ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01660</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Blog Lamparina</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Matheus Ribeiro dos Santos (UniBrasil Centro Universitário); Giancarlo Corbetta Mazza (UniBrasil Centro Universitário); Jenyfer Martins Zawadzki (UniBrasil Centro Universitário); Rodolfo Stancki da Silva (UniBrasil Centro Universitário)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Blog, Cultura, Cultura Pop, UniBrasil, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um projeto jornalístico nascido para falar de cultura, a partir de diversos ângulos. Pensando a realidade além de simplesmente absorvê-la, na busca de mostrar nuances ainda não explorados, "iluminando" onde está escuro. Promovendo debate em formato de textos, vídeos e áudios sobre diferentes produtos culturais visando suas características como produto e o impacto que ele que ele causa na sociedade como um todo ou para grupos específicos. Além de ser uma pratica para conseguir experiência e desenvolver as aptidões enquanto jornalistas, reunir mentes parecidas e alcançar públicos mais distantes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O debate sobre como se constitui a cultura já rendeu esforços de diversos autores. Especialmente quando levamos em conta as transformações que as sociedades humanas vêm sofrendo em anos recentes. Os modos de vida e as culturas diferentes vêm gerando, apesar da integração e aproximação dos povos, conflitos locais e mundiais. Nunca foi tão importante a reflexão sobre o que é a cultura. Segundo Tylor (1871), a definição mais aproximada seria que ela é "todo o complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade". Porém, este conceito não atinge a sociedade como um todo. Por isso, ainda se ouve falar de segregação cultural e xenofobia. Pensando nisso, e vendo a cultura como sendo "pública" (GEERTZ, 2008), o objetivo de criar o projeto "Lamparina" (http://lamparinablog.blogspot.com.br/) foi desenvolver um veículo disposto ao debate cultural, livre de preconceitos falsamente intelectuais, visando clarear os produtos e as intenções ocultas neles na forma de discurso. Isso através de análise crítica, descrição e avaliação dos conteúdos, assim como a forma como são produzidos e veiculados os produtos culturais que, na definição de Milton José Pinto "são entendidos como textos, como formas empíricas do uso da linguagem verbal, oral ou escrita" (2002). A apresentação dos resultados destas reflexões seria realizada em meios de artigos digitais e podcasts realizados na RadioWeb UniBrasil, debatendo os produtos, seus fundamentos e implicações sociais. Constituiu-se, assim, uma série de postagens semanais, em que o conceito de cultura é exposto e questionado e também são apresentadas diversas facetas da matriz cultural. Além de os alunos desenvolverem suas habilidades enquanto jornalistas, trazendo as novidades do meio para as discussões sobre os produtos populares.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Promover a reflexão dos leitores sobre os produtos culturais que estão presentes em nossa sociedade, levando em conta suas implicações políticas e sociais. Os conteúdos postados no blog Lamparina buscam debater e analisar diferentes temas para que cumpram o papel de "clarear" as mentes do público. Por isso, os textos, vídeos e áudios postados no blog comentam a qualidade e as características de um produto cultural, as reflexões propostas pelos realizadores e sua importância para a sociedade como um todo ou para grupos específicos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto iniciou-se como um programa de podcasts exibidos na RadioWeb do UniBrasil Centro Universitário com a iniciativa de Jenyfer Martins, produtora da RadioWeb, que propôs a Juan Lamonatto e Matheus Ribeiro que montassem um programa na instituição. Os alunos do primeiro período de Jornalismo convidaram outros colegas e, juntos, formaram a ideia da Lamparina. Sendo que o nome foi dado pensando na tarefa dos iluministas de usar a razão para enfrentar as trevas presentes na sociedade e "clarear" a mente dos leitores, levando também conteúdos interdisciplinares de cunho popular ou científico. O conceito do projeto era montar um blog que promovesse debate e comentasse sobre diversos produtos que seriam analisados em duas visões principais: as suas qualidades e características como produto; as reflexões que o produto propõe e a importância que ele tem para a sociedade como um todo ou para grupos específicos. O blog foi criado para ser o lugar em que os programas são postados e organizados por categoria, assim, facilitando para os ouvintes, além de ser um lugar para os alunos postarem matérias para serem mais aprofundadas nos programas ou sobre os produtos específicos abordados, assim toda semana o blog é atualizado. Além do que essa prática serviria de capacitação aos discentes participantes, que acabavam de iniciar o curso e poderiam desenvolver um contato maior com um dos meios mais significativos da produção jornalística. O público alvo são os amantes da cultura pop: pessoas que tenham o hábito de consumir cinema, música e artes em geral. Além disso, potenciais leitores do Lamparina podem ser sujeitos interessados em buscar informações e opiniões fundamentadas sobre certos produtos. O conteúdo do blog tem análises de produtos culturais, recomendações de filmes e livros. A ideia é passar para o público o discurso por trás de uma obra e revelar o que ela realmente tem a dizer para a sociedade contemporânea. Nesse sentido, o Lamparina também contribui para entreter e formar um pensamento crítico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O "Lamparina" é um blog cultural, em que os estudantes debatem assuntos culturalmente importantes para a sociedade. Cada semana, o blog é atualizado com novas postagens, baseando nos conceitos de noticiabilidade apresentados por Ana Estela de Souza Pinto (2009). Em especial, são observados os critérios de novidade, interesse público, interesse do público e curiosidade. Sempre que possível, a equipe traz entrevistas com especialistas de diversas áreas. Assim, as entrevistas já realizadas incluem o músico Paulo Juk, baixista da banda Blindagem, a blogueira Carolina Lippmann e o jornalista esportivo Antônio Carlos Carneiro Neto. Além do programa em que houve uma participação ao vivo no estúdio da Rádio Web da professora do curso de Jornalismo Elaine Javorski. O debate foi sobre uma das pesquisas desenvolvidas por ela, focada na relação entre mídias e migrações. O projeto também tem uma natureza multimidiática, constituída por uma página do Facebook, um Twitter e um Instagram. No primeiro são postados os programas e matérias feitas no blog, além de materiais mais humorísticos e notícias quentes postadas antes da produção de um texto mais detalhado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No blog, junto a matérias jornalísticas feitas pelos estudantes sobre diversos assuntos do meio cultural são postados os programas gravados na RadioWeb. As imagens postadas junto ao arquivo de áudio e que estampam a capa da postagem são fotos tiradas durante a gravação dos programas. As matérias evidenciam as características gerais da Lamparina e as temáticas abordadas demonstram um pouco da visão da equipe sobre um conceito mais amplo de cultura, que leva a debatê-la em seus diferentes aspectos, sempre de maneira respeitosa e com uma opinião fundamentada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A produção do programa de rádio e do blog "Lamparina" foi uma experiência que colocou em prática elementos de certas áreas do jornalismo, estimulando a própria criação de materiais audiovisuais, radiofônicos e elaboração de textos. Promoveu, assim, o desenvolvimento de novas habilidades nos discentes, que tiveram que buscar fontes externas, realizar entrevistas com pessoas relacionadas diretamente aos temas abordados, desenvolver um contato mais próximo com os modos de produção jornalísticos bem como de suas rotinas. Além dos debates densos, foram incluídos momentos de descontração, nos quais são abordados temas aleatórios com cunho divertido. Estes pontos de escape do programa, ainda assim, permanecem fiéis à ideia geral, sempre retornando a ela, mostrando que há formas diferentes de ver um acontecimento cultural ou mesmo um produto. Do ponto de vista jornalístico, a Lamparina segue as tendências inovadoras de trazer a notícia com opinião fundamentada, buscando não segregar, mas clarear as sombras que diversas estruturas tentam lançar sobre a vivência, o conhecimento e, por fim, a cultura humana.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.<br><br>LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.<br><br>PINTO, Ana Estela de Sousa. Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios. 1. ed. São Paulo: Publifolha, 2009.<br><br>PINTO, Milton José. Comunicação e discurso: introdução à análise de discursos. 2. ed. São Paulo: Hacker, 2002.<br><br>TYLOR, Edward Burnett. Primitive Culture: Researches into the Development of Mythology, Philosophy, Religion, Art, and Custom. London: John Murray, 1871.<br><br> </td></tr></table></body></html>