ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00051</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Preparados para Infinitas Possibilidades</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;ALEXSANDRO BORTOLOSSI (Universidade do Oeste de Santa Catarina); ARIANA GRZEGOZESKI SCHNEIDER (Universidade do Oeste de Santa Catarina); GUILHERME HÜTHER (Universidade do Oeste de Santa Catarina); JOSLAINE DALL AGNOL ZUCCO (Universidade do Oeste de Santa Catarina ); MARCO ANTONIO DA LUZ ALMEIDA (Universidade do Oeste de Santa Catarina); TARCILA OLIVEIRA BORGES (Universidade do Oeste de Santa Catarina); PAULO RICARDO DOS SANTOS (Universidade do Oeste de Santa Catarina); REGINA ONEDA MELLO (Universidade do Oeste de Santa Catarina); SILVIA SPAGNOL SIMI DOS SANTOS (Universidade do Oeste de Santa Catarina); VANESSA ANGÉLICA BALESTRIN (Universidade do Oeste de Santa Catarina)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho descrito diz respeito a um jingle desenvolvido para uma campanha publicitária, realizado na 6ª fase da disciplina Agência Experimental, do curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, Campus Joaçaba. O produto criado pelos discentes tem embasamento nos conhecimentos práticos e teóricos adquiridos ao longo do percurso na academia, e foi realizado para o curso de comunicação. O Curso de Publicidade e Propaganda é oferecido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, em Joaçaba - SC, com duração de 4 anos e é dividido em 8 fases presenciais. É referência no Sul do Brasil em qualidade de ensino, estrutura, premiações e nas avaliações da comunidade acadêmica. A missão da Unoesc, além de formar pessoas, é produzir conhecimento oferecendo cursos de extensão e serviços, promovendo o desenvolvimento institucional e regional. O aluno, ao estudar Publicidade e Propaganda, torna-se um profissional apto para trabalhar em diferentes áreas: Mídia, planejamento, redação, criação, produção, atendimento, pesquisa, assessoria de comunicação, assessoria em mídias sociais digitais, produtoras de vídeo, entre outros. A formação tem base multidisciplinar, o que potencializa o desenvolvimento de competências profissionais para atuar no mercado de trabalho. Rizzo e Schaun (2008, p. 02), em seu estudo, confirmam que: Um novo perfil do profissional de comunicação passou a ser delineado a partir dos desafios impostos pelas mudanças sociais no novo milênio, que configuram questões paradigmáticas as mais diversas: valorização da cidadania, multiplicidades de públicos, consumo responsável, questões planetárias, concorrência global, minorias sociais, entre outras. Além de desenvolver a capacidade técnica e profissional, o curso de Publicidade e Propaganda oportuniza formação humanística, de modo que o egresso possa entender a dinâmica das relações entre a publicidade e propaganda e a sociedade. Tal constatação aproxima-se dos preceitos de Nicolescu et al. (2000), que definem a multidisciplinaridade como uma busca da integralização de conhecimentos por meio do estudo de um objeto de uma mesma e única disciplina, ou por várias delas, ao mesmo tempo. O problema de comunicação encontrado para a realização do presente produto, estava na dificuldade de suprir a falta de conhecimento sobre as áreas em que um profissional formado em publicidade pode atuar, os estereótipos que a profissão possui, bem como a ausência de conhecimento sobre as possibilidades de inserção no mercado de trabalho que o curso possibilita. O objetivo principal consistiu em demonstrar as inúmeras possibilidades em que o profissional de comunicação pode atuar e, principalmente, asseverar que esses profissionais estão preparados para as infinitas possibilidades que a comunicação, assim como a publicidade, ou qualquer área da comunicação, proporciona. Para reforçar o que foi mencionado anteriormente, foi definido que o objetivo de marketing era atingir um share of mind de 80% do público-alvo primário, considerando acadêmicos e professores do curso de Comunicação Social, frente à valorização e reconhecimento da qualidade do curso. Para o público secundário, profissionais do mercado de trabalho, empresários, comunidade e alunos do ensino médio, o percentual de crescimento do share of mind foi estabelecido em 10%. A propaganda possui um papel mobilizador na sociedade, não só com o propósito de vender, mas de ser um instrumento de educar e sensibilizar. O jingle visa criar identificação por parte do público, principalmente para empresas entenderem as diferentes funções que um publicitário pode realizar e valorizarem esses profissionais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para criar e produzir o jingle  Preparados para infinitas possibilidades , foi necessário uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, consultando materiais já elaborados, em especial livros e artigos científicos. Gil (2008, p. 65) aponta que  a principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente . Primeiramente foi necessário entender o conceito de jingle. Sampaio (2003, p. 72) afirma que: A grande vantagem do jingle é que, por ser música, acaba tendo um expressivo poder de  recall , pois é aquilo que a sabedoria popular chama  chiclete de orelha . As pessoas ouvem e não esquecem. Assobiam ou cantam, mas guardam o tema consigo. O jingle é algo que fica, como provam as peças veiculadas durante um período e tiradas do ar, mas que muitos e muitos anos depois ainda são lembradas pelos consumidores. Ao encontro desse pensamento, Mcleish (1999), discorre que o jingle é um slogan memorável, que deve ser feito com uma melodia cativante que prenda a atenção do público-alvo. Alves (2006, p. 37) ainda complementa que  o uso de jingle de fácil memorização é o que mais chama atenção [& ] O que os publicitários buscam com os jingles é que sejam bem assimilados pela população. Após o embasamento teórico foi necessário ter uma visão geral sobre o assunto pesquisado e por isso utilizamos o método qualitativo, pois aponta caminhos alternativos. Com isso, justifica-se o método considerado adequado ao problema de pesquisa: análise retórica de jingles no meio-oeste de Santa Catarina. Compreende-se como uma pesquisa de caráter exploratória, pois de acordo com Gil (2008, p. 19): As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista, a formação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. De todos os tipos de pesquisa, estas são as que apresentam menos rigidez no planejamento. Habitualmente envolvem levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas e estudos de caso. A metodologia utilizada foi uma análise retórica elaborada por Leach (2011), que pode ser compreendida de três formas: como o ato de persuadir; como a análise dos atos de persuasão e como uma cosmovisão sobre o poder persuasivo do discurso. Ainda segundo Leach (2011), a análise retórica tende a não ser passível de codificação, já que cada análise é diferente, assim como cada texto é diferente. As seguintes orientações gerais foram propostas pelo autor supracitado (2011) como sendo um ponto de partida para a elaboração de uma análise retórica, que são primeiro estabelecer a situação retórica do discurso a ser analisado; segundo, identificar os tipos de discurso persuasivos empregando a teoria da estase; terceiro, aplicar os cinco cânones retóricos; e por último, revisar e aprimorar a análise, empregando as orientações reflexivas. Os passos apresentados foram levados em consideração na análise de dois jingles intitulados  Águia Seguros e Tema Cultura FM , ambos produzidos pela KF Mídia. Após a análise, observou-se que os jingles utilizaram diversas metáforas, que deram uma ampla força de persuasão, utilizando-se de vários mecanismos usados nas produções de áudio, como a repetição de palavras, dobra de voz, etc. Observou-se também que as letras dessas canções estão carregadas de elementos retóricos que colaboraram para a força persuasiva das mesmas, pautadas na utilização de linguagem metafórica. O principal apelo persuasivo desses jingles foi a emoção. Com isso, tivemos uma experiência sobre como criar e produzir o jingle intitulado  Preparados para Infinitas Possibilidades , objeto deste trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De início, na realização do briefing, foram levantadas as informações preliminares do cliente, público-alvo, mercado e posicionamento. No Planejamento foram realizadas as análises ambientais, de demanda, mercado e dos concorrentes, além de adotar a estratégia de posicionamento. Na criação, a dupla responsável delineou que a redação do jingle seria focada no Reason Why, sempre atentos para que a letra causasse o impacto desejado. Hoff e Gabrielli (2004, p. 67) apontam que a sonoridade e o ritmo devem ser atuantes para a memorização da frase e sua repetição. Alinhado à criação, a mídia estabeleceu a praça de veiculação, traçou estratégias e estudou os melhores veículos para a veiculação. Para que a produção tivesse êxito, foi dividida em 3 etapas: Pré-Produção, Produção e Pós-Produção. A etapa da pré-produção começou com a elaboração da melodia, que buscou trazer um ritmo animado. Para a construção da letra que compõe o jingle, obtivemos auxílio do professor orientador e especialista em redação publicitária para rádio, quando foram elencadas palavras-chaves que viessem ao encontro do objetivo, tornando a letra com uma linguagem simples, objetiva e de fácil compreensão. Para gerar maior memorização pelos ouvintes optou-se pelo mecanismo de repetição de palavras sinônimas. Figueiredo (2005) aponta que esse mecanismo é fundamental na comunicação humana. A letra desenvolvida busca despertar no ouvinte sentimentos emotivos, por isso fala principalmente do amor à profissão, e das infinitas possibilidades que ela proporciona, utilizando-se de rimas harmônicas e alegres. Gracioso (2002) aponta que para a formulação de um jingle, a mensagem deve ser memorável, isto é, de fácil memorização e repetição, contendo frases sonoras que resumem o essencial. A letra foi dividida em 2 estrofes e assinatura com o slogan em locução off, reforçando a marca do curso. Na composição também foi utilizado o recurso das  janelas , um recurso em que, no futuro, estrofes ou a assinatura possam ser utilizadas separadamente em spots e/ou vinhetas. A letra desenvolvida foi a seguinte:  Encontrei alguém perdido aí // Me dizendo não saber qual caminho seguir // Apontei pra dentro do meu coração // Mostrando o infinito de uma profissão // Você sabe quando tem alguém por perto // Te dizendo que o futuro é sempre incerto // Abra os olhos e veja um novo você // O infinito possível, está em PP. // Curso de Publicidade e Propaganda Unoesc // Preparados para Infinitas Possibilidades . Na etapa de produção, a gravação foi realizada em parceria com um cantor que se dispôs a colaborar com o projeto. Para a gravação da melodia foram utilizados instrumentos eletroacústicos, como o violão, guitarra, bateria, baixo, teclado e piano, gravados através de teclados samplers, com exceção do violão e guitarra, criando um arranjo instrumental agradável. Também foi orientado ao cantor que na gravação da voz usasse um ritmo mais acelerado, entonação forte e tonalidade constante. A voz utilizada é masculina e com gravação solo na nota Bb (Sib). No segundo estrofe do jingle, nota-se que há um canto coletivo, com vozes mais baixas. Para isso foi utilizado o recurso da dobra da voz, que é muito utilizado e empregado em gravação para multiplicar vozes (ANDRADE, VALENTE; 2007). Tanto os instrumentos, como os vocais utilizados foram gravados no software Sonar, um sistema de gravação e edição multicanal de áudio. Na etapa da pós-produção foi realizada a edição e a montagem do produto final. Hausman (2010, p. 235), afirma que  A mistura de elementos é importante porque a união da tecnologia com a arte  a possibilidade de criar um efeito  é o núcleo da produção de rádio . A edição de voz foi realizada com o plugin Melodyne e a finalização foi realizada no software Sound Forge. O processo resultou em um jingle de 40 segundos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>