A Fotonovela “Golpes da Paixão” retrata um romance ficcional que calcado no período histórico do Regime Militar busca apresentar as mazelas que assombraram as produções artísticas da época através dos Órgãos de Controle da Informação que aplicavam a censura, além do encaminhamento à prisão ou o envio de guardas para acompanharem o artista a fim de intimidá-los para que não replicassem a obra censurada (ARAÚJO, 2010).
A ideia de feitura da fotonovela “Golpes da Paixão” veio a partir do interesse em abordar o gênero como uma forma artística, ao explorar todos os seus recursos mas que, ao agregar conteúdos, não se descaracterizasse suas propriedades românticas. Assim, uma demanda a ser suprida era aglutinar esse produto usualmente disponibilizado em meios como o impresso e apresentá-lo em um inédito formato: multimeios. Em uma estrutura de formato multimeios, o suporte web foi o escolhido para acomodar a fotonovela. Essa escolha se deu pelas possibilidades de exploração que a mídia suporta como a simultaneidade de conteúdos, a não linearidade de leitura, a variedade de mídias a serem disponibilizadas no mesmo canal, entre outros. Com isso, a fotonovela, além de apresentar um romance histórico como motriz do produto, apresenta conteúdos extras que são disponibilizados de forma a conduzir a narrativa como um todo, isto é, todo o conteúdo lá apresentado está conectado em sua cadeia de significação, mas também não deixa de fornecer sistemas significativos a partir de cada um dos seus elementos que terminam em si próprios.
A fotonovela chegou ao Brasil ao final da década de 1940 e foi um sucesso entre o público feminino e de classes B e C. Na década de 70 atingiu seu ápice e foi classificada como mídia massiva (SAMPAIO, 2008). ᰀ丠漀 䈀爀愀猀椀氀 愀猀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀攀 䘀一 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀洀 椀搀攀椀愀 搀攀 甀洀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀 昀攀洀椀渀椀渀愀⸀ 伀 挀愀爀琀攀爀 昀攀洀椀渀椀渀漀 爀攀昀漀爀愀搀漀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀爀 漀 爀漀洀愀渀攀猀挀漀 攀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 攀 漀 瀀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ 瀀漀爀 搀攀猀琀椀渀愀爀ⴀ猀攀 愀漀猀 最爀甀瀀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀攀 戀愀椀砀漀 渀瘀攀氀 搀攀 爀攀渀搀愀 攀 攀猀挀漀氀愀爀椀搀愀搀攀ᴀ†⠀䠀䄀䈀䔀刀吀Ⰰ 㤀㜀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㌀⤀⸀
䄀甀琀漀爀攀猀 戀甀猀挀愀洀 爀攀猀猀椀最渀椀昀椀挀愀爀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 攀 爀攀琀椀爀愀爀 猀甀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀漀 猀椀洀瀀氀椀猀琀愀 搀攀 愀琀甀愀爀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀愀 䤀渀搀切猀琀爀椀愀 䌀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 䔀氀愀 ᰀ渠漀 甀洀愀 椀洀瀀漀猀椀漀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 瀀甀爀愀 搀攀 甀洀愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 洀愀猀 甀洀 愀爀琀攀昀愀琀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 氀攀椀琀漀爀攀猀 瀀漀搀攀洀 挀爀椀愀爀 愀猀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀攀猀 攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 猀甀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀∀ ⠀䨀伀䄀一䤀䰀䠀伀Ⰰ 䄀⸀䰀㬀 䨀伀䄀一䤀䰀䠀伀Ⰰ 䴀⸀䌀⸀䜀⸀Ⰰ ㈀ 㠀 瀀⸀㔀㐀㔀⤀⸀
倀愀爀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 猀甀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 猀攀 搀愀爀 攀洀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 猀甀愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀攀 漀昀攀爀攀挀攀爀 ᰀ椠渀琀攀爀愀漀 搀攀 最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 愀渀椀洀愀攀猀Ⰰ 瘀搀攀漀Ⰰ 洀切猀椀挀愀Ⰰ 昀愀氀愀 攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀愀 攀洀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀 愀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 瀀漀爀 甀洀 挀愀洀椀渀栀漀 猀椀洀瀀氀攀猀 漀甀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 漀甀 瀀漀爀 甀洀 渀愀瘀攀最愀搀漀爀 渀漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀氀ᴀ†⠀刀唀匀匀䔀䰀䰀 攀 䰀䤀一倀吀伀一 愀瀀甀搀 䜀伀匀䌀䤀伀䰀䄀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 倀⸀㌀⤀ 猀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀漀 最渀攀爀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 焀甀攀 渀漀爀琀攀椀愀洀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀⸀
伀 瀀攀爀漀搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 渀漀瘀攀氀愀 漀 搀漀 刀攀最椀洀攀 䴀椀氀椀琀愀爀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 ⠀㤀㘀㐀 ⴀ 㤀㠀㔀⤀⸀ 匀攀爀漀 攀渀昀漀挀愀搀漀猀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀 搀攀 洀愀椀漀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 爀攀愀猀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 攀 搀愀 洀切猀椀挀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 甀搀椀漀猀 攀 瘀搀攀漀猀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀瀀爀攀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 猀攀 搀攀甀 攀猀猀攀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 愀爀琀猀琀椀挀漀猀 瀀漀挀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 挀漀渀猀琀愀琀愀搀漀猀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀攀猀 挀漀洀 搀攀洀愀爀挀愀攀猀 搀攀猀猀攀 椀渀挀漀渀昀漀爀洀椀猀洀漀 愀漀 最漀瘀攀爀渀漀 椀渀猀琀愀甀爀愀搀漀⸀ 䘀漀爀愀洀 攀氀攀猀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀㨀 漀猀 挀椀渀攀洀愀猀 搀攀 䜀氀愀甀戀攀爀 刀漀挀栀愀 ⠀㤀㌀㠀 ⴀ 㤀㠀⤀Ⰰ 攀 䄀洀挀椀漀 䴀愀稀稀愀爀漀瀀瀀椀 ⠀㤀㈀ ⴀ 㤀㠀⤀ 攀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀 搀愀猀 洀切猀椀挀愀猀 搀攀 瀀爀漀琀攀猀琀漀Ⰰ 搀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 吀爀漀瀀椀挀氀椀愀 攀 䴀切猀椀挀愀 倀漀瀀甀氀愀爀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 ⠀䴀倀䈀⤀ 攀 搀漀 最爀甀瀀漀 猀甀挀攀猀猀漀 搀攀 瘀攀渀搀愀猀 搀攀 䰀倀ᤀ猠 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 搀愀 洀切猀椀挀愀 挀愀昀漀渀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㠀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀 甀洀 爀漀洀愀渀挀攀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 爀攀挀漀爀琀攀 搀攀 琀攀洀瀀漀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀搀漀⸀ 倀愀爀愀 琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 琀椀瀀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 昀漀椀 漀 䴀琀漀搀漀 搀攀 倀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 猀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 搀攀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 攀猀琀愀琀猀琀椀挀漀Ⰰ 攀猀琀爀甀琀甀爀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 昀甀渀挀椀漀渀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 攀琀渀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 琀椀瀀漀氀最椀挀漀Ⰰ 洀漀渀漀最爀昀椀挀漀 漀甀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 挀愀猀漀Ⰰ 攀琀挀⸀ ⠀匀䄀一吀䄀䔀䰀䰀䄀Ⰰ ㈀ ⤀⸀ 䄀瀀爀漀昀甀渀搀愀渀搀漀ⴀ猀攀 渀漀 琀椀瀀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 琀攀洀ⴀ猀攀 漀猀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀漀 攀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀漀Ⰰ 漀猀 焀甀愀椀猀 猀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀攀洀 搀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 甀洀愀 瀀爀瘀椀愀 搀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀砀瀀愀渀搀椀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 攀渀琀漀Ⰰ 搀攀猀挀爀攀瘀攀爀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀爀 攀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀爀 猀攀洀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 搀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀⸀ ⠀匀䄀一吀䄀䔀䰀䰀䄀Ⰰ ㈀ 瀀⸀ 㐀㜀⤀⸀
倀爀攀氀椀洀椀渀愀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 攀氀愀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀Ⰰ 洀愀樀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 昀攀渀洀攀渀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 洀愀猀猀愀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 瀀爀攀挀攀椀琀漀猀 搀愀 瘀攀爀琀攀渀琀攀 搀愀 䤀渀搀切猀琀爀椀愀 䌀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 栀愀瘀攀爀椀愀 甀洀愀 琀攀渀搀渀挀椀愀 搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 攀洀 搀攀昀椀渀椀爀 搀漀最洀愀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 ⠀䘀䰀伀刀䄀Ⰰ ㈀ 㐀⤀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀漀琀愀爀 焀甀攀 渀攀猀猀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 Ⰰ 氀漀最漀 搀攀 椀渀挀椀漀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 挀漀洀漀 搀愀渀漀猀漀Ⰰ ᰀ漠甀 攀渀琀漀 猀漀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 甀洀愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 渀攀最愀琀椀瘀愀㨀 愀 挀漀渀搀攀渀愀漀 椀爀爀攀挀漀爀爀瘀攀氀 搀攀 焀甀攀 琀愀氀 漀戀爀愀 甀洀 愀最攀渀琀攀 搀攀 挀漀渀猀攀爀瘀愀漀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀 ⠀䈀唀䤀吀伀一䤀Ⰰ 㤀㜀㜀Ⰰ 瀀⸀ 㘀⤀⸀ 伀 焀甀攀 愀挀愀戀愀 瀀漀爀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 愀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 ᰀ搠攀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 洀愀猀猀愀 渀漀 挀甀氀琀甀爀愀ᴀ†⠀䈀唀䤀吀伀一䤀Ⰰ 㤀㜀㜀Ⰰ 瀀⸀㘀⤀⸀
䐀椀愀渀琀攀 搀攀猀猀攀 椀洀瀀愀猀猀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀爀漀瘀漀挀愀 洀愀椀漀爀 瀀爀攀樀甀稀漀 愀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 愀 渀漀漀 搀攀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 昀爀甀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 洀愀猀猀愀 攀 搀愀 䤀渀搀切猀琀爀椀愀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 渀漀 琀攀洀 瘀愀氀漀爀 挀甀氀琀甀爀愀氀 愀氀最甀洀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 挀攀渀琀爀愀氀 渀愀 瘀椀搀愀 猀漀挀椀愀氀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 椀渀琀攀爀挀攀搀攀 瀀漀爀 琀甀搀漀 愀漀 猀攀甀 爀攀搀漀爀⸀ ⠀䠀䄀䰀䰀Ⰰ 㤀㤀㜀⤀⸀ 倀漀爀 攀猀猀攀 洀漀琀椀瘀漀Ⰰ 攀氀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 ᰀ搠愀 瀀爀瀀爀椀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀漀 甀洀 愀琀漀爀 猀漀挀椀愀氀ᴀ†⠀䠀䄀䰀䰀Ⰰ 㤀㤀㜀Ⰰ 瀀⸀ 㘀⤀⸀ 䄀 愀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀戀樀攀琀漀 攀昀攀椀琀漀 搀愀 挀漀渀搀椀漀 漀 焀甀愀氀 攀猀猀攀 漀戀樀攀琀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀Ⰰ ᰀ愠琀爀愀瘀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 搀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀ᴀ†⠀䐀唀 䜀䄀夀Ⰰ 㤀㤀㐀Ⰰ 愀瀀甀搀Ⰰ 䠀䄀䰀䰀Ⰰ 㤀㤀㜀Ⰰ 瀀⸀ ⤀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀愀猀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀Ⰰ 猀甀愀 氀攀椀琀甀爀愀 甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀琀椀挀愀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀Ⰰ 搀漀琀愀搀愀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 瀀爀漀搀甀稀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 氀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀愀猀 洀愀爀挀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀Ⰰ 瀀愀爀愀 䠀愀氀氀 ⠀㤀㤀㜀Ⰰ 瀀⸀ ㌀⤀Ⰰ 挀愀猀漀 ᰀ爠攀焀甀攀椀爀愀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 瀀愀爀愀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀攀洀Ⰰ 琀洀 甀洀愀 搀椀洀攀渀猀漀 ᰀ挠甀氀琀甀爀愀氀ᴀ⸠
䌀漀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 瀀攀爀漀搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀洀愀爀挀愀搀漀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀 搀攀挀爀攀琀愀漀 搀漀 䄀琀漀 䤀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 渀切洀攀爀漀 㔀 昀漀椀 漀 洀愀椀猀 攀渀爀椀樀攀挀椀搀漀 攀 焀甀攀 瀀爀漀瘀漀挀漀甀 甀洀愀 最椀最愀渀琀攀猀挀愀 攀 氀攀最琀椀洀愀 ⠀挀漀洀愀渀搀愀搀愀 瀀漀爀 爀最漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⤀ 漀渀搀愀 搀攀 挀漀攀爀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀 ⠀䘀伀䰀䠀䄀 䐀䔀 匀쌀伀 倀䄀唀䰀伀Ⰰ ㈀ 㐀⤀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀椀猀猀漀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 攀猀瀀愀漀猀 焀甀攀 漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀愀洀Ⰰ 愀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 猀甀愀猀 挀愀渀攀猀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 攀 挀爀琀椀挀愀 愀漀 最漀瘀攀爀渀漀Ⰰ 昀漀椀 渀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 挀漀洀 愀 ㈀㈀ 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 䘀攀猀琀椀瘀愀椀猀 搀攀 䴀切猀椀挀愀 倀漀瀀甀氀愀爀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 挀椀渀挀漀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀 搀攀 㤀㘀㔀 愀琀 漀 愀渀漀 搀攀 㤀㘀㤀⸀
伀甀琀爀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 愀氀瘀漀 搀攀 挀漀渀琀爀漀氀攀Ⰰ 攀洀 渀漀洀攀 搀愀 搀攀昀攀猀愀 搀愀 洀漀爀愀氀椀搀愀搀攀 攀 搀漀猀 戀漀渀猀 挀漀猀琀甀洀攀猀 昀漀爀愀洀 漀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 搀愀 挀栀愀洀愀搀愀 洀切猀椀挀愀 挀愀昀漀渀愀⸀ 唀洀 攀砀攀洀瀀氀漀 昀漀椀 愀 挀攀渀猀甀爀愀 椀洀瀀漀猀琀愀 猀 挀愀渀攀猀 唀洀愀 嘀椀搀愀 猀 ⠀倀愀爀攀 搀攀 吀漀洀愀爀 愀 倀氀甀氀愀⤀ ⠀㤀㜀㐀⤀ 攀 䔀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 氀甀最愀爀 ⠀㤀㜀㐀⤀ 搀攀 伀搀愀椀爀 䨀漀猀⸀
䌀漀洀 爀攀氀愀漀 猀 瀀爀漀搀甀攀猀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀猀Ⰰ 漀 昀椀氀洀攀 ∀伀 䐀爀愀最漀 搀愀 䴀愀氀搀愀搀攀 䌀漀渀琀爀愀 漀 匀愀渀琀漀 䜀甀攀爀爀攀椀爀漀∀Ⰰ 搀攀 䜀氀愀甀戀攀爀 刀漀挀栀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 攀猀琀琀椀挀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 挀漀洀戀椀渀愀搀漀猀 愀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 洀椀琀漀氀漀最椀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ 挀漀洀漀 匀漀 䨀漀爀最攀 攀 漀 䐀爀愀最漀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀 搀愀 愀氀攀最漀爀椀愀 搀漀猀 洀椀琀漀猀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀攀渀爀椀漀 瀀愀爀愀 愀 攀猀昀攀爀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀漀 瀀愀猀 渀愀 瀀漀挀愀㨀 愀 爀攀瘀漀氀甀漀 愀爀洀愀搀愀⸀
唀洀 漀甀琀爀漀 琀椀瀀漀 搀攀 挀椀渀攀洀愀 猀甀挀攀猀猀漀 攀渀琀爀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 挀氀愀猀猀攀 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 搀攀猀搀攀 愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㔀 渀漀 瀀愀猀Ⰰ 攀爀愀 漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀漀 愀琀漀爀 攀 挀椀渀攀愀猀琀愀 䄀洀挀椀漀 䴀愀稀稀愀爀漀瀀椀⸀ 匀攀甀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 漀 挀愀椀瀀椀爀愀 䨀攀挀愀 攀爀愀 甀洀 ᰀ椠渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 攀洀 攀猀猀渀挀椀愀Ⰰ 焀甀攀 搀椀昀椀挀椀氀洀攀渀琀攀 猀攀 挀甀爀瘀愀瘀愀 愀漀 瀀漀搀攀爀 猀攀渀栀漀爀椀愀氀Ⰰ 渀攀洀 洀攀猀洀漀 漀 搀愀 挀漀爀琀攀 瀀漀爀琀甀最甀攀猀愀ᴀ†⠀䈀䄀刀匀䄀䰀䤀一䤀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㈀⤀⸀ 䐀攀 㤀㌀ 愀 㤀㠀 Ⰰ 漀 挀椀渀攀洀愀 搀攀 䴀愀稀稀愀爀漀瀀椀 猀漀昀爀攀甀 愀氀琀攀爀愀攀猀 焀甀攀 搀椀愀氀漀最愀瘀愀洀 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 漀挀漀爀爀椀愀洀 渀漀 瀀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㠀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 䘀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 猀攀 搀攀甀 挀漀洀 愀 挀漀洀戀椀渀愀漀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 椀洀愀最琀椀挀漀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 爀漀洀渀琀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀渀昀氀椀琀甀漀猀漀猀 攀 昀椀挀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 吀漀搀愀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 愀爀琀猀琀椀挀漀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀猀 搀愀 挀漀氀愀最攀洀⸀
A storyline do romance se discorre da seguinte maneira: Antônio César e Raquel, dois jovens, duas classes sociais, duas atuações políticas, dois mundos diferentes, mas um único amor. Raquel lutava pelo direito de escrever, de falar, de expressar, de cantar, de atuar. Antônio César lutava apenas para sobreviver. O autoritarismo do período histórico da ditadura militar é o principal obstáculo que impedem suas paixões. Mesmo anos separados após armações, o amor fala mais alto e nada mais pode atrapalhar a união dos dois.倀愀爀愀 愀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀漀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀漀 爀漀洀愀渀挀攀Ⰰ 琀攀洀ⴀ猀攀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀㨀 刀愀焀甀攀氀Ⰰ 㤀 愀渀漀猀Ⰰ 挀愀爀椀漀挀愀Ⰰ 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀Ⰰ 昀椀氀栀愀 切渀椀挀愀 搀攀 甀洀 瀀愀琀爀椀愀爀挀愀 愀甀琀漀爀椀琀爀椀漀 攀 搀椀爀攀琀漀爀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀 搀攀 甀洀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 搀攀 吀嘀Ⰰ 洀漀爀愀搀漀爀愀 搀攀 䌀漀瀀愀挀愀戀愀渀愀Ⰰ 挀氀愀猀猀攀 洀搀椀愀Ⰰ 猀椀洀瀀琀椀挀愀 攀 攀猀琀甀搀椀漀猀愀⸀ 一愀 瀀漀挀愀 攀洀 焀甀攀 漀猀 洀椀氀椀琀愀爀攀猀 昀攀挀栀愀爀愀洀 漀 挀漀渀最爀攀猀猀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 搀愀瘀愀 瀀漀猀猀攀 愀漀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 搀愀 挀洀愀爀愀 刀愀渀椀攀爀椀 䴀愀稀稀椀氀椀Ⰰ 椀渀猀琀愀甀爀愀渀搀漀 漀 爀攀最椀洀攀 洀椀氀椀琀愀爀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀 攀猀琀愀瘀愀 渀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀⸀ 䄀瀀愀椀砀漀渀愀搀愀 瀀漀爀 䈀漀猀猀愀 一漀瘀愀Ⰰ 漀 瀀猀 㘀㐀 愀 搀攀椀砀愀瘀愀 椀渀猀愀琀椀猀昀攀椀琀愀 挀漀洀 愀 猀椀琀甀愀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀 爀椀琀洀漀 洀甀猀椀挀愀氀 猀攀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀瘀愀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 猀攀 琀漀爀渀愀瘀愀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 攀砀瀀漀爀琀愀漀Ⰰ 挀攀最愀 瀀愀爀愀 漀猀 猀爀椀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀 搀攀猀愀昀椀漀猀 焀甀攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀漀 攀 攀挀漀渀洀椀挀漀 搀愀 瀀漀挀愀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀洀 渀漀 瀀愀猀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 樀漀瘀攀洀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 挀漀洀 愀猀 挀愀渀攀猀 搀椀琀愀猀 搀攀 瀀爀漀琀攀猀琀漀Ⰰ 漀渀搀攀 戀爀椀氀栀愀瘀愀 愀氀最甀渀猀 戀漀猀猀愀渀漀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 一愀爀愀 䰀攀漀Ⰰ 嘀椀渀挀椀甀猀 搀攀 䴀漀爀愀攀猀Ⰰ 䜀攀爀愀氀搀漀 嘀愀渀搀爀Ⰰ 䨀漀漀 搀漀 嘀愀氀攀Ⰰ 䌀愀爀氀漀猀 䰀椀爀愀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䘀爀攀焀甀攀渀琀愀瘀愀 漀猀 攀猀琀切搀椀漀猀 搀攀 吀嘀 漀渀搀攀 昀椀挀愀瘀愀 愀氀漀挀愀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 瀀愀椀 搀攀猀搀攀 挀爀椀愀渀愀⸀ 䔀挀氀琀椀挀愀 攀 猀攀洀瀀爀攀 愀戀攀爀琀愀 猀 渀漀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 昀漀椀 渀愀 瀀氀愀琀椀愀 搀漀猀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀 搀攀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 漀渀搀攀 攀氀愀 猀攀 愀瀀愀椀砀漀渀漀甀 瀀攀氀漀 椀ⴀ椀ⴀ椀 搀愀 最甀椀琀愀爀爀愀 攀氀琀爀椀挀愀 攀 瀀攀氀愀猀 挀愀渀攀猀 琀爀漀瀀椀挀愀氀椀猀琀愀猀 搀攀 䌀愀攀琀愀渀漀 攀 䜀椀氀⸀ 一愀猀 琀攀氀愀猀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀瘀愀 挀愀搀愀 瀀愀猀猀漀 搀攀 䜀氀愀甀戀攀爀 刀漀挀栀愀 攀 漀猀 猀攀甀猀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 渀漀瘀漀⸀ 伀 䈀爀愀猀椀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 攀氀攀猀Ⰰ 渀愀 猀甀愀 猀椀洀瀀氀攀稀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 洀愀猀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 瀀爀攀渀搀椀愀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 愀琀 漀 切氀琀椀洀漀 猀攀最甀渀搀漀Ⰰ 攀爀愀 甀洀 䈀爀愀猀椀氀 焀甀攀 攀氀愀 渀漀 挀漀渀栀攀挀椀愀Ⰰ 攀 愀 挀愀搀愀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 昀椀挀愀瘀愀 戀漀焀甀椀愀戀攀爀琀愀 挀漀洀 漀 瀀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀⸀ 䘀漀椀 愀猀猀椀洀 挀漀洀 嘀椀搀愀猀 匀攀挀愀猀 ⠀㤀㘀㌀⤀Ⰰ 搀攀 一攀氀猀漀渀 倀攀爀攀椀爀愀Ⰰ 䐀攀甀猀 攀 漀 䐀椀愀戀漀 渀愀 吀攀爀爀愀 搀漀 匀漀氀 ⠀㤀㘀㐀⤀Ⰰ 搀攀 䜀氀愀甀戀攀爀 刀漀挀栀愀⸀
䄀渀琀渀椀漀 䌀猀愀爀㨀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 挀愀椀瀀椀爀愀Ⰰ 搀攀椀砀愀 漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀攀 䜀漀椀猀 瀀愀爀愀 琀攀渀琀愀爀 愀 瘀椀搀愀 渀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⸀ 䄀 搀挀愀搀愀 攀爀愀 搀攀 㤀㘀 Ⰰ 漀 琀洀椀搀漀 吀漀渀椀渀栀漀Ⰰ 挀漀洀漀 攀爀愀 挀栀愀洀愀搀漀 瀀攀氀愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 攀爀愀 昀椀氀栀漀 搀攀 猀椀琀椀愀渀琀攀猀Ⰰ 漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 搀攀 挀椀渀挀漀 昀椀氀栀漀猀 攀 攀洀 䜀漀椀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀瘀愀 挀漀洀漀 戀漀椀愀ⴀ昀爀椀愀 倀漀爀 挀愀甀猀愀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀攀挀愀渀椀稀愀漀 搀漀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 昀椀挀愀瘀愀 挀愀搀愀 搀椀愀 洀愀椀猀 搀椀昀挀椀氀 挀漀洀瀀攀琀椀爀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 猀漀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 洀漀 搀攀 漀戀爀愀 栀甀洀愀渀愀⸀ 匀甀愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 琀漀搀漀 漀 攀猀昀漀爀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 瀀愀猀猀愀瘀愀 瀀漀爀 攀砀琀爀攀洀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 搀攀挀椀搀攀 洀愀渀搀愀爀 猀攀甀猀 昀椀氀栀漀猀 樀 挀爀攀猀挀椀搀漀猀 椀爀攀洀 愀琀爀猀 搀漀 猀攀甀 瀀爀瀀爀椀漀 猀甀猀琀攀渀琀漀⸀ 䔀渀瘀椀愀 漀 昀椀氀栀漀 洀愀椀猀 瘀攀氀栀漀 瀀愀爀愀 䈀爀愀猀氀椀愀ⴀ䐀䘀⸀ 䄀 挀愀瀀椀琀愀氀 昀攀搀攀爀愀氀 渀漀瘀椀渀栀愀 攀洀 昀漀氀栀愀Ⰰ 攀爀愀 愀 瀀爀漀洀攀猀猀愀 搀攀 焀甀攀 搀椀愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 瘀椀爀椀愀洀⸀ 伀 猀攀最甀渀搀漀Ⰰ 攀渀瘀椀愀 瀀愀爀愀 洀漀爀愀爀 挀漀洀 漀 琀椀漀 攀洀 匀漀 倀愀甀氀漀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 渀愀猀 洀攀琀愀氀切爀最椀挀愀猀 搀漀 䄀䈀䌀 倀愀甀氀椀猀琀愀⸀ 䔀洀 搀攀挀漀爀爀渀挀椀愀 搀愀 爀攀挀攀渀琀攀 猀攀最甀渀搀愀 䜀甀攀爀爀愀 䴀甀渀搀椀愀氀Ⰰ 愀 椀渀搀甀猀琀爀椀愀氀椀稀愀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 椀愀 搀攀 瘀攀渀琀漀 攀洀 瀀漀氀瀀愀⸀ 伀 瀀愀猀 攀砀瀀漀爀琀愀瘀愀 瀀愀爀愀 洀甀椀琀漀猀 瀀愀猀攀猀 搀愀 䔀甀爀漀瀀愀 攀 爀攀挀攀戀椀愀 愀氀琀漀猀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 吀漀渀椀渀栀漀Ⰰ 攀渀瘀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 洀漀爀愀爀 挀漀洀 猀攀甀猀 搀漀椀猀 瀀爀椀洀漀猀 渀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⸀ 䄀漀 挀栀攀最愀爀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 最爀愀渀搀攀Ⰰ 挀漀洀攀愀 愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀漀 攀渀最爀愀砀愀琀攀⸀ 匀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀爀愀 椀洀瀀攀挀瘀攀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 渀甀渀挀愀 琀攀爀 昀攀椀琀漀 椀猀猀漀 愀渀琀攀猀Ⰰ 攀爀愀 洀甀椀琀漀 攀猀昀漀爀愀搀漀 渀漀 焀甀攀 昀愀稀椀愀⸀ 䌀漀洀 猀攀甀 瀀攀焀甀攀渀漀 爀搀椀漀 瀀椀氀栀愀Ⰰ 攀氀攀 猀愀椀愀 瀀攀氀愀猀 爀甀愀猀 挀漀洀 愀猀 洀愀椀猀 昀愀洀漀猀愀猀 搀攀 刀漀戀攀爀琀漀 䌀愀爀氀漀猀Ⰰ 倀愀甀氀漀 匀爀最椀漀Ⰰ 一攀氀猀漀渀 一攀搀 攀 圀愀氀搀椀挀欀 匀漀爀椀愀渀漀⸀ 一愀猀 琀攀氀愀猀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀瘀愀 漀 挀爀琀椀挀漀 栀甀洀漀爀 搀攀 䴀愀稀稀愀爀漀瀀椀⸀ 䔀 焀甀愀渀搀漀 挀栀攀最漀甀 愀漀 刀椀漀Ⰰ 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 挀漀椀猀愀 愀 昀愀稀攀爀 昀漀椀 椀爀 愀漀 挀椀渀攀洀愀 瘀攀爀 漀 攀洀 挀愀爀琀愀稀 伀 䨀攀挀愀 攀 䘀爀攀椀爀愀 ⠀㤀㘀㠀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|