ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00304</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A Mostra de Cinema da Unipampa: transformando a arte, a cultura e o audiovisual na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;GABRIEL PINHEIRO BOLZAN (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); NICOLE COSTA DE ALMEIDA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); ELISA LÜBECK (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo Cesca (1997), são atividades de relações públicas: assessoria e consultoria; planejamento; execução e avaliação. A partir dessas atividades surgem ramificações que auxiliam no processo de relações públicas, dentre elas estão os eventos.  Para as relações públicas, evento é a execução do projeto devidamente planejado de um acontecimento, com o objetivo de manter, elevar ou recuperar o conceito de uma organização junto ao seu público de interesse (CESCA, 1997, p. 14). O município de São Borja localiza-se na região da Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul e estabelece divisa com a Argentina. Atualmente São Borja conta com uma população estimada de 61.671 pessoas, segundo o IBGE (2010) em seus 3.616,019 km2 de território. A Unipampa tem uma estrutura composta por 10 campi, cada qual voltado para uma grande área do conhecimento. Isto facilita e otimiza a distribuição dos recursos humanos, pois concentra em um mesmo lugar professores e pesquisadores com perfis semelhantes. Os campi estão localizados nas regiões da Campanha e da Fronteira Oeste, nos municípios de: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, São Borja, São Gabriel, Santana do Livramento e Uruguaiana. No campus de São Borja, estão concentrados os cursos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais. Atualmente, o campus conta com sete cursos de graduação, sendo três deles da área da Comunicação Social: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, além do Mestrado Profissional em Indústria Criativa. De acordo com um estudo sobre a trajetória do cinema em São Borja (RHODEN, NARVAES, et al., 2015), o município não possui salas de cinema desde 2009 e, atualmente, projetos de instituições de ensino, como a Universidade Federal do Pampa e o Instituto Federal Farroupilha, vêm proporcionando experiências com o cinema para a comunidade são-borjense. Com a ausência de um cinema no município e a potencialidade dos cursos de graduação na área da comunicação social, que possuem componentes de audiovisual, percebeu-se a necessidade de criar um evento que divulgasse os trabalhos produzidos pelos acadêmicos, aproximando a comunidade acadêmica e local, além de desenvolver a arte e a cultura na Fronteira Oeste, incentivando a produção audiovisual local. A partir da percepção de uma necessidade local e na busca da integração entre a comunidade local e acadêmica, a Mostra de Cinema da Unipampa surgiu com o objetivo de divulgar os trabalhos audiovisuais produzidos pelos acadêmicos dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e do Mestrado Profissional em Indústria Criativa da Unipampa - campus São Borja; fomentar a arte e cultura na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, estimulando a produção do campo audiovisual; debater questões transversais da atualidade através das temáticas das produções audiovisuais; desenvolver a relação entre a Universidade e a comunidade local; e qualificar as escolas de ensino médio sobre o audiovisual, a fim de estimular novas produções.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Sabe-se que os recursos audiovisuais permitem obter um resultado mais eficiente junto aos públicos por permitirem o uso da imagem e do som ao mesmo tempo, fazendo com que os sentidos do espectador fiquem mais aguçados para o lhe está sendo dito e mostrado. Além disso, o vídeo serve para registrar acontecimentos, fatos e eventos que sejam do interesse institucional com uma linguagem de fácil interpretação em função da combinação dos elementos mencionados anteriormente. Apesar de ser geralmente associado ao lazer e entretenimento a produção de vídeos pode ser utilizada como atividade de ensino e aprendizagem com vasto potencial educacional ainda a ser explorado. A literatura especializada aponta vários benefícios educacionais, dentre eles: Desenvolvimento do pensamento crítico - as atividades de produção de vídeos podem servir para formar, além de produtores, consumidores mais  informados . Tais atividades tendem a desenvolver a base analítica necessária para que os consumidores sejam mais observadores e críticos em relação aos produtos desse tipo de mídia; Promoção da expressão e da comunicação - a produção de vídeos pode ser utilizada como um meio de expressão e de comunicação. Favorecimento de uma visão interdisciplinar  Potencialmente, o processo de produção de vídeos promove uma atividade em que os alunos aprendem de forma interdisciplinar, flexível e prática, e não apenas teórica. Segundo Martiani (1998), a produção de vídeos, pode integrar-se a diferentes disciplinas, envolvendo atividades de comunicação em torno de diversos assuntos ou temas explorados, seja no âmbito do ensino fundamental, médio ou superior. Integração de diferentes capacidades e inteligências - Martiani (1998) afirma que a produção de vídeos é uma experiência que mobiliza diversas habilidades, aptidões ou inteligências das pessoas envolvidas no processo, como: inteligência linguística, lógico matemática, musical, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal e intrapessoal. A Mostra de Cinema da Unipampa surge a partir do componente curricular de Gestão de Eventos e Cerimonial e Protocolo, com a proposta de prestigiar e divulgar a produção audiovisual realizada pelos acadêmicos da Unipampa, abrindo espaço para a produção audiovisual, contribuindo para o fomento e a difusão da cultura na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e desenvolvendo a relação entre a Universidade e a comunidade local. Para o desenvolvimento do projeto, foram estabelecidas três fases para execução. Segundo Martin (2003), existem algumas diferenciações entre às denominações das fases para a execução do evento, porém, independente da abrangência, ela acaba passando por três fases distintas: pré-evento, evento e pós-evento. Esse processo auxiliou na organização e cronograma das atividades, resultando em uma melhor elaboração dos métodos estabelecidos. Na primeira fase (pré-evento), foi realizado o briefing para a criação de um diagnóstico, o brainstorm para a definição da temática do evento, um planejamento estratégico, que definiu os objetivos gerais e específicos, recursos, ações, estratégias e cronograma do evento. O planejamento serviu de guia para executar todas as atividades pensadas, permitindo, também definir as parcerias e executar as ações e estratégias propostas. Na segunda fase (evento), foi o momento de realização do evento, que contou com 2 horas de duração e um público de 150 pessoas (lotação máxima do local), além da exibição dos 17 produtos audiovisuais, que discutiram temas sociais como história de São Borja, inclusão, gênero e preconceito. Na terceira e última fase (pós-evento) foi possível mensurar a pesquisa quantitativa realizada durante o evento, além da entrega dos certificados para os participantes e análise do evento, que resultou em um relatório final.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o desenvolvimento do evento, foram utilizadas diversas técnicas de relações públicas, divididas em três fases (pré-evento, evento e pós-evento). Na primeira fase (pré-evento), elaborou-se um briefing para o diagnóstico e planejamento do mesmo, onde foram definidos o diagnóstico, os objetivos gerais e específicos, recursos, estratégias, cronograma e avaliação. A comissão organizadora também realizou um brainstorm, onde foi definida a temática do evento:  Arte, transformação e movimento . Através do componente curricular de Produção Gráfica em RP, os discentes realizaram a produção das peças gráficas e digitais. Nessa mesma fase também foram distribuídos ofícios que resultaram nos parceiros do evento. Para definir o processo de participação e inscrições dos trabalhos, foi estruturado um regulamento, que apresentou o objetivo do evento e as normas estabelecidas para inscrições e detalhamento do processo de seleção dos produtos audiovisuais. Também foi desenvolvido um formulário via google formulários, que possibilitou a inscrição e a submissão dos trabalhos. Os trabalhos inscritos foram avaliados e aprovados de acordo com as normas estabelecidas no regulamento, finalizando o processo de inscrições foi organizada a programação do evento. A organização buscou compor uma equipe de voluntários a partir do componente de Gestão de Eventos e Cerimonial e Protocolo para a realização de atividades como: cobertura fotográfica, criação e execução do cerimonial e protocolo, inscrições e lista de presenças, decoração, recepção do evento, equipe de som, atendimento, contato com as empresas parceiras e distribuição de convites para autoridades, comunidade acadêmica e comunidade local. A divulgação do evento deu-se através de cartazes e mídias digitais (site, facebook e instagram), além da contribuição dos meios de comunicação local, que receberam os releases enviados pela comissão organizadora. Para atrair a comunidade local, além da divulgação impressa, realizaram-se oficinas de audiovisual em escolas de ensino médio, com foco em criação de roteiro e gravação com smartphones. Para atrair os acadêmicos da Universidade foi realizada uma ação no hall da Unipampa, onde foram exibidos curtas da Disney Pixar. Na segunda fase (evento), foi executado o evento, que contou com 2 horas de duração e um público de 150 pessoas, além da exibição de 17 produtos audiovisuais, que abordavam temas sociais bastante relevantes como: história de São Borja, inclusão, gênero, melhor idade e preconceito. Na terceira e última fase (pós-evento) foi possível mensurar a pesquisa quantitativa realizada durante o evento. A pesquisa permitiu quantificar o público do evento, verificar as formas de divulgação, avaliar a organização geral, local do evento, além de saber se o público gostaria de mais edições do mesmo. Nessa fase também foram entregues os certificados para os participantes, além da realização de uma avaliação por parte da equipe executora e confecção do relatório final. A Mostra de Cinema da Unipampa é uma oportunidade de interação da comunidade acadêmica com a comunidade externa, além de mostrar a potencialidade da Universidade e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos dentro do campus São Borja. O que chama atenção da comunidade foi o grande número de audiovisuais produzidos, sobre os mais diversos temas, em especial, temas da história e da cultura da cidade, além de trazer para o debate questões de gênero, terceira idade, doenças mentais, preconceito, entre outros. Outro dado interessante é que 97,7% dos respondentes da pesquisa disseram ser necessário ocorrer mais eventos desse tipo, destacando que devem ser realizados mais eventos durante o ano. Merece destaque também que dentre os respondentes da pesquisa, muitos disseram que o evento também serviu para estimular novas produções audiovisuais tanto pelos discentes da Unipampa, como pelos produtores independentes da comunidade local.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>