INSCRIÇÃO: 01683
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT06
 
TÍTULO: Blog da Revista F: um retrato sobre o Brasil de todos os cantos
 
AUTORES: CLARISSA FOERSTER CASAGRANDE (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER); SIONELLY LEITE DA SILVA LUCENA (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER); THAYS POLHMANN DOS ANJOS (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER); MARIA EDUARDA BISCOTTO (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER)
 
PALAVRAS-CHAVE: blog, blog da Revista F, Revista F, Jornalismo, Ponto Zero
 
RESUMO
Este paper apresenta o blog da Revista F, o qual é produzido no curso de Jornalismo do Centro Universitário UNINTER. O intuito do blog é valorizar os conteúdos produzidos pelos alunos, majoritariamente da modalidade EaD (Educação à Distância), o que abrange a sala de aula para o território nacional. O blog é uma extensão da Revista F (produzida pelo mesmo curso), atendendo mais especificamente a editoria Brasil de Todos os Cantos, que traz matérias e fotografias jornalísticas que retratam a cidade e as relações de personagens com o espaço (desde ruas, a praças, parques, ferrovias etc.). Em uma integração de teoria e prática jornalísticas, com essa experiência o aluno se prepara para ingressar no mercado de trabalho e a construir o olhar jornalístico sobre os fatos do cotidiano.
 
INTRODUÇÃO
Produzida no curso de Jornalismo da Uninter, a Revista F é um projeto laboratorial que envolve os alunos da UTA¹ Quadrimestral Jornalismo e Sociedade (modalidades presencial e à distância [EaD]), e também as turmas das disciplinas de Fotojornalismo e Fotografia Publicitária, além de produções fotográficas laboratoriais (produzidas no Núcleo de Imagem Ponto Zero, que é um projeto de extensão do mesmo curso, e pelos alunos estagiários do Portal Mediação, agência experimental de Jornalismo). ਀伀 椀渀琀甀椀琀漀 搀愀 刀攀瘀椀猀琀愀 䘀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 洀愀琀爀椀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 攀渀猀愀椀漀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 爀攀猀攀渀栀愀猀 挀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀栀愀爀最攀猀Ⰰ 爀攀氀攀椀琀甀爀愀猀Ⰰ 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 愀爀琀猀琀椀挀漀猀 攀 爀攀昀氀攀砀椀瘀漀猀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 刀攀瘀椀猀琀愀 䘀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 漀 戀氀漀最 搀愀 刀攀瘀椀猀琀愀 䘀Ⰰ 挀漀洀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 焀甀愀猀攀 搀椀爀椀愀猀 攀洀 搀攀琀爀椀洀攀渀琀漀  爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 猀攀洀攀猀琀爀愀氀⸀  No blog da Revista F são destinadas produções específicas, atendendo, majoritariamente, a editoria Brasil de Todos os Cantos – uma das editorias da Revista F - que conta com as produções de Jornalismo no Ensino à Distância (EaD), o que reflete grande volume e diversidade de conteúdo, por trazer produções de grande parte do território nacional. Há um grande tema para nortear as matérias dessa editoria: Retratos das Cidades. Com isso, as matérias abordam locais importantes da cidade, enquanto espaço social. Pode ser um lugar histórico, uma rua importante, uma viela, um bairro, um parque, pode ser também sobre a história de algum vendedor ambulante, ou alguém que trabalhe nas ruas, alguma mudança na arquitetura nas cidades. Enfim, a ideia é que se mostre a relação desta pessoa, o personagem da matéria, com o espaço da cidade. Aí se estabelece uma relação direta com o Jornalismo e a Sociedade.
 
OBJETIVO
Os principais objetivos do Blog da Revista F são: ਀∀ठ瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀攀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 愀漀 琀爀愀稀攀爀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀Ⰰ 洀漀搀攀爀渀愀Ⰰ 攀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 ⠀搀椀最椀琀愀氀⤀㬀 • preparar o aluno para o mercado de trabalho e a construir o olhar jornalístico para identificar os fatos do cotidiano, acontecimentos e assuntos que estão ao seu alcance;਀∀ठ攀砀瀀氀漀爀愀爀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 琀攀洀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 瀀爀砀椀洀漀猀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 攀洀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 愀 戀攀洀 昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀琀椀挀愀猀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀椀猀㬀 • viabilizar o material produzido em aula, que possui grande riqueza cultural, por ser produzido em nível nacional – já que se trata majoritariamente da modalidade EaD. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 洀漀琀椀瘀愀爀 攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 刀攀瘀椀猀琀愀 䘀 攀 搀漀 䈀氀漀最 搀愀 刀攀瘀椀猀琀愀 䘀Ⰰ 猀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀猀 愀氀最甀洀愀猀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 攀洀 焀甀攀 漀 愀氀甀渀漀㨀 瀀爀漀瀀攀 瀀愀甀琀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 瀀爀攀稀愀渀搀漀 瀀攀氀漀猀 昀愀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 攀 瀀攀氀愀 攀砀攀焀甀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 爀攀挀漀爀琀攀Ⰰ 琀攀洀瀀漀Ⰰ 愀挀攀猀猀漀 猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 瀀攀爀琀椀渀渀挀椀愀  瀀甀戀氀椀挀愀漀㬀 挀漀渀猀琀爀椀 漀 漀氀栀愀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 瀀愀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀猀 昀愀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀洀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀㬀 瀀爀攀稀愀 瀀攀氀愀 愀瀀甀爀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 瀀氀甀爀愀氀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀渀搀漀 攀 漀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 琀椀挀愀㬀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀Ⰰ 渀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 攀 猀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 渀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀ⴀ愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀Ⰰ 漀 愀氀甀渀漀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 挀漀洀 洀愀椀猀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 爀攀昀氀攀砀漀 攀洀 猀攀甀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀Ⰰ 漀氀栀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 猀甀愀 挀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀氀栀愀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 挀漀氀栀攀渀搀漀 瀀愀甀琀愀猀 瀀爀砀椀洀愀猀 愀 攀氀攀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀 吀愀瘀愀爀攀猀 ⠀㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀㄀ ㈀⤀Ⰰ 渀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 ᰀ愠瀀攀渀愀猀 搀漀 甀猀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀 漀甀 椀洀愀最琀椀挀漀猀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 搀愀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 猀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 愀氀椀 昀漀爀洀愀搀愀 攀 攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ᴀ㰠⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 倀爀漀樀攀琀漀 䰀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 ⠀倀䰀⤀Ⰰ 挀漀洀漀 猀漀 挀栀愀洀愀搀愀猀 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 唀渀椀渀琀攀爀Ⰰ  甀洀 洀琀漀搀漀 戀愀猀攀愀搀漀 渀愀猀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瘀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 攀洀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀愀猀 唀渀椀搀愀搀攀猀 吀攀洀琀椀挀愀猀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 ⠀漀甀 唀吀䄀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 洀搀甀氀漀猀 琀攀洀琀椀挀漀猀 搀攀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀漀爀 愀昀椀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀最爀甀瀀愀搀愀猀 瀀漀爀 焀甀愀搀爀椀洀攀猀琀爀攀⤀⸀ 䌀漀洀 攀猀琀攀 洀琀漀搀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 琀洀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀爀Ⰰ 攀砀攀挀甀琀愀爀 攀 攀搀椀琀愀爀 甀洀 倀䰀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 唀吀䄀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 搀攀 洀漀搀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀搀漀 攀 椀渀琀攀爀氀椀最愀搀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀焀甀椀猀椀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀 挀漀洀 愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀漀 倀䰀⸀ 䐀攀 昀漀爀洀愀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 漀 倀䰀 瀀爀漀瀀攀 猀椀琀甀愀攀猀 瀀攀氀愀猀 焀甀愀椀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瘀漀 瀀愀猀猀愀爀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀  As disciplinas Imagem e Construção Social, Texto e Construção Social, Estudos da Sociedade e Jornalismo na Sociedade, juntamente ao PL Revista F, compõem a UTA Jornalismo e Sociedade. Os professores têm autonomia para propor atividades e trazer exemplos, mas de modo geral:਀ ਀䤀洀愀最攀洀 攀 䌀漀渀猀琀爀甀漀 匀漀挀椀愀氀㨀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀猀琀琀椀挀愀 攀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 最渀攀爀漀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀 攀 挀漀洀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀漀洀漀 爀攀挀漀爀琀攀 攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀漀⼀椀渀昀漀爀洀愀漀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ Texto e Construção Social: contribuirá com a coesão textual e as regras da Língua Portuguesa, com as entregas de textos bem acabados, revisados e editados, com redação para diferentes gêneros textuais e para o entendimento do texto como expressão de um contexto histórico social.਀ Estudos sociais: contribuirá com a compreensão da construção e configuração social em diversos contextos históricos, com a análise dos atores e suas participações na sociedade, e na compreensão das transversalidades dos processos de urbanização, as relações de trabalho, a desigualdade e a mídia.਀ Jornalismo na Sociedade: contribuirá coma conceituação do papel do jornalista na sociedade, o jornalismo contemporâneo e o perfil desse jornalista, com os critérios na seleção de notícias, identificação de diferentes gêneros jornalísticos e na elaboração de textos jornalísticos.਀䄀 椀搀攀椀愀 搀漀 戀氀漀最 搀愀 刀攀瘀椀猀琀愀 䘀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 倀䰀 搀愀 唀吀䄀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀渀琀攀爀 ⠀䴀漀搀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀 쀀 䐀椀猀琀渀挀椀愀Ⰰ 漀 䔀愀䐀⤀Ⰰ  瀀爀漀搀甀稀椀爀 洀愀琀爀椀愀猀 ⠀挀漀洀 琀攀砀琀漀 攀 昀漀琀漀猀⤀ 搀攀猀搀攀 愀 瀀愀甀琀愀 愀琀 愀 攀搀椀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 洀漀琀椀瘀愀渀搀漀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀攀洀 攀 搀攀猀愀昀椀愀爀攀洀 愀 昀甀琀甀爀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀Ⰰ 攀 愀 攀渀挀愀爀愀爀 猀甀愀 挀椀搀愀搀攀⼀猀攀甀 愀洀戀椀攀渀琀攀 ⠀攀渀焀甀愀渀琀漀 攀猀瀀愀漀⤀ 挀漀洀 漀氀栀愀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 瀀漀搀攀爀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀 愀 爀攀愀 焀甀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀愀洀 愀琀甀愀爀⸀  (...) os meios digitais rearticulam a estrutura midiática da contemporaneidade. Não me refiro apenas aos portais e sites jornalísticos das grandes instituições midiáticas, mas também à própria micromídia digital. Mesmo reconhecendo que trata-se de um jogo de forças, pode-se observar não apenas uma relação conflituosa como também processos simbióticos. (Grifo meu) Como se pretende demonstrar, existe uma inter-relação dos diferentes níveis de mídia. Além disso, novos meios digitais podem também ser usados para aprofundar as estratégias de ação dos conglomerados de comunicação. (PRIMO, 2008, p.5)਀ Com base nisso, são propostas situações em que alunas e alunos deverão colocar a mão na massa e produzir. Para o PL - Revista F e Blog, tudo o que é produzido deve estar relacionado ao Jornalismo e à Sociedade e dentro da temática Retratos da Cidade, a partir de temas discutidos em sala de aula nas demais disciplinas (Jornalismo na Sociedade; Estudos Sociais; Imagem e Construção Social; e Texto e Construção Social) estudadas na devida UTA. A pluralidade de abordagens e desdobramentos é farta, o que garante a produção com variedade de temas, cidades, culturas, abordagens, histórias, sem repetição de pauta.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
As atualizações do blog acontecem em dias alternados (dia sim, dia não), sendo uma semana com duas atualizações (às terças e quintas-feiras) e, na semana subsequente, três postagens (normalmente às segundas, quartas e sextas-feiras). Para o começo da semana são trazidas matérias sobre retratos da cidade ou perfis, correspondendo às seguintes editorias da Revista F: Brasil de todos os cantos, Falando em imagens ou Perfil. Já para o final da semana (quintas ou sextas) são publicados materiais mais “softs”, correspondente às editorias Portfólio, Ponto de Vista, Enquadro e Ensaio, todas editorias da Revista F. Como a publicação da Revista F é semestral, o blog atende demandas factuais, ou com caráter de notícia; além de replicar parte do conteúdo da Revista F, e matérias que não entraram na revista, como também conteúdo inédito, produzido no projeto de extensão Ponto Zero. Contudo, majoritariamente, o blog é “alimentado da editoria Brasil de Todos os Cantos, respeitando seus objetivos.਀ Planejamento Visual ਀倀愀爀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 渀漀 戀氀漀最 猀漀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀搀愀猀 愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀攀猀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀 椀洀愀最攀洀㨀 • Título: até 100 caracteres;਀∀ठ䌀漀爀瀀漀 搀漀 琀攀砀琀漀㨀 挀漀爀瀀漀 ㄀㘀瀀砀Ⰰ 樀甀猀琀椀昀椀挀愀搀漀Ⰰ 攀猀瀀愀愀洀攀渀琀漀 攀渀琀爀攀 瀀愀爀最爀愀昀漀猀㬀 • Legendas: corpo 12, centralizado, abaixo da fotografia;਀∀ठ䌀爀搀椀琀漀猀㨀 昀椀渀愀氀 搀漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 挀漀爀瀀漀 ㄀㘀瀀砀Ⰰ 愀氀椀渀栀愀搀漀  攀猀焀甀攀爀搀愀㬀 挀漀洀 一伀䴀䔀Ⰰ 匀伀䈀刀䔀一伀䴀䔀Ⰰ 攀 䌀䤀䐀䄀䐀䔀ⴀ䔀匀吀䄀䐀伀 瀀愀爀愀 漀猀 挀爀搀椀琀漀猀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 挀爀搀椀琀漀猀 搀漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 洀愀椀猀 漀 挀爀搀椀琀漀 搀漀 攀搀椀琀漀爀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 洀漀搀攀氀漀 愀戀愀椀砀漀 ⠀䤀洀愀最攀洀 ㄀⤀⸀ • Fotografia: em modo paisagem deve ser estendida por toda coluna do texto; em modelo retrato, em 70% (Imagens 2 e 3).਀ Resultados਀伀 戀氀漀最 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 䘀 琀攀洀 甀洀 洀愀椀猀 搀攀 㘀⸀    瘀椀猀椀琀愀猀 搀攀猀搀攀 愀 猀甀愀 挀爀椀愀漀 攀洀 ㈀ ㄀㜀⸀ 䄀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀 漀爀椀最椀渀漀甀 洀愀椀猀 琀爀昀攀最漀 瀀愀爀愀 漀 戀氀漀最  漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 挀漀洀 ㈀⸀㜀㄀  瘀椀猀椀琀愀猀⸀ 伀 洀猀 挀漀洀 洀愀椀猀 瘀椀猀椀琀愀猀 焀甀攀 漀 猀椀琀攀 爀攀挀攀戀攀甀 昀漀椀 攀洀 樀甀氀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 琀漀琀愀氀 搀攀 ㌀⸀ 㐀㔀 瘀椀猀椀琀愀渀琀攀猀⸀ 伀 瀀漀猀琀 焀甀攀 漀戀琀攀瘀攀 洀愀椀猀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀 昀漀椀 ᰀ传 最甀愀爀搀椀漀 搀愀 氀甀稀 攀洀 猀漀洀戀爀椀漀Ⰰ 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀ᴀⰠ 瀀漀猀琀愀搀漀 渀漀 搀椀愀  㔀⼀ 㜀⼀㈀ ㄀㜀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 昀漀椀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀 瀀漀爀 ㄀㔀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 挀甀爀琀椀搀漀 瀀漀爀 㘀 攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 ㄀⸀㐀㌀㌀⸀  O tempo médio de permanência no blog é 5`04s, com pico maior no mês de abril com tempo de 8`53s. No total o blog obteve quase 60 posts Compartilhados. Uma curiosidade é que a palavra-chave que obteve mais buscas foi “fotojornalismo”, com 3 cliques. O dispositivo mais utilizado para ver a revista é móbile, com 3.014 visitas (54%), seguido do desktop com 2.080 (40%). Dos posts, 65% dos publicados são compartilhados pela rede social Facebook.
 
CONSIDERAÇÕES
O blog da Revista F é um espaço que oferece experiências visuais, poéticas e jornalísticas, a fim de valorizar e divulgar a produção acadêmica dos alunos, incentivando cada vez mais as práticas tanto fotográfica, textual, visual, jornalística, como também as expressões artísticas. O leitor do blog é, inicialmente, universitário, uma vez que a divulgação acontece nos campi da UNINTER, embora pretenda expandir para a comunidade externa, nos cenários artísticos e jornalísticos. Os conteúdos são produzidos pelos próprios alunos em experiência criativa, de forma a prepará-los para a entrada no mercado de trabalho. Dessa forma a revista ganha mais visibilidade com seu público-alvo, por estar ligada diretamente aos alunos, dando espaço para suas pesquisas e pensamentos críticos, sabendo que terão espaço para experiências e produções.਀䌀漀洀漀 愀 刀攀瘀椀猀琀愀 䘀 ጀ†挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 攀猀琀愀 愀 洀愀琀爀椀稀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 ⴀ 攀砀瀀氀漀爀愀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 愀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 攀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀 焀甀攀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 愀琀甀愀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 愀 瀀愀椀砀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 攀洀 挀愀搀愀 氀椀渀栀愀 攀 攀洀 挀愀搀愀 昀爀愀洀攀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀 吀愀瘀愀爀攀猀 ⠀㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀㄀ ㈀⤀Ⰰ 渀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 ᰀ愠瀀攀渀愀猀 搀漀 甀猀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀 漀甀 椀洀愀最琀椀挀漀猀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 搀愀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 猀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 愀氀椀 昀漀爀洀愀搀愀 攀 攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ᴀ†倀攀渀猀愀渀搀漀 渀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 猀漀洀愀渀搀漀 愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 椀渀琀攀爀愀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀  焀甀攀 漀 䈀氀漀最 搀愀 刀攀瘀椀猀琀愀 䘀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀 甀洀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 瀀漀琀椀挀愀猀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 甀洀愀 洀漀猀琀爀愀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 搀攀 吀漀搀漀猀 漀猀 䌀愀渀琀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀匀䌀䄀䰀娀伀Ⰰ 䴀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䤀䴀伀Ⰰ 䄀⸀ 䤀渀琀攀爀愀漀 䴀攀搀椀愀搀愀 瀀漀爀 䌀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀㨀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 挀漀最渀椀漀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 匀甀氀椀渀愀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䄀嘀䄀刀䔀匀Ⰰ 䘀⸀ 䴀⸀ 䈀⸀ 匀漀戀爀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 刀攀瘀椀猀琀愀 攀 漀 猀攀甀 椀渀昀椀渀椀琀漀 猀椀渀最甀氀愀爀⸀ 䤀渀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 䌀漀渀琀爀愀挀愀洀瀀漀Ⰰ 渀먀 ㈀㔀Ⰰ 搀攀稀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㈀⸀ 一椀琀攀爀椀㨀 䌀漀渀琀爀愀挀愀洀瀀漀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀ 倀最椀渀愀猀㨀 㤀㜀ⴀ㄀㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀