INSCRIÇÃO: 00203
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA05
 
TÍTULO: SÉRIE AUDIOVISUAL ANOTHER BUTTERFLY
 
AUTORES: Gabriel Garmatter Froes da Motta (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Carlos Alberto Debiasi (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Este roteiro foi desenvolvido como um projeto experimental dentro do âmbito universitário. Trata-se de uma série audiovisual de quinze episódios com aplicação tanto em plataformas streaming quanto para a televisão. Na criação foram utilizadas diversas fontes bibliográficas como livros, documentários e artigos em plataformas digitais. Alguns deles serviram como referência histórica para a criação da trama, como o documentário “Hitler, uma carreira”, que buscou transmitir a ascensão e a realidade da Alemanha sob o regime nazista, e o livro “I never saw another butterfly”, por conter informações sobre o gueto de Terezin – local onde grande parte da série se passa - e a trajetória dos judeus que viveram na Europa durante essa época. Outras referências foram utilizadas para gerar inspiração e contribuir com o repertório criativo do autor, como os poemas contidos no livro “I never saw another butterfly”. Do ponto de vista da criação audiovisual, roteiros de cinema foram consultados assim como bibliografia específica para a área.਀伀 爀漀琀攀椀爀漀 攀猀挀爀椀琀漀  爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 愀 匀攀最甀渀搀愀 䜀甀攀爀爀愀 䴀甀渀搀椀愀氀 攀 渀愀稀椀猀洀漀Ⰰ 琀攀洀愀猀 洀甀椀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀 搀攀 最爀愀渀搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 倀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 漀 昀椀氀洀攀 ᰀ䈠愀猀琀愀爀搀漀猀 䤀渀最氀爀椀漀猀ᴀ†⠀㈀  㤀⤀ 搀漀 搀椀爀攀琀漀爀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀 儀甀攀渀琀椀渀 吀愀爀愀渀琀椀渀漀 ጀ†焀甀攀 挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 猀漀氀搀愀搀漀猀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀猀 焀甀攀 氀甀琀愀 挀漀渀琀爀愀 漀猀 渀愀稀椀猀琀愀猀 渀愀 䘀爀愀渀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 最甀攀爀爀愀 ጀ†最愀渀栀漀甀 挀椀渀挀漀 瀀爀洀椀漀猀 伀猀挀愀爀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 搀攀氀攀猀 搀攀 䴀攀氀栀漀爀 䄀琀漀爀 䌀漀愀搀樀甀瘀愀渀琀攀Ⰰ 搀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 愀琀漀爀 䌀栀爀椀猀琀漀瀀栀 圀愀氀琀稀⸀  A história em quadrinhos “Maus” do autor Art Spiegelman conta a história de um polonês que viveu os horrores do holocausto nazista fazendo uso de personagens antropomórficos: os judeus são retratados como ratos, os poloneses como porcos, os alemães como gatos e os americanos como cachorros. A trama foi inspirada na história de Vladek Spiegelman, pai do autor, que foi sobrevivente de um campo de concentração alemão e possui severos traumas devido a tal experiência. O sucesso da obra foi de tal forma grande, que em 1992 ela foi a primeira história em quadrinhos a receber o prêmio Pulitzer, muito renomado no meio jornalístico e literário. Há alguns anos, a empresa de jogos Activision lançou o jogo digital “Call of Duty: WWII” e na mesma esteira uma série de outros lançamentos semelhantes.਀䄀 猀愀最愀 䌀愀氀氀 漀昀 䐀甀琀礀  甀洀愀 昀爀愀渀焀甀椀愀 搀攀 樀漀最漀猀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 最甀攀爀爀愀 攀 攀猀猀攀 切氀琀椀洀漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 昀漀椀 琀攀洀愀琀椀稀愀搀漀 挀漀洀 匀攀最甀渀搀愀 䜀甀攀爀爀愀⸀ 匀攀甀 猀甀挀攀猀猀漀 氀栀攀 爀攀渀搀攀甀 愀 瀀漀猀椀漀 搀攀 樀漀最漀 洀愀椀猀 瘀攀渀搀椀搀漀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ Com tais exemplos, é possível concluir que há vários públicos interessados em produtos literários e audiovisuais que usem a Segunda Guerra Mundial assim como o nazismo como tema.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 最爀愀渀搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀漀爀 猀爀椀攀猀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 䄀 愀猀挀攀渀猀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀猀 搀攀 猀琀爀攀愀洀椀渀最 ጀ†挀漀洀漀 一攀琀昀氀椀砀 攀 䠀甀氀甀 ጀ†瀀攀爀洀椀琀椀爀愀洀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 愀猀猀椀猀琀椀爀 昀椀氀洀攀猀 攀 猀爀椀攀猀 搀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀挀栀愀爀攀洀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀愀Ⰰ 昀漀爀愀 搀攀 甀洀 栀漀爀爀椀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 ጀ†瀀漀椀猀 漀 猀攀爀瘀椀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀挀攀猀猀愀搀漀 愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 栀漀爀愀 搀漀 搀椀愀 漀甀 氀漀挀愀氀 攀洀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀猀 挀漀洀漀 漀猀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 洀瘀攀椀猀⸀ 䔀洀 ㌀ 愀渀漀猀Ⰰ 漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 搀攀 猀琀爀攀愀洀椀渀最 搀攀 瘀搀攀漀 挀爀攀猀挀攀爀愀洀 㐀㄀─Ⰰ 愀 一攀琀昀氀椀砀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 ㄀㈀㔀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 愀猀猀椀渀愀渀琀攀猀 ⠀搀漀猀 焀甀愀椀猀 㜀Ⰰ㔀 洀椀氀栀攀猀 猀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⤀ 攀 昀愀琀甀爀漀甀 唀␀ ㄀   戀椀氀栀攀猀 攀洀 瘀愀氀漀爀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀猀 愀猀猀椀渀愀琀甀爀愀猀 搀攀 吀嘀 瀀愀最愀 挀爀攀猀挀攀爀愀洀 愀瀀攀渀愀猀 ㄀─⸀ É possível concluir que há um interesse do público por produtos audiovisuais de guerra e por séries em sistemas de streaming. O crescimento do número de séries com o tema “guerra” no Netflix mostra que esses dois fatores – muitas vezes – estão alinhados, ou seja, o público tem interesse por séries que tratem sobre conflitos bélicos, alguns exemplos de séries assim são “Tempo entre costuras”, “Land Girls”, “Rebellion” entre outros. Dessa maneira, o presente roteiro encontra justificativas para ser desenvolvido.਀
 
INTRODUÇÃO
O enredo se passa na Tchecoslováquia e em algumas outras partes da Europa, durante o final da década de 30 e a primeira metade da década de 40. Vários judeus foram enviados para os guetos, que eram regiões urbanas isoladas do resto da população, protegidos por guardas, e confinados como prisioneiros. Os moradores desses locais eram posteriormente transferidos para campos de concentração ou para campos de extermínio, onde eram executados em câmaras de gás. Ao norte de Praga havia um gueto chamado Terezin. A fonte de referência utilizada para conhecer a realidade de Terezin foi o documentário norte americano "Terezin: Revival and Resistance", onde são entrevistados sobreviventes que passaram por esse local. O objetivo dos nazistas era utilizar tal gueto como um campo modelo, ou seja, fornecer supostas boas condições de vida para seus residentes com o propósito de enganar as autoridades internacionais e entidades humanitárias como a cruz vermelha. Dessa forma elas seriam induzidas a acreditar que nos campos de concentração os judeus seriam tratados com dignidade. Como Praga era uma cidade rica em artes e cultura, muitos artistas, músicos e poetas foram enviados para Terezin. Eles buscaram refúgio para si e para os demais moradores do gueto através da arte, oferecendo aulas de desenho, poesia e outras manifestações artísticas. Os artistas de Terezin queriam transmitir arte e cultura para as crianças que lá moravam, com o propósito de resgatar e preservar a inocência e a pureza delas. Um dos poetas que viveu no gueto chamava-se Pavel Friedmann - cujo nome foi inspiração para a personagem principal do roteiro, Pavelle Friedmann – autor do poema "A Borboleta". Não se sabe com certeza em que circunstâncias o poeta estava quando redigiu sua obra. Porém pelo conteúdo dela é possível deduzir que ele já estava há várias semanas morando no gueto e presenciava várias situações horríveis. Um dia, viu uma borboleta amarela e teria interpretado sua presença naquele local como uma "porção de beleza" inserida naquela realidade. O poema dele foi uma das principais inspirações do roteiro "Another Butterfly", inclusive para o título da obra, criado a partir do último verso na penúltima estrofe do poema, que diz: "Only I never saw another butterfly." (Somente que eu nunca vi outra borboleta) Para a formatação do roteiro, a principal fonte foi a obra "Como formatar o seu roteiro", escrito por Hugo Moss. O autor nasceu na Inglaterra e foi naturalizado no Brasil, é professor, tradutor e artista de teatro, cinema, artes plásticas, fotografia e literatura. No seu livreto, ele ensina a formatação em padrão Master Scene, que é o mais utilizado pelo cinema norte americano. Nesse padrão, cada cena equivale a aproximadamente um minuto de filme, permitindo que o roteirista tenha noção do tamanho aproximado que ficará o produto final. No documento é exposto todas as técnicas adotadas pelo modelo como fonte usada, espaçamento, padrão de cabeçalho, fala, ação, estrutura de cena, entre outros. O autor também comenta que o modelo não envolve obrigatoriamente detalhes técnicos de produção, como ângulos de câmera e cortes, permitindo que o roteirista foque exclusivamente na história. Para analisar na prática como funciona o modelo "Master Scene" em um roteiro profissional, foi estudado o roteiro do filme "Cidade de Deus", escrito por Bráulio Mantovani (Disponível em: www.roteirodecinema.com.br/banco/cidadededeus12.pdf) e comparado o que estava descrito no documento com o que é apresentado nas cenas do filme. Tais conhecimentos foram importantes para balizar a criação técnica do roteiro.
 
OBJETIVO
O roteiro se passa na Tchecoslováquia no começo da década de 40, durante a ocupação nazista. A personagem principal é Pavelle Friedmann, uma adolescente judia que sonha em ser poetiza mas que acaba vivendo a realidade de ser uma judia inserida no Terceiro Reich. A série possui 15 episódios, cada um com aproximadamente 25 ou 30 páginas – equivalendo a mesma quantidade de minutos – e possui 3 atos.਀伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀琀漀 猀攀 瀀愀猀猀愀 攀洀 倀爀愀最愀Ⰰ 䌀愀瀀椀琀愀氀 搀愀 吀挀栀攀挀漀猀氀漀瘀焀甀椀愀 攀 挀椀搀愀搀攀 渀愀琀愀氀 搀攀 倀愀瘀攀氀氀攀⸀ 一攀氀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀椀爀椀愀 搀攀 倀愀瘀攀氀氀攀Ⰰ 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 ᰀ䐠椀爀椀漀 搀攀 倀爀愀最愀ᴀⰠ 猀攀甀 挀漀渀瘀瘀椀漀 挀漀洀 漀猀 愀洀椀最漀猀Ⰰ 愀 昀愀洀氀椀愀 攀 愀 昀 樀甀搀愀椀挀愀⸀ 䌀漀渀昀漀爀洀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀瘀愀渀愀Ⰰ 猀甀爀最攀洀 漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀 渀愀稀椀猀琀愀⸀ 倀愀瘀攀氀氀攀 攀 猀攀甀猀 愀洀椀最漀猀 挀漀渀瘀椀瘀攀洀 挀漀洀 漀 洀攀搀漀 搀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀猀 猀漀氀搀愀搀漀猀 渀愀 爀甀愀Ⰰ 搀漀 洀椀猀琀攀爀椀漀猀漀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 樀甀搀攀甀猀Ⰰ 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀渀挀椀愀 攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 倀愀瘀攀氀氀攀 攀 猀攀甀猀 愀洀椀最漀猀 戀甀猀挀愀洀 猀攀 攀猀挀漀渀搀攀爀 搀漀猀 渀愀稀椀猀琀愀猀 攀 爀攀猀椀猀琀椀爀 愀 攀氀攀猀⸀ 伀 愀琀漀 琀攀爀洀椀渀愀 挀漀洀 愀 瀀爀椀猀漀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 ⴀ 倀愀瘀攀氀氀攀Ⰰ 䠀愀渀猀Ⰰ 䔀氀椀猀攀Ⰰ 䴀愀爀椀攀Ⰰ 䄀渀渀攀氀椀猀攀 攀 伀琀琀漀 ⴀ  攀 漀 攀渀瘀椀漀 搀攀氀攀猀 瀀愀爀愀 漀 最甀攀琀漀 搀攀 吀攀爀攀稀椀渀⸀ O segundo ato se passa no gueto de Terezin. No local, Pavelle e seus companheiros buscam sobreviver a penosa realidade. Com o passar do tempo, eles buscam refúgio através da música e da cultura. Hans dá aulas de violino, Marie de canto, Pavelle de poesia, Annelise e Elise de desenho e pintura, Sarah de filosofia e Otto de religião e tradições judaicas. Dessa forma, eles buscam trazer uma atmosfera mais positiva para a realidade do gueto. Os nazistas permitem e incentivam atividades culturais em Terezin com o propósito de tentar transmitir uma boa imagem do Terceiro Reich para as autoridades internacionais. Próximo do fim deste ato, Pavelle passa por um momento romântico com Hans. ਀伀 琀攀爀挀攀椀爀漀 愀琀漀 挀漀洀攀愀 挀漀洀 漀猀 愀洀椀最漀猀 搀攀 倀愀瘀攀氀氀攀 猀攀渀搀漀 攀渀瘀椀愀搀漀猀 愀漀猀 瀀漀甀挀漀猀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀猀 氀甀最愀爀攀猀 ⴀ 焀甀攀 攀氀愀 渀漀 猀愀戀攀 瀀愀爀愀 漀渀搀攀 ⴀ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀猀 琀爀攀渀猀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 倀愀瘀攀氀氀攀  攀渀瘀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 挀愀洀瀀漀 搀攀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 搀攀 䄀甀猀挀栀眀椀琀稀 ጀ†甀洀 搀漀猀 洀愀椀漀爀攀猀 攀 洀愀椀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䌀漀洀 愀 挀栀攀最愀搀愀 搀攀 倀愀瘀攀氀氀攀Ⰰ 䴀愀爀椀攀 攀 䔀氀椀猀攀 攀洀 䄀甀猀挀栀眀椀琀稀Ⰰ 攀氀愀猀 攀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 瀀爀椀猀椀漀渀攀椀爀漀猀 琀洀 猀甀愀猀 挀愀戀攀愀猀 爀愀猀瀀愀搀愀猀Ⰰ 戀爀愀漀猀 琀愀琀甀愀搀漀猀Ⰰ 爀攀挀攀戀攀洀 甀渀椀昀漀爀洀攀猀 氀椀猀琀爀愀搀漀猀 攀 猀漀 攀渀瘀椀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 最愀氀瀀攀猀 焀甀攀 猀攀爀瘀攀洀 挀漀洀漀 搀漀爀洀椀琀爀椀漀猀⸀ 一漀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 倀愀瘀攀氀氀攀 挀漀渀栀攀挀攀 䔀瘀愀Ⰰ 甀洀愀 栀漀氀愀渀搀攀猀愀Ⰰ 攀 愀猀 瀀爀椀猀椀漀渀攀椀爀愀猀 猀漀 昀漀爀愀搀愀猀 愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 攀渀焀甀愀渀琀漀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 挀漀渀瘀椀瘀攀爀 挀漀洀 漀 栀漀爀爀漀爀 搀愀 漀瀀爀攀猀猀漀 渀愀稀椀猀琀愀Ⰰ 搀愀 昀漀洀攀Ⰰ 搀愀猀 瀀猀猀椀洀愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 攀 搀愀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 猀攀爀攀洀 攀渀瘀椀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀氀最甀洀愀 挀洀愀爀愀 搀攀 最猀⸀ 倀愀瘀攀氀氀攀 攀 䔀瘀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀甀琀爀漀猀 瀀爀椀猀椀漀渀攀椀爀漀猀Ⰰ 猀漀 攀渀瘀椀愀搀漀猀 猀 瀀爀攀猀猀愀猀 瀀愀爀愀 甀洀 漀甀琀爀漀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀猀 猀漀瘀椀琀椀挀漀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀渀搀漀 搀攀 䄀甀猀挀栀眀椀琀稀⸀ 䔀氀愀 昀椀挀愀 渀攀猀猀攀 挀愀洀瀀漀 愀琀 愀 氀椀戀攀爀琀愀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 瀀攀氀漀 攀砀爀挀椀琀漀 瘀攀爀洀攀氀栀漀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 氀椀戀攀爀琀愀Ⰰ 倀愀瘀攀氀氀攀  攀渀瘀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 甀洀愀 攀猀琀愀漀 搀攀 琀爀攀洀 瀀愀爀愀 爀攀最爀攀猀猀愀爀 愀琀 倀爀愀最愀⸀ 一愀 瘀漀氀琀愀 瀀愀爀愀 挀愀猀愀Ⰰ 攀氀愀 猀攀 爀攀攀渀挀漀渀琀爀愀 挀漀洀 䠀愀渀猀Ⰰ 焀甀攀 搀椀稀 焀甀攀爀攀爀 椀爀 瀀愀爀愀 倀爀愀最愀 挀漀洀 攀氀愀 爀攀挀漀洀攀愀爀 愀 瘀椀搀愀Ⰰ 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀甀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 攀猀琀愀爀攀洀 洀漀爀琀漀猀⸀ 倀愀瘀攀氀氀攀 攀 䠀愀渀猀 瘀漀 瀀愀爀愀 倀爀愀最愀 樀甀渀琀漀猀Ⰰ 漀渀搀攀 瀀愀猀猀愀洀 愀 瘀椀搀愀 樀甀渀琀漀猀⸀ O desenvolvimento do primeiro tratamento do roteiro levou um mês para ser escrito e foi feito como um projeto experimental. Ainda que tenha levado um tempo maior para a ideia ser desenvolvida. Juntamente com a história, também foi pensada uma ficha de personagens na qual são desenvolvidas as suas características psicológicas principais. Após a escrita, o roteiro também foi registrado junto à Biblioteca Nacional como forma de preservar os direitos autorais visando futuros desenvolvimentos profissionais. O roteiro passa agora por um segundo tratamento – e provavelmente ainda passará por outros - e deve ser visto como um trabalho em desenvolvimento, visto que este procedimento é comum no ramo cinematográfico e televisivo. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀