ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01738</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Mediação: Agência Experimental de Jornalismo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;DOUGLAS MIRANDA DE OLIVEIRA (Centro Universitário Uninter); Aliana Alves Pinto Machado (Centro Universitário Uninter); Larissa de Oliveira (Centro Universitário Uninter); Kevin Daniel Capobianco (Centro Universitário Uninter); Arthur Neves Rosa Santos (Centro Universitário Uninter); Eloisa Beling Loose (Centro Universitário Uninter); Roberto Nicolato (Centro Universitário Uninter); Sionelly Leite da Silva Lucena (Centro Universitário Uninter); Marcia Boroski (Centro Universitário Uninter); Silvia Valim (Centro Universitário Uninter); Gisele Krodel Rech (Centro Universitário Uninter); Eugênio Vinci de Moraes (Centro Universitário Uninter); Guilherme Gonçalves de Carvalho (Centro Universitário Uninter)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;laboratorial, Uninter, jornalismo, notícias, portal</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Mediação é um programa de extensão do curso de jornalismo da Uninter cuja rotina de produção opera em forma de agência de notícias, seguindo os preceitos do jornalismo da web de terceira geração. O trabalho é desenvolvido por alunos do curso presencial e a distância e é orientado por professores do curso. O Mediação constitui-se como um programa de extensão, ao qual estão associados 14 projetos de extensão e para o qual convergem conteúdos de 12 projetos laboratoriais desenvolvidos para diferentes mídias. A produção é exibida em uma plataforma convergente e multimidiática que visa oferecer aos alunos a possibilidade de aprendizagem e à sociedade um serviço informativo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Mediação é uma agência experimental de notícias desenvolvido e mantido por alunos do curso de jornalismo do Centro Universitário Internacional (Uninter), orientados por professores, o qual constitui-se como programa de extensão. Seguindo o conceito de porta de entrada para acesso a conteúdos informativos, associado à lógica de funcionamento de uma agência de notícias, este é um trabalho experimental que tem por objetivo a divulgação das produções desenvolvidas nos vários projetos de extensão e laboratoriais do curso, visando a integração das produções em formato multimídia, seguindo as tendências atuais do mercado jornalístico (BARBOSA et. al, 2007). A este programa de extensão estão vinculados 14 projetos de extensão e 12 projetos laboratoriais desenvolvidos no âmbito das disciplinas. Dentre os principais objetivos do projeto estão possibilitar aos alunos o aprendizado na produção e publicação de conteúdos jornalísticos de caráter experimental; oferecer à sociedade um canal de comunicação jornalístico de interesse público; estabelecer um programa  guarda-chuva para os projetos de extensão e laboratoriais do curso de Jornalismo da Uninter; oferecer aos veículos de comunicação conteúdos que podem ser publicados eventualmente. As produções são publicadas em um portal inaugurado em abril de 2017, após um mês de versão beta, e podem ser acessado no endereço https://www.mediacaouninter.com.br/. A constituição do site, além de informação, inclui a prestação de serviços para estudantes da Uninter e do público externo, e interface com uma série de outras plataformas. Neste site é possível acompanhar as atualizações de todas as produções, além de eventuais notícias relevantes para a comunidade universitária e para o público em geral. Trata-se de uma ferramenta multimidiática que procura apresentar novas possibilidades para o jornalismo, considerando o ambiente digital. Neste paper descrevemos os procedimentos metodológicos adotados para a produção e conteúdos e circulação de conteúdos e a descrição dos processos adotados pela agência. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">- Possibilitar aos alunos o aprendizado na produção e publicação de conteúdos jornalísticos de caráter experimental, a partir da compreensão da lógica produtiva do jornalismo, de modo a prepará-los para encarar os desafios do mercado de trabalho. - Permitir aos estudantes a compreensão da relevância do trabalho aplicado em jornalismo associado a um projeto de caráter experimental com vistas à inovação que seja capaz de simular aspectos da profissão. - Oferecer à sociedade um canal de comunicação jornalístico de interesse público com informações de relevância e produzidas com responsabilidade, levando-se em consideração o aprendizado transdisciplinar realizado em atividades de ensino. - Estabelecer um programa  guarda-chuva para os projetos de extensão e laboratoriais do curso de Jornalismo da Uninter capaz de reunir as produções em um único ambiente, formando, assim, um registro histórico das produções. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Mediação visa oferecer um serviço para a sociedade, procurando cumprir a vocação extensionista de um curso superior. Ou seja, os conteúdos jornalísticos produzidos pelos alunos e publicados no portal levam em consideração aspectos relacionados ao aprendizado profissional, considerando princípios do processo produtivo e da ética jornalística. A iniciativa busca suprir uma demanda do curso e dos alunos de dar visibilidade às produções, aliada à possibilidade de garantir a eles a experiência de atuar em uma agência que visa oferecer algo para a sociedade, compreendendo o jornalismo digital e suas respectivas plataformas como fundamentos do que se espera dos profissionais nos dias de hoje e do que pode ser oferecido de novo para a sociedade. Nesse sentido, o Mediação é resultado de um trabalho coletivo não apenas de estudantes, mas também de professores que orientam diferentes projetos laboratoriais e de extensão, contribuindo para um trabalho transdisciplinar e para um aprendizado multimidiático, conforme expressa Salaverría (2014, p.27). Referimo-nos àqueles casos onde distintos meios da mesma empresa jornalística articulam as suas respetivas coberturas informativas para conseguir um resultado conjunto. Nestes casos, fala-se frequentemente de  coberturas informativas multimédia . Mas não apenas o processo de produção pode ser entendido como multimídia no jornalismo. Segundo o pesquisador, também a polivalência do profissional ao atuar com diferentes mídias, escrevendo, fotografando, filmando, diagramando, etc, também representam o que se pode entender como multimídia. Por fim, um terceiro entendimento, segundo ele, é o de multimídia como a combinação de diferentes linguagens, de modo que  compor eficazmente uma mensagem multimédia implica coordenar tipos de linguagem ou formatos que tradicionalmente se manipulavam em separado (SALAVERRÍA, 2014, p.33). Estes aspectos são levados em consideração na rotina produtiva do Mediação. Os resultados, publicados no portal, são disponibilizados para a sociedade, de modo que podem ser lidos diretamente pelo público ou reproduzidos em outros veículos de comunicação. Todo o conteúdo, inclusive, é disponibilizado para reprodução desde que sejam citadas as fontes. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Mediação constitui-se como uma agência agregadora de conteúdos que procura transformar os conhecimentos dos alunos, convertidos em produtos jornalísticos, em um conjunto de conteúdos informativos que garantem ao portal uma significativa frequência de postagens, entre 2 a 4 por dia, associando produções elaboradas em diferentes disciplinas e também em diferentes modalidades de ensino. Além disso, existe uma equipe fixa composta por 4 estudantes de jornalismo que ficam à disposição para realizar postagens e edições sobre os materiais de colegas, além de também serem responsáveis por parte das produções publicadas diariamente. Como pode ser observado, existem, inclusive, produções de alunos do curso a distância que são aproveitados para serem publicados no Mediação. Este processo, inclui uma avaliação prévia de um dos professores que estão associados ao programa de extensão. Uma vez selecionado, o trabalho passa por um tratamento ou edição e, posteriormente, é encaminhado para que um dos quatro estudantes que gerenciam o portal possam publicar o material. Uma vez publicado no portal, o link da postagem é divulgada na página do curso no Facebook (https://www.facebook.com/jornalismouninter/), onde o aluno autor é marcado, visando não apenas a divulgação do conteúdo, mas também a interação e o engajamento dos seguidores da página. No que diz respeito à produção própria elaborada pela equipe do Mediação para o portal, os quatro estudantes, estagiários do programa, cumprem uma rotina diária que busca aproximá-los do dia-a-dia de uma redação ou de uma agência de notícias. Este trabalho é acompanhado e supervisionado por outros sete professores associados que coordenam projetos de extensão e laboratoriais do curso. A rotina inclui as seguintes etapas: " Primeiro passo: reunião de pauta para divisão de tarefas durante a semana " Segundo passo: alunos desenvolvem as atividades previstas para a semana, atendendo às produções dos projetos de extensão. " Terceiro passo: concomitantemente às produções, os estagiários publicam conteúdos produzidos na semana anterior no site Mediação para manter atualizações diárias. " Quarto passo: professores orientam as produções da semana. " Quinto passo: equipe edita e finaliza material. " Sexta passo: professor orientador do projeto avalia os resultados juntamente com os estudantes. O projeto não demanda investimentos, pois toda a alimentação do site é resultante dos projetos de extensão em andamento ou de produções própria elaborados pela equipe de estagiários. A infraestrutura disponível inclui uma sala própria de 20 metros quadrados, equipados com 8 computadores, onde são disponibilizados programas de edição da Adobe. Além disso, o programa também tem à disposição câmeras filmadoras, tripés, microfones, gravadores e outros espaços que já fazem parte das instalações do curso, sediado no campus Tiradentes, em Curitiba. Pesquisadores concordam que o desenvolvimento das novas tecnologias tem derrubado barreiras entre os diferentes meios de comunicação, modificando as atribuições de jornalistas e a forma como as informações circulam. Ferrari (2003) identifica uma série de recursos dos quais as empresas de comunicação se utilizam tendo em vista o desenvolvimento das novas tecnologias. Segundo ela, há mais recursos do que texto, foto e gráfico, como vídeo, áudio e animações. O conteúdo não está apenas na notícia, mas em uma série de produtos oferecidos, exigindo do jornalista uma visão mais comercial e marketista (FERRARI, 2003). A atuação em caráter experimental na área de comunicação relaciona-se ao que alguns pensadores identificam como novas formas de comunicação que ameaçam os meios de comunicação tradicionais, marcados por suas características massivas.  A integração potencial de texto, imagens e sons no mesmo sistema  interagindo a partir de pontos múltiplos, no tempo escolhido (real ou atrasado) em uma rede global, em condições de acesso aberto e de preço acessível  muda de forma fundamental o caráter da comunicação. (CASTELLS, 1999, p.354) Ao utilizar as novas ferramentas de comunicação, as iniciativas digitais estão se adequando a uma realidade de mercado, onde meios digitais ganham maior relevância a ponto de integrar os processos comunicacionais dos meios tradicionais. Em boa parte, o jornalismo praticado a partir da internet tem se difundido no ambiente acadêmico por trazer uma série de vantagens atestadas pelo próprio mercado da comunicação. Pinho (2003) descreve como características do meio digital a não-linearidade do texto, a instantaneidade na transmissão de conteúdos, a possibilidade de dirigir conteúdos para públicos específicos (segmentação), o baixo custo para veiculação, a acessibilidade que permanece disponível 24 horas por dia para acesso via computadores e mobiles. Mas, de todas as características, a mais interessante e que estabelece uma novidade na lógica da comunicação é, sem dúvida, a interatividade, que permite ao receptor produzir, divulgar e compartilhar conteúdos, de modo que determinadas notícias sindicais possam ganhar repercussão em iguais ou até melhores condições de audiência do que os meios de comunicação convencionais. Não por acaso, os sindicatos têm apostado nas atividades desenvolvidas em redes sociais para estabelecer a proximidade com seus representados. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As produções da agência são publicadas no portal Mediação e procuram seguir aspectos já consagrados por pesquisas como de Canavilhas (2014) a respeito do jornalismo digital. Dentre os aspectos básicos do site, estão a primazia do texto como recurso midiático, além do uso de imagens, vídeos, áudios e associação de diferentes plataformas que suportam arquivos de formato PDF, possibilitando a visualização de conteúdos produzidos para meios impressos. O site foi elaborado na plataforma Wix, que oferece uma série de plug-ins que facilitam o trabalho de operação, além de templates padronizados. Apesar disso, o layout atual foi alterado em relação ao template modelo, para atender às demandas do programa. O material é disposto em forma de blocos informativos modulares, inseridos na página de abertura do site os quais constituem o material principal do portal. Por este motivo, os conteúdos são dispostos na coluna central da home, divididos em duas colunas de blocos, considerando os seguintes aspectos: No campo dos blocos informativos, a dimensão do texto é um elemento fundamental na arquitetura noticiosa. Um bloco textual demasiado curto deixará o leitor insatisfeito por conter pouca informação, enquanto um bloco demasiado longo pode tornar-se cansativo para uma leitura em monitor. (CANAVILHAS, 2014, p. 6) Na coluna da esquerda, o internauta encontra uma lista de chamadas e links de notícias publicadas no blog da Revista F, que é alimentado por conteúdos dos alunos de jornalismo a distância. As notícias são fruto de trabalhos acadêmicos que visam a produção de notícias e fotos relacionadas a aspectos locais de diferentes cidades do Brasil, dando ao portal uma capacidade de cobertura nacional. Na coluna da direita da home ficam disponíveis as produções audiovisuais e impressas para visualização a partir da plataforma Youtube, própria para conteúdos de vídeo, a qual também é aproveitada para conteúdos de mídia sonora, e do Issuu, apropriadas para exibição e conteúdos em formato PDF. Nesta coluna são publicadas reportagens de projetos de vídeo como o Brasil Repórter, Teju (Telejornal Uninter), Comunica, Uninter Informa (radiojornal), além dos impressos Marco Zero (jornal), Comunicarte (jornal mural) e Revista F. De forma secundária, o site oferece também espaço para publicação de artigos dos alunos, notícias relacionadas e apresenta ainda um likebox da página do Facebook do curso, com atualização em tempo real. É marcante que o conteúdo principal é predominantemente ocupado por conteúdo jornalístico. As notícias que compõem a parte central da homepage. Ao mesmo tempo observa-se o uso de funcionalidades, como as opções de compartilhamento em diferentes redes sociais, além da interface com vídeos e áudios e hiperlinks que atuam no sentido de direcionar o leitor para outros conteúdos jornalísticos. Estas ferramentas permitem o aprofundamento do tema, de modo que as informações disponíveis atendam a um critério cada vez mais personalizado. Na barra superior do menu, estão disponíveis links para acesso a serviços, como informações do curso, informações do portal, contatos, histórico de notícias, descrição dos projetos de pesquisa e de extensão do curso, além de um canal para envio de sugestões ou de trabalhos produzidos para serem publicados no portal. Os posts de notícias contam com padrão visual a fim de manter a qualidade visual dos materiais. Em cada postagem, devidamente creditada, é possível compartilhar conteúdos em diferentes redes sociais. Há também a recomendação para que os estudantes publiquem conteúdos utilizando links internos e externos com o objetivo de manter os internautas por mais tempo no site. Estes critérios estão estabelecidos em um manual de redação e postagem próprio para o site. Um recurso importante, tendo em vista um crescimento ainda que tímido do acesso à internet por meio de dispositivos móveis em relação ao desktop, ao menos pelo que se observa dos dados analíticos do portal (87% a 12%), é a interface do site para celular, além do link para o aplicativo que pode ser baixado para celulares com sistema Android. O acesso à ferramenta está disponível no seguinte endereço: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.seuapp.app655445&hl=pt_BR </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Um dos principais desafios do Mediação é aumentar a possibilidade de visualização e também de interação entre os produtores e os consumidores de informação. De abril de 2017 a fevereiro de 2018, foram mais de 6 mil visitantes únicos, com uma média aproximada de 600 acessos por mês. Um dado interessante é que a maior parte destes acessos são realizados diretamente no site, superando as entradas via redes sociais ou buscador do Google, o que fortalece sua proposta como portal. Apesar de a audiência ser um dos principais desafios do site, associando não apenas a aspectos comerciais, mas principalmente, à relevância das produções, o Mediação tem se constituído como um espaço para a experimentação e aprendizagem de estudantes. Nesse sentido, trata-se de uma ferramenta didática que permite aos futuros jornalistas não apenas colocar em prática o que tem sido aprendido no curso superior, mas também oferecendo um serviço à sociedade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARBOSA, Suzana.; FIDALGO, António (Org.) ; HALL, Jim (Org.) ; EDO, Concha (Org.) ; Canavilhas, J.M. (Org.) ; GRADIM, Anabela (Org.) ; MARCOS, Palacios (Org.) ; MACHADO, Elias (Org.) ; MUNHOZ, P. (Org.) . Jornalismo Digital de Terceira Geração. Covilhã - Portugal: Livros LABCOM: LABCOM Books - Série Estudos em Comunicação, 2007.<br><br>CANAVILHAS, João (org). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã: Labcom, 2014.<br><br>CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. V.I. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. <br><br>FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003.<br><br>PINHO, J.B. Jornalismo na internet: planejamento e produção da informação on-line. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>SALAVERRÍA, Ramón. Multimedialidade: Informar para cinco sentidos. In: CANAVILHAS, João (org). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã: Labcom, 2014.<br><br> </td></tr></table></body></html>