O objetivo desse trabalho é através da maquiagem, das cores e do jogo entre a luz e a sombra demonstrar a dualidade entre o masculino e o feminino entre o que está visível e o que está escondido, seja em baixo das mascaras que usamos para sermos aceitos na sociedade ou nas sombras onde escondemos quem realmente somos. As cores na maquiagem e o jogo entre luz e sombra foram pensados para de forma semiótica, trazer em cena signos para demonstrar a realidade invisível, mostrando que todos nós temos um lado masculino e feminino escondido, e que muitas vezes nos escondemos em baixo de mascaras, e relegado às sombras, coberto pelo medo da repressão da sociedade onde estamos inseridos. |
Pode-se dizer que a jornada do artista transformista tem sua origem de forma paralela ao surgimento do teatro. Que por sua vez, data dos primórdios da humanidade. Sendo assim, é possível concluir que as raízes do transformismo também possuem sua matriz nesses tempos remotos. Segundo Manajás (2014, p. 3), na história da humanidade existem inúmeros momentos onde o ato de se vestir ou “montar” em drag queen, não só é considerado como um posicionamento artístico, mas sim como um ato político. "Ao longo da história da arte, pode-se perceber vários momentos em que esse artista transformista é presente e que há uma transmutação na linguagem do transformismo até que se chegue à era contemporânea, não somente no Brasil, mas em um âmbito mundial". (MANAJÁS, 2014, p. 3).
Desde a Grécia antiga até os dias de hoje, “homens personificam a imagem feminina em diferentes aspectos, da maneira mais realista ao total estilizamento da forma” (MANAJÁS, 2014, p. 1). Os gregos, determinaram que a identidade entre o homem e a personagem era apenas uma máscara, uma persona. Sendo assim, devido as regras da época, foi determinado que a função de vestir essa máscara com personas masculinas e femininas seria um papel único e exclusivo do homem.
Especula-se também que Shakespeare, ao conceber suas personagens femininas, ao rodapé da página em que descrevia tal papel, marcava-o com a sigla DRAG, dressed as girl (vestido como menina, em tradução livre), para sinalizar que aquela personagem seria interpretada por um homem. Não há provas concretas disso, pois nenhum manuscrito do autor sobreviveu ao longo dos 450 anos que o separam da contemporaneidade. (MANAJÁS, 2014, p. 10).
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Podemos perceber que a drag queen trata-se muito mais de uma construção artística de um personagem surgida no principio de uma necessidade cênica imposta pela sociedade e pela moral vigente, do que de uma opção sexual como muitos pensam. Sendo assim, montar-se em drag queen configura-se como uma performance artística teatral. Isso também nos permite entender que drag queen “não se trata do que o indivíduo se sente em relação a sua própria percepção, tanto interna quanto externa: é, na verdade, o que esse indivíduo faz como expressão artística”. (MANAJÁS, 2014, p. 3). Portanto é importante desfazer essa confusão que muitas pessoas fazem, de associar a drag queen a uma identidade de gênero, pois mesmo que muitas vezes a drag queen se apresente, “em ambientes de cultura gay, a forma artística em si não se correlaciona diretamente com o conceito de identidade de gênero ou orientação sexual” (MANAJÁS, 2014, p. 2). 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 愀琀漀 搀攀 猀攀 洀漀渀琀愀爀 攀洀 搀爀愀最 焀甀攀攀渀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 甀洀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀Ⰰ 愀戀爀攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 漀甀琀爀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 猀攀爀Ⰰ 搀愀渀搀漀 瘀漀稀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀攀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 瀀攀爀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 愀樀甀搀愀 渀愀 猀甀愀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀猀猀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀猀猀攀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 琀攀洀 愀 挀栀愀渀挀攀 搀攀 猀攀爀攀洀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 攀砀瀀漀爀 猀攀洀 瘀攀爀最漀渀栀愀 搀攀猀攀樀漀猀 焀甀攀 攀氀愀猀 渀漀 琀洀 挀漀爀愀最攀洀 漀甀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀挀攀爀 挀漀洀漀 攀氀愀猀 洀攀猀洀愀猀⸀ 吀愀洀戀洀 渀攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀 焀甀攀 猀甀爀最攀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 挀漀洀 漀 猀攀甀 氀愀搀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 爀攀瀀爀椀洀椀搀漀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀愀琀爀椀愀爀挀愀氀⸀ ᰀ䄠 搀爀愀最 焀甀攀攀渀 猀漀昀爀攀甀 洀攀琀愀洀漀爀昀漀猀攀猀 爀攀愀椀猀 琀愀渀琀漀 攀洀 猀甀愀 攀猀琀琀椀挀愀 挀漀洀漀 攀洀 猀甀愀 昀甀渀漀Ⰰ 洀愀猀 渀甀渀挀愀 瀀攀爀搀攀甀 猀攀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 ጀ†愀 最爀愀渀搀攀 愀爀琀攀 搀漀 攀猀琀爀愀渀栀愀洀攀渀琀漀ᴀ⸠ ⠀䴀䄀一䄀䨀섀匀Ⰰ ㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀ ⤀⸀
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Justificativa
Nos dias de hoje a fotografia vai muito além de apenas retratar algo, ela é um meio de transmitir uma mensagem, e de nos fazer refletir, através da técnica, emoção, e o olhar diferenciado, do fotógrafo que eterniza o momento. A fotografia como expressão da arte, ou fotografia artística não precisa ter a preocupação em retratar somente a realidade. Sendo assim, entra em cena todo o referencial teórico e prático do fotografo, que associado à técnica escolhida pode criar uma imagem surpreendente e única, mas para que isso aconteça, é de suma importância que o fotografo saia do convencional, buscando novas técnicas, novos ângulos, seja para registrar cenas simples ou complexas e principalmente entenda que “A luz transmite emoções, cria inesperadas atmosferas, amplia motivos, valoriza texturas, explora belezas e dramaticidades”. (CESAR; PIOVAN, 2003, p. 26).Esses aspectos são alguns dos principais que compreende a fotografia artística.
Métodos e técnicas utilizados
Esse trabalho foi realizado para a disciplina de Fotografia e Moda do Curso de Tecnologia em Fotografia da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Ministrada pelo professor e maquiador Giuseppe Wanderley Pessoa, mais conhecido como Pepe Pessoa. Para a execução desse trabalho foi utilizada a câmera Nikon D700, com a lente Nikon FX AF Nikkor 50mm f/1.4. Em F 1.8, ISO 400 e velocidade 125. Já para a iluminação optou-se por luz continua em estúdio. A locação utilizada foi o estúdio de fotografia da Universidade de Caxias do Sul. E o arquivo gerado foi em formato Raw, pois este se trata de um formato sem compressões, tendo como resultado uma imagem com maior capacidade de tratamento digital. Para o tratamento e edição da imagem foi utilizado o programa adobe lightroom. 䔀洀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 甀洀 渀最甀氀漀 昀攀挀栀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀愀爀 洀愀椀猀 搀攀猀琀愀焀甀攀 愀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 挀漀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀甀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀ 䘀漀椀 氀攀瘀愀搀愀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 琀愀洀戀洀 愀 爀攀最爀愀 搀漀猀 琀攀爀漀猀 瀀愀爀愀 漀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀⸀ 匀攀 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀攀 攀猀焀甀攀洀愀猀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 氀甀稀 挀漀渀琀椀渀甀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 洀愀椀猀 挀漀渀琀爀愀猀琀愀搀愀 攀渀琀爀攀 愀猀 愀氀琀愀猀 攀 戀愀椀砀愀猀 氀甀稀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 愀 搀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 攀 漀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ 挀漀洀漀 樀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 攀 琀愀洀戀洀 昀愀稀攀渀搀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀猀 氀甀稀攀猀 搀漀 琀攀愀琀爀漀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 爀攀瘀攀氀愀洀 猀漀洀攀渀琀攀 漀 焀甀攀 攀猀琀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀 攀洀 挀攀渀愀Ⰰ 焀甀攀 漀 挀愀猀漀 搀攀猀猀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 栀漀洀攀洀 搀攀椀砀愀 猀攀甀 氀愀搀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀攀爀 渀愀猀 猀漀洀戀爀愀猀 攀 搀攀椀砀愀 攀洀攀爀最椀爀 瀀愀爀愀 漀 瀀愀氀挀漀 猀攀甀 氀愀搀漀 搀爀愀最Ⰰ 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 猀攀甀 氀愀搀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 渀愀 氀甀稀 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 瘀攀樀愀洀⸀
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