INSCRIÇÃO: 00031
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO08
 
TÍTULO: Natural para quem? A apropriação mercadológica do movimento pró-beleza natural feminina
 
AUTORES: Mahara Miranda de Aguiar (Universidade Federal de Santa Catarina); Maria Terezinha da Silva (Universidade Federal de Santa Catarina)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A representação midiática e publicitária de e para mulheres sempre corroborou a ideia de que a vaidade e a preocupação excessiva com a aparência são características 'intrínsecas' a elas, e colocando a busca pela beleza como natural. Como "vivemos um tempo em que meios de comunicação de massa [...] produzem e veiculam toda uma discursividade sobre e para o corpo" (DAMICO, MEYER, 2006, p 105), esta ideia, socialmente construída, se perpetua e é validada pelos veículos midiáticos e empresas do setor. Entretanto, a suposta naturalidade da relação entre mulher e beleza é questionada por teorias feministas há tempos. Este questionamento encontra uma de suas maiores potências no ensaio O Mito da Beleza - Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres, publicado em 1991 pela ensaísta estadunidense Naomi Wolf, no qual esta produção jornalística foi embasada teoricamente. No ensaio, Wolf demonstra que impor padrões de beleza cada vez mais rígidos foi a última 'cartada' da sociedade patriarcal para a dominação da mulher. Para ela, a necessidade da beleza seria uma prisão "coletiva e psicológica", impondo às mulheres uma terceira jornada de trabalho - o trabalho profissional, doméstico e ainda o cuidado com a aparência - que as impediria de se emanciparem completamente (WOLF, 1991). Embora Wolf analise as mudanças após a segunda onda feminista, nos anos 1960, as questões que pontua ainda se fazem presentes na sociedade atual, apesar da emergência da quarta onda feminista (ROCHA, 2017). Esta nova onda é definida pelo ressurgimento do feminismo através do engajamento online, onde "as tecnologias, principalmente a internet, alongaram um viés de discussão, disseminação e até mesmo 'rebeldia' contra os padrões taxativos de normatização da mulher" (ROCHA, 2017, p 60). É preciso pontuar, porém, que "a apropriação das tecnologias da informação entre as mulheres estabeleceu-se de maneira desigual, devido às diferenças sociais, étnico-raciais, territoriais e outras" (Idem, p 63). Entre as mulheres capazes de acessá-lo, o feminismo nas redes demarcou novas questões, típicas da pós-modernidade, centradas no 'eu' e no indivíduo (CERQUEIRA, 2008). Surgem questões como amor-próprio, empoderamento e auto-aceitação - e é aí que a teoria de Naomi Wolf se defronta com a atualidade; pois apesar destas pautas serem discutidas, a necessidade de beleza ainda é parte integrante da vida da maioria das mulheres. Tem-se ainda a sensação de que "a auto-estima parece depender muito mais do tamanho do nariz, da cintura ou das pernas do que da maneira que desenvolvem capacidades de relacionamento com o mundo" (ADELMAN, 2003, p. 451, Apud: DAMICO, MEYER, 2006). Em meio a estas questões individuais e sociais, a questão mercadológica paira soberana e quase inatingível. Empoderamento e representatividade femininos são mostrados frequentemente em campanhas publicitárias, através da técnica do femvertising (TORRES, 2015), mas estas mudanças operam quase unicamente no campo das ideias, e não da realidade. Mesmo assim, este movimento mercadológico é geralmente tomado exclusivamente como positivo e benéfico. E apesar do discurso de aceitação da beleza natural que é adotado nas empresas, os lucros bilionários das indústrias de cosméticos não se abalou nos últimos anos (ABIHPEC, 2018). 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diversos recursos e gêneros jornalísticos ao longo do texto, intercalando, por exemplo, entrevistas, infográficos e técnicas do jornalismo literário. Essa alteração foi utilizada principalmente na transição entre as partes da grande reportagem, para que o conjunto tivesse dinamicidade e atraísse continuamente o público para um material “inédito”, ainda que tratasse do mesmo assunto, em linhas gerais. ਀준 瀀漀爀 攀猀琀攀 洀漀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 焀甀攀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀愀爀琀攀 椀渀椀挀椀愀ⴀ猀攀 挀漀洀 甀洀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 ᠀挠爀渀椀挀愀ᤀ†瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 攀洀 ㄀㤀㜀㈀Ⰰ 攀 氀漀最漀 愀瀀猀 瀀愀爀琀攀ⴀ猀攀 瀀愀爀愀 甀洀 琀攀砀琀漀 洀愀椀猀 搀攀渀猀漀Ⰰ 挀漀洀 搀愀搀漀猀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 䄀甀琀漀攀猀琀椀洀愀Ⰰ 戀攀氀攀稀愀 渀愀琀甀爀愀氀 攀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 匀攀最甀椀渀搀漀 愀 昀爀洀甀氀愀 搀攀猀猀愀 洀椀猀琀甀爀愀Ⰰ 渀愀 猀攀最甀渀搀愀 瀀愀爀琀攀 甀洀愀 搀愀猀 爀攀琀爀愀渀挀愀猀 琀爀愀稀 甀洀 琀爀攀挀栀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀瀀氀攀琀漀Ⰰ 焀甀攀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀椀砀愀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 瀀猀椀挀氀漀最愀 䜀椀氀洀愀爀愀 䄀爀渀搀琀 攀洀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 昀愀氀愀Ⰰ 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀砀愀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀琀椀瘀愀 搀漀 焀甀攀 甀洀愀 愀搀愀瀀琀愀漀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀愀 爀攀瀀爀琀攀爀⸀ 倀漀爀 攀猀猀愀 爀愀稀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  昀椀渀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 ᠀挠漀洀甀渀猀ᤀⰠ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀愀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 愀琀 攀渀琀漀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀⠀愀⤀ 氀攀椀琀漀爀⠀愀⤀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀渀挀氀甀椀ⴀ猀攀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀⠀愀⤀ 氀攀椀琀漀爀⠀愀⤀ 搀攀猀琀攀 琀攀洀愀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀ⴀ漀  琀漀渀愀 攀洀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 瘀椀搀愀 搀愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 焀甀愀氀焀甀攀爀 甀洀愀 搀攀 渀猀⸀    Por fim, a grande reportagem alcançou o objetivo proposto, de tratar de um assunto muito em alta, a partir de uma perspectiva fora do senso comum e ao mesmo tempo humanizada. Diversos aspectos do núcleo temático escolhido conseguiram ser abordados, como o mercado de trabalho, a área profissional da estética, a lucratividade do setor, a conceituação de questões teóricas e principalmente, a vivência de mulheres ‘normais’ perante esse momento de mudança profunda, embora não completamente inocente e ingênua. ਀䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀 漀爀椀最椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀漀洀漀甀 昀漀爀洀愀 挀漀洀 猀甀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 渀漀 倀漀爀琀愀氀 䌀愀琀愀爀椀渀愀猀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀漀爀琀愀氀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 挀漀洀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 最渀攀爀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 渀愀 爀攀搀攀 搀攀猀搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 昀漀椀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀愀 渀琀攀最爀愀 渀漀 搀椀愀 ㈀ ⼀ ㌀⼀㈀ ㄀㤀Ⰰ 琀攀渀搀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 搀椀愀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 愀琀 漀 搀椀愀 ㈀㜀⼀ ㌀⼀㈀ ㄀㤀Ⰰ 昀椀最甀爀愀搀漀 挀漀洀漀 愀 洀愀琀爀椀愀 洀愀椀猀 氀椀搀愀 搀漀 倀漀爀琀愀氀Ⰰ 挀漀洀 ㌀㈀   愀挀攀猀猀漀猀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀猀⸀ 䄀 最爀愀渀搀攀 愀挀攀椀琀愀漀 搀漀 琀攀洀愀 攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 攀洀 猀椀Ⰰ 琀愀渀琀漀 瀀攀氀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 瀀攀氀愀猀 挀漀氀攀最愀猀 攀洀 愀甀氀愀 攀 瀀漀爀 昀椀洀 瀀攀氀愀猀 氀攀椀琀漀爀愀猀 渀漀 䌀愀琀愀爀椀渀愀猀Ⰰ 昀漀椀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 攀 愀最爀愀搀瘀攀氀 猀甀爀瀀爀攀猀愀⸀ 倀漀爀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 挀爀琀椀挀愀 愀 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 琀椀搀漀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀爀攀挀椀猀愀爀椀愀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀猀琀攀猀 猀氀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 瘀愀氀椀搀愀爀 猀攀甀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀Ⰰ 攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀琀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀⠀愀猀⤀ 氀攀椀琀漀爀攀猀⠀愀猀⤀⸀ 吀攀渀搀漀 椀猀琀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 漀戀琀攀瘀攀 砀椀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 愀琀攀渀搀攀爀  搀攀洀愀渀搀愀 搀攀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀琀攀 攀 愀琀甀愀氀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀