ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01601</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Acin Jornalismo: teoria e prática no cotidiano universitário</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Valeria Romanzini Cenci (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Ana Paula Bourscheid (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Ilka Goldschmidt (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Vanessa Marquezzan (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Matheus Antonio Kraemer (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Natália Viega de Souza (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Pâmila Bianca Capelli (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Lucas Eduardo Liston (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Eliane Taffarel (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Paula Fernanda Taffarel Benetti (Universidade Comunitária da Região de Chapecó)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Ensino, Interdisciplinaridade, Jornalismo, Laboratório, Produções</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Fundada em 2002, a Agência de Comunicação Integrada (Acin) Jornalismo do curso de Jornalismo da Unochapecó consiste em um laboratório de ensino de jornalismo. A equipe que atua na agência é composta por estagiários remunerados e voluntários, um jornalista profissional e conta com a coordenação de dois professores do curso de Jornalismo. Em 2017, a agência atuou nas seguintes frentes: produção audiovisual; assessoria de imprensa para Área de Ciências Sociais Aplicadas (ACSA); produção de conteúdo para mídias sociais; coberturas jornalísticas; diagramação de produtos midiáticos; reportagens multimídia e produções radiofônicas para Web Rádio Clim. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Mantida pelo curso de Jornalismo e vinculada ao Núcleo de Gestão de Laboratórios da Unochapecó, a Acin Jornalismo tem sua forma de atuação baseada no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de graduação em Jornalismo da Unochapecó, bem como nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de graduação em Jornalismo homologadas em 2013. A agência consiste em um laboratório de ensino de jornalismo e baseia-se no princípio de ensino definido por Freire (1996),  [...] não é transferir conhecimento, mas criar a possibilidade para a sua própria produção ou construção (p.21). A Acin proporciona aos estudantes do curso de Jornalismo da Unochapecó o exercício teórico e prático da profissão de jornalista. Diariamente, os alunos vivenciam a rotina jornalística através da interação com fontes, profissionais e públicos do jornalismo. A equipe que atua na agência é composta por um jornalista profissional que atua 25 horas semanais, cinco estagiários remunerados e coordenada por dois professores do curso. Em 2017, a Acin recebeu quatro estagiários voluntários, destes, dois permaneceram na agência durante todo o ano letivo. Portanto, a equipe de trabalho foi formada basicamente por dez pessoas. Ao longo de 2017, destaca-se entre as atividades realizadas: a produção audiovisual; os serviços de assessoria de imprensa; a produção de conteúdo para mídias sociais; as coberturas jornalísticas; e a produção radiofônica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Acin Jornalismo tem sua forma de atuação baseada no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de graduação em Jornalismo da Unochapecó, bem como nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de graduação em Jornalismo, homologadas em 2013. Deste modo, com base no artigo 2º das DCNs, constituem-se os objetivos da agência: - Promover a integração teoria/prática e a interdisciplinaridade entre os eixos de desenvolvimento curricular; - Inserir o aluno em atividades didáticas relevantes para a sua futura vida profissional; - Utilizar diferentes cenários de ensino-aprendizagem como forma de permitir ao aluno conhecer e vivenciar situações variadas em equipes multiprofissionais; - Propiciar a interação permanente do aluno com fontes, profissionais e públicos do jornalismo, desde o início de sua formação, estimulando, desse modo, o aluno a lidar com problemas reais, assumindo responsabilidades crescentes, compatíveis com seu grau de autonomia (DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE JORNALISMO, 2013). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um laboratório de ensino de jornalismo. Essa foi a motivação para o surgimento da Agência de Comunicação Integrada (Acin) Jornalismo do curso de Jornalismo da Unochapecó em 2002. A iniciativa parte do princípio de ampliar a qualificação profissional dos futuros jornalistas ao aliar os ensinamentos dos componentes curriculares do curso com a prática profissional. Devido ao fato do curso de Jornalismo da Unochapecó, que comemora 20 anos de existência em 2018, ter sido um dos primeiros no país a implantar as novas DCN s, no início de 2015, a agência também tem ratificado seu compromisso com uma formação de qualidade. Deste modo, atua com base nas diretrizes nacionais. A Acin Jornalismo visa preparar o estudante para este cenário em que o ecossistema jornalístico nos quatro cantos do mundo está sofrendo mudanças e renovações. A atuação da agência baseia-se em qualificar os estudantes para explorar práticas criativas e narrativas inovadoras, sem deixar de lado o ensino e a prática do jornalismo credível. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Acin Jornalismo é mantida pelo curso de Jornalismo e vinculada ao Núcleo de Gestão de Laboratórios da Unochapecó. Deste modo, a agência conta com um valor anual para sua manutenção. No entanto, tem-se buscado formas para ampliar as atividades desenvolvidas. A agência não visa fins lucrativos, contudo, atua na prestação de serviços para arcar com despesas e possibilitar investimentos. Entre os serviços prestados em 2017, está a produção de documentários institucionais, boletins informativos e revisão de textos. Os valores arrecadados são utilizados para a melhoria da estrutura da agência, como compra de equipamentos, a exemplo de câmeras fotográficas, além da aquisição de materiais de expediente. Bem como, possibilitar por exemplo, a produção de reportagens que necessitam de recursos de deslocamento. A partir da prestação de serviços os estagiários tem a oportunidade de vivenciar a prática de uma agência de conteúdo, uma vez que precisam estruturar o briefing, pensar e estruturar orçamentos, estabelecer prazos para realização e entrega do produto ao cliente. Para dar conta dos objetivos da agência, apresentados anteriormente, o trabalho realizado está organizado em núcleos. Em 2017, cada um dos estagiários remunerados, uma equipe de cinco estudantes, ficou responsável por uma das respectivas áreas de atuação da Acin: produção audiovisual; assessoria de imprensa para Área de Ciências Sociais Aplicadas (ACSA); produção de conteúdo para mídias sociais; coberturas jornalísticas; diagramação de produtos midiáticos; reportagens multimídia e produções radiofônicas para Web Rádio Clim. Devido a quantidade de trabalhos realizados pela agência, os estagiários remunerados assumem mais de um núcleo de trabalho e contam com o auxílio dos estagiários voluntários que atuam na agência. A atuação do jornalista consiste em auxiliar os núcleos de modo técnico. Já os professores atuam na parte pedagógica. Ambos revezam sua atuação, seja no ensino e auxílio na produção e edição de vídeos e fotos, boletins de rádio e vídeo e também na revisão de pautas e textos. Todo o trabalho solicitado para a agência é levado e apresentado na reunião de pauta que ocorre uma vez por semana, preferencialmente nas sextas-feiras e envolve todos os membros que integram a equipe. As pautas e as atividades de cada núcleo de trabalho são discutidas com o grande grupo. Cada membro tem espaço para apresentar suas considerações que consistem em dúvidas e sugestões sobre suas pautas de trabalho. É durante a reunião de pauta que as tarefas da agência são distribuídas. Como método de ensino, prima-se pelo rodízio de atividades. Algumas atividades e funções são alteradas de dois em dois meses, outras a cada semestre letivo. A ação objetiva oferecer ao estagiário experiências em mais de uma área de atuação. Outro aspecto desenvolvido pela agência consiste na elaboração do relatório de atividades. A iniciativa visa incentivar o aluno a organizar seu modo de trabalho ao relatar o que foi produzido e atentar para as métricas alcançadas, a exemplo dos posts realizados no Facebook. Como aponta Vieira (2017), as métricas possibilitam ao produtor de conteúdo  saber exatamente quantas pessoas acessaram determinada página da internet, ou seja, qual é a audiência exata (p.3). Este é um dos pontos que a agência prima. Uma vez que se instiga o estudante a refletir sobre os processos de produção, publicação e divulgação dos conteúdos produzidos. Utiliza-se as métricas como base para melhorar os conteúdos produzidos, como qualificar os textos, fotos, vídeos e entrevistas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Destaca-se entre as atividades realizadas pela Acin Jornalismo, a produção audiovisual, os serviços de assessoria de imprensa para Área de Ciências Sociais Aplicadas (ACSA), a produção de conteúdo para mídias sociais, as coberturas jornalísticas e a produção radiofônica para Web Rádio Clim. Na área da produção audiovisual produziu-se a série Únicas, que trata, em cinco episódios com duração média de três minutos, da revolução das mulheres no esporte. A iniciativa foi lançada em setembro de 2017 no canal da Unochapecó no YouTube e também foi disponibilizada para acesso na página da universidade no Facebook . Conforme o relatório de métricas produzido pela agência, todos os episódios tiveram mais de 1.100 visualizações. O episódio relacionado a atuação das mulheres no voleibol alcançou até o mês de março de 2018, mais de 3.400 visualizações. A atividade envolveu quatro estagiários que atuaram na pesquisa, apuração, produção e edição do conteúdo. Já na assessoria de imprensa, a agência atua em parceria com o Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) da Unochapecó. Os serviços têm sido prestados para Área de Ciências Sociais Aplicadas (ACSA) que abrange nove cursos de graduação da universidade. Com base no relatório interno da agência de serviços prestados, no período que corresponde ao ano letivo de 2017, que iniciou em março e encerrou no mês de dezembro, foram produzidos 55 releases com fotos para os cursos da ACSA. Essas produções foram publicadas no site oficial da Unochapecó , bem como enviadas através do NPC para o mailing que abrange a imprensa local, regional e estadual. Ressalta-se o serviço de assessoria de imprensa prestado para o curso de Jornalismo. Dentre o total de 55 releases produzidos pela agência em 2017, 23 estiveram relacionados as atividades desenvolvidas pelo curso de Jornalismo. Ressalta-se o trabalho de assessoria de imprensa para o 9ª Prêmio de Jornalismo Ambiental. Três estagiários atuaram diretamente na assessoria de imprensa do prêmio. No total foram produzidos pela Acin Jornalismo cinco releases com fotos, que abordaram desde o lançamento do prêmio, prazo de inscrição e resultado final com os ganhadores da nona edição. Na produção de conteúdo para mídias sociais, entre os conteúdos exclusivos criados pela Acin Jornalismo está o Correspondente Clim. A iniciativa pensada para ser veiculada na página do curso de Jornalismo no Facebook , tem como proposta oportunizar aos estagiários da Acin Jornalismo a atuação como correspondente em outros países e estados brasileiros. A primeira edição do Correspondente Clim foi no Canadá. Uma das estagiárias da Acin Jornalismo viajou em agosto de 2017 para Vancouver no Canadá para participar da convenção de fãs da série Supernatural. Durante a viagem, atuou como Correspondente Clim apresentando em vídeos curtos de no mínimo um minuto e no máximo três, informações relacionadas ao evento e ao país visitado. A edição seguinte ocorreu em novembro de 2017. Na oportunidade, o curso de Jornalismo da Unochapecó promoveu uma viagem de estudos para cidade de São Paulo. Nesta oportunidade outros três estagiários da Acin atuaram como correspondentes e apresentaram em seus vídeos espaços culturais e os veículos de comunicação visitados na cidade. Para realização desta atividade envolvem-se duas pessoas da agência, a partir da seguinte dinâmica: o estagiário grava seu vídeo e encaminha via Google Drive ou WhatsApp para a conta da Acin Jornalismo. Um dos estagiários que está na agência recebe o conteúdo, inclui a vinheta de abertura e encerramento, e posta na página do curso no Facebook. Ressalta-se que a publicação deste conteúdo na página do curso de Jornalismo no Facebook, deve-se ao fato de que, conforme levantamento realizado pela agência em 2017, essa é uma das páginas que possui o terceiro maior número de curtidas e seguidores em comparação com os demais 36 cursos de graduação presenciais da universidade. No âmbito das coberturas jornalísticas, a agência atuou no período de 5 a 16 de outubro de 2017, em parceria com o curso de Jornalismo na cobertura jornalística da Efapi. A Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi), realizada em triênios e biênios, consiste em uma das maiores feiras multissetoriais do Brasil. Em 2017, chegou a sua 20ª edição, completando 50 anos de realização. A cobertura jornalística da feira ocorreu de modo integrado e envolveu ao todo 25 pessoas do curso de Jornalismo da Unochapecó, entre professores, técnicos, alunos do curso e a Acin. Durante 12 dias, a agência transferiu-se fisicamente para o parque de Parque de Exposições Tancredo Neves, lugar que sedia a feira. Em relação a cobertura do evento, a proposta parte do princípio de exercitar a prática jornalística. O objetivo não é realizar a assessoria de imprensa da feira, mas sim a cobertura jornalística. Ao longo da cobertura, realizada exclusivamente pela página do curso de Jornalismo no Facebook, foram realizadas 113 publicações entre vídeos, álbuns, textos e fotos. A média de pessoas alcançadas pela página neste período foi de 14.614 pessoas. Destaca-se que todo o alcance ocorreu de forma orgânica, deste modo, não foi realizado nenhum investimento financeiro para a divulgação das produções. Entre as pautas apuradas e divulgadas na cobertura, esteve a diferença entre os valores anunciados e os praticados no parque. Uma das publicações realizadas no dia 7/10/17 abordou a divergência entre o valor anunciado e o praticado na compra de ingressos para acesso a Efapi 2017. Essa publicação alcançou 2.470 reações (entre reações, comentários e compartilhamentos), 36.011 visualizações do vídeo e 82.896 pessoas alcançadas, conforme relatório de métricas produzido pela Acin Jornalismo. Entende-se que o interesse do público foi despertado pela pauta abordada. Uma problemática que estava visível e não estava em pauta em nenhum veículo de comunicação da cidade. Quanto as produções radiofônicas, o curso de Jornalismo possui uma web rádio, denominada Web Rádio Clim. Em 2017, foram realizadas mudanças na programação da web rádio que é transmitida através da plataforma Clim, disponível em: bell.unochapeco.edu.br/clim. Adotou-se o método proposto por Kischinhevsky (2012) de rádio expandido. Devido aos desafios que o rádio tem de extrapolar os limites do som das ondas sonoras para apropriar-se de outras linguagens e suportes como forma de que potencializar seu alcance e a circulação de seus conteúdos, criou-se a página de Web Rádio Clim no Facebook. O principal objetivo da página é transmitir ao vivo os programas jornalísticos produzidos pela Acin. Cita-se o quadro de entrevista Ponto a Ponto que integra a programação da web rádio de segunda a quinta-feira das 14h às 14h30. Foram produzidos em quatro meses e onze dias, no período de 27/07/17 a 08/12/17, 60 edições do programa de entrevista Ponto a Ponto. A produção e apresentação é feita por um dos estagiários da agência, sempre com a supervisão técnica e pedagógica do jornalista e dos professores responsáveis pelos trabalhos desenvolvidos. Entre os programas, cita-se o programa o dia 06/09/17 que tratou como pauta de entrevista temática relacionada as mulheres carcerárias. A publicação no Facebook atingiu 222 reações (entre comentários, compartilhamentos e curtidas), 892 visualizações e 3.045 pessoas alcançadas. Destaca-se que estes números foram alcançados de forma orgânica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Verifica-se que a Acin Jornalismo tem desenvolvido um papel fundamental na formação profissional dos estudantes de Jornalismo. Ressalta-se que a maioria dos estagiários da Acin, ao concluir seu período de estágio, colocam-se rapidamente no mercado de trabalho. A agência atua com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de graduação em Jornalismo. O trabalho realizado visa preparar o estudante para este cenário em que o ecossistema jornalístico nos quatro cantos do mundo está se renovando. Considera-se como primordial qualificar os futuros jornalistas para que sejam capazes de explorar as inúmeras possibilidades que surgem com o avanço das tecnologias, preparar profissionais para a apuração aprofundada, para explorar novas narrativas. Além de instigar nos estudantes práticas criativas para que se desafiem a empreender em novos modelos de negócio sem deixar de lado o jornalismo credível que respeita os preceitos éticos da profissão. Um dos exemplos está em qualificar o estudante para o uso das métricas. Ao mensurar as métricas, a agência conscientiza para o quê esses dados trazem para o jornalismo. Como esclarecem Vieira e Christofoletti (2015),  o desafio é proativo, de esforço editorial, de estratégia, planejamento e antecipação (p.86). Verifica-se que as métricas devem ser usadas para melhorar o fazer jornalístico. A partir de registros como o aumento de 657 fãs na página do curso de Jornalismo da Unochapecó, durante a cobertura jornalística da Efapi 2017, a maioria destes da comunidade externa da universidade, nota-se que o público tem interesse em conteúdo jornalístico credível. Kovach e Rosenstiel (2004) apontam que o jornalismo existe dentro de um contexto social, em que o cidadão necessita ser informado a partir de relatos jornalísticos precisos, verdadeiros e confiáveis, sobretudo, essa é a missão do jornalismo. Portanto, essa é a missão dos cursos de Jornalismo e das agências que integram este processo de ensino e aprendizagem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1 de 27 de setembro de 2013. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: goo.gl/BsthCM Acesso em: 07 abr. 2017.<br><br>FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.<br><br>KISCHINHEVSKY, Marcelo. Radiojornalismo comunitário em mídias sociais e microblogs: circulação de conteúdos publicados no portal RadioTube. In: Estudos em Jornalismo e Mídia. v. 9, n. 1, jan-jun.2012. p. 136-148. <br><br>KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo. Tradução: Wladir Dupont. 2ª edição. São Paulo: Geração Editorial, 2004. <br><br>UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ  UNOCHAPECÓ. Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo. Chapecó, 2014.<br><br>VIEIRA, Lívia de Souza. Métricas de impacto no jornalismo online: o caso do caderno  Nós , do Diário Catarinense. In: 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo  SBPJor. São Paulo, 2017. Disponível em: goo.gl/VHC5Ti. Acesso em: 12 abr. 2017.<br><br>______________; CHRISTOFOLETTI, ROGÉRIO. Métricas, ética e cultura do clique no jornalismo online brasileiro: o caso de resistência do nãofo.de. In: Revista Estudos de Jornalismo. v. 1, p. 74-83, 2015. Disponível em: periodicos.pucminas.br/index.php/dispositiva/article/view/11346/9189. Acesso em: 12 abr. 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>