INSCRIÇÃO: 00005
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT11
 
TÍTULO: Reportagem Multiplataforma da franquia Pampa.In
 
AUTORES: Juliana Tamaki (Universidade Federal do); Luis Geovanne Isbarrola Noal (Unipampa); Cristiano Franco Ritzel (Unipampa); Milena Vançan Antunes (Unipampa); Caroline Fonseca Andrades (Unipampa); Victor Leandro da Silva (Unipampa); Vivian de Carvalho Belochio (Unipampa)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O produto descrito neste resumo faz parte de uma das atividades da disciplina obrigatória de Produção Multiplataforma em Jornalismo I, do curso de Jornalismo da Unipampa, campus São Borja. A proposta, consiste no desenvolvimento de uma reportagem que segue princípios da narrativa transmidiática (JENKINS, 2008), com características da lógica transmídia (MIELNICZUK; SOUZA, 2010). Vale observar que a narrativa transmidiática, segundo Jenkins (2008), é caracterizada pela produção de histórias que são contadas através de múltiplas plataformas e suportes, sem redundâncias ou repetições. O autor define o modelo ideal desse tipo de narrativa com foco no entretenimento. Já a lógica transmídia é descrita como movimento possível no jornalismo multiplataforma, considerando suas limitações e possibilidades na distribuição de conteúdos em diferentes mídias (MIELNICZUK; SOUZA, 2010).਀倀愀爀愀 愀氀洀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀洀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 洀搀椀愀猀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 昀爀愀渀焀甀椀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 娀愀最漀 攀 䈀攀氀漀挀栀椀漀 ⠀㈀ ㄀㐀⤀Ⰰ 琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 洀攀椀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 挀漀洀 甀洀愀 洀攀猀洀愀 洀愀爀挀愀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀⸀ 䔀猀猀攀 猀椀猀琀攀洀愀 猀攀最甀攀 愀 氀最椀挀愀 搀愀猀 昀爀愀渀焀甀椀愀猀 琀爀愀渀猀洀椀搀椀琀椀挀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 ⠀䨀䔀一䬀䤀一匀Ⰰ ㈀  㠀⤀⸀ 吀愀氀 挀甀氀琀甀爀愀 昀漀爀洀愀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 攀洀 焀甀攀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 瀀愀猀猀愀洀 愀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀Ⰰ 挀漀渀猀甀洀椀爀Ⰰ 猀攀 攀渀琀爀攀琀攀爀 攀 猀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀搀愀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 漀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀 攀渀琀爀攀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀攀 洀搀椀愀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 琀愀渀琀漀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀攀 挀漀渀最氀漀洀攀爀愀搀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀 焀甀愀渀琀漀 搀攀 愀洀愀搀漀爀攀猀 ⠀䨀䔀一䬀䤀一匀Ⰰ ㈀  㠀⤀⸀ 䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀爀愀渀猀洀椀搀椀琀椀挀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 䨀攀渀欀椀渀猀 ⠀㈀  㠀⤀Ⰰ 焀甀攀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 挀愀搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀 漀昀攀爀琀愀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀漀洀 琀攀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀⸀  Optamos pela escolha de três plataformas, sendo elas: Facebook; Medium e YouTube. A franquia criada pelo grupo foi intitulada como “Pampa.In”. Como tema da matéria produzida, o grupo optou por evidenciar algo de interesse público, que, no momento, estava sendo pouco abordado pelas mídias jornalísticas tradicionais do município: o “Esgoto em São Borja”. A cidade de São Borja contava, até a realização da pauta, com uma porcentagem muito baixa de esgoto tratado (de 23%), o que deixa o município bem abaixo da média estadual, que é de 42,43%. Com a intenção de realizar a lógica transmídia na produção jornalística, o grupo escolheu problemática local: o baixo índice de saneamento básico.਀倀愀爀愀 焀甀攀 攀猀猀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 挀漀渀琀愀搀愀 攀洀 瘀爀椀愀猀 瀀愀爀琀攀猀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 渀漀瘀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀Ⰰ 愀氀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀瘀攀爀最攀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 攀氀漀 搀攀 氀椀最愀漀 攀洀 挀愀搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 琀攀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 猀攀爀 愀挀攀猀猀愀搀愀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 椀猀猀漀 昀甀渀挀椀漀渀攀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ  瀀爀攀挀椀猀漀 愀搀攀焀甀愀漀  氀椀渀最甀愀最攀洀 搀攀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 攀 洀搀椀愀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 愀昀椀爀洀愀 䨀攀渀欀椀渀猀 ⠀㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀㔀⤀Ⰰ ᰀ甠洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 琀爀愀渀猀洀椀搀椀琀椀挀愀 猀攀 搀攀猀攀渀爀漀氀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 洀切氀琀椀瀀氀漀猀 猀甀瀀漀爀琀攀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀 挀愀搀愀 渀漀瘀漀 琀攀砀琀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 搀椀猀琀椀渀琀愀 攀 瘀愀氀椀漀猀愀 瀀愀爀愀 漀 琀漀搀漀ᴀ⸠ 䔀氀愀 昀甀渀挀椀漀渀愀Ⰰ 渀愀 昀漀爀洀愀 椀搀攀愀氀Ⰰ ᰀ焠甀愀渀搀漀 挀愀搀愀 洀攀椀漀 昀愀稀 漀 焀甀攀 昀愀稀 搀攀 洀攀氀栀漀爀ᴀ†瀀愀爀愀 焀甀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 猀攀樀愀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀搀愀 渀漀 猀攀甀 昀漀爀洀愀琀漀 攀 猀攀甀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 瀀漀猀猀愀 猀攀爀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀搀漀⸀ Como mídia matriz, optamos pela utilização da plataforma de vídeos YouTube, pois o conteúdo principal desenvolvido seria um vídeo-reportagem. Para uma narrativa transmidiática utilizamos o site Medium, blog popular para jornalismo social, criado em 2012. A plataforma possibilita a utilização de texto, imagem, áudio e vídeo em suas postagens, com liberdade em embedar os conteúdos de qualquer outro site, através do uso de hiperlinks. Na escolha por uma segunda mídia colaborativa, prezamos por uma plataforma que garantisse alcance do público. Sendo assim, escolhemos a rede social Facebook, que possibilitou maior visibilidade. E contando com a divulgação de imagens, infográficos e teasers, além de possibilitar remissões para as outras plataformas e narrativas.
 
INTRODUÇÃO
O conceito de narrativa transmidiática é apresentado por Jenkins (2008). A franquia de Matrix é citada como exemplo de franquia transmidiática. Trata-se de uma trilogia cinematográfica que ganhou vida além dos filmes. O mundo de Matrix também começou a ser explorado pelos fãs, com a produção de artes gráficas, HQ’s (histórias em quadrinhos), animes (desenhos com ilustrações inspiradas no estilo japonês), games, entre outros produtos que se derivam da história, de maneira que complementam a trilogia de filmes, trazendo novas visões e significados para o enredo.਀ऀ䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 渀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 猀漀 爀攀瀀氀椀挀愀搀愀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀猀 攀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀攀椀漀猀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 挀漀洀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀  搀椀猀琀椀渀琀愀 攀洀 挀愀搀愀 昀爀愀最洀攀渀琀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䌀漀洀漀 渀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 愀 洀愀琀爀椀稀 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀攀昀椀渀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 挀爀椀愀搀漀爀攀猀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 愀 洀搀椀愀 洀愀琀爀椀稀 搀攀昀椀渀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀  漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 渀漀 挀愀渀愀氀 搀漀 倀愀洀瀀愀⸀䤀渀 渀漀 夀漀甀吀甀戀攀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀漀猀 攀猀最漀琀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 最攀爀愀氀 攀洀 匀漀 䈀漀爀樀愀⸀ 一漀 䴀攀搀椀甀洀Ⰰ 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 愀搀漀琀愀搀愀 爀攀琀爀愀琀愀 愀琀甀愀氀 猀椀琀甀愀漀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 攀 挀漀洀漀 攀氀愀 搀攀瘀攀爀 昀椀挀愀爀 愀瀀猀 愀 渀漀瘀愀 䔀猀琀愀漀 搀攀 吀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䔀猀最漀琀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 瀀漀猀琀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 琀攀愀猀攀爀猀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀 攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀漀 搀攀 氀椀渀欀猀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀洀 猀 漀甀琀爀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀⸀  A publicação dos conteúdos foi no canal do YouTube do Pampa.In. Tal espaço é uma forma de apropriação jornalística que cria produto específico da cadeia de distribuição multiplataforma da franquia jornalística criada. A apropriação de uma das plataformas para a realização da lógica transmídia, partindo do YouTube, como mídia matriz, se difere do habitual. De acordo com Jenkins (2008), a narrativa transmídia “desenrola-se através de múltiplas plataformas de mídia, com cada novo texto contribuindo de maneira distinta e valiosa como um todo. Na forma ideal de narrativa transmídia, cada meio faz o que faz de melhor – a fim de que uma história possa ser introduzida num filme, ser expandida pela televisão, romances e quadrinhos; seu universo possa ser explorado em games ou experimentado como atração de um parque de diversões. Cada acesso à franquia deve ser autônomo, para que não seja necessário ver o filme para gostar do game, e vice-versa” (JENKINS, 2008, pág. 141-142).਀ऀ䄀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 琀爀愀渀猀洀椀搀椀琀椀挀愀 瀀愀猀猀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀砀愀 搀攀 挀漀渀猀甀洀椀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀攀 瀀漀搀攀 琀攀爀 愀挀攀猀猀漀 愀 甀洀愀 漀甀 搀甀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 猀攀洀 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀猀 搀攀洀愀椀猀⸀ 䐀攀猀猀攀 氀攀焀甀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀攀猀Ⰰ 甀洀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀 洀搀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瘀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 愀琀 焀甀攀 猀攀樀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 甀洀愀 瀀爀砀椀洀愀 瀀愀爀琀攀Ⰰ 焀甀攀 猀攀樀愀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 攀洀 漀甀琀爀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀⸀ 䌀漀洀 漀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀 攀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 愀琀甀愀氀椀稀愀漀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 爀攀搀攀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 瀀攀爀洀椀琀攀Ⰰ 愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 挀爀椀愀爀 猀攀甀 攀猀瀀愀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀 愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀ⴀ氀漀猀 攀洀 洀攀椀漀猀 搀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 昀漀爀洀愀 愀搀攀焀甀愀搀愀猀 愀 攀猀猀攀猀 攀猀瀀愀漀猀⸀ 䄀甀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 刀攀挀甀攀爀漀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 匀愀渀琀愀攀氀氀愀 攀 䰀攀洀漀猀 ⠀㈀ ㄀ ⤀ 愀挀爀攀搀椀琀愀洀 焀甀攀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 ⠀刀匀䤀猀⤀ 猀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 愀戀爀椀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀猀瀀愀漀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 挀椀爀挀甀氀愀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀⸀ 䔀猀猀攀猀 攀猀瀀愀漀猀 瘀洀 猀攀渀搀漀 椀渀琀攀渀猀愀洀攀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 洀攀椀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 渀漀瘀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 挀爀椀愀猀猀攀 甀洀愀 昀爀愀渀焀甀椀愀 攀 琀愀洀戀洀 瀀攀渀猀愀猀猀攀 攀洀 猀甀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 倀愀爀愀 攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 氀攀瘀漀甀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 爀攀最椀漀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 漀渀搀攀 漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 匀漀 䈀漀爀樀愀 猀攀 氀漀挀愀氀椀稀愀 攀Ⰰ 瀀漀爀 攀猀猀愀 爀愀稀漀Ⰰ 猀甀爀最椀甀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 渀漀洀椀渀愀爀 愀 昀爀愀渀焀甀椀愀 搀攀 ᰀ倠愀洀瀀愀⸀䤀渀ᤀᤠ⸠ 伀 倀愀洀瀀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 爀攀最椀漀 攀洀 焀甀攀 愀 挀椀搀愀搀攀 最愀切挀栀愀 猀攀 氀漀挀愀氀椀稀愀 攀 漀 ᰀ⸠䤀渀ᤀᤠⰠ 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀戀爀攀瘀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 搀愀爀 甀洀 愀爀 洀愀椀猀 洀漀搀攀爀渀漀 瀀愀爀愀 漀 渀漀洀攀⸀ Após pensar no nome e identidade visual da franquia, o grupo escolheu a plataforma YouTube como mídia matriz. Assim, a produção audiovisual do Pampa.In trabalhou o conjunto de conteúdos e remissões da reportagem sobre o saneamento em São Borja, contando com publicações de outros complementos audiovisuais dessa narrativa. A principal produção no YouTube é a reportagem “Especial: Esgoto em São Borja’’. Nela, a equipe mostra a situação de vários bairros da cidade, além de depoimentos dos moradores, que convivem há anos com o mau cheiro dos bueiros e valas a céu aberto. A escolha da plataforma YouTube para a composição da narrativa transmidiática ocorreu após a leitura do artigo “A configuração dos audiovisuais nos conteúdos jornalísticos dos dispositivos digitais” (TEIXEIRA, 2013), que, a partir de análise da atuação de quatro empresas jornalísticas na cobertura de fatos do conflito na Síria, constatou a deficiência na produção de conteúdos audiovisuais, na maioria dos jornais. O “Especial: Esgoto em São Borja” possui três minutos e, por este motivo, entende-se que a reportagem melhor se enquadra no YouTube, por se tratar de um conteúdo mais longo do que o executado pelo telejornalismo convencional, já que a plataforma online permite uma formatação menos convencional, mas ainda possuindo o caráter jornalístico.਀ऀ伀 猀椀琀攀 搀攀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 琀愀洀戀洀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀 倀愀洀瀀愀⸀䤀渀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 挀攀渀琀爀愀氀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀⸀ 䄀 瀀最椀渀愀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 爀攀洀椀猀猀漀 愀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀漀 倀愀洀瀀愀⸀䤀渀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 渀愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 猀漀 挀愀爀搀猀 挀漀洀 昀愀氀愀猀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀 猀漀戀爀攀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 昀漀挀漀猀 搀漀 䄀攀搀攀猀 䄀攀最礀瀀琀椀 渀漀猀 戀愀椀爀爀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀猀琀愀最攀洀 搀攀 琀攀愀猀攀爀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 夀漀甀吀甀戀攀 攀 氀椀渀欀 挀漀洀 挀栀愀洀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀洀 琀攀砀琀漀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀漀 䴀攀搀椀甀洀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 椀渀琀攀爀愀漀 攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 猀漀ⴀ戀漀爀樀攀渀猀攀⸀ Na plataforma Medium, o conteúdo disponível é textual. Traz com mais detalhes, através da exposição de dados fornecidos pela Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), além de informações sobre a nova estação de tratamento de esgoto (E.T.E.). A estação foi inaugurada em março de 2019. Na matéria, publicada em outubro de 2018 no Medium, a equipe explica como a nova estação de tratamento irá funcionar e alternativas para o tratamento do esgoto domiciliar. Além disso, também conta com fotos e imagens da nova ETE de São Borja, na época, ainda sendo construída. ਀䄀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ䄠 氀甀稀 渀漀 昀椀洀 搀漀 戀甀攀椀爀漀ᴀⰠ 漀 最爀甀瀀漀 瀀漀搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 焀甀攀Ⰰ 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 焀甀攀 猀攀最甀攀洀 愀 氀最椀挀愀 琀爀愀渀猀洀搀椀愀Ⰰ 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀猀 洀搀椀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 ⴀ 漀 焀甀攀 猀攀 琀漀爀渀愀 甀洀 搀攀猀愀昀椀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 爀攀搀攀 猀攀 搀椀昀攀爀攀洀Ⰰ 搀椀昀椀挀甀氀琀愀渀搀漀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 焀甀攀  漀 搀攀 昀漀爀渀攀挀攀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 洀攀猀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䤀猀猀漀 昀漀椀 戀甀猀挀愀搀漀 瀀攀氀愀 昀爀愀渀焀甀椀愀 倀愀洀瀀愀⸀䤀渀Ⰰ 渀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 猀攀爀 挀漀攀爀攀渀琀攀 挀漀洀 漀猀 攀猀瀀愀漀猀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 挀愀搀愀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 搀攀猀挀愀爀琀攀 椀渀挀漀爀爀攀琀漀 搀漀 攀猀最漀琀漀 搀漀洀椀挀椀氀椀愀爀Ⰰ 洀甀椀琀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 愀琀 攀渀琀漀 渀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀