INSCRIÇÃO: 01726
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP02
 
TÍTULO: Mensuração da Reputação da Empresa Trensurb
 
AUTORES: Paula Nowaczyk Merker (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Matheus Felipe Ferreira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Cristiane Curi da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Rubiana Valim da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: mensurar, pesquisa, públicos, reputação, Trensurb
 
RESUMO
Este trabalho busca mensurar a reputação da empresa Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A) frente à comunidade em que está inserida. Através de pesquisas quantitativas e qualitativas, com públicos internos e externos, foi possível avaliar e mensurar a reputação da empresa utilizando cinco pilares de reputação. A partir dos resultados são propostas ações para melhorar a reputação da empresa.
 
INTRODUÇÃO
A missão da Trensurb é: transportar pessoas de forma rápida, segura, limpa e com qualidade, conectando diferentes destinos. Sua visão é: ser referência nacional na operação do sistema metroferroviário e na consolidação da tecnologia aeromóvel, através do comprometimento com a melhoria contínua dos padrões de excelência de operação, de gestão e em projetos de expansão. E seus valores são: urbanidade (presteza e bom atendimento aos usuário), eficiência (uso eficiente dos recursos), diversidade (respeito à diversidade), participação (participação na busca de soluções), cooperação (cooperação e parceria), sustentabilidade (cultivo de condutas ambientalmente sustentáveis), integração (integração com a comunidade), ética (uma cultura organizacional com sinergia e base ética), pertencimento (orgulho de ser Trensurb), eficiência operacional (excelência no serviço aos usuários), eficiência econômica (uso eficiente dos recursos e redução progressiva da necessidade de subvenção federal) e desenvolvimento e inovação tecnológica (investimento em projetos de infraestrutura e inovação tecnológica do setor). ਀儀甀愀渀琀漀  挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀砀琀攀爀渀愀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 愀 吀爀攀渀猀甀爀戀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 猀椀琀攀 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 琀攀洀琀椀挀愀猀 戀愀猀琀愀渀琀攀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 昀漀爀渀攀挀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 瀀爀攀猀琀愀搀漀猀 攀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 洀攀猀洀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 琀攀洀 甀洀 戀氀漀最  焀甀攀 搀攀琀洀 甀洀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀甀樀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 最椀爀愀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 攀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀 渀愀 搀椀猀猀椀瀀愀漀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀瀀椀搀愀猀 攀 挀漀爀爀椀焀甀攀椀爀愀猀 挀漀洀 氀椀渀最甀愀最攀洀 椀渀昀漀爀洀愀氀⸀ 伀猀 挀愀渀愀椀猀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 挀漀渀猀甀氀琀愀爀 攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 攀 愀挀攀猀猀愀爀 搀愀搀漀猀 挀漀洀漀 漀 攀洀瀀爀攀最漀 搀攀 瘀攀爀戀愀 ⠀瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 瀀切戀氀椀挀愀⤀Ⰰ 漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 瀀爀攀猀琀愀搀漀猀 ⠀搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀⤀ 攀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀Ⰰ 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀Ⰰ 昀漀爀渀攀挀攀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀琀挀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀  洀攀渀猀甀爀愀爀 愀 爀攀瀀甀琀愀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 吀爀攀渀猀甀爀戀 ⴀ 䔀洀瀀爀攀猀愀 搀攀 吀爀攀渀猀 唀爀戀愀渀漀猀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀 匀⸀䄀⸀Ⰰ 昀爀攀渀琀攀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀愀⸀ 䄀 吀爀攀渀猀甀爀戀  甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 挀爀椀愀搀愀 攀洀 ㄀㤀㠀 Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀瀀攀爀愀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 琀爀攀渀猀 甀爀戀愀渀漀猀 挀漀洀 攀砀琀攀渀猀漀 搀攀 㐀㌀Ⰰ㠀 焀甀椀氀洀攀琀爀漀猀Ⰰ 渀漀 攀椀砀漀 渀漀爀琀攀 搀愀 刀攀最椀漀 䴀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 挀漀洀 ㈀㈀ 攀猀琀愀攀猀 攀 甀洀愀 昀爀漀琀愀 搀攀 ㈀㔀 琀爀攀渀猀Ⰰ 愀琀攀渀搀攀渀搀漀 愀 猀攀椀猀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀㨀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 䌀愀渀漀愀猀Ⰰ 䔀猀琀攀椀漀Ⰰ 匀愀瀀甀挀愀椀愀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 匀漀 䰀攀漀瀀漀氀搀漀 攀 一漀瘀漀 䠀愀洀戀甀爀最漀⸀ 䔀砀椀猀琀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 昀氀甀砀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀 愀挀椀洀愀 挀椀琀愀搀漀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 搀愀 吀爀攀渀猀甀爀戀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀  㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 吀爀攀渀猀甀爀戀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀漀爀焀甀攀  甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀 猀攀甀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 搀攀瘀攀洀 戀攀渀攀昀椀挀椀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀  猀甀愀 瘀漀氀琀愀⸀ 䔀氀愀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瀀攀渀搀攀洀 搀漀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ  挀漀渀栀攀挀椀搀愀 瀀攀氀愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 愀昀攀琀愀爀 猀甀愀 爀攀瀀甀琀愀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ  甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 焀甀攀 攀猀琀 氀椀最愀搀愀  洀甀椀琀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 攀洀 瀀愀爀琀攀 瀀漀爀 猀攀爀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 渀愀 爀漀琀椀渀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 攀洀 瀀愀爀琀攀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 瀀切戀氀椀挀愀⸀ 吀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 琀漀爀渀愀洀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 猀甀愀 爀攀瀀甀琀愀漀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀漀洀瀀氀攀砀漀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 洀甀椀琀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀⸀  㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䘀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 渀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 甀洀 昀漀爀洀甀氀爀椀漀 搀漀 䜀漀漀最氀攀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 渀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀ 伀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 昀漀椀 搀攀 㔀 搀椀愀猀 ⠀搀攀  ㌀⼀ 㜀⼀㈀ ㄀㜀Ⰰ 猀 ㄀㤀栀Ⰰ 愀琀  㜀⼀ 㜀⼀㈀ ㄀㜀Ⰰ 猀 ㈀㌀栀⤀⸀ 一攀猀琀攀 瀀攀爀漀搀漀 昀漀爀愀洀 挀漀氀攀琀愀搀漀猀 ㈀㜀㈀ 昀漀爀洀甀氀爀椀漀猀 瘀氀椀搀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 ㈀   瀀爀攀攀渀挀栀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀 ⠀甀猀甀爀椀漀猀 攀 渀漀 甀猀甀爀椀漀猀 搀漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 搀愀 吀爀攀渀猀甀爀戀⤀ 攀 㜀㈀ 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀琀攀爀渀漀 ⠀瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 漀甀 樀 瀀漀猀猀甀爀愀洀 瘀渀挀甀氀漀 攀洀瀀爀攀最愀琀挀椀漀 挀漀洀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀⤀⸀   A metodologia empregada para a pesquisa quantitativa foi o "Quociente de Reputação", construído através de seis dimensões, considerando os públicos já citados. Foram utilizados os seguintes pilares de reputação para o pùblico externo: apelo emocional (empresa pública e cujo "sentimento de pertencimento" e "integração com a comunidade" aparecem em dois de seus valores), produtos e serviços (serviço oferecido pela empresa é essencial na rotina de milhares de pessoas) e responsabilidade social (temática amplamente abordada pelas empresas, que impacta substancialmente na sua reputação). E, para o pùblico interno, foram utilizados os seguintes pilares de reputação: apelo emocional (a ocorrência do "sentimento de pertencimento" nos valores verte para a comunidade e os funcionários), produtos e serviços (para que se cumpra a missão e se alcance a visão, é preciso que os funcionários estejam alinhados com estes ideais e percebam a empresa tal qual estes enunciados), responsabilidade social (presente nos seus valores e na sua missão, invoca a ideia do cultivo de condutas ambientalmente sustentáveis que deve ser percebida e exercida pelos funcionários), visão e liderança, e ambiente de trabalho (tais aspectos trazem a expectativa dos funcionários quanto a sua colaboração para que, juntos, contemplam a visão da empresa). ਀倀愀爀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 吀爀攀渀猀甀爀戀 渀愀 洀搀椀愀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀猀琀愀 愀渀氀椀猀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 攀 渀攀最愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 攀 瀀攀渀猀愀爀 挀漀洀漀 攀猀琀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 瀀漀搀攀洀 椀渀琀攀爀昀攀爀椀爀 攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀 愀 爀攀瀀甀琀愀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 昀爀攀渀琀攀  猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀 渀漀 琀攀爀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 吀爀攀渀猀甀爀戀 愀氀洀 搀漀 焀甀攀  渀漀琀椀挀椀愀搀漀⸀   㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 愀漀 昀漀爀洀甀氀爀椀漀 搀漀 䜀漀漀最氀攀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 猀椀琀攀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀愀氀挀甀氀愀爀 漀 焀甀漀挀椀攀渀琀攀 搀攀 爀攀瀀甀琀愀漀 搀愀 吀爀攀渀猀甀爀戀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀 攀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀琀攀爀渀漀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀 最爀昀椀挀漀 ∀䐀椀洀攀渀猀漀 搀愀 刀攀瀀甀琀愀漀∀⸀ 倀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀Ⰰ 漀 瀀椀氀愀爀 挀漀洀 愀 洀攀氀栀漀爀 愀瘀愀氀椀愀漀 昀漀椀 ∀愀瀀攀氀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀∀Ⰰ 挀漀洀 焀甀漀挀椀攀渀琀攀 搀攀 爀攀瀀甀琀愀漀 搀攀 㘀Ⰰ 㤀Ⰰ 攀 漀 瀀椀氀愀爀 挀漀洀 愀 瀀椀漀爀 愀瘀愀氀椀愀漀 昀漀椀 ∀爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀∀Ⰰ 挀漀洀 焀甀漀挀椀攀渀琀攀 搀攀 爀攀瀀甀琀愀漀 搀攀 㐀Ⰰ㠀㔀⸀ 䨀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀琀攀爀渀漀Ⰰ 漀 洀攀氀栀漀爀 昀漀椀 ∀瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 猀攀爀瘀椀漀猀∀Ⰰ 挀漀洀 焀甀漀挀椀攀渀琀攀 搀攀 爀攀瀀甀琀愀漀 搀攀 㔀Ⰰ㐀 攀 漀 瀀椀漀爀 昀漀椀 ∀瘀椀猀漀 攀 氀椀搀攀爀愀渀愀∀ 挀漀洀 焀甀漀挀椀攀渀琀攀 搀攀 爀攀瀀甀琀愀漀 搀攀 㐀Ⰰ㤀㌀⸀  䘀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 愀氀最甀渀猀 猀椀渀挀爀漀渀椀猀洀漀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀砀琀攀爀渀漀 攀 椀渀琀攀爀渀漀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀  焀甀攀 漀 焀甀漀挀椀攀渀琀攀 搀攀 爀攀瀀甀琀愀漀 瀀愀爀愀 倀爀漀搀甀琀漀猀 攀 匀攀爀瘀椀漀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀  愀昀椀爀洀愀漀 ∀猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀 挀漀洀 愀 椀渀漀瘀愀漀 搀攀 猀攀甀猀 猀攀爀瘀椀漀猀∀ 昀漀椀 戀愀椀砀漀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀琀攀爀渀漀⸀ 䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 焀甀漀挀椀攀渀琀攀 搀攀 爀攀瀀甀琀愀漀 瀀愀爀愀 刀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 匀漀挀椀愀氀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀  ∀愀最攀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 瀀爀漀琀攀最攀爀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀∀⸀ 䨀 漀 焀甀漀挀椀攀渀琀攀 搀攀 爀攀瀀甀琀愀漀 瀀愀爀愀 刀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 匀漀挀椀愀氀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀  ∀挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀∀ 昀漀椀 愀氀琀漀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀琀攀爀渀漀⸀   Para realizar a análise qualitativa da representação da Trensurb na mídia, foram escolhidos dois portais de notícias, G1 e UOL, e foram analisadas as notícias sobre a Trensurb de janeiro à junho de 2017. Neste período foram veiculadas 9 notícias sobre a Trensurb no portal G1, e 12 notícia no portal UOL. Através da análise do conteúdo das notícias e de palavras positivas e negativas utilizadas, foi possível perceber diferenças de abordagem entre o portal G1 e UOL, havendo mais notícias de caráter negativo no portal G1, enquanto o portal UOL veiculou notícias negativas e positivas. Muitos dos temas abordados nas notícias se repetiram, como protestos e greves, funcionamento interrompido por causa de acidentes, condições meteorológicas, entre outros e corrupção. Mas também foram identificados temas como ampliação, intervenção artística e inovação tecnológica, sendo que estes foram identificados no portal UOL e foram vistos como positivos. Comparando as respostas da questão aberta do questionário aplicado, "Qual a primeira palavra que vem na sua cabeça ao lembrar da TRENSURB?" com palavras frequentes nas notícias dos portais G1 e UOL, é possível identificar alguns termos que se repetem. Para o público externo, as palavras mais populares foram termos relacionados ao serviço, como "trem" (50) e "transporte" (24). Também foram repetidos termos negativos como "descaso"(3) "insegurança" (7) e "lotado" (6). Apesar disso, muitas respostas citaram termos positivos, como "agilidade" (7) "facilidade" (6) "praticidade" (6) e "rapidez" (20). As respostas dos funcionários para a mesma pergunta do questionário foram semelhantes, também repetindo palavras referentes ao serviço prestado, como "trem" (6) e "transporte" (4). E termos positivos como "agilidade" (4), "pontualidade" (7), "rapidez" (11) e "segurança" (3). Foram identificadas respostas negativas, mas não repetidas como no público externo. Essa diferença pode ser decorrente do fato de que as pessoas que trabalham na empresa conhecem mais sobre a organização, portanto atribuem qualidades positivas à Trensurb. Portanto, pode indicar melhor reputação entre funcionários. ਀䄀 洀愀椀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀 昀漀椀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 挀椀琀愀搀愀猀 琀愀渀琀漀 瀀攀氀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 焀甀愀渀琀漀 瀀攀氀漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀Ⰰ 攀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 洀愀椀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀猀 渀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀⸀ 䴀甀椀琀漀猀 琀攀爀洀漀猀 渀攀最愀琀椀瘀漀猀 猀攀 爀攀瀀攀琀椀爀愀洀 渀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 ∀愀挀椀搀攀渀琀攀猀∀Ⰰ ∀昀攀挀栀愀搀漀∀Ⰰ ∀瀀愀爀愀氀椀猀愀漀∀Ⰰ ∀瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 琀挀渀椀挀漀猀⼀洀攀挀渀椀挀漀猀∀ 攀 ∀猀攀爀瘀椀漀 猀甀猀瀀攀渀猀漀∀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 渀漀 昀漀爀愀洀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀猀 渀愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀⸀ 䔀猀猀愀 搀椀猀挀爀攀瀀渀挀椀愀 瀀漀搀攀 氀攀瘀愀爀  挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 焀甀攀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀猀 渀漀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 渀愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 琀攀洀 搀愀 吀爀攀渀猀甀爀戀⸀ 伀甀琀爀漀 昀愀琀漀爀 焀甀攀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀  焀甀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀愀渀搀漀 漀 琀攀洀愀 攀爀愀 渀攀最愀琀椀瘀漀Ⰰ 昀椀挀愀瘀愀 挀氀愀爀漀 焀甀攀 愀 吀爀攀渀猀甀爀戀 渀漀 攀爀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 洀甀椀琀漀猀 搀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀Ⰰ 攀 焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 漀 洀愀椀猀 爀瀀椀搀漀 漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 爀攀猀漀氀瘀ⴀ氀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀 渀漀 猀攀最甀椀渀琀攀 琀爀攀挀栀漀 搀攀 甀洀愀 渀漀琀挀椀愀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 䜀㄀Ⰰ 搀攀 ㈀ ⼀ 㘀⼀㈀ ㄀㜀㨀 ∀漀猀 琀爀攀渀猀 焀甀攀 漀瀀攀爀愀洀 攀渀琀爀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀 攀 一漀瘀漀 䠀愀洀戀甀爀最漀Ⰰ 渀漀 嘀愀氀攀 搀漀 匀椀渀漀猀Ⰰ 琀椀瘀攀爀愀洀 漀 猀攀爀瘀椀漀 猀甀猀瀀攀渀猀漀 渀愀 洀愀渀栀 搀攀猀琀愀 琀攀爀愀ⴀ昀攀椀爀愀 ⠀㈀ ⤀ 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀爀琀漀 渀愀 爀攀搀攀 愀爀攀愀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀Ⰰ 愀瀀猀 愀 吀爀攀渀猀甀爀戀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀ 倀漀甀挀漀 愀渀琀攀猀 搀愀猀 ㄀ 栀㌀ Ⰰ 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 椀渀昀漀爀洀漀甀 焀甀攀 愀 瀀爀攀瘀椀猀漀 搀攀 爀攀琀漀洀愀搀愀 搀愀 漀瀀攀爀愀漀  瀀愀爀愀 愀猀 ㄀㌀栀⸀∀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀漀搀攀ⴀ猀攀 挀漀渀猀琀愀琀愀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 愀渀氀椀猀攀 焀甀攀 愀 洀搀椀愀 渀漀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀 愀 爀攀瀀甀琀愀漀 搀愀 吀爀攀渀猀甀爀戀 渀攀最愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ 䴀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀Ⰰ 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 洀愀砀椀洀椀稀愀渀搀漀 愀 爀攀瀀甀琀愀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 搀愀 吀爀攀渀猀甀爀戀 昀爀攀渀琀攀 猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 樀 瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀猀 瀀攀氀漀猀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀  䰀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀 猀攀甀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 猀甀最攀爀椀爀 愀氀最甀洀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 洀攀氀栀漀爀愀爀 愀 爀攀瀀甀琀愀漀 搀愀 吀爀攀渀猀甀爀戀 昀爀攀渀琀攀  猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀洀 最攀爀愀氀⸀ 倀爀漀瀀攀ⴀ猀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 ⠀挀甀樀漀 焀甀漀挀椀攀渀琀攀 爀攀瀀甀琀愀挀椀漀渀愀氀 昀漀椀 漀 洀愀椀猀 戀愀椀砀漀⤀Ⰰ 瀀漀椀猀  甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 愀洀瀀氀愀洀攀渀琀攀 愀戀漀爀搀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀 搀攀 琀攀漀爀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 搀攀 洀愀猀猀愀⸀ 倀爀漀瀀攀ⴀ猀攀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 洀愀椀猀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀 瀀愀爀愀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 漀 挀氀椀洀愀 椀渀琀攀爀渀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀Ⰰ 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 攀洀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 焀甀攀  昀漀爀琀攀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀愀搀愀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 攀 瀀漀猀猀甀椀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀搀漀猀Ⰰ  搀椀瘀攀爀最攀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 戀愀椀砀愀 愀瘀愀氀椀愀漀 渀漀猀 焀甀攀猀椀琀漀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀 猀 氀椀搀攀爀愀渀愀猀 攀 愀漀 漀昀攀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 搀攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ 䔀 搀椀瘀甀氀最愀爀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 搀愀搀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 吀爀攀渀猀甀爀戀 攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 瀀愀爀愀 洀愀砀椀洀椀稀愀爀 愀 爀攀瀀甀琀愀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 昀爀攀渀琀攀 猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 樀 瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀猀 瀀攀氀漀猀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀    Podemos inferir que a reputação da empresa Trensurb frente à comunidade em que está inserida tem quociente reputacional de 4,86 para o público externo, e de 4,93 para o público interno. Sendo um índice relativamente baixo, para a escala utilizada (média 3,5), concluímos que a empresa precisa ainda trabalhar melhor sua reputação. Pode-se constatar através da análise que a mídia não influencia a reputação da Trensurb negativamente. Mas que poderiam, potencialmente, influenciar positivamente através da divulgação de aspectos positivos da organização.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
ALMEIDA, Ana Luisa C. Reputação Organizacional: a importância de parâmetros para o seu gerenciamento. In: Revista Organicom, n. 2, Ano 2005, p. 117-133.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䄀䰀䔀刀䄀一䤀Ⰰ 䜀椀氀挀攀愀渀愀 匀⸀ 䴀漀爀攀椀爀愀⸀ 䄀瘀愀氀椀愀漀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀㨀 䔀洀戀爀愀瀀愀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀刀唀一䤀䜀Ⰰ 䨀⸀䔀⸀㬀 䘀䔀刀刀䄀刀䤀Ⰰ 䴀⸀䄀⸀㬀 䘀刀䄀一윀䄀Ⰰ 䘀⸀ 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀㨀 琀攀漀爀椀愀Ⰰ 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀⸀ 匀漀 䌀愀攀琀愀渀漀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 匀倀㨀 䐀椀昀甀猀漀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀