ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01568</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Nestlé - Faz Bem Amar</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabrielle Kovalski de Melo (Centro Universitário Autônomo do Brasil); Bruno de Oliveira Carboni (Centro Universitário Autônomo do Brasil); Luiz Rogério Lopes Silva (Centro Universitário Autônomo do Brasil); Maycon da Silva Cavalcante (Centro Universitário Autônomo do Brasil)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha Promocional, Comunicação, Dia dos Namorados, Publicidade e Propaganda, Nestlé</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho consiste numa campanha promocional de dia dos namorados para a marca Nestlé, criada como avaliação parcial da disciplina de Introdução a Publicidade e Propaganda por alunos do primeiro período do mesmo curso. O exercício tinha como objetivo principal o engajamento do público alvo. Fazem parte da composição da campanha três vídeos que narram histórias reais de casais e uma página no Facebook para divulgação dos mesmos. Por meio desta, o público alvo pode compartilhar suas histórias de amor e interagir com as demais. Ao todo, 13 casais enviaram mensagens para a página ao decorrer dos três dias de atividade, e os vídeos obtiveram 5.341 visualizações.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Campanha "Nestlé - Faz Bem Amar" foi realizada em junho de 2017 e envolveu os alunos na perspectiva de desenvolvimento do pensamento e da lógica publicitária. Para a realização do trabalho, tivemos como base conceitos da Publicidade Expandida, branding, lovemarks e ciberpublicidade, e as teorias dos autores Henry Jenkins e Clay Shirky. Tendo em vista o engajamento de nosso público alvo, tomamos como uma citação de Shirky (2011,p.26) " Se você oferecer as pessoas a oportunidade de produzir e compartilhar, elas as vezes lhe darão um belo retorno, mesmo que nunca tenham se comportado antes dessa maneira, e mesmo que não sejam tão boas nisso quanto os profissionais." Ao final do exercício pudemos comprovar a eficácia dessa frase, gerando um engajamento de qualidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Objetivo Principal: Desenvolver uma campanha promocional para multimeios com a perspectiva da publicidade expansiva, envolvendo engajamento e participação do consumidor. Objetivos Específicos: Engajar o público-alvo: requisito essencial para a avaliação, conforme requerido pelo professor ministrante da disciplina. Gerar mídia espontânea: Consequência do engajamento, pelo fato de o público-alvo compartilhar suas histórias por meio da página Nestlé - Faz Bem Amar. Associar a marca a diversos tipos de relacionamento e manifestações de amor: Objetivo social criado pelo grupo, por julgarmos ser algo importante na atual sociedade, mostrar o posicionamento da marca em relação ao assunto e também gerar maior reconhecimento por parte do público-alvo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O trabalho, requisitado para a disciplina de Introdução a Publicidade e Propaganda, exigia a criação de um comercial em vídeo para uma campanha promocional demandada por uma marca já existente, onde fosse gerado engajamento do público-alvo. Pensando nisso, foram planejadas 3 peças onde fossem contadas as histórias reais de casais de diferentes estilos, faixas de idade e orientações sexuais, a fim de fortalecer o vínculo da marca com a inclusão e adversidade. A narrativa interpessoal, que deu ênfase ao Storytelling, foi utilizada em prol da função apelativa da mensagem. Concebemos que compartilhando essas histórias reais, o público criaria uma relação de afinidade com os comerciais, facilitando assim o nosso objetivo principal de gerar interação do público. Devido à data em que o briefing nos foi requisitado estar próxima ao dia dos namorados, nosso primeiro insight foi de fazer com que o produto principal da campanha fosse o chocolate, que é mundialmente conhecido por ser uma das mais famosas opções de presente nessa data. Entretanto, pensamos que o brigadeiro seria uma melhor opção para trabalharmos. Isso por que, além de ele ser o doce mais tradicional do país, ele nos dava a possibilidade de fazer uma relação entre a união perfeita entre leite condensado e cacau em pó com a união perfeita de um casal. Com isso surgiu a ideia de usar a marca Nestlé para ser o nosso objeto de estudo, por essa ser referência em leite condensado (Leite Moça) e também em cacau em pó (Dois Frades). Essa união foi o tema do primeiro vídeo, substituindo o cacau em pó por Nescau. A partir daí se desdobram mais 2 vídeos, que foram utilizados outros produtos da marca. Para o slogan da campanha, adaptamos o original 'Nestlé - Faz Bem'', para ''Nestlé - Faz Bem Amar'', dando ênfase à data comemorativa em questão. Para guiar cada vídeo nos baseamos no livro ''As Cinco Linguagens do Amor'' (CHAPMAN, Gary). Adaptamos as cinco formas de sentir e expressar amor nele apresentadas (Palavras de afeição, Tempo de qualidade, Presentes, Atos de serviço e Toque físico), de forma que cada uma se expresse em pelo menos um dos vídeos. Cada umas das principais linguagens que utilizamos foram narradas no início de cada peça ("Curtir um tempo juntos", "Presentear uma a outra", "Cuidar um do outro"), e as outras foram demonstradas ao decorrer das cenas. Como referências tivemos comerciais de outras grandes empresas, como o do O Boticário de Dia dos Namorados de 2015, e Vicky - O poder do toque é para todos. Ambos se utilizaram de narrativas e Storytelling, e contam também com cenas casais homoafetivos, fugindo do comum. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os membros do grupo primeiramente se reuniram para decidir o tema e marca principais da campanha, e posteriormente, fazer um brainstorm. Dessa reunião inicial foram estabelecidos a marca, conceitos e linhas criativas a serem utilizados. As cenas foram captadas ao longo de dois dias, tentando explorar ao máximo os alimentos utilizados, com um número de planos detalhe suficiente para destacar a marca. Também foi valorizada a apresentação cinemática, que complementou a narrativa utilizada para todo o Storytelling feito pela locução. Para a captação de imagem usamos duas câmeras (6D e 70D), com lentes 50mm 1.8, 18-135 e 75-300. Os vídeos foram editados com o programa Adobe Premiere. A trilha sonora foi escolhida por ter um tom alegre e delicado, que contribuiu para o fluxo do vídeo, ditando o ritmo para as transições de cena. O áudio da locução foi gravado usando o gravador Sony PX 140, e editado com o programa Sony Sound Forge. Para a página foram criados 3 posts, que proporcionavam interação com o público. Os 3 foram confeccionados nos programas Adobe Illustrator e Adobe Photoshop. Esses elementos combinados proporcionaram a criação de ambientes românticos e envolventes, facilitando que a ligação entre a marca Nestlé e o amor fosse feita pelo público-alvo, incentivando assim o seu engajamento na campanha. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha ''Nestlé Faz Bem Amar'', tem como tema principal histórias reais de casais na época do dia dos namorados, e visa principalmente engajamento do público alvo, como requisitado em sala de aula. Seu meio principal para a mensagem é a internet, tendo suas três peças principais divulgadas nas mídias Facebook e YouTube. O processo de desenvolvimento da campanha seguiu as diretrizes do professor Luiz Lopes, ministrante da disciplina de Introdução a Publicidade e Propaganda, do primeiro período de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda do UniBrasil. Ele se desenvolveu no período de 15 de maio à 9 de junho de 2017, com o primeiro vídeo sendo divulgado no dia 7 de junho do mesmo ano. O briefing do trabalho exigia que fosse desenvolvido um comercial em vídeo para uma marca já existente, fazendo com o que o público atingido interagisse de alguma forma com os comercias. A nossa concepção para o conceito da campanha era mostrar que o amor é um sentimento atemporal, que não escolhe a quem ou quando é manifestado. Para representar essa ideia, usamos um casal homoafetivo, um casal de etnias diferentes e um casal com idade mais avançada, dando representatividade ao público e uma leve relevância social para nosso trabalho. Como forma de gerar engajamento, foi criada uma página no Facebook (www.facebook.com/nestleamar) para que o público pudesse nos mandar suas história de amor por meio de texto, foto ou vídeo. Foram postados os três vídeos principais da campanha, além de três posts feitos como forma de agregar mais conteúdo. 13 casais nos mandaram suas histórias, que foram compartilhadas por meio da página. Ao longo dos 3 dias em que esteve em atividade (7, 8 e 9 de junho de 2017), a página alcançou 130 curtidas, alcance total de 11.920 pessoas e 29.000 impressões. Os três vídeos alcançaram um total de 5.341 visualizações. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O aprendizado muito valioso deste trabalho promoveu experiências da rotina publicitária e construiu situações favoráveis ao conhecimento. Esforçamo-nos em entregar uma campanha que, apesar de simples estivesse em consonância com o briefing e a publicidade expandida. Conseguimos cumprir as exigências de produzir vídeos e gerar engajamento com os mesmos, engajamento esse que foi acima do esperado, alcançando uma abrangência nacional. Algumas pessoas nos procuraram por meses depois do fim do exercício, pensando que a promoção era real, e isso nos surpreendeu. Utilizamos de funções de linguagem apelativa antes de aprender o significado disso. Ganhamos muito durante a captação de vídeo e áudio, áreas em que tínhamos um conhecimento básico. Contudo, esperamos que o trabalho suscite um interesse por parte de outros acadêmicos na realização de trabalhos publicitários, sendo referenciado e tido como modelo para outros que virão. Valorizamos o primeiro esforço em construir conhecimento atrelado a lógica do mercado, visando uma construção coletiva e aplicada da teoria vista em sala de aula com a prática eficaz deste projeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">GOLÇALVES, E. M.; ZANINI, G. M. O Discurso da Participação DA PARTICIPAÇÃO: Um estudo da performance de imersão em anúncios publicitários - 2016. <br><br>MACHADO, M; BURROWES, P. C; RETT, L. Para Ler Publicidade Expandida: em favor da literacia midiática para análise de discursos das marcas. Grupo de Trabalho Consumo e Processos de Comunicação do XXVI Encontro Anual da Compós, Faculdade Casper Libério, São Paulo-SP, 06 a 09 de junho de 2017 <br><br>SHIRKY, C. A cultura da participação: Criatividade e generosidade no mundo conectado, 2011. <br><br> CHAPMAN G; A. As cinco linguagens do amor 3° edição, São Paulo: Mundo Cristão, 2013. <br><br> </td></tr></table></body></html>