INSCRIÇÃO: 00169
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT06
 
TÍTULO: Amigo não se compra, adote!
 
AUTORES: Maria Luiza Matos Lopes (Universidade Luterana do Brasil); Thaís Souza Dias (Universidade Luterana do Brasil); Fátima Giuliano (Universidade Luterana do Brasil)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Redação Publicitária para Impressos, do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Luterana do Brasil, sob orientação da professora Mirian Engel Gehrke. O briefing do trabalho propõe a criação de uma campanha de mudança de atitude visando buscar um tema que proporcione ao público-alvo uma reflexão a mudar de comportamento diante determinada questão social. O processo de desenvolvimento do trabalho se deu da seguinte forma: discussão e pesquisa para a escolha da marca a representar a temática, construção da campanha utilizando os recursos aprendidos em aula, tais como: desenvolvimento de conceito, argumentação emocional, estratégias de texto e elementos da peça publicitária impressa, produção do material (texto + imagem), revisão e orientação, e apresentação final com feedback a respeito dos resultados. A campanha foi criada para a marca Havaianas que, a partir do universo da ilustração e estratégias de texto, busca a reflexão do público acerca da adoção de animais que foram abandonados, utilizando o apelo emocional, não tornando o tema algo relativamente triste, mas o apresentando de forma lúdica e amigável. ਀ Levando em consideração que a publicidade é uma ferramenta que propaga mensagem de maneira direta e pode ser utilizada não somente para vender um produto/serviço mas como disseminar ideias e valores, ela acaba tendo também um papel social. Buscando um posicionamento mais social da marca escolhida, no presente trabalho, a temática é colocada em prática. ਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀爀愀 焀甀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 愀琀椀琀甀搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀 攀洀 猀攀甀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀瀀氀攀琀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀漀 瀀攀氀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 渀攀氀愀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀猀琀甀搀愀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 爀攀氀愀琀椀瘀漀 愀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 甀洀愀 瀀攀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀⸀ 䄀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 愀 洀愀爀挀愀 䠀愀瘀愀椀愀渀愀猀  琀攀洀琀椀挀愀 䄀搀漀漀 搀攀 䄀渀椀洀愀椀猀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 挀漀洀漀 甀洀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 瀀攀愀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 樀 瀀漀猀猀甀椀爀 甀洀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 攀洀 猀甀愀猀 瀀攀愀猀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 攀 搀攀猀椀最渀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀渀搀漀 漀 琀攀砀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀 戀甀猀挀愀渀搀漀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀愀 匀愀切搀攀Ⰰ 栀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㌀  洀椀氀栀攀猀 搀攀 愀渀椀洀愀椀猀 愀戀愀渀搀漀渀愀搀漀猀⸀ 伀 昀愀琀漀 搀攀 漀 愀戀愀渀搀漀渀漀 猀攀爀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 猀漀挀椀愀氀 渀漀 瀀愀猀 攀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 猀攀爀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 攀昀椀挀愀稀 瀀愀爀愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 椀搀攀椀愀猀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀洀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀 洀愀爀挀愀⸀ 倀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 攀洀瀀爀攀猀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 攀 猀甀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀琀椀渀最椀爀 甀洀 渀切洀攀爀漀 攀氀攀瘀愀搀漀Ⰰ 愀 䠀愀瘀愀椀愀渀愀猀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 搀攀 最爀愀渀搀攀 瀀漀爀琀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 攀 猀攀爀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀 瀀漀爀 椀猀猀漀⸀  A elaboração da campanha se deu em diversas etapas. Inicialmente foram realizadas pesquisas envolvendo a temática e referências de imagem para a construção dos textos e ilustração. O tema “Amigo não se compra” surgiu praticamente de imediato. Decidiu-se então abordar o tema utilizando a estratégia criativa de humanização. A partir disso foram redigidos os elementos da peça. A ilustração foi criada a partir de referências da internet, tais como o meme que circula de cachorros com “plaquinhas da vergonha” e foi explorada a relação entre os cachorros e chinelos. A explosão de cores na composição da ilustração segue a identificação da marca. ਀
 
OBJETIVO
A campanha é composta por quatro peças de mídia impressa, sendo elas 1) Anúncio de página dupla, 2) Cartaz, 3) Folder e 4) Outdoor. As ilustrações são cachorros aparentemente sem raça definida, fazendo identificação com os vira-latas que exalam simpatia e fofura em meio a linhas e círculos coloridos. Foram realizadas digitalmente, utilizando o software Adobe Illustrator. A estética é colorida e divertida, chamando atenção e compondo a mensagem da peça juntamente com o texto, que busca argumentar emocionalmente. Frases como: “Amigo se conquista, se apaixona, se adota” e “Você pode não comprar o amor, mas pode encontrar um na rua” são utilizadas como chamada, traduzindo o conceito de que amigo não se compra e buscando incentivar as pessoas a adotar um cão, ao invés de comprar. Tornando o cachorro um personagem no Cartaz e na Página Dupla e trazendo frases como “Plaquinha da vitória, a mamãe me tirou da rua e eu amo tanto ela que mordi seu chinelo”, busca-se identificação com o público amante de animais. Além disso, o folder contém dados sobre a real situação de abandono de animais no Brasil.਀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 戀甀猀挀漀甀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀 琀攀砀琀甀愀氀 甀洀 琀攀洀愀 焀甀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀氀洀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀瀀爀椀漀 搀愀 搀甀瀀氀愀 愀氀椀愀渀搀漀 愀 琀攀漀爀椀愀 攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 攀 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀愀 挀愀洀椀渀栀攀洀 樀甀渀琀愀猀 琀爀愀搀甀稀椀渀搀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀