ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00059</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP14</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Seja sua própria inspiração</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Marco Antonio da Luz Almeida (Marco Antonio da Luz Almeida); Alexsandro Bortolossi (UNOESC); Joslaine Dall Agnol Zucco (UNOESC); Tarcila Oliveira Borges (UNOESC); Maroni da Silva (UNOESC); Paulo Ricardo dos Santos (UNOESC); Regina Oneda Mello (UNOESC); Silvia Spagnol Simi dos Santos (UNOESC); Vanessa Angélica Balestrin (UNOESC); Eduardo Filipe Ceconello (UNOESC)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho exposto retrata um audiovisual, desenvolvido na 6ª fase da disciplina Agência Experimental, do curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, Campus Joaçaba. O produto elaborado pelos discentes, tem embasamento nos conhecimentos práticos e teóricos adquiridos ao longo do percurso na academia, e foi realizado para o próprio curso de comunicação. O Curso de Publicidade e Propaganda é um curso de ensino superior oferecido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, em Joaçaba - SC, possui duração de 4 anos e é dividido em 8 fases presenciais, é referência no Sul do Brasil em qualidade de ensino, estrutura, premiações e excelente notas perante a comunidade acadêmica. Sua missão além de formar pessoas é produzir conhecimento, oferecendo cursos de extensão e serviços, promovendo o desenvolvimento institucional e regional. Além de desenvolver a capacidade técnica e profissional, o curso propicia um equilíbrio de formação genérica e específica, a formação técnica e humanística, de modo que o egresso possa entender a dinâmica das relações entre a publicidade e propaganda e a sociedade. Tal constatação aproxima-se com Nicolescu et al. (2000), que define a multidisciplinaridade como uma busca da integralização de conhecimentos por meio do estudo de um objeto de uma mesma e única disciplina ou por várias delas ao mesmo tempo. O audiovisual foi destinado à primeira edição do Job do Ano - Prêmio Unoesc de Publicidade. Prêmio esse, organizada pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social, e pelo curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc, para buscar descobrir grandes ideias, talentos e premiar trabalhos da área da Comunicação realizados pelos estudantes universitários em onze categorias diferentes divididas (Campanha Publicitária, Fotografia Publicitária e Artística, Cartaz, Flyer/Folder, Artigo Científico, Alltype Online/Offline, Publicidade Digital, Áudio e Vídeo Publicitário, Filme de Ficção). O objetivo está na valorização dos acadêmicos do curso e a divulgação de todo o trabalho realizado durante o percurso na academia, além do incentivo aos mesmos de desenvolver seus talentos e inscrever seus trabalhos em prêmios universitários. Assim, o audiovisual  Seja sua própria inspiração , foi desenvolvido a fim de destacar a importância que os acadêmicos têm para a comunidade regional, o curso e a universidade, além de reconhecer e valorizar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo. O problema de comunicação, estava em mobilizar amplo número de inscritos nas modalidades ofertadas para o prêmio, além da criação de uma nova temática que corresponda às particularidades do curso. O objetivo principal busca tornar o prêmio conhecido entre a comunidade acadêmica e meios de comunicação, passando a imagem de um prêmio que valoriza as competências dos futuros publicitários. Do mesmo modo, que instigue o público-alvo a abraçar o evento. Reforçando o exposto, foi definido que o objetivo de marketing seria atingir um share of market de 42% do público-alvo considerado potencial a participar do evento. Por ser um curso composto de pessoas inovadoras, criativas, abertas a diferentes visões e opiniões, o objetivo criativo do trabalho, é salientar que precisamos nos identificar, saber onde queremos chegar e que devemos nos espelhar em nós mesmos, cada um com suas individualidades e talentos, sendo apenas necessário abrir-se para novas experiências.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para criar e produzir o VT de lançamento da campanha  Job do Ano: seja sua própria inspiração , foi necessário uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Para Gil (1999, p. 65), a pesquisa bibliográfica: [...] é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente. Para estar mais próximo do assunto, primeiramente foi necessário entender a construção da nossa identidade pessoal, embasada na Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson (1972). Para o autor, a identidade é uma concepção de si mesmo, composta de valores, crenças e metas com os quais o indivíduo está fixamente comprometido. A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais, que são as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade; de fatores interpessoais, que são as identificações com outras pessoas; e os fatores culturais, que referem-se aos valores sociais a que uma pessoa está exposta, tanto globais, quanto comunitários. Após o embasamento teórico foi necessário ter uma visão geral sobre o assunto pesquisado, e como a publicidade exerce influência sobre as pessoas, o VT de lançamento da Campanha Job do Ano, busca mobilizar a comunidade acadêmica para uma reflexão acerca de si mesmo, ou seja, do potencial dos acadêmicos. Atrelado a isso, O Guinn, Allen e Semenik (2008, p. 20) afirmam que a propaganda pode ajudar a unir a imagem e o significado de uma marca ao ambiente social, e de modo mais amplo, à cultura, oferecendo ao consumidor um sentido de vínculo pessoal. Sabe-se da importância que a publicidade tem sobre as pessoas, além de ser um instrumento de persuasão, ela tem o papel social de educar e sensibilizar. Por se tratar de uma campanha para a primeira edição do prêmio, foi necessário entender melhor sobre o cliente e os objetivos traçados no briefing de atendimento. Com isso, tivemos uma vasta visão de como criar e produzir o audiovisual intitulado  Job do Ano: seja sua própria inspiração , objeto deste trabalho. E a partir de um planejamento de mídia, levando em consideração que em sua primeira edição o Prêmio foi aberto apenas para os acadêmicos devidamente matriculados no curso, delimitou-se que a ferramenta social a ser utilizada para a divulgação do audiovisual seria a fanpage do curso de Publicidade e Propaganda - Unoesc Joaçaba no Facebook.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De início, na realização do briefing, foi levantado as informações preliminares do cliente, público-alvo, mercado e posicionamento. No Planejamento foi realizada as análises ambientais, de demanda, mercado e dos concorrentes, além de adotar a estratégia de posicionamento. Na criação, a dupla responsável decidiu utilizar o texto emotivo (human interest), onde Gabrielli e Hoff (2017) afirmam que a função emotiva focaliza o emissor, seus sentimentos, desejos, atitudes e vontades. É a função que empregamos quando nos afirmamos como indivíduos. Para que a produção tivesse êxito, ela foi dividida em 3 etapas: Pré-Produção, Produção e Pós-Produção. A etapa da pré-produção iniciou com a elaboração do roteiro do audiovisual, que para Jean-Claude Carrière (apud RODRIGUES, 2007) é considerado um elemento-chave pois a partir dele que se decide o filme. Assim, buscamos enfatizar que desde sempre nos espelhamos em pessoas que nos ajudam a chegar em algum lugar: em nossos pais, conhecidos ou até mesmo em personalidades, mas que devemos nos espelhar em nós mesmos, cada um com seu estilo. Com isso, busca-se criar sensações através da analogia, atrelado ao tema com o uso de espelhos e reflexos. Além disso, através de uma linguagem subjetiva, demonstrar e motivar aos acadêmicos que podemos e devemos ser nossa própria referência, cada um com suas individualidades e talentos, sendo apenas necessário abrir-se para novas experiências. Partindo para a etapa de produção, o audiovisual busca abordar uma linguagem visual que desperte as emoções no público-alvo, fazendo que ele se identifique com a mensagem passada, representando suas aspirações. Para Figueiredo (2005), o vídeo é impactante pois mescla imagem e áudio. Mas a palavra é que tem o poder de persuasão, que conduz a mensagem e o entendimento do receptor. Dessa forma, para que a campanha cumprisse seus objetivos, a ideia criativa consiste em de forma lúdica, refletir no espelho acadêmicos do próprio curso, além de mãos segurando esse espelho, representando a diversidade e o apoio que muitas pessoas nos dão ao longo da trajetória acadêmica. Como fundo, podemos dividir em duas partes. A de início remete algo que se assemelhe ao universo, seguido imagens de momentos marcantes na vida em sequência. A segunda parte já apresenta o emprego da cor azul ao fundo, simbolizando crescimento, calma e fortalecimento, e se encaminha para o final do audiovisual. A voz utilizada na locução do audiovisual é feminina, gravada nos estúdios da Rádio Unoesc FM. Além de ser utilizada de entrada uma trilha instrumental emotiva com picos elevados de BG no início e fim do audiovisual. Na etapa da pós-produção, foi realizada a edição e a montagem do produto final. A locução para o audiovisual foi gravada e editada nos estúdios da Rádio Unoesc FM pelo software Sony Sound Forge 11.0, e edição feita no software Sony Vegas 13.0 (64 bits). Já a edição do audiovisual foi feita com o auxílio dos editores de imagem do Laboratório de Vídeo no After Effects, utilizando-se de animação de zoom, desfoque e opacidade e depois foi finalizado no software Premiere CC 2018. A trilha utilizada no audiovisual é da Biblioteca de Áudio do Youtube, com o direito de uso da trilha. Desse modo, o processo resultou em um audiovisual de 30 segundos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>