INSCRIÇÃO: 00223
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO09
 
TÍTULO: Horta Comunitária
 
AUTORES: Amanda Cristina Batagin (Centro Universitário Assis Guarcz); Tátila Pereira da Silva (Centro Universitário Assis Guarcz )
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A Horta Comunitária, foi desenvolvida na matéria de Realidade Regional em Comunicação, no ano de 2018, sexto período de jornalismo. A idéia inicial é produzir uma grande reportagem para um meio de comunicação específico. A reportagem foi produzida em um bimestre com pesquisas, entrevistas, montagens e edição.਀䄀 椀搀攀椀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 刀甀爀愀氀⸀ 伀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 猀漀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 爀甀爀愀椀猀Ⰰ 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 吀漀氀攀搀漀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 愀漀 洀攀椀漀 爀甀爀愀氀Ⰰ 愀氀甀渀漀猀 搀愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 漀甀 漀猀 焀甀攀 猀漀 挀甀爀椀漀猀漀猀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀⸀
 
INTRODUÇÃO
No primeiro bimestre do 6º período, Tátila Pereira, professora que ministrou a matéria de Realidade Regional em Comunicação explicou e apresentou para a turma tópicos como: Contextualização da Realidade Regional, Introdução Jornalismo Rural,Dificuldades Jornalismo Rural e dialogando com palestras e coletivas de imprensa feitas pelos alunos.਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 琀攀洀愀 焀甀攀 昀甀最椀愀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 搀攀 爀甀爀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 挀漀氀栀攀椀琀愀 攀 瀀氀愀渀琀椀漀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀愀 攀猀挀漀氀愀 洀甀渀椀挀椀瀀愀氀 伀氀椀瘀漀 䈀攀愀氀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 吀漀氀攀搀漀 渀漀 伀攀猀琀攀 搀漀 倀愀爀愀渀⸀ O projeto é realizado a 10 anos na escola, passou por diversas mudanças, tanto de espaço quanto do modo como é feito. Hoje, ele é feito em pequenos espaços por todo o campo da escola, os alunos desenvolvem todos as partes do plantio. Desde a escolha das sementes, os recipientes (são trazidos pelos alunos), a produção de Chorume, semeação, cuidados com as plantas e por fim quando estão prontos as crianças levam para suas casas. ਀䄀氀洀 搀愀 瀀愀爀琀攀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 攀洀 猀愀氀愀猀  琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 挀漀洀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 渀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀琀椀挀愀⸀ Em parceria com a horta outro projeto também é desenvolvido pela escola, a alimentação saudável, onde as crianças aprendem a fazer comidas saudáveis e levam essas receitas para casa.਀伀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 樀 爀攀挀攀戀攀爀愀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀爀洀椀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀 攀猀琀漀 洀漀攀猀 搀攀 愀瀀氀愀甀猀漀猀 搀愀 䌀洀愀爀愀 搀攀 嘀攀爀攀愀搀漀爀攀猀 搀攀 吀漀氀攀搀漀Ⰰ 吀攀氀攀瘀椀猀愀渀搀漀 漀 䘀甀琀甀爀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ Apresentação de métodos, técnicas e recursos empregados para o desenvolvimento produção, concepção do produto apresentado.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 甀洀愀 瘀椀猀椀琀愀 愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀Ⰰ 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀攀 瀀漀爀琀甀最甀猀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀琀椀挀愀 焀甀攀 爀攀愀氀椀稀愀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 搀攀 渀甀琀爀椀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀氀椀洀攀渀琀愀漀 猀愀甀搀瘀攀氀Ⰰ 愀 搀椀爀攀琀漀爀愀 搀愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 攀 愀氀最甀洀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 焀甀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ A matéria foi toda gravada com o gravador do celular, um iphone 7, no dia da visita a escola. A edição foi feita no programa Soud Forge, em uma das ilhas de edição do Centro Universitário FAG. A reportagem ficou com um tempo de seis minutos e nove segundos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀