ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00089</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vem Para a Unipampa - Os Melhores Anos de Sua Vida  Storytelling Campus São Borja</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabrielle Yasmin Menegatti Vieira (Universidade Federal do Pampa); Thiago Lourenço Freitas (Universidade Federal do Pampa - Unipampa); Carol da Silva Moreira (Universidade Federal do Pampa - Unipampa); Helena Caroline Christofari Samuel (Universidade Federal do Pampa - Unipampa); Carmen Regina Abreu Gonçalves (Universidade Federal do Pampa - Unipampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esta produção audiovisual foi desenvolvida através do componente curricular Produção Audiovisual Institucional em Relações Públicas, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus São Borja. O objetivo deste trabalho foi apresentar a instituição de forma rápida e atrativa para os possíveis ingressantes. Assim, como ferramenta de Relações Públicas, o vídeo foi utilizado a fim de gerar valores positivos sobre a instituição, informar aos públicos sobre sua estrutura física e demonstrar que a experiência de estar inserido em um ambiente acadêmico e público perpassa a parte física e valoriza as vivências. A Unipampa, que foi fundada em 2008, através da Lei Nº 11.640, é uma instituição de ensino superior pública federal e multicampi. A instituição atua em 10 municípios do estado do Rio Grande do Sul  Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. O campus São Borja está localizado na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul. São Borja possui aproximadamente 63 mil habitantes e é conhecida como a  Capital Gaúcha do Fandango , mas, também, como  Terra dos Presidentes e  Primeira dos Sete Povos das Missões . Hoje, o campus comporta aproximadamente 2100 alunos matriculados em seus oito cursos de graduação, 4 cursos de pós-graduação e a EAD, dentre estes o número de estudantes oriundos de outras cidades e estados estimam 60%. Atualmente, a universidade possui a campanha institucional  VEM PARA A UNIPAMPA com diversos materiais publicitários vinculados para divulgar os cursos e a universidade como um todo, contudo, a divulgação local é de responsabilidade de cada campi. Devido a isso, a comunidade acadêmica se articula para desenvolver material institucional que represente a realidade de seus campi, com isso, surge através da disciplina, o convite para a realização de um trabalho audiovisual institucional para ser vinculado e divulgado aos alunos, a fim de gerar não somente pertencimento, como mostrar a vivência e experiência adquirida em um ambiente acadêmico. Neste sentido, cabe ao profissional de Relações Públicas identificar e conhecer os processos da organização que irão auxiliar na construção de uma identidade organizacional, onde segundo Gisela Gonçalves, em Ética das relações públicas: A falta de responsabilidade social nos Códigos Éticos de Relações Públicas (IX Congresso da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), 2007)  a profissão que tem a responsabilidade de promover a compreensão mútua através do diálogo e do debate informado e que, por isso mesmo, funciona como óleo nas rodas da sociedade . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a construção deste audiovisual, foi utilizado como base as 3 etapas de produção propostas por Herbert Zettl, no Trabalho com câmera; como os microfones  ouvem ; Iluminação no estúdio, in.: Manual de produção de televisão (Ed. Cengage Learning, 2011): pré-produção, produção e pós-produção. A primeira etapa corresponde a concepção do trabalho, na qual fazem parte o processo de briefing, escolha de equipe técnica, definição de cronograma, seleção de elenco, pesquisas, locações e elaboração do roteiro. Já a segunda é a produção em si, levando em consideração todas as atividades pertinentes para a gravação do vídeo. E por último, a pós-produção que compreende o processo de edição do material visual e sonoro. A concepção da produção teve como ponto de partida a análise dos vídeos institucionais produzidos, buscando compreender a mensagem e conteúdos que eram vinculadas ao público. Em seguida, através de um briefing realizado com a coordenação do curso de Relações Públicas e com o coordenador da Assessoria de Comunicação Social da Unipampa (ACS), foi possível identificar as demandas e valores que a Unipampa desejava passar para seu público. Para Zettl (idem), esta etapa é responsável por apresentar  instruções e diretrizes transmitidas de forma resumida aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho . Após este processo, foi realizada uma pesquisa informal com os acadêmicos da universidade a fim de entender quais os motivos que levaram a escolha da Unipampa, que serviria como base para a elaboração do roteiro e definição do elenco. Mesmo de maneira informal, a pesquisa revelou que mais do que o espaço físico, muitos alunos procuram a universidade pelas experiências vividas neste período e o conhecimento adquirido. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na etapa de pré-produção foram realizadas em média cinco reuniões que possibilitaram a definição do tema: os melhores anos da minha vida. Após a definição da temática, foi elaborado um cronograma de reuniões e atividades para as equipes de trabalho que foram divididas em direção, produção e criação. Para a criação do roteiro e a escolha de locação, optou-se por manter a luz natural para enfatizar as vivências dos alunos e os principais espaços de convivência dos alunos. Foi elaborado um roteiro técnico para que se pudesse detalhar os personagens, ângulos e enquadramentos a serem utilizados. O vídeo institucional tem como objetivo  mostrar a empresa (histórico, ramo de atividade, principais produtos, estrutura física, e organizacional, tecnologia, missão e visão da empresa, relações sociais e com o meio ambiente) (Carlos Xavier, Eveleine Zupardo, em Entregando o ouro para os mocinhos: o roteiro audiovisual na comunicação das empresas, Ed. Zennex Publishing, 2004), ou seja, é uma estratégia para fixar no imaginário do seu público a personalidade da instituição. Neste sentido, Margarida Kunsch, em Planejamento de relações públicas na comunicação integrada (Ed. Summus, 2003) aponta que o propósito do vídeo institucional vai além da venda de um produto ou serviço, mas serve como instrumento para legitimar as instituições em suas atividades dando a elas personalidade. Para a produção do vídeo, optou-se pelo storytelling, que em seu sentido epistemológico significa contar uma história. O enfoque narrativo está centrado nas palavras e como ela se desenvolve através da fala, as cenas representam a diversidade de público e pessoas que estão presentes no ambiente acadêmico, a fim de aproximar e representar a gama de alunos que frequentam a universidade, ao passo que a escolha dos locais compreende os espaços de vivência e aprendizado dos alunos. Eloi Zanetti, em Making of  como e por que fazer vídeos corporativos (Ed. Zanetti Associados, 2010), destaca que a transmissão das informações por meio do vídeo deixa a mensagem mais leve, natural e até divertida. Neste sentido, o intuito do vídeo foi trazer a emoção que representam as experiências vividas ao longo da graduação. Devido a isso, a escolha do elenco privilegiou a diversidade dos alunos que frequentam a universidade. Para alcançar tal sentido nas imagens, utilizamos a câmera de forma a representar a interação, pois segundo Ney Carrasco, em Sygkhronos: a formação da poética musical do cinema (Ed. Via Lettera, 2003), o deslocamento da câmera auxilia na construção desta relação, recortando o espaço com finalidade expressiva. A produção do vídeo foi realizada pelos acadêmicos do curso de Relações Públicas e contou com o apoio dos professores dos cursos e dos funcionários do estúdio de TV e edição. Ao longo de dois meses, entre pré, produção e pós-produção, foram mais de 30 horas de gravação. O vídeo foi lançado em julho de 2018 para os alunos, professores, coordenadores e funcionários da Unipampa, tem a duração de aproximadamente 3 00  , sendo veiculado para os alunos durante as atividades de recepção dos ingressantes. A produção não teve nenhum custo para a instituição visto que todo o material utilizado estão disponibilizados no almoxarifado da instituição. Ao todo, estiveram envolvidos no processo de direção e produção seis pessoas. O vídeo está sendo veiculado nas atividades de recepção dos calouros da Unipampa campus São Borja, atingindo um total de 240 alunos ingressantes. Além disso, o vídeo está em processo de avaliação para a publicação no site institucional da universidade para o campus São Borja. Em relação a avaliação, realizada no dia da apresentação do vídeo, 80% dos estudantes gostaram do vídeo, e 20% se mostraram indiferentes, e nenhum apresentou resposta negativa. Entre os servidores, professores, e coordenadores presentes, o índice de aprovação foi de 100%. A pesquisa foi realizada de forma presencial durante o evento de lançamento do vídeo institucional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>