ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01636</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Pesquisa de satisfação sobre o benefício da Cesta Básica aos colaboradores da empresa SIRTEC Sistemas Elétricos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;GABRIEL PINHEIRO BOLZAN (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); Cristóvão Domingos de Almeida (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); Matheus Pereira Righi (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); Rafaela Giovanni Magalhães Bastos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); Eduarda Campanholi Ferro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Organização, Pesquisa de satisfação, Planejamento, Relações Públicas, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente projeto tem como objetivo identificar a opinião dos colaboradores a respeito da cesta básica que é disponibilizada pela empresa Sirtec Sistemas Elétricos. Pela necessidade da empresa em adequar melhor o seu benefício, realizou-se uma pesquisa interna (questionário) de cunho quantitativo que abrangeu cento e quarenta e oito colaboradores em seis unidades no Rio Grande do Sul. A pesquisa foi essencial para o entendimento do impacto da economia mensal de seus colaboradores, auxiliando no processo de organização e compreensão dos produtos compostos na cesta básica, que puderam ser identificados através da mensuração de resultados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Sirtec Sistemas Elétricos foi fundada em 1989, na cidade de São Borja/RS, por Darci Roberto Schneid. É uma empresa que trabalha na construção e manutenção de redes elétricas, tanto em áreas urbanas como rurais. Além disso, a Sirtec também atende o segmento industrial, agrícola, construção civil e realiza obras particulares. Seus maiores clientes são as concessionárias de serviço de transmissão e distribuição de energia elétrica. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais nos estados do Rio Grande do Sul e Bahia. A empresa possui mais de dez unidades de produção, atendendo aproximadamente sessenta municípios na região da Fronteira Oeste, Central e Serra do Rio Grande do Sul e duas unidades de produção na Bahia, com abrangência de quarenta municípios. A proposta expressada pelo orientador do componente curricular de Pesquisa Aplicada em Relações Públicas do curso de Relações Púbicas da Universidade Federal do Pampa, foi que os acadêmicos do quarto semestre realizassem uma pesquisa com as empresas parceiras. Dentre as empresas parceiras, o grupo optou pela Sirtec Sistemas Elétricos, por abranger uma grande quantidade de unidades na região Sul e por se tratar de um desafio por parte dos acadêmicos. Com isso, permitiu-se com a pesquisa de satisfação, identificar a opinião dos colaboradores a respeito da cesta básica que é disponibilização mensalmente pela organização, focando em informações básicas dos colaboradores e também informações sobre a própria cesta.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto de pesquisa tem como objetivo principal identificar a satisfação dos colaboradores a respeito da Cesta Básica Sirtec que é disponibilizada mensalmente pela organização nas unidades operacionais presentes no estado do Rio Grande do Sul, focando em informações básicas dos colaboradores e também informações sobre a própria cesta, desde data de entrega, qualidade e quantidade dos produtos que são disponibilizadas e o impacto que isso gera economicamente durante o mês para os colaboradores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Optou-se pela empresa Sirtec Sistemas Elétricos pelo fato da empresa necessitar de uma pesquisa interna de satisfação dos seus colaboradores em respeito a cesta básica disponibilizada mensalmente. Buscando compreender a importância que a cesta básica apresenta no impacto da economia mensal de seus colaboradores, além de querer saber a satisfação dos usuários para com os produtos disponibilizados, a pesquisa justifica-se pela preocupação que a empresa possui em aperfeiçoar o benefício de acordo com a opinião dos seus colaboradores através de um questionário. Existe também, a importância da empresa em contribuir para o desenvolvimento interno das unidades, oferecendo então essa pesquisa com o intuito de coletar dados para gerar resultados que concretizem a opinião dos colaboradores, possibilitando a empresa realizar modificações nas cestas básicas conforme os gráficos materializados pelos acadêmicos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa quantitativa (questionário) com e vinte e duas perguntas abrangendo um total de 148 colaboradores divididos em seis unidades da Região Sul, sendo elas a sede administrativa, localizada na cidade de São Borja/RS e as unidades operacionais situadas em Alegrete, Bento Gonçalves, Santana do Livramento, Santiago e Uruguaiana.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esta pesquisa é de cunho quantitativo, pois em um universo que abrange trezentos e oitenta colaboradores em seis municípios, aplicou-se o questionário em cento e quarenta e oito colaboradores. Segundo Farias (2011, p.286):  A pesquisa constitui-se em ferramenta imprescindível na fase inicial do planejamento para que o profissional de Relações Públicas obtenha informações acerca da organização e do cenário em que se encontra. É por meio dos dados obtido na pesquisa que o profissional poderá formular com clareza a situação-problema, determinar os objetivos do plano e estabelecer a estratégia geral a ser adotado para sua condução. Os resultados obtidos nos levantamentos realizados na primeira etapa do planejamento podem, ainda, auxiliar na escolha da abordagem dos públicos estratégicos da organização, no desenvolvimento da mensagem e na seleção dos veículos mais adequados . Com a intenção de coletar os dados para a criação da pesquisa, contatou-se a empresa no segundo semestre do ano de 2017, para a realização de um briefing na sede administrativa, localizada em São Borja/RS com os colaboradores dos setores de Recursos Humanos, Psicologia, Contábeis e Comunicação.  Entende-se por pesquisa institucional ou administrativa a compilação de dados resultantes de atos administrativos ou de opiniões de diretores, chefes e funcionários, bem assim a sua interpretação e apresentação inteligente, de molde a permitir o levantamento da área ou das áreas, dentro as empresas, que se encontram em dificuldades (ANDRADE, 1994, p.52). Após a coleta do briefing, criou-se um questionário teste, que foi aplicado em quatro colaboradores na sede administrativa com o intuito de garantir a qualidade da pesquisa. Posteriormente, o questionário foi aprimorado para amostragem final, onde o enfoque principal da pesquisa foi questionar os colaboradores da organização a respeito da cesta básica que é disponibilizada, com o intuito de descobrir o que é possível modificar e adequar para melhorar este benefício. Com as respostas dos questionários o grupo apurou e mensurou os resultados, formulando gráficos para melhor visibilidade. Estes gráficos foram apresentados em formato de slide para a equipe de Direção da organização, com a intenção que a organização percebesse melhor os resultados obtidos com a pesquisa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização da pesquisa, alguns dados precisaram ser coletados, assim fez-se um questionário no qual continham algumas perguntas, como por exemplo, os dados do entrevistado (unidade, idade, sexo, estado civil, escolaridade, cargo, ano que começou a trabalhar na empresa); a respeito da Cesta Sirtec (qual o grau de satisfação em receber o benefício, qual o grau de satisfação sobre a qualidade dos produtos presentes na cesta Sirtec, qual o grau de satisfação sobre a quantidade dos produtos presentes na cesta Sirtec, qual o grau de satisfação referente a data de entrega da cesta Sirtec, a cesta Sirtec é entregue em boas condições, você concorda com a forma que cesta Sirtec é entregue, esse auxilio tem impacto na economia das suas contas mensais); e sobre os Produtos da Cesta Sirtec (achocolatado 400g, açúcar 1kg, açúcar 5kg, arroz branco 10kg, biscoito agua e sal 400g, biscoito maria 400g, café solúvel 100g, doce de leite 400g, ervilha 200g, extrato de tomate 340g, feijão preto 2kg, gelatina 70g, massa espaguete 1kg, massa parafuso 500g, óleo de soja 3L, polenta 500g, sal refinado 1kg), se você acrescentaria algum produto na cesta Sirtec ou se retiraria algum produto da cesta Sirtec. Para as perguntas que não fossem pessoais e discursivas, ou seja, as perguntas a respeito da cesta Sirtec e sobre os produtos da cesta, era necessário classificá-las de 1 a 5, sendo valor 1: muito ruim, valor 2: ruim, valor 3: regular, valor 4: bom e valor 5: ótimo. Através das respostas dos questionários, apuramos e mensuramos os resultados e então criou-se alguns gráficos para mostrar melhor esta mensuração. Estes gráficos completos estão disponíveis no anexo I. Sendo assim, os gráficos foram organizados de acordo com cada questão que os funcionários responderam e, também, de acordo com sua localidade, e quantas pessoas responderam os questionários em cada cidade. Em São Borja fica localizado o setor administrativo da empresa e também é um dos polos que presta serviços à comunidade, devido a isso é a cidade que mais possui mulheres atuando na empresa, seguido de São Borja temos a unidade de Bento Gonçalves com apenas três mulheres atuando na prestação de serviços e Santiago com apenas uma mulher neste setor. Em Uruguaiana, Alegrete e Santana do Livramento os entrevistados foram apenas homens, devido serem a grande maioria na atuação. Com os cento e quarenta e oito questionários aplicados nestas seis cidades, temos um gráfico que apresenta quantos colaboradores foram entrevistados em cada local. Em ordem alfabética temos a cidade de Alegrete com trinta e quatro entrevistados, seguido de Bento Gonçalves com trinta e um, Santana do Livramento com quatorze, Santiago com vinte e três, São Borja com trinta e dois e Uruguaiana com quatorze entrevistados. A quantidade de entrevistados em cada cidade foi escolhida a partir do cálculo da mostra feito para a realização desta pesquisa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">É evidente que a organização tem o comprometimento com seus colaboradores e busca compreender o universo em que estão inseridos, utilizando periodicamente de pesquisas aplicadas em relações públicas para atender de forma estratégica os seus públicos de interesse e facilitar a comunicação interna da organização. A preocupação da organização em realizar uma pesquisa que abrangesse especificamente o benefício da cesta básica foi essencial para o entendimento do impacto que ela causa na economia mensal de seus colaboradores e de auxiliar a organização na compreensão de quais produtos seus colaboradores mais consumiam, além de poder equilibra-los de acordo com os resultados obtidos na pesquisa. Com isso, em parceria com os acadêmicos de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa, a pesquisa resultou na nivelação dos produtos da cesta básica, como: 7kg de açúcar por 5kg; uma massa parafuso por duas; duas massas espaguete por uma, na alteração de produtos como: uma polenta por um milho enlatado; duas gelatinas por dois refrescos e na implementação de produtos como: um leite em pó de 400g.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Curso de Relações Públicas. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 1994, p.52.<br><br>CORRÊA, Tupã Gomes. Contato imediato com opinião pública: os bastidores da ação política. São Paulo: Global, 1998.<br><br>FARIAS, Luíz Alberto de (org.). Relações Públicas estratégias: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo. Summus, 2011, p.286.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Khohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 4ª edição. São Paulo. Summus, 2003.<br><br>LIPPMANN, Walter. Opinião pública. Tradução e prefácio Jacques Wianberg. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.<br><br> </td></tr></table></body></html>