Atentando ao formato do programa inicialmente pensado para a televisão, mas com funcionalidade para o contexto da internet, o objetivo da vinheta era o de exatamente prezar por uma característica rápida e didática, em torno de 10 a 15 segundos, cuja conexão de textos, imagens e som (com trilha atraente, em tom informal e divertida) pudessem informar aspectos históricos ao espectador, buscando desde a abertura do programa uma proximidade com os temas que remetem a historicidade da língua brasileira.䄀 漀甀琀爀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 焀甀攀 愀 瘀椀渀栀攀琀愀 猀甀爀最椀猀猀攀 搀愀 椀搀攀椀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀攀最甀攀洀 愀 瘀椀猀漀 攀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀洀瀀爀攀最愀搀漀猀 攀洀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 搀攀猀琀愀挀愀爀 愀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 搀漀 愀氀甀渀漀 攀 愀 猀甀愀 昀漀爀洀愀漀 挀漀洀 愀 愀琀攀渀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 爀攀挀攀戀攀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀
Feito isso, a vinheta elaborada pela equipe de alunos, defende a visão jovem, criativa e inovadora, baseada nas produções televisivas – principalmente canais educativos –, com referências trazidas da escola e do interesse pela experiência linguística. A vinheta de “Ao Pé da Letra” remete as dúvidas de português, à fala do nosso povo, aos sotaques que formam as variações linguísticas, mas que nos unem em uma só linguagem. Com isso, nos propomos a prender o espectador e sua dúvida linguística desde o início da exibição do programa, o que corresponde a uma experiência ímpar sobre as expressões populares embasadas em contexto histórico e informação jornalística de qualidade.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀愀琀椀挀愀爀 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 焀甀攀 猀椀洀甀氀愀 愀 爀攀搀愀漀 搀攀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀⸀ 䔀 洀愀椀猀 焀甀攀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀攀 愀漀 愀氀甀渀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 渀漀瘀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 椀搀攀椀愀猀 瀀愀爀愀 椀渀漀瘀愀爀 渀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀⸀ 吀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 ᰀ䄠漀 倀 搀愀 䰀攀琀爀愀ᴀ† 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀猀猀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀愀 猀甀愀 挀爀椀愀漀 攀洀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 挀漀洀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 瀀漀爀 琀爀猀 搀愀猀 氀椀渀栀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀猀琀椀最愀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀爀 昀甀渀攀猀 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀愀猀 瀀爀愀琀椀挀愀搀愀猀 瀀漀爀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 椀渀猀琀椀最愀 愀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 猀愀椀爀 搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 攀砀椀最攀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀
A forma de se fazer Jornalismo com um objetivo além do de informar: “um Jornalismo preocupado em informar, formar e educar, com uma clara função social. É, em suma, um jornalismo com as premissas de televisão de qualidade” (2008, pág. 23). Este projeto permite aos alunos exercitar a produção de vídeos educativos com qualidade audiovisual jornalística. Além disso, pretende-se contribuir com o resgate histórico das expressões idiomáticas ao fornecer um material que privilegia a pesquisa e o conhecimento, pois “Essas expressões idiomáticas maiores, compostas de verbo e substantivo, que são geralmente difíceis de serem encontradas em um dicionário convencional” (NASH e FERREIRA, 2008). 䄀 瘀椀渀栀攀琀愀 琀攀洀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 匀攀洀 甀洀愀 瘀椀渀栀攀琀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀Ⰰ 䄀漀 倀 搀愀 䰀攀琀爀愀 渀漀 挀甀洀瀀爀椀爀椀愀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀⸀ 䔀猀琀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 愀氀最漀 渀漀 洀甀椀琀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 猀椀Ⰰ 愀氀最漀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀愀爀愀搀漀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 瘀攀渀搀攀爀 猀攀甀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀⸀ 䄀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀 栀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀洀 琀爀漀挀愀Ⰰ 栀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䔀 挀漀洀 攀猀猀攀 搀攀猀攀樀漀 焀甀攀 漀 愀氀甀渀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀猀琀椀最愀搀漀 愀 瘀攀渀搀攀爀 猀攀甀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀 琀爀愀稀攀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 樀甀渀琀漀 搀攀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䄀 瘀椀渀栀攀琀愀 甀洀 攀砀攀爀挀挀椀漀 渀漀瘀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀猀搀攀 愀 攀猀琀爀攀椀愀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 渀漀琀椀挀椀爀椀漀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 漀 焀甀攀 椀洀瀀爀椀洀攀 愀 椀搀攀椀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 䔀渀琀漀 瀀漀爀焀甀攀 渀漀 昀愀稀攀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 瀀攀渀猀愀爀攀洀 昀漀爀愀 搀愀 挀愀椀砀愀㼀
A vinheta define o início, meio e fim das produções nos meios de comunicação, sejam eles a rádio, a televisão ou a internet. E cada uma delas tem fundamentos diferentes. No caso da televisão, a vinheta surge com a necessidade de adornar, por meio de artes gráficas, as diferentes manifestações da televisão, ou seja, para cada conteúdo, existe uma forma de expressão. E este processo acompanhou a evolução da televisão e vem se reinventando até hoje onde precisa se consolidar com moldes de internet e linguagem mais abrangente.
“Considerando-se as funções básicas da vinheta, podemos afirmar que, em sua adaptação para a televisão, ela se manifesta nas aberturas dos programas, desempenhando a tarefa de enfeitar a figura já pré-estabelecida da atração a ser exibida, demarcando os intervalos comerciais e incrementando esteticamente o logo das emissoras, sobre o qual é aplicado uma animação ou efeito visual e sonoro”. (FREITAS, 2007, p. 76)㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀刀攀瀀攀爀琀爀椀漀猀 攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 渀漀 猀漀 猀漀洀攀渀琀攀 漀猀 爀攀焀甀椀猀椀琀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 瘀椀渀栀攀琀愀⸀ 伀 挀愀洀椀渀栀漀 瀀愀爀愀 猀甀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 椀渀椀洀愀最椀渀瘀攀氀 攀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 漀 焀甀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 愀 椀渀琀攀渀漀 瀀漀爀 琀爀猀 搀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 瘀搀攀漀⸀ 䄀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 愀 攀焀甀椀瀀攀 攀氀愀戀漀爀漀甀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 琀攀洀愀 攀 愀琀 瀀攀氀漀猀 漀甀琀爀漀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀 挀漀洀漀 愀 攀搀椀漀Ⰰ 挀漀渀猀椀猀琀椀愀 搀愀 樀甀渀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 攀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀猀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀愀搀愀 洀攀洀戀爀漀⸀ 䄀琀 焀甀攀 挀栀攀最猀猀攀洀漀猀 愀 甀洀 愀挀漀爀搀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀攀渀猀漀甀 攀渀焀甀愀渀琀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀⸀ 倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 愀 攀砀椀最渀挀椀愀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀爀洀愀氀 焀甀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀漀 瀀愀猀猀愀猀猀攀 瀀漀爀 甀洀愀 爀甀瀀琀甀爀愀 搀攀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 攀 攀渀昀爀攀渀琀愀猀猀攀 甀洀愀 挀漀戀爀愀渀愀 洀愀椀漀爀 攀洀 爀攀焀甀椀猀椀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀 挀漀戀爀愀搀漀猀 渀愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀⸀
Beatriz Becker em seu texto sobre telejornalismo de qualidade, apresenta dicas de como aumentar a qualidade das produções. Entre as orientações: “Na edição das reportagens, explorar melhor a relação texto-imagem, marca essencial do audiovisual, produzindo novos olhares sobre a realidade social” (2005, pág. 63). Beatriz enfatiza ainda: “Mas, é possível experimentar modos diferentes de contar histórias do cotidiano, mais interessantes e curiosas, valorizando a estética e o conteúdo, usando as novas tecnologias com criatividade, sabedoria e discernimento” (idem). O Ao pé da letra tenta explorar recursos de edição para tornar os vídeos lúdicos e divertidos, ao mesmo tempo em que informa e educa. Para tanto, faz uso de trilhas, artes, animações curtas, etc. A autora cita Rincon para afirmar que:
“Conclui-se que a televisão de qualidade é aquela que se torna parte da conversação pública cotidiana, como uma referência de novos conhecimentos e percepções, já que o audiovisual deve servir para conectar-se com as pessoas, criando uma relação enriquecedora com a vida cotidiana, expressa por produzir programas inovadores, universais, experimentais e ousados.”(RINCON in BECKER, 2005, pág. 56)
Para a produção da vinheta do Ao Pé da Letra a equipe de alunos pensou numa representação inicial da dúvida a respeito dos dialetos e, consequentemente a simbologia por trás da fala, por isso a referência dos balões de fala, comumente usados em histórias de quadrinhos. Preenchidos por expressões que variam de cada região do país, os balões simples, em cor branca, e fundo azul, ao longo do vídeo vão preenchendo a tela, como se simbolizassem as dúvidas de muitas pessoas, daí a ideia de juntar a proposta do fala-povo que compõe a narrativa do programa. 唀猀愀洀漀猀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 䌀䌀 ㈀ 㜀 攀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 攀 愀渀椀洀愀漀Ⰰ 漀 䄀搀漀戀攀 䄀昀琀攀爀 䔀昀昀攀挀琀猀 ㈀ 㜀⸀ 伀 挀甀爀猀漀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀漀 瀀愀挀漀琀攀 䄀搀漀戀攀 攀 攀猀琀攀 戀愀猀琀愀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 渀漀 洀攀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀漀 渀漀 挀愀洀瀀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 琀愀渀琀漀 攀洀 愀最渀挀椀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 渀愀猀 爀攀搀愀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 昀挀椀氀 搀攀 攀搀椀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀最椀氀椀稀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀
As edições e montagens foram feitas através da disponibilização de estúdios e ilhas de edição da Universidade Positivo e toda a sua finalização foi feita pelos próprios alunos. A trilha, retirada livremente da biblioteca de áudios do Youtube, se conecta ao ritmo animado e dinâmico da vinheta. Para ganhar o tom de dicionário, usamos como referência o Aurélio e suas cores em azul, branco e verde moderno, assim, temos um conjunto de criações voltada para o público que se interessa pela língua portuguesa e as curiosidades por trás do nosso dialeto. Por fim, a logo do programa reflete a vontade de falar e perguntar, ‘mas do que se trata essa expressão?’, a composição das artes, edições e montagem do programa responde logo em seguida durante toda a sua exibição.倀愀爀愀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀漀 倀 搀愀 䰀攀琀爀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 瘀搀攀漀 瀀爀漀渀琀漀 攀 攀搀椀琀愀搀漀Ⰰ 挀漀渀琀愀洀漀猀 挀漀洀 愀 愀瀀爀漀瘀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀⸀ 䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀 爀攀昀氀攀琀攀 愀 挀漀渀猀椀猀琀渀挀椀愀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 椀渀琀攀爀瀀爀漀最爀愀洀愀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 猀椀渀漀瀀猀攀Ⰰ 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 搀椀猀挀甀猀猀攀猀Ⰰ 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀Ⰰ 猀椀洀戀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 攀渀昀椀洀 琀漀搀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䌀漀洀 愀 樀甀渀漀 搀攀猀猀攀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 攀 昀攀椀琀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 瀀攀渀猀愀搀愀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 愀琀攀渀搀攀爀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀 挀甀洀瀀爀椀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀 攀昀椀挀挀椀愀⸀
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Como alunos de jornalismo não costumamos pensar nos detalhes como os publicitários ou designers. A vinheta do Ao Pé da Letra nos ensinou sobre o quão trabalhoso é um processo de abertura de um produto como uma série ou qualquer que seja o tipo. É preciso técnica, paciência e exercício de concentração e criação. Realizar uma vinheta transpassa até os limites da criatividade. Enfrentamos desafios desde a criação do programa até chegar em toda sua composição. Passamos a reparar os detalhes, como é o processo de criação de uma logo, das imagens que a caracteriza, a trilha sonora, a edição e sincronia de som e imagem, o roteiro, enredo e etc. Nos munimos de referências, tanto bibliográficas quanto culturais, pensamos nas várias possibilidades de pesquisas e chegamos ao propósito de um projeto educativo sobre a valorização da nossa cultura e linguagem popular. 伀 挀愀爀琀攀爀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀 攀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀Ⰰ 愀瀀爀攀攀渀猀漀 攀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 ᰀ䄠漀 瀀 搀愀 氀攀琀爀愀ᴀ†琀攀洀 猀椀搀漀 愀氀挀愀渀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀⸀ 䄀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 攀 愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 甀洀 愀瘀愀渀漀 琀愀渀琀漀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀椀搀琀椀挀漀 焀甀愀渀琀漀 渀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀氀愀瘀愀渀挀漀甀 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 唀倀 攀 爀攀搀椀洀攀渀猀椀漀渀漀甀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀椀搀琀椀挀漀ⴀ瀀攀搀愀最最椀挀愀 愀漀 愀洀瀀氀椀愀爀 漀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 搀愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀Ⰰ 昀漀爀洀愀渀搀漀 甀洀 挀漀爀瀀漀 搀椀猀挀攀渀琀攀 挀漀洀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 焀甀攀 漀猀 氀攀瘀愀洀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 猀攀甀 攀渀琀漀爀渀漀⸀
Além disso, todo o projeto laboratorial ajuda os acadêmicos a vivenciarem, não apenas as glórias de um bom trabalho jornalístico televisivo, mas também ensina os futuros jornalistas a lidar com problemas reais que a profissão enfrenta. Portanto, além da função laboratorial, o Ao pé da letra contribui com o resgate da cultura por meio das expressões idiomáticas e seus significados, além do acesso democrático à informação, proporcionado uma vivência de um novo telejornalismo, mais próximo e preocupado com o cidadão e a sua história.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀娀䄀䴀䈀唀䨀䄀Ⰰ 䌀渀琀椀愀 一攀瘀攀猀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀㨀 搀愀 琀攀漀爀椀愀 瀀爀琀椀挀愀 渀愀 琀瘀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ 䔀猀琀挀椀漀 搀攀 匀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀䌀䬀䔀刀Ⰰ 䈀攀愀琀爀椀稀⸀ 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀㨀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀洀 挀漀渀猀琀爀甀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䜀愀氀砀椀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 㔀渀⸀ Ⰰ 瀀⸀ 㔀ⴀ㘀㐀Ⰰ 搀攀稀⸀ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀⸀ 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀⸀ 伀 搀爀愀洀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀切戀氀椀挀愀 渀漀 倀愀爀愀渀㨀 漀 挀愀猀漀 搀愀 刀吀嘀䔀ⴀ倀刀⸀ 䘀愀洀攀挀漀猀㨀 ㈀ 㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀瘀椀猀琀愀猀攀氀攀琀爀漀渀椀挀愀猀⸀瀀甀挀爀猀⸀戀爀⼀漀樀猀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀爀攀瘀椀猀琀愀昀愀洀攀挀漀猀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀䘀椀氀攀⼀㈀㈀ 㤀㈀⼀㌀㜀 㐀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㔀 愀戀爀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䤀吀䄀匀Ⰰ 䰀攀漀渀愀爀搀漀 䘀椀愀氀栀漀⸀ 䄀 瘀椀渀栀攀琀愀 攀 猀甀愀 攀瘀漀氀甀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀㨀 搀愀 漀爀椀最攀洀 搀漀 琀攀爀洀漀 愀琀 愀 愀搀愀瀀琀愀漀 瀀愀爀愀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀瀀漀猀椀琀漀爀椀漀⸀瀀甀挀爀猀⸀戀爀⼀搀猀瀀愀挀攀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀ 㤀㈀㌀⼀㈀㈀㌀㌀⼀⼀ ㌀㠀㠀㔀㠀ⴀ吀攀砀琀漀─㈀䈀䌀漀洀瀀氀攀琀漀ⴀ ⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 愀戀爀⸀ ㈀ 㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䌀䠀䄀䐀伀Ⰰ 䄀爀氀椀渀搀漀⸀ 䄀 吀嘀 氀攀瘀愀搀愀 愀 猀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 匀攀渀愀挀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䄀匀䠀Ⰰ 䴀愀爀欀 䜀㬀 䘀䔀刀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 圀椀氀氀椀愀渀猀 刀愀洀漀猀⸀ 䴀䤀䌀䠀䄀䔀䰀䤀匀㨀 䐀椀挀椀漀渀爀椀漀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 椀搀椀漀洀琀椀挀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䴀攀氀栀漀爀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䠀䤀䄀嘀伀一䤀Ⰰ 䨀愀焀甀攀氀椀渀攀 䔀猀琀栀攀爀⸀ 嘀椀渀栀攀琀愀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀㨀 甀猀漀猀 攀 昀甀渀攀猀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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