INSCRIÇÃO: 00023
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT04
 
TÍTULO: Dúbio
 
AUTORES: Bruno Anderson Souza da Silva (Universidade de Caxias do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O objetivo desse trabalho é através da maquiagem, das cores e do jogo entre a luz e a sombra demonstrar a dualidade entre o masculino e o feminino entre o que está visível e o que está escondido, seja em baixo das mascaras que usamos para sermos aceitos na sociedade ou nas sombras onde escondemos quem realmente somos. As cores na maquiagem e o jogo entre luz e sombra foram pensados para de forma semiótica, trazer em cena signos para demonstrar a realidade invisível, mostrando que todos nós temos um lado masculino e feminino escondido, e que muitas vezes nos escondemos em baixo de mascaras, e relegado às sombras, coberto pelo medo da repressão da sociedade onde estamos inseridos.
 
INTRODUÇÃO
Pode-se dizer que a jornada do artista transformista tem sua origem de forma paralela ao surgimento do teatro. Que por sua vez, data dos primórdios da humanidade. Sendo assim, é possível concluir que as raízes do transformismo também possuem sua matriz nesses tempos remotos. Segundo Manajás (2014, p. 3), na história da humanidade existem inúmeros momentos onde o ato de se vestir ou “montar” em drag queen, não só é considerado como um posicionamento artístico, mas sim como um ato político. "Ao longo da história da arte, pode-se perceber vários momentos em que esse artista transformista é presente e que há uma transmutação na linguagem do transformismo até que se chegue à era contemporânea, não somente no Brasil, mas em um âmbito mundial". (MANAJÁS, 2014, p. 3). ਀ Desde a Grécia antiga até os dias de hoje, “homens personificam a imagem feminina em diferentes aspectos, da maneira mais realista ao total estilizamento da forma” (MANAJÁS, 2014, p. 1). Os gregos, determinaram que a identidade entre o homem e a personagem era apenas uma máscara, uma persona. Sendo assim, devido as regras da época, foi determinado que a função de vestir essa máscara com personas masculinas e femininas seria um papel único e exclusivo do homem. ਀ Especula-se também que Shakespeare, ao conceber suas personagens femininas, ao rodapé da página em que descrevia tal papel, marcava-o com a sigla DRAG, dressed as girl (vestido como menina, em tradução livre), para sinalizar que aquela personagem seria interpretada por um homem. Não há provas concretas disso, pois nenhum manuscrito do autor sobreviveu ao longo dos 450 anos que o separam da contemporaneidade. (MANAJÁS, 2014, p. 10).਀ ਀䌀愀戀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀洀漀猀 愀焀甀椀Ⰰ 焀甀攀 渀愀 瀀漀挀愀 漀猀 愀琀漀爀攀猀 渀漀 甀琀椀氀椀稀愀瘀愀洀 愀瀀攀渀愀猀 洀猀挀愀爀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀攀洀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀攀洀 瀀愀瀀椀猀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 昀攀洀椀渀椀渀漀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 攀爀愀洀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀搀漀猀 愀挀攀猀猀爀椀漀猀 挀漀洀漀 爀漀甀瀀愀猀Ⰰ 攀渀挀栀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 戀漀氀猀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䠀 椀渀搀挀椀漀猀 搀攀 焀甀攀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 昀攀洀椀渀椀渀漀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 最爀攀最愀 挀漀洀漀Ⰰ 䴀攀搀椀愀Ⰰ 䔀氀攀挀琀爀愀Ⰰ 䤀昀椀最渀椀愀 攀 䄀渀琀最漀渀愀Ⰰ 瀀漀猀猀椀瘀攀氀洀攀渀琀攀 昀漀爀愀洀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀漀猀 渀漀 琀攀愀琀爀漀 瀀漀爀 栀漀洀攀渀猀⸀ 䄀瀀攀渀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 愀渀漀 搀攀 ㄀㘀㜀㐀Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 漀戀琀椀瘀攀爀愀洀 瀀攀爀洀椀猀猀漀 瀀愀爀愀 猀甀戀椀爀攀洀 愀漀猀 瀀愀氀挀漀猀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀攀洀 瀀愀瀀椀猀 昀攀洀椀渀椀渀漀猀⸀ Podemos perceber que a drag queen trata-se muito mais de uma construção artística de um personagem surgida no principio de uma necessidade cênica imposta pela sociedade e pela moral vigente, do que de uma opção sexual como muitos pensam. Sendo assim, montar-se em drag queen configura-se como uma performance artística teatral. Isso também nos permite entender que drag queen “não se trata do que o indivíduo se sente em relação a sua própria percepção, tanto interna quanto externa: é, na verdade, o que esse indivíduo faz como expressão artística”. (MANAJÁS, 2014, p. 3). Portanto é importante desfazer essa confusão que muitas pessoas fazem, de associar a drag queen a uma identidade de gênero, pois mesmo que muitas vezes a drag queen se apresente, “em ambientes de cultura gay, a forma artística em si não se correlaciona diretamente com o conceito de identidade de gênero ou orientação sexual” (MANAJÁS, 2014, p. 2). ਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 愀琀漀 搀攀 猀攀 洀漀渀琀愀爀 攀洀 搀爀愀最 焀甀攀攀渀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 甀洀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀Ⰰ 愀戀爀攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 漀甀琀爀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 猀攀爀Ⰰ 搀愀渀搀漀 瘀漀稀  瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀攀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 瀀攀爀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 愀樀甀搀愀 渀愀 猀甀愀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀  愀琀爀愀瘀猀  搀攀猀猀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀猀猀攀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 琀攀洀 愀 挀栀愀渀挀攀 搀攀 猀攀爀攀洀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 攀砀瀀漀爀 猀攀洀 瘀攀爀最漀渀栀愀 搀攀猀攀樀漀猀 焀甀攀 攀氀愀猀 渀漀 琀洀 挀漀爀愀最攀洀 漀甀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀挀攀爀 挀漀洀漀 攀氀愀猀 洀攀猀洀愀猀⸀ 吀愀洀戀洀  渀攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀 焀甀攀 猀甀爀最攀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 挀漀洀 漀 猀攀甀 氀愀搀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 爀攀瀀爀椀洀椀搀漀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀愀琀爀椀愀爀挀愀氀⸀ ᰀ䄠 搀爀愀最 焀甀攀攀渀 猀漀昀爀攀甀 洀攀琀愀洀漀爀昀漀猀攀猀 爀攀愀椀猀 琀愀渀琀漀 攀洀 猀甀愀 攀猀琀琀椀挀愀 挀漀洀漀 攀洀 猀甀愀 昀甀渀漀Ⰰ 洀愀猀 渀甀渀挀愀 瀀攀爀搀攀甀 猀攀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 ጀ†愀 最爀愀渀搀攀 愀爀琀攀 搀漀 攀猀琀爀愀渀栀愀洀攀渀琀漀ᴀ⸠ ⠀䴀䄀一䄀䨀섀匀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㄀⤀⸀
 
OBJETIVO
Justificativa਀ Nos dias de hoje a fotografia vai muito além de apenas retratar algo, ela é um meio de transmitir uma mensagem, e de nos fazer refletir, através da técnica, emoção, e o olhar diferenciado, do fotógrafo que eterniza o momento. A fotografia como expressão da arte, ou fotografia artística não precisa ter a preocupação em retratar somente a realidade. Sendo assim, entra em cena todo o referencial teórico e prático do fotografo, que associado à técnica escolhida pode criar uma imagem surpreendente e única, mas para que isso aconteça, é de suma importância que o fotografo saia do convencional, buscando novas técnicas, novos ângulos, seja para registrar cenas simples ou complexas e principalmente entenda que “A luz transmite emoções, cria inesperadas atmosferas, amplia motivos, valoriza texturas, explora belezas e dramaticidades”. (CESAR; PIOVAN, 2003, p. 26).Esses aspectos são alguns dos principais que compreende a fotografia artística. ਀ Métodos e técnicas utilizados ਀ Esse trabalho foi realizado para a disciplina de Fotografia e Moda do Curso de Tecnologia em Fotografia da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Ministrada pelo professor e maquiador Giuseppe Wanderley Pessoa, mais conhecido como Pepe Pessoa. Para a execução desse trabalho foi utilizada a câmera Nikon D700, com a lente Nikon FX AF Nikkor 50mm f/1.4. Em F 1.8, ISO 400 e velocidade 125. Já para a iluminação optou-se por luz continua em estúdio. A locação utilizada foi o estúdio de fotografia da Universidade de Caxias do Sul. E o arquivo gerado foi em formato Raw, pois este se trata de um formato sem compressões, tendo como resultado uma imagem com maior capacidade de tratamento digital. Para o tratamento e edição da imagem foi utilizado o programa adobe lightroom. ਀䔀洀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 甀洀 渀最甀氀漀 昀攀挀栀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀愀爀 洀愀椀猀 搀攀猀琀愀焀甀攀 愀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 挀漀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀甀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀ 䘀漀椀 氀攀瘀愀搀愀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 琀愀洀戀洀 愀 爀攀最爀愀 搀漀猀 琀攀爀漀猀 瀀愀爀愀 漀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀⸀ 匀攀 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀攀 攀猀焀甀攀洀愀猀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 氀甀稀 挀漀渀琀椀渀甀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 洀愀椀猀 挀漀渀琀爀愀猀琀愀搀愀 攀渀琀爀攀 愀猀 愀氀琀愀猀 攀 戀愀椀砀愀猀 氀甀稀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 愀 搀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 攀 漀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ 挀漀洀漀 樀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 攀 琀愀洀戀洀 昀愀稀攀渀搀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀猀 氀甀稀攀猀 搀漀 琀攀愀琀爀漀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 爀攀瘀攀氀愀洀 猀漀洀攀渀琀攀 漀 焀甀攀 攀猀琀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀 攀洀 挀攀渀愀Ⰰ 焀甀攀  漀 挀愀猀漀 搀攀猀猀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 栀漀洀攀洀 搀攀椀砀愀 猀攀甀 氀愀搀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀攀爀 渀愀猀 猀漀洀戀爀愀猀 攀 搀攀椀砀愀 攀洀攀爀最椀爀 瀀愀爀愀 漀 瀀愀氀挀漀 猀攀甀 氀愀搀漀 搀爀愀最Ⰰ 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 猀攀甀 氀愀搀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 渀愀 氀甀稀 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 瘀攀樀愀洀⸀ ਀䐀攀猀挀爀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 漀甀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 ਀儀甀愀渀搀漀 猀攀 昀愀氀愀 攀洀 昀漀琀漀最爀愀昀愀  瀀漀搀攀ⴀ猀攀 攀猀琀愀爀 昀愀氀愀渀搀漀 搀攀猀搀攀 愀 昀漀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 愀 昀漀琀漀 搀愀 挀洀攀爀愀 搀攀 猀攀最甀爀愀渀愀Ⰰ 愀 昀漀琀漀 挀爀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 愀 昀漀琀漀 挀爀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 甀洀愀  漀戀爀愀 搀攀 愀爀琀攀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 愀 琀挀渀椀挀愀 攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 最渀攀爀漀猀 猀漀 漀猀 洀攀猀洀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 洀甀搀愀  漀 昀漀挀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀Ⰰ 洀愀猀 洀攀猀洀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 琀漀搀愀猀 挀漀渀琀椀渀甀愀洀 猀攀渀搀漀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀愀猀 挀漀洀漀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 倀漀爀 攀猀猀攀 洀漀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 昀漀椀 瀀漀爀 昀愀稀攀爀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀洀漀猀 愀猀 挀漀爀攀猀 氀愀爀愀渀樀愀 攀 瘀攀爀搀攀 渀愀 洀愀焀甀椀愀最攀洀Ⰰ 氀愀爀愀渀樀愀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 氀愀搀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 攀 瘀攀爀搀攀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 氀愀搀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 渀攀洀 氀愀爀愀渀樀愀 渀攀洀 瘀攀爀搀攀 猀攀爀攀洀 挀漀爀攀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 氀椀最愀搀愀猀 愀漀 栀漀洀攀洀 攀 愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ  攀 瀀漀爀 椀猀猀漀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀洀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 甀洀 最渀攀爀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀  漀 挀愀猀漀 搀漀 爀漀猀愀 攀 搀漀 愀稀甀氀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 洀甀椀琀漀 氀椀最愀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 搀攀 猀攀砀漀⸀ 䨀 漀 瘀攀爀搀攀 攀 漀 氀愀爀愀渀樀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 洀甀椀琀漀 洀攀氀栀漀爀 攀猀猀攀 搀甀瀀氀漀 攀渀琀爀攀 栀漀洀攀洀 攀 洀甀氀栀攀爀⸀ 倀愀爀愀 攀猀猀攀 昀椀洀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 漀 樀漀最漀 攀渀琀爀攀 氀甀稀 攀 猀漀洀戀爀愀⸀ 䔀猀猀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀攀洀椀琀椀挀愀Ⰰ  瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀爀 瀀漀猀猀愀 攀渀砀攀爀最愀爀 洀甀椀琀漀 愀氀洀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀渀漀琀愀搀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀 攀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 猀攀甀 猀攀渀琀椀搀漀 挀漀渀漀琀愀搀漀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀渀搀漀 攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀 攀 爀攀昀氀攀琀椀渀搀漀 猀漀戀爀攀 攀氀攀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 挀愀戀攀 愀漀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀爀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀ⴀ氀愀 攀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀爀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 挀漀渀挀氀甀猀攀猀⸀  ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀