INSCRIÇÃO: 00383
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO08
 
TÍTULO: Primeira Pauta - especial greve dos caminhoneiros
 
AUTORES: Laura Bona Moll (Faculdade Ielusc); Maria Luiza Parisotto (Faculdade Ielusc); Fernanda Eliza da Silva (Faculdade Ielusc); Sandro Lauri da Silva Galarça (Faculdade Ielusc)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O Primeira Pauta, jornal-laboratório do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc, é dividido em duas disciplinas na grade curricular. Na quarta fase do curso, os estudantes produzem, editam e diagramam textos factuais. Já na sétima fase, o jornal é produzido com reportagens. Em cada semestre são desenvolvidas quatro edições, todas pensadas e produzidas pelos alunos e acompanhadas pelo professor da disciplina. Cada edição é finalizada em cerca de 30 dias.਀䔀洀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 最爀攀瘀攀 搀漀猀 挀愀洀椀渀栀漀渀攀椀爀漀猀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 漀 攀渀琀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀Ⰰ 匀愀渀搀爀漀 䜀愀氀愀爀愀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀爀愀洀 愀搀椀愀爀 漀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 攀搀椀漀 爀攀最甀氀愀爀 搀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 愀 瀀愀爀愀氀椀猀愀漀⸀ A reunião de pauta, na terça, 29, reuniu 14 estudantes e parte dos professores do curso. Nove alunos estavam matriculados na disciplina de jornal-laboratório (sétima fase) e cinco eram de outras fases do curso e decidiram colaborar também. Esse encontro aconteceu no ápice da greve que paralisou o país e causou desabastecimento de combustíveis. As aulas da instituição já haviam sido canceladas e alguns estudantes dispensados do seu trabalho. A cidade estava vazia e com pouca movimentação nas ruas, portanto, o jornal foi produzido pelos alunos que tinham disponibilidade de ir até a instituição, sem obrigações ou prejuízos curriculares. ਀䄀 瀀愀爀愀氀椀猀愀漀 搀漀猀 挀愀洀椀渀栀漀渀攀椀爀漀猀 琀爀漀甀砀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 挀漀洀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀猀 昀愀欀攀 渀攀眀猀 猀甀爀最椀愀洀 攀洀 最爀愀渀搀攀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 伀甀琀爀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 攀搀椀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 攀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 昀愀挀琀甀愀氀 搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀愀 爀攀最椀漀 搀攀 䨀漀椀渀瘀椀氀氀攀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 渀漀 攀猀琀愀瘀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 琀愀渀琀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀猀猀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 猀漀戀爀攀 愀 猀椀琀甀愀漀⸀  A proposta da cobertura especial foi produzir notícias e reportagens aprofundadas que contassem os fatos de maneira ampliada, pensando não apenas nas consequências da paralisação, mas também entender as causas do protesto, refletir sobre esse momento no país e promover um debate crítico na sociedade. Além de explicar questões econômicas, políticas e sociais ligadas à greve como, por exemplo, a matéria “Paralisação dos caminhoneiros: greve ou locaute?” ਀伀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀攀 爀攀甀渀椀爀愀洀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀愀洀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 椀洀瀀爀椀洀椀爀 漀 樀漀爀渀愀氀 漀 焀甀愀渀琀漀 愀渀琀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 氀攀瘀愀爀 愀 渀漀琀挀椀愀 昀爀攀猀挀愀 愀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀愀洀 攀洀 最爀甀瀀漀猀 洀攀渀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀 氀搀攀爀攀猀 攀 爀攀瘀椀猀漀爀攀猀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 氀攀瘀愀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀椀攀氀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀Ⰰ 挀漀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 氀愀搀漀猀 搀愀 洀攀猀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 嘀愀氀攀 氀攀洀戀爀愀爀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 琀攀洀 甀洀愀 琀椀爀愀最攀洀 搀攀 搀甀愀猀 洀椀氀 挀瀀椀愀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀椀挀愀洀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀漀 猀椀琀攀 漀渀氀椀渀攀 搀漀 倀爀椀洀攀椀爀愀 倀愀甀琀愀 ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀爀椀洀攀椀爀愀瀀愀甀琀愀⸀椀攀氀甀猀挀⸀戀爀⼀⤀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 漀 愀挀攀猀猀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀猀 漀甀琀爀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 攀猀猀愀 攀搀椀漀 瀀爀攀挀椀猀漀甀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 猀攀椀猀 搀椀愀猀Ⰰ 攀渀琀漀 漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 焀甀攀 猀攀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 攀 椀爀 愀琀爀猀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 爀瀀椀搀愀 攀 瀀爀攀挀椀猀愀⸀ 䄀瀀猀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 渀愀 爀攀甀渀椀漀Ⰰ 琀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀椀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀 攀洀 甀洀愀 瀀愀猀琀愀 渀漀 䜀漀漀最氀攀 䐀爀椀瘀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀  搀椀猀琀渀挀椀愀⸀ 唀洀 最爀甀瀀漀 渀漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ Durante o processo, os professores titulares de disciplinas como jornal laboratório, jornalismo impresso, economia e radiojornalismo, sugeriram algumas fontes aos alunos, que também foram em busca de outras para completar o material. A maioria das apurações foi realizada pessoalmente pelos repórteres. O professor Sílvio Melatti, coordenador do curso de Jornalismo, acompanhou os estudantes Lucas e Alex até a marginal da BR-101, onde estava um grupo de caminhoneiros, para a produção da reportagem sobre a rotina dos manifestantes e avaliação sobre conquistas. Uma pequena parte das entrevistas foi realizada por telefone, devido à distância (fontes de outras cidades) e a dificuldade de locomoção pela diminuição de gasolina nos postos.਀䄀 攀焀甀椀瀀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀漀甀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 渀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 攀挀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 甀爀戀愀渀漀 攀 猀漀挀椀漀氀漀最椀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀愀洀椀渀栀漀渀攀椀爀漀猀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀攀搀椀愀洀 愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 洀椀氀椀琀愀爀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 渀漀 昀漀爀愀洀 愀漀 攀洀瀀爀攀最漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 最爀攀瘀攀 瀀漀爀 挀愀甀猀愀 搀漀猀 搀攀猀愀戀愀猀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 最爀甀瀀漀猀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀 焀甀攀 愀瀀漀椀愀爀愀洀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀椀渀搀椀挀愀琀漀猀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 昀椀挀愀爀愀洀 猀攀洀 最愀猀漀氀椀渀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䔀猀猀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 昀漀渀琀攀猀 猀攀 搀攀甀 瀀漀椀猀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 渀漀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀搀漀 攀砀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀⸀  Segundo Adelmo Genro Filho, no livro “O Segredo da Pirâmide” (Insular, 2012), o papel do jornalismo é atuar nas brechas, ou seja, trabalhar diante de uma ótica de classe oposta e antagônica à ótica burguesa. Nesse cenário, é necessário que o jornalismo recorra a pautas que não sirvam ao jornalismo sistêmico, aquele que está imerso ao sistema capitalista e visa o lucro, mas sim ao jornalismo emancipatório, que cumpre de fato a essência de servir a sociedade. Ao encontro disso, humanizar as notícias e contar histórias diferentes são possibilidades para que o jornalismo emancipatório consiga ser efetivado. Por isso a escolha por um jornal que tivesse relevância social e pudesse de alguma forma mudar e apresentar um conteúdo plural aos leitores, que até então tinham notícias rasas ou falsas sobre o assunto. ਀一攀氀猀漀渀 吀爀愀焀甀椀渀愀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ吠攀漀爀椀愀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀 琀爀椀戀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 ⴀ 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀愀 琀爀愀渀猀渀愀挀椀漀渀愀氀ᴀⰠ ⠀䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ ㈀  㔀⤀ 攀 匀椀氀瘀愀Ⰰ 渀漀 愀爀琀椀最漀 ᰀ倠愀爀愀 瀀攀渀猀愀爀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀ᴀⰠ ⠀唀渀椀瘀攀爀挀椀渀挀椀愀Ⰰ ㈀  㔀⤀Ⰰ 渀漀猀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 搀椀猀挀甀琀椀爀 瀀漀爀焀甀攀 愀氀最甀洀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 猀攀 琀漀爀渀愀洀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 瀀漀爀焀甀攀 漀甀琀爀愀猀 猀漀 搀攀椀砀愀搀愀猀 搀攀 氀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀愀 漀瀀椀渀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 攀 搀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 倀漀搀攀ⴀ猀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀Ⰰ 搀椀愀渀琀攀 搀漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 甀洀愀 渀漀琀挀椀愀 挀漀洀漀 愀 最爀攀瘀攀 搀漀猀 挀愀洀椀渀栀漀渀攀椀爀漀猀 漀挀甀瀀愀 甀洀 攀猀瀀愀漀 洀愀椀漀爀 渀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀⸀  Portanto, é possível fazer um bom jornalismo, mesmo com todas as adversidades de produção, edição e tempo. Amanda Miranda, no texto “Jornalismo Político para além da política”, (Insular, 2016) acredita que dificilmente será alcançada a profundidade no jornalismo factual, mas tentar atingi-la é de extrema importância. Foi isso que os estudantes tinham como objetivo, fazer por meio desta uma cobertura especial, publicada e dividida em diversas reportagens no Primeira Pauta. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀瀀漀椀猀 搀愀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 瀀爀漀搀甀稀椀爀愀洀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀爀愀洀 愀猀 昀漀琀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 猀漀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀Ⰰ 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 漀甀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 䈀爀愀猀椀氀⸀ Além dos 14 estudantes que participaram da reunião de pauta, outros quatro também contribuíram com informações e pesquisa durante a apuração, totalizando 18 repórteres. A infografia do material foi produzida pelo estudante Lucas, da sétima fase. ਀伀 瀀爀愀稀漀 瀀愀爀愀 愀 攀渀琀爀攀最愀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 攀搀椀琀愀搀漀猀 攀 爀攀瘀椀猀愀搀漀猀 昀漀椀 猀攀最甀渀搀愀ⴀ昀攀椀爀愀Ⰰ 㐀 搀攀 樀甀渀栀漀⸀ 一愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 琀愀爀搀攀Ⰰ 焀甀愀琀爀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 攀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 匀愀渀搀爀漀 爀攀瘀椀猀愀爀愀洀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 攀 昀椀稀攀爀愀洀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 伀猀 琀攀砀琀漀猀 攀 昀漀琀漀猀 昀漀爀愀洀 搀椀愀最爀愀洀愀搀漀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 漀甀琀爀愀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀愀 琀甀爀洀愀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀椀 瀀愀爀愀 愀 最爀昀椀挀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀爀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀 搀攀瀀漀椀猀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀⸀ 吀漀搀愀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 攀 攀搀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 渀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀愀 䄀搀漀戀攀 䤀渀搀攀猀椀最渀 攀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀漀爀愀洀 琀椀爀愀搀愀猀 挀漀洀 漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 漀甀 挀漀洀 挀洀攀爀愀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 䌀愀渀漀渀 吀㔀椀 攀 一椀欀漀渀 䐀㌀㈀  ⸀  A cobertura especial resultou em um jornal impresso com 16 páginas. O trabalho foi dividido nos seguintes textos: capa; segunda página, com editorial e artigo de opinião (produzido por professores do curso); e em seguida as matérias com os títulos: “Paralisação dos caminhoneiros: greve ou locaute?”; “Manifestantes comentam rotina e avaliam conquistas da greve”; “Cenário político foi intenso durante a greve”; “Paralisação afeta empresários em SC”; “Entenda a política de preços da Petrobras”; “Intervenção militar é a solução?”; “Grupos independentes apoiaram o movimento”; “Com as bombas normalizadas, desafio agora são os preços dos combustíveis”; “Especialistas sugerem alternativas ao sistema de transporte rodoviário”; “Desinformação aumenta o consumo”; e na contracapa, foi publicado parte de um artigo dos jornalistas Samuel Lima e Rogério Christofoletti, do objETHOS, com o título: “Mídia não explica se foi greve ou locaute”.਀䔀洀 愀瘀愀氀椀愀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 愀琀椀渀最椀甀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 攀 琀爀愀稀攀爀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 瀀愀爀愀氀椀猀愀漀⸀ Para avaliar o processo de produção do jornal, o professor da disciplina, Sandro Galarça, aplicou uma pesquisa no Google Forms sobre a atividade. Onze estudantes responderam as perguntas. Desses, cinco se mostraram motivados e cinco extremamente motivados durante a produção. Nove alunos (81,8%) responderam que enxergam extremamente relevante tanto o aprendizado proporcionado pela atividade quanto à possibilidade de trabalho em equipe. A importância dessa atividade na preparação como jornalista profissional também foi questionada pelo professor. Oito alunos disseram que ela teve extrema importância.਀唀洀愀 搀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 愀戀攀爀琀愀猀 搀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 攀爀愀 ᰀ匠攀 瘀漀挀 瀀爀攀挀椀猀愀猀猀攀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 瀀爀琀椀挀漀 搀攀猀猀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀洀 甀洀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀Ⰰ 焀甀愀氀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 瘀漀挀 甀琀椀氀椀稀愀爀椀愀㼀ᴀ⸠ 䄀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀㨀 甀渀椀漀Ⰰ 攀猀猀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀Ⰰ 昀愀渀琀猀琀椀挀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀搀愀搀攀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 椀渀挀爀瘀攀氀Ⰰ 攀猀挀氀愀爀攀挀攀搀漀爀Ⰰ 漀爀最甀氀栀漀Ⰰ 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀Ⰰ 攀昀椀挀椀渀挀椀愀 攀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀⸀ ⠀䔀猀猀愀猀 攀 漀甀琀爀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 樀漀爀渀愀氀 攀猀琀漀 渀漀 愀爀琀椀最漀 ᰀ䄠 渀漀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 切琀椀氀㨀 漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 渀愀 攀爀愀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀愀 刀攀瘀椀猀琀愀 刀愀猀琀爀漀猀Ⰰ 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀ A cobertura da greve cumpriu a função jornalística do jornal-laboratório, possibilitando novas experiências, inovação, aplicação de teorias, trabalho em equipe, colaboração e aproximação da atividade profissional. Dito isso, pode-se concluir que o jornal dedicado inteiramente ao mesmo assunto foi de extrema importância para a cidade, alunos e instituições, visto que se tornou fundamental no momento da greve, mas também um registro histórico do ocorrido. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀