O leite em pó arrecadado (17 quilos e 266 reais) foi entregue pelos estagiários e voluntários, durante o projeto A Festa, apoiado pela Practice e criado pela professora Susan Blum. "A Festa", que já ajudou mais de 1.500 pessoas carentes, é um projeto em que voluntários visitam instituições de caridade, levam doações de produtos e dão muito amor para quem necessita. QUEM FAZ PPUP VAI MAIS LONGE A campanha "QUEM FAZ PPUP VAI MAIS LONGE" valoriza os alunos que estão no curso de PP e os que já estiveram no curso e têm uma carreira consolidada, além de destacar a trajetória e conquistas acadêmicas de professores. A ideia da campanha é mostrar a importância que o ambiente acadêmico teve na formação do bom profissional, bem como a necessidade de uma sólida formação técnica. A campanha se dá no meio digital. São produzidos posts de pessoas selecionadas pela agência. Em seguida, são veiculados na página do curso no Facebook, "Publicidade UP". Nas peças está um panorama geral sobre quem é a pessoa, se é ex-aluno diz quando se formou, quais seus feitos, onde trabalha e por que ele foi mais longe. Se o aluno ainda está no curso o post é semelhante, mas com outro tipo de abordagem, destacando suas conquistas até ali. O engajamento foi muito alto, em vários posts o número de reações passou de uma centena. A campanha continua sendo feita e novas peças sempre são produzidas, para continuar incentivando os alunos a ir mais longe. PP AWARDS O PP Awards é um evento que premia trabalhos dos alunos de 1º ao 4º ano. Trabalhos desenvolvidos para todas as disciplinas podem ser inscritos na premiação, que tem nove categorias (Artigo, Outdoor, Design, Photo, Digital, Press, Audio, Integrated e Film), e em seguida avaliados e premiados por profissionais reconhecidos do mercado de comunicação das mais diversas áreas. Em 2017, o tema do evento foi Curitiba Comunica Cultura, em referência ao Intercom Nacional sediado na UP. Para Domingos (2003), "os prêmios são importantes porque nos lembram constantemente de fazer o melhor, de buscar a excelência em nossa atividade. Servem como reconhecimento e também como estímulo". É isso que o curso quer, estimular os alunos a desenvolver projetos cada vez melhores para irem mais longe. O evento estimula nos alunos a vontade de dar o máximo e buscar fazer o melhor em sua área, aprimorando seu trabalho cada vez mais. A Practice fez todo o material de divulgação do PP Awards, comunicação visual no dia do evento, design dos troféus e certificados. A Practice Produções criou as animações, vinhetas e fez o registro em vídeo da premiação. A Practice Promo fez o contato com os convidados e organizou todo o evento, desde iluminação do auditório até a recepção do júri. BACKDROP TCC Buscando marcar mais ainda o momento das bancas finais do Trabalho de Conclusão de Curso, a Practice, junto com a coordenação do curso de PP, criou um backdrop que ficou na saída do auditório onde elas aconteciam. Nele estava a frase "SOMOS TODOS PUBLICITÁRIOS", ao lado de um aluno voluntário responsável por fotografar os formandos junto com suas equipes, professores orientadores, famílias, amigos e registrar este momento único. Para valorizar ainda mais as fotos e esse registro especial, os alunos recebiam um pacote de papel brilhante picado. Eles jogavam os picotes para o alto para uma sessão de fotos, dando um efeito festivo e de comemoração. A intenção da ação era fazer com que os alunos sentissem orgulho da sua trajetória e formação na reta final do curso, além de proporcionar engajamento na página do curso, a partir do momento em que as fotos fossem postadas e marcadas pelos alunos em suas redes sociais com as hashtags da campanha: #SomosTodosPublicitários e #TCCPPUP2017.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A Practice conseguiu, em 2017, realizar 36 atendimentos, teve 15 estagiários e recebeu 62  workweekers . Todos que passaram pela agência saíram mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho, mais conscientes e maduros, ganharam mais repertório e referências. Este é o objetivo primordial da Practice, e por cumpri-lo ela é a agência experimental mais premiada do Paraná, com trabalhos que ganham visibilidade e envolvem, hoje, grandes nomes do mercado, que ganham prêmios regionais, nacionais, internacionais e inspiram os alunos participando da campanha  Quem faz PPUP vai mais longe , por exemplo. A Practice também incentiva estes ex-alunos a voltarem para a Universidade, onde dão palestras e dividem suas experiências; participam como examinadores em bancas de TCC; são jurados do PPAwards. E a receptividade entre os ex-alunos é sempre muito grande. A acolhida dos alunos atuais, idem, criando valores inestimáveis para toda a comunidade envolvida com o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo: o orgulho e a sensação de pertencimento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">DOMINGOS, Carlos. Criação sem pistolão: segredos para você se tornar um criativo de sucesso. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.<br><br>MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: A prática na prática.3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.<br><br>MOHALLEM, Eugênio. Manual do Estagiário. 1997. Disponível em: Acesso em: 24 de abril de 2017.<br><br>VIEIRA, Stalimir. Raciocínio criativo na publicidade. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2004.<br><br> </td></tr></table></body></html>