ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01706</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Radiojornal Comunicação: produção, autogestão, inovação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Arthur Henrique Schiochet (Universidade Federal do Paraná); CÁSSIA GONÇALVES FERREIRA (Universidade Federal do Paraná); ELSON FAXINA (Universidade Federal do Paraná); JOÃO FELIPE HEIM (Universidade Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;radiojornalismo, radiojornal, comunicação, UFPR, autogestão</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Radiojornal Comunicação tem propiciado aos alunos de jornalismo da UFPR atuar de maneira coletiva e autônoma, buscando simular a realidade do mercado de trabalho. Nesse sentido, o principal desafio é garantir produtividade e qualidade em um processo que procura preparar os estudantes ao futuro profissional e possibilitar o experimento com iniciativas novas que podem ser adotadas pelo próprio mercado futuramente. O modelo de gestão adotado implica na superação de desafios naturais desse modo de produção, possibilitando o aprendizado, a troca de experiência e a corresponsabilidade entre professores e alunos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Radiojornal Comunicação tem duas edições semanais e é desenvolvido por alunos de segundo, terceiro e quarto anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná como atividade laboratorial. O gerenciamento e a produção de todos os materiais para o jornal são assumidos pelos alunos da disciplina de Laboratório de Radiojornalismo, ministrada pelo professor Elson Faxina, tendo acompanhamento do professor Luiz Witiuk na orientação de produção de reportagens. Acompanhados e orientados pelo professor, os alunos de segundo e terceiro anos se encarregam da pauta, produção e edição de reportagens, notas e comentários; alunos de terceiro e quarto anos assumem a edição, o fechamento e a gravação do radiojornal, incluindo a apresentação, em sistema de rodízio. No ano de 2017, a estrutura da equipe incluiu 12 repórteres no primeiro e 13 no segundo semestre, 4 chefes de reportagem e editores/chefe no primeiro semestre e 8 no segundo. Cada aluno pautou e produziu uma reportagem, uma nota e um comentário a cada duas semanas de aula, em sistema de rodízio. Toda semana todos os alunos se reuniam para as gravações, participando com comentários ou notas, devidamente combinadas antes com os editores-chefe. Os equipamentos, especialmente de edição e gravação, foram oferecidos pela própria UFPR. O fechamento da edição ficou a encargo dos alunos com o posto de editores/chefe, que revisavam os materiais gravados, fechavam script e faziam a apresentação, em um modelo  Ao Vivo , no estúdio de rádio da do Decom/UFPR, acompanhados de todos os participantes, que puderam experimentar e vivenciar as dificuldades naturais de cumprimento de prazos e de adequação precisa do tempo. Por isso tudo, entendemos que os alunos puderam vivenciar um modelo de aprendizado o mais próximo possível da realidade profissional. O jornal foi organizado a partir de um método de trabalho em equipe que inclui a autogestão do veículo pelos próprios alunos </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Radiojornal Comunicação é encarado como um jornal comunitário voltado especialmente para o público da UFPR (alunos, professores e servidores) e seus familiares. A produção busca assuntos que fazem parte ou interferem na vida dessa comunidade, mas também que sejam de interesse público, uma vez que a Rádio UniFM é acessado pelo público em geral em 94.5FM. Defendendo de maneira crítica a posição deste segmento, inclui-se o respeito aos direitos humanos, à ética profissional e foco mais voltado ao jornalismo cívico, independente da própria instituição. Nesse sentido, apesar de figurar como principal tema, a UFPR não tem qualquer interferência na produção, garantindo total autonomia aos estudantes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um dos principais desafios do Radiojornal Comunicação é a elaboração de um produto jornalístico capaz de ser atrativo para o público de Rádio, de maneira especial a comunidade universitária e seus familiares, incluindo desde a seleção de pautas, até a produção e edição das reportagens, notas, comentários e gravação do jornal. Ao mesmo tempo, há o desafio de como possibilitar aos alunos o exercício do radiojornalismo nos moldes do que exige o mercado, mas também desafiá-los a incorporar novas temáticas e narrativas, o que nem sempre se consegue, mas que deve ser sempre buscado. A estratégia utilizada para garantir a produtividade e a qualidade da equipe está no próprio organograma do radiojornal. A estrutura, apesar de contar com hierarquia, inclui uma relação horizontalizada entre os alunos, respeitando as responsabilidades próprias de cada função jornalística. Nesse sentido, a divisão de responsabilidades é fundamental, assim como o acompanhamento e a supervisão do professor orientador e a posterior avaliação do trabalho realizado, levando-se em conta o aprendizado durante o processo de produção. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para avaliar o trabalho dos alunos, alguns critérios são fundamentais: pontualidade, quantidade, qualidade técnica e de conteúdo, trabalho em equipe e compromisso ético. Esses foram elementos centrais no processo de avaliação semanal e final de cada disciplina durante os dois períodos letivos de 2017. Durante esse ano, foram produzidos e gravados 24 radiojornais, sendo 13 no primeiro semestre e 11 no segundo. A edição semanal do Radiojornal, destinada à Rádio UniFM, tinha em média 40 minutos de duração, que era o tempo destinado pela emissora. A edição semanal do radiojornal, postada na Internet na sexta-feira, também tinha, em média, 40 minutos de duração, mas o tempo era variável, dependendo da produção por se trata de um veículo mais livre em termos de tempo. Neste caso, a preocupação era não deixar o público perder o interesse e manter o ritmo próprio de um radiojornal, apesar de todas as dificuldades de um trabalho laboratorial. Neste sentido, vale a máxima de que mais vale um radiojornal feito com qualidade regular, mas totalmente produzido pelos alunos, do que um radiojornal feito já com qualidade profissional, mas por professores e outros profissionais, em que os alunos são mais ajudantes do que sujeitos de toda a produção. Ainda assim, podemos dizer que os alunos não deixaram nada a dever, especialmente se considerarmos o crescimento profissional de todos, ao longo do semestre, cumprindo assim o objetivo de uma disciplina laboratorial. No primeiro semestre foram 12 alunos envolvidos na produção de pautas, reportagens e edição e 4 alunos na edição final, produção do script, apresentação, gravação e montagem final dos radiojornais. No segundo semestre, foram 13 alunos envolvidos na produção de pautas, reportagens e edição e 6 alunos na edição final, produção do script, apresentação, gravação e montagem final dos radiojornais. Cabe destacar que os alunos que assumiram a tarefa de editores e fechadores do radiojornal, no segundo semestre, haviam cursado a disciplina de produção de pautas e reportagens no primeiro semestre de 2017. No total foram produzidas 44 reportagens e 10 comentários, 39 notas no primeiro semestre e 38 reportagens, 8 comentários e 33 notas no segundo semestre, somando no ano um total de 82 reportagens, 18 comentários e 72 notas produzidos e editados pelos próprios alunos, sempre sob supervisão, acompanhamento e avaliação do professor. As condições de produção são informadas ao início do semestre por meio de um documento distribuído e discutido com os alunos. As regras exigem que cada aluno faça uma pauta, produza e edita a respectiva reportagem uma Nota ou um Comentário a cada 15 dias. Ressalva-se que as duas primeiras semanas de aula são tomadas para o planejamento, organização e definições de linha editorial do radiojornal. Como se trata de uma disciplina de 8 horas semanais, quatro horas foram destinadas à produção da pauta, reportagem e edição, e quatro horas para a produção de Notas e Comentários e ao encontro semanal (manhã de quinta-feira) de gravação, planejamento das edições da semana seguinte e avaliação. A avaliação é feita a partir uma nota, de 0 a 10, por Reportagem, Nota e Comentário, envolvendo Pauta, estrutura narrativa, texto, narração e edição. Ao final do semestre são somadas todas as notas e o resultado é dividido pelo número de produtos devidos por aluno para o período. Já os editores são avaliados pelo produto final que foi ao ar, envolvendo a estrutura, o script e a narração de cada telejornal. O método é inspirado nos modelos mais recentes de gestão de pessoas, conforme Knapik (2008), para quem a gestão moderna inclui um processo horizontal de organização, possibilitando explorar a iniciativa e a criatividade. Neste modelo, o ambiente de trabalho tende a ser menos desgastante, já que conflitos acabam sendo reduzidos pela redução das diferenças estabelecidas entre os ocupantes de cada cargo ou função, permitindo a troca de conhecimento e colaboração mútua. As definições de cada função no radiojornalismo são baseadas na prática das redações e podem ser muito bem entendidas a partir do Manual e radiojornalismo, de Heródoto Barbeiro e Paulo Lima. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Cada edição do radiojornal tem em média 15 minutos de duração, contendo 5 Reportagens, três notas e dois comentários, apresentado por uma dupla de alunos. Cada reportagem tem, em média, dois minutos e cada comentário de um minuto e meio a dois minutos e cada nota, um minuto. As Notas e os Comentários têm juntos a função de  esquentar o radiojornal, com temas do dia da gravação. Cada semana são duas duplas de gravação, uma para o jornal da Intenet e outra para o jornal da Rádio UniFM. Procedimentos adotados A rotina produtiva consiste em uma série de procedimentos que visam a garantia de produção e de qualidade para o trabalho, além do aprendizado dos alunos. O processo inicia com a reunião semanal de pauta envolvendo repórteres e editores. O primeiro encontro, às 8h30, envolve todos os alunos e professores das disciplinas laboratorias (Impresso, OnLine, Rádio, TV) é dirigido pelo chefe de redação e secretários do jornal na versão online e impressa, uma vez que os editores e repórteres do Radiojornal também estão envolvidos com esses dois produtos laboratoriais. Finalizado este encontro, inicia-se a reunião específica do Radiojornal, diretamente no Estúdio de Rádio do Departamento de Comunicação/Decom, da UFPR. Num primeiro momento, todos participam, gravando ou ouvindo, as duas edições. Em seguida, todos os alunos e o professor da disciplina fazem a avaliação de cada reportagem, comentário e nota ouvidas e de cada edição como um todo. Em conjunto, apontam as falhas e destacam os sucessos de cada pauta, reportagem, comentário, nota e edição. Um dos aspectos interessantes no modelo de gestão é que os próprios alunos vão ganhando mais experiência, adquirindo melhores condições de avaliar e produzir e se sentem mais participativos no processo para avaliar os resultados. Nota-se claramente que a cada nova edição do semestre as pautas, reportagens, notas, comentários, edições e apresentações dos radiojornais vão melhorando significativamente. Neste processo, os erros, muito comuns num trabalho laboratorial, são valorizados como parte do processo de aprendizagem. É evidente que sempre no início de cada semestre o produto final do radiojornal apresenta problemas tanto de conteúdos quanto técnicos, mas há sempre um crescimento progressivo, percebido pelos próprios alunos e valorizado pelo professor. Afinal, mais importante do que o produto final que vai ao ar é o aprendizado que o processo de produção possibilita a cada aluno. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O Radiojornal Comunicação é um veículo que procura inserir os alunos de jornalismo em uma dinâmica de produção que se iguala ao do mercado de trabalho. Isto implica em superar certas dificuldades como o relacionamento interpessoal, problemas no processo produtivo (um dos mais recorrentes é a combinação de prazos entre as equipes e os editores) e a relação com terceiros, especialmente os entrevistados que, por se tratar de alunos, nem sempre se disponibilizam a dar entrevista. A autonomia dada aos alunos permite que eles adquiram certa experiência para se inserirem no mercado de trabalho conscientes das responsabilidades e capazes de dominar todas as etapas do processo produtivo. Além do desafio de manter a motivação da equipe, procurando alinhar o conteúdo a sua proposta editorial e ao seu público-alvo, o Radiojornal Comunicação tem procurado atuar como instrumento de integração e relacionamento profissional, possibilitando aos alunos atuarem diante de imprevistos e diferenças de pensamento dentro e fora da redação, sem deixar de lado a possibilidade de desenvolver novas experiências que podem servir de incentivo para que os profissionais que venham a atuar futuramente no mercado possam contribuir com novas ideias. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de radiojornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 2002<br><br>KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. 2ª ed. Curitiba: Ibpex, 2008.<br><br>LOPES, Dirceu. Jornal laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Smmus, 1989.<br><br> </td></tr></table></body></html>