ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01567</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento de comunicação interna do Centro Cultural</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;virna renata vezzosi bianchi (Universidade Federal do Pampa); Cassia Prioste Duarte (Universidade Federal do Pampa); Rosimere Melo de Oliveira (Universidade Federal do Pampa); Vitória Ayala Sant ana (Universidade Federal do Pampa); Fernanda Sagrilo Andres (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Assessoria de Comunicação, Projeto de Comunicação, Relações Públicas, Terceiro Setor, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho tem como proposta apresentar um projeto de assessoria de comunicação para o Centro Cultural de São Borja. O Centro Cultural da cidade de São Borja, é um espaço criado para a promoção de cultura e educação. Buscando sanar os problemas na comunicação interna identificados pelo diagnóstico realizado na instituição, elaborou-se ações estratégicas de comunicação, sendo elas oral, aproximativa, escrita e auxiliar. Foram utilizados para o embasamento teórico autores como Fortes (2003) e Kunsch (2003). Esse trabalho é um retrato de um planejamento de assessoria de comunicação, desenvolvido para o Centro Cultural de São Borja, a partir da disciplina de Comunicação dirigida, em 2017/1. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto de comunicação foi realizado para Centro cultural de São Borja, que se caracteriza por ser um espaço destinado para produção de cultura e manifestações culturais. Ele está localizado da sede da Estação Ferroviária e hoje em dia conta como atividade oficina de pintura e encontro de historiadores. Na realização do briefing percebemos que há duas dificuldades que impossibilitam o desenvolvimento do centro, sendo elas a questão financeira e a falta de integração da comunidade interna. Pensando nas dificuldades encontradas foi desenvolvido um planejamento para integrar a direção e os sócios, buscando incentivar a participação ativa das partes para o crescimento e fortalecimento da marca do Centro Cultural. A comunicação interna foi utilizada como meio principal para atingir os objetivos da instituição levando em consideração a importância de trabalhar o interno para após poder divulga-la e promover ações externas. O planejamento utilizou-se dos quatro tipos de comunicação, sendo eles: oral, escrita, aproximativa e auxiliar. Sendo a aproximativa a qual o enfoque foi maior, visto que a aproximativa busca integrar o público e aproxima-los da organização. Não descartando as demais comunicações que são fundamentais para o bom desenvolvimento, desse modo percebemos que nenhuma comunicação funciona sem as demais, porque juntas tornam a comunicação mais eficaz e traz resultados positivos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo principal deste trabalho é fortalecer a comunicação interna do Centro Cultural de São Borja, para intensificar a marca da organização, integrando e estimulando a participação do público interno nas atividades da instituição E também evidenciar a marca da instituição, firmando a sua importância do para o Município. Com isso, utiliza-se os quatro tipos de veículos comunicacionais podendo ser: escritos, orais, aproximativos e auxiliares, buscando assim chegar às melhores estratégias. Destaca-se a importância em investir em uma comunicação organizacional eficaz para aperfeiçoar, harmonizar, promovendo interações, gerando informações e relacionamentos. De acordo com Kunsch (2003, p. 69),  O sistema organizacional se viabiliza graças ao sistema de comunicação nele existente, que permitirá sua contínua realimentação e sua sobrevivência , firmando assim seus processos e canais dentro da organização. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto surgiu a partir de uma proposta do componente de comunicação dirigida do curso de Relações Públicas, do qual nos foi proposto pensar em estratégias de comunicação para o Centro Cultural de São Borja. Desta forma, visando trabalhar a importância da boa comunicação interna para o reconhecimento da instituição criamos este planejamento de comunicação promovendo ações que visassem esses objetivos. Identificou-se a partir do diagnóstico realizado previamente na instituição que há diversas falhas na comunicação interna. Para formulação das estratégias utilizadas neste plano, aplica-se como base a análise SWOT, onde apresenta os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças encontradas no Centro Cultural de São Borja. Assim como Kunsch (2003, p.103) caracteriza a importância dessa comunicação Significa ajudar as organizações a se posicionar perante a sociedade, demonstrando qual é a razão de seu empreendimento, isto é, sua missão, quais são os seus valores, no que acreditam e o que cultivam, bem como a definir uma identidade própria e como querem ser vistas no futuro. Mediante sua função estratégica, elas abrem canais de comunicação entre a organização e seus públicos, em busca de confiança mútua, construindo a credibilidade e valorizando a dimensão social da organização, enfatizando sua missão e seus propósitos e princípios, ou seja, fortalecendo seu lado institucional. Promover uma boa comunicação interna traz grandes benefícios para a organização, gerando consenso entre as atividades propostas e o clima organizacional sendo positivo para toda a instituição passa a funcionar de forma mais harmoniosa. Por esse motivo, trabalhar o interno é fundamental para somente após poder desenvolver atividades externas de forma eficiente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Primeiramente foi realizado um encontro com o presidente do Centro Cultural onde realizamos um briefing com as informações coletadas, tentando compreender um pouco da história e situação da instituição. Após isso, foi feita uma visita ao local para perceber melhor suas necessidades, buscando um diagnóstico mais profundo com o maior número possível de informações da organização para assim identificar e analisar as melhores estratégias a serem utilizadas. Levando em conta a importância da comunicação na organização foram criadas ações para a comunicação interna, a seguir serão descritas as técnicas utilizadas para o seu fortalecimento. Para que a comunicação ocorra de maneira eficaz, foi selecionado instrumento que corresponde com o objetivo do centro cultural, ou seja, a comunicação aproximativa, pois  permitem estabelecer relações pessoais diretas entre a instituição e um público ou segmento de público (ANDRADE, 1996, p.121 apud FORTES, 2003, p.327). Deste modo, reuniões com o público interno serão realizadas quinzenalmente visando a integração entre o mesmo. Ainda para integrar o público e promover o Centro Cultural, foi pensando em um evento anual que celebrará, em data próxima ao aniversário do Centro, a integração entre seus sócios e funcionários. O evento será realizado no dia 29 de outubro de 2017, sendo o primeiro jantar anual do Centro Cultural de São Borja, a realização ocorrerá na Associação dos Funcionários Públicos e Municipais (A.F.P.M). O jantar, além de comemorar o aniversário do Centro, lançará o jingle de aniversário da instituição. O evento é um instrumento misto, sendo  um acontecimento criado com a finalidade especifica de alterar a história da relação organização-público, em face das necessidades observadas (SIMÕES, 1995, p.170). Outra abordagem do modelo de comunicação dirigida, que identificamos que poderia ser utilizada, é a comunicação oral, pois além de trabalharmos a face a face em reuniões para o bom funcionamento da comunicação interna, ela permitiria também apresentar nosso cliente para o município onde está inserido através de meios orais de comunicação. Alguns estudos afirmam que a nossa memória trabalha melhor com informações vindas a partir da música. Sendo assim, percebendo a vontade do nosso cliente que o Centro Cultural de São Borja fosse lembrado pela população do município, buscamos criar um jingle em comemoração aos 31 anos de história da instituição. O jingle seria veiculado nas principais rádios locais. Para que o jingle tenha êxito no seu papel de indicador do Centro Cultural de São Borja, buscamos criar um ritmo atrativo ao público local, utilizando na música, apenas violão e voz. A letra também precisou ser pensada em primeiro indicar o cliente, ou seja, salientar o nome e vertente que o cliente trabalha. (MONTEIRO, 2011). Para se categorizar como jingle, a produção precisa ter no mínimo 30 segundos de duração, a música criada para o jingle alcançou 22 segundos, sendo assim, a produção se completou com uma locução indicando novamente o nome do cliente e a razão da criação do jingle, sendo o aniversário de 31 anos do Centro Cultural de São Borja. Com a era digital cada vez mais nos comunicamos através da Internet, e-mail, redes sociais, o que nos faz esquecer muitas vezes que memorandos, ofícios, cartas, convites, um texto escrito pode ser fundamental em muitas situações. Precisa-se conhecer bem seu idioma e as normas de escrita para que assim possa elaborar textos bem estruturados que transmitam de forma clara seu objetivo, ponto de vista ou intenção proposto. Em uma empresa/instituição a comunicação dirigida escrita tem grande importância, pois ajuda a manter um bom relacionamento entre a empresa/instituição e seus públicos de interesse, pois a grande maioria das transações realizadas fazem uso desta ferramenta. Os veículos de comunicação dirigida escrita usam uma linguagem adequada ao público que desejam atingir. Segundo FORTES  Ao implementar a comunicação escrita, é indispensável o perfeito conhecimento dos grupos que vão receber as informações e dos seus níveis de entendimento e repertório (2003 p. 253) Dentre os vários instrumentos existentes na comunicação dirigida escrita, faremos o uso do ofício, que é correspondência exclusiva de setor público aos seus órgãos de interesse, sendo utilizado na comunicação da chefia com o público externo. Este ofício será enviado pelo Centro Cultural de São Borja ao gabinete do prefeito da cidade de São Borja, no qual estará solicitando o uso do espaço do Associação dos Funcionários Públicos Municipais -AFPM, para a realização de um jantar comemorativo dos 30 anos do centro Cultural. O manual de conduta do Centro Cultural de São Borja, será um instrumento de explicação sobre os valores e deveres dos funcionários e sócios do Centro Cultural. Ele foi pensado, pois ao realizarmos o brienfing identificamos falta de interação entre os públicos internos do cliente. O manual, servirá para orientar as ações tomadas pelos sócios e funcionários e bem como trabalhará o norteamento da postura deste público quanto ao seus deveres na gestão e bom funcionamento do centro. Esta técnica ainda busca explanar os sócios e funcionários a importância do centro cultural para o cenário cultural do município. O manual trará à tona os ganhos que o bom funcionamento do centro acarreta não só ao município como aos próprios funcionários. O objetivo fundamentador deste manual é mostrar para os sócios e funcionários da instituição de que ele faz parte e é fundamentador no bom funcionamento do centro cultura e deve trabalhar com eficiência e comprometimento sentindo-se parte da organização. Utilizando ainda a comunicação escrita, será desenvolvido um convite destinado aos membros da direção e os sócios para o I Jantar do Centro Cultural. A comunicação dirigida tem ainda como instrumento a comunicação auxiliar que utiliza dos recursos audiovisuais para complementar e aproximar a comunicação dentro da organização. No Centro Cultural de São Borja, será utilizada como uma ação de comunicação interna, para que seu público interno seja mais próximo e mais proativo nas reuniões de membros associados e em seus eventos para público externo. Como ação a ser desenvolvida, será utilizado a fotografia como meio de documentar as reunião dos associados do Centro Cultural, para que quando houver o jantar de confraternização da organização as mesma fotografias sejam passadas no retroprojetor para que todos vejam os membros se reunindo para o bem do centro cultural. A comunicação auxiliar é importante neste sentido, pois, ajuda a documentar os processos de interesse de seu público interno, a fotografia foi escolhida por ser pensada como  (...) uma manifestação imagética e, portanto, capaz de gerar múltiplas leituras; consequentemente, múltiplos sentidos(...) (CAMARGO; COSTA in BONI, 2008), sendo vista como um meio de comunicação importante, para a valorização do público interno, que se sentirá ainda mais parte da história do Centro cultural. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">5.1 Comunicação Escrita 5.1.1 Convite Essa peça foi desenvolvida para convidar os membros da diretoria e associados para o I jantar anual do Centro Cultural, o convite foi realizado pensando em ser uma forma mais formal e que demonstra importância da pessoa que está sendo convidada. O convite foi desenvolvido no Photoshop Adobe, utilizando a fonte Script MT Bold e a folha escolhida para impressão Papel Offset com gramatura 180g.7 5.1.2 Ofício Correspondência destinada a alguma autoridade ou órgão público, com objetivo de realizar uma solicitação ou comunicar um fato. Utilizada pela empresa para obter ajuda ou patrocínio em determinado evento que irá promover. O ofício a ser entregue pelo Centro Cultural ao gabinete do prefeito da cidade, será impresso com as seguintes formatações: Papel A4, Fonte do texto Arial, espaçamento normal, tamanho da fonte 12, espaçamento entre linhas simples, margem superior 3cm, margem inferior 2,5, margem a esquerda 3cm, margem a direita 2,5. 5.1.3 Manual O manual será elaborado com simplicidade sendo resumido e de fácil entendimento. Nele conterão os deveres dos sócios e funcionários do centro cultural em relação as relações de trabalho, relação com o meio ambiente, relações das jornadas de trabalho, padrões de conduta, conduta nas mídias sociais e um termo de ciência e comprometimento ao final do manual. O manual será impresso, em papel comum, sendo o texto disposto na frente e verso da folha, contendo a logo do Centro Cultural. Ao final da página estará um breve termo de ciência e compromisso com as informações ali contidas que deverá ser assinada por cada sócio e funcionário. 5.1.5 Memorando É uma correspondência informal, dirigida apenas para o público interno. É de todas as correspondências a que mais largamente pode ser utilizada eletronicamente. A sua simplicidade impressa é adaptada facilmente na intranet, pois é uma comunicação somente interna. Irá transmitir um recado de forma objetiva. 5.1.6 Boletim Informativo Boletim informativo interno são  house-organs , que variam de tamanho e conteúdo. A forma eletrônica é adequada principalmente para o público interno. Conterão matérias do interesse interno e serão distribuídos semanalmente para a equipe do Centro Cultural. 5.1.7 Mural Será localizado no hall de entrada do Centro e conterá informações como calendário de eventos, fotos da equipe administrativa e boletim informativo. 5.1.8 Release Releases de divulgação dos eventos internos, como inauguração das placas entre outros eventos e ações que ocorrerão no Centro, estes os documentos devem ser enviados para o mailing list da imprensa local, em formato PDF. 5.2 Comunicação Oral 5.2.1 Jingle Foi criado, além do roteiro, o ritmo e letra da produção. O produto foi todo gravado no estúdio de rádio da Universidade Federal do Pampa, no campus São Borja. A gravação foi feita em estúdio com isolamento e com técnico responsável auxiliando na utilização dos dois microfones utilizamos, um para voz e outro para o violão. A base da música foi criada no violão com cordas de aço, em acordes maiores criando uma melodia alegre. A voz e o violão foram gravados simultaneamente. A locução foi gravada posteriormente e adicionada depois. Na edição do jingle, só foi utilizada o tratamento da voz e o recorte de pequenos defeitos como, respiração exagerada e ruídos. 5.3 Comunicação Aproximativa 5.3.1 Reunião Serão realizadas, quinzenalmente, como forma de aproximar o público interno, buscando trabalhar dinâmicas de aproximação, além de debater questões referentes ao Centro Cultural. Essas reuniões terão duração de em média uma hora e meia e acontecerá de forma interativa, buscando sair da formalidade que são características de uma reunião. 5.3.2 Evento O principal evento será o jantar que se realizará no dia 29 outubro de 2017 na Associação dos Funcionários Públicos e Municipais (A.F.P.M) em comemoração aos 31 anos do Centro Cultural, aproximando o público interno da instituição, promovendo o envolvimento da diretoria e sócios. 5.4 Comunicação Auxiliar 5.4.1 Fotografia A composição que será utilizada é a busca por um olhar mais atento para os membros do centro cultural e buscar explorar as regras dos terços aonde a disposição do elemento da foto ficassem bem distribuídos, com foco nas reuniões dos membros. E será utilizada uma câmera CANON EOS REBEL T2I, com flash automático baseado num sensor situado no mesmo flash que regula a potência do reflexo segundo a luz refletida pelo objeto e com uma objetiva normal. Vai ser necessário ser utilizada o modo manual da câmera para que fique regulada a intensidade da luz para que não tenha pontos estourados na imagem. Após esse processo a fotografia vai passar por um tratamento no Photoshop, sendo escolhido o Adobe, onde será eliminada as imperfeições da imagem, reforçando os pontos que irão merecer destaque e colocamos os efeitos gráficos para complementar o conceito da fotografia. 5.4.2 Agenda Será distribuída para todos os funcionários e sócios do Centro Cultural de São Borja. No layout da capa há a logo do Centro e o ano da agenda. Na parte interna, constará a logo em transparência e a data seguida do mês, como aparecem nas imagens a seguir. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O levantamento de dados da instituição e o briefing do cliente foi de extrema importância. Com ele pode-se constatar problemas, sugerir soluções, propor e desenvolver ações para nortear o objetivo do planejamento comunicacional exposto. Verificou-se que há muita dificuldade dos membros em se organizarem conforme seus departamentos e que há muitas falhas e ruídos na comunicação entre eles. Durante o desenvolvimento do briefing foi possível visualizar que o público não está integrado e não conversam entre si. Sendo assim, não buscam conjuntamente promover ações em prol do Centro Cultural. A partir desse diagnóstico, foi possível encontrar um objetivo para o desenvolvimento do planejamento. Destaca-se a importância em investir em estratégias organizacionais eficazes para aperfeiçoar, harmonizar, promovendo interações, gerando informações e relacionamentos. Visto que é necessário um bom relacionamento entre o público interno para o bom desenvolvimento da mesma. As ações buscaram promover a integração entre o público interno, incentivando a sua participação ativa no Centro Cultural e promovendo um bom clima organizacional. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BONI, Paulo César. Discursos Fotográficos. Londrina: Planográfica, 2008. <br><br>DAVIS, Keoth & NEWSTRON, John W. Comportamento humano no Trabalho. São Paulo: Livraria Pioneira, 1992. <br><br>FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. 3ª. ed. rev. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling Kunsch. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. Edição 1. São Paulo: Summus Editorial, 2003. <br><br>MONTEIRO, Maria Clara Sido:  Me dá, me dá, me dá : a memorização dos jingles pelas crianças. Rádio-Leituras, Ouro Preto, v. 2, n. 1, p. 141  157, jan./jul. 2011. Disponível em: <https://radioleituras.files.wordpress.com/2011/08/9-monteiro.pdf>. Acesso em: 04 julho. 2017<br><br>SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas: função política. 3ª ed. São Paulo, 1995. <br><br> </td></tr></table></body></html>