INSCRIÇÃO: 00384
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO16
 
TÍTULO: Rítmica: uma expressão coletiva
 
AUTORES: Andressa Carla Pomagerski (Universidade Comunitária da Região de Chapecó)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O jornalista pode ser entendido como um contador de histórias. Durante a sua graduação, ele desenvolve a compreensão de que todas as pessoas possuem histórias que merecem ser contadas. Qualquer um é um bom personagem, basta saber por qual ângulo olhar. O documentarista, quando detém o conhecimento jornalístico, aposta na sensibilidade de contar estas histórias através da linguagem audiovisual. E utilizar da sensibilidade do jornalista-documentarista para captar as histórias que envolvem a equipe juvenil da Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó (Agirc) cumpre outro papel do jornalista: dar voz às pessoas.਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀  䜀椀渀猀琀椀挀愀 刀琀洀椀挀愀Ⰰ  攀砀瀀漀爀 挀漀洀漀  愀 瘀椀搀愀 搀攀 洀攀渀椀渀愀猀 焀甀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 琀漀 渀漀瘀愀猀Ⰰ 搀攀搀椀挀愀洀 愀 瘀椀搀愀 愀 愀氀最漀 攀洀 焀甀攀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀⸀ 䔀 洀攀猀洀漀 攀砀椀猀琀椀渀搀漀 甀洀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 焀甀攀 愀瀀漀椀攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀猀猀愀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 渀漀 猀漀 瀀漀甀挀漀猀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀漀 昀椀氀洀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀猀 搀漀椀猀 氀愀搀漀猀 搀漀 攀猀瀀漀爀琀攀㨀 愀 戀攀氀攀稀愀 搀攀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 挀栀攀最愀爀 焀甀攀氀攀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀⸀ 儀甀漀 攀砀椀最攀渀琀攀猀 猀漀 漀猀 琀爀攀椀渀漀猀 攀 挀漀洀漀 挀漀渀挀椀氀椀愀爀 甀洀愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 愀琀氀攀琀愀 愀漀 爀攀猀琀愀渀琀攀 搀愀 瘀椀搀愀⸀ 伀甀琀爀漀 昀愀琀漀爀 搀攀氀椀挀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 攀猀瀀漀爀琀攀 渀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 搀愀猀 愀琀氀攀琀愀猀Ⰰ  愀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀⸀ 䌀栀愀瀀攀挀Ⰰ 洀攀猀洀漀 挀漀洀 猀攀甀猀 ㈀   洀椀氀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 瀀爀攀瘀椀猀漀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀 䤀䈀䜀䔀 攀洀 ㈀ ㄀ Ⰰ 愀椀渀搀愀  瘀椀猀琀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀琀攀爀椀漀爀⸀ 匀漀 挀攀爀挀愀 搀攀 㐀㜀  焀甀椀氀洀攀琀爀漀猀 焀甀攀 猀攀瀀愀爀愀洀 漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 䈀氀甀洀攀渀愀甀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 瀀漀氀漀猀 搀攀 最椀渀猀琀椀挀愀 渀漀 攀猀琀愀搀漀⸀ 伀 焀甀攀 琀漀爀渀愀 搀椀昀挀椀氀 漀 愀挀攀猀猀漀 猀 挀漀洀瀀攀琀椀攀猀⸀ 伀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 䜀椀渀猀琀椀挀愀 琀愀洀戀洀  爀攀搀甀稀椀搀漀Ⰰ 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 猀攀 爀攀猀琀爀椀渀最椀渀搀漀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 漀 攀猀瀀漀爀琀攀  戀攀渀昀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀愀猀攀 渀甀渀挀愀 搀愀渀搀漀 瘀漀稀 愀 攀猀琀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀⸀   A Ginástica Rítmica é um esporte jovem, em todos os sentidos. As praticantes da modalidade iniciam na carreira esportiva com seus cinco ou seis anos, e dedicam a infância e a adolescência a alcançar altos níveis de desempenho. No mundo esportivo, esta modalidade se desenvolveu efetivamente no século XX. ਀䴀愀猀 攀氀愀 瘀攀洀 最愀渀栀愀渀搀漀 昀漀爀愀 攀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䔀 椀猀琀漀 猀攀 搀攀瘀攀 愀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 匀攀氀攀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䜀椀渀猀琀椀挀愀 刀琀洀椀挀愀 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 愀渀漀猀⸀ 䔀洀 倀愀渀 䄀洀攀爀椀挀愀渀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀 匀攀氀攀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀  爀攀昀攀爀渀挀椀愀 渀愀 挀漀洀瀀攀琀椀漀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 洀攀搀愀氀栀愀 搀攀 漀甀爀漀 昀漀椀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀搀愀 攀洀 圀椀渀渀椀瀀攀最 ⠀㄀㤀㤀㤀⤀Ⰰ 攀 洀愀渀琀椀搀愀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 愀渀漀猀 攀洀 匀愀渀琀漀 䐀漀洀椀渀最漀 ⠀㈀  ㌀⤀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 ⠀㈀  㜀⤀Ⰰ 䜀甀愀搀愀氀愀樀愀爀愀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀ 攀 吀漀爀漀渀琀漀 ⠀㈀ ㄀㔀⤀ ⠀䌀伀一䐀䔀Ⰰ 倀愀甀氀漀 刀漀戀攀爀琀漀⸀ 䜀椀渀猀琀椀挀愀 爀琀洀椀挀愀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 漀 㔀먀 漀甀爀漀 猀攀最甀椀搀漀 攀洀 倀愀渀⸀ 䘀漀氀栀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㄀㠀 搀攀 猀攀琀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀攀渀挀甀爀琀愀搀漀爀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀眀砀䴀㜀㤀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⤀⸀  São necessários anos de trabalho para que a melhoria no desempenho seja perceptível. E é neste cenário que a Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó (Agirc) se encontra: colhendo os frutos de anos de trabalho. As atletas que hoje compõem a equipe juvenil iniciaram a carreira aos seis anos e apenas agora, na faixa de 13 a 15 anos, trazem resultados significativos para a cidade e inserem Chapecó como uma referência do esporte. Mostrar o trabalho desenvolvido há tantos anos é uma forma de incentivar a perpetuação deste projeto, além de incentivar que novas meninas pratiquem a modalidade. ਀䴀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 漀 最爀愀甀 搀攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀  猀甀戀攀猀琀椀洀愀搀漀Ⰰ 攀 瀀漀爀 椀猀猀漀 愀 䜀椀渀猀琀椀挀愀 䄀爀琀猀琀椀挀愀 渀漀 爀攀挀攀戀攀 攀猀琀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀漀 攀猀瀀漀爀琀攀⸀ 唀洀愀 挀漀爀攀漀最爀愀昀椀愀 焀甀攀 攀渀最氀漀戀愀 昀漀爀愀Ⰰ 愀最椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀氀攀砀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 爀椀琀洀漀Ⰰ 洀切猀椀挀愀 攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 爀攀焀甀攀爀 洀甀椀琀漀 攀猀昀漀爀漀 攀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 最椀渀愀猀琀愀猀 愀瀀爀攀渀搀愀洀 愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀 愀 洀愀椀漀爀 瀀攀爀昀攀椀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 匀攀 甀洀愀 最椀渀愀猀琀愀 攀猀琀椀瘀攀爀 昀漀爀愀 搀漀 爀椀琀洀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀 渀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀 焀甀攀戀爀愀爀 愀 栀愀爀洀漀渀椀愀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 椀猀猀漀 瀀漀搀攀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 椀渀切洀攀爀漀猀 攀爀爀漀猀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀⸀ 
 
INTRODUÇÃO
Encontrar referências sobre ginástica rítmica foi um desafio. Afinal, não é um campo muito explorado. E era necessário conhecer o esporte para fazer escolhas de produção mais conscientes. Como principal base deste processo de pesquisa, é possível citar Eliane Toledo (TOLEDO, Eliana. Estética e beleza na ginástica rítmica. In: PAOLIELLE, Elizabeth; TOLEDO, Eliana (Org.). Possibilidades da ginástica rítmica. Phorte: São Paulo, 2010. Cap.1. p. 19-44.). ਀儀甀愀渀琀漀 愀漀猀 洀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 漀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 琀攀爀椀挀漀 猀攀 搀攀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 䄀氀攀砀愀渀搀爀攀 䌀愀爀搀漀猀漀 䴀愀爀焀甀攀猀 ⠀䴀䄀刀儀唀䔀匀Ⰰ 䄀氀攀砀愀渀搀爀攀 䌀愀爀搀漀猀漀⸀ 倀愀爀愀 甀洀 漀甀琀爀漀 挀椀渀攀洀愀㨀 漀 挀椀渀攀洀愀 搀椀爀攀挀琀漀⸀ 䌀愀氀攀椀搀漀猀挀瀀椀漀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 嬀匀⸀氀⸀崀Ⰰ 渀⸀ ㄀Ⰰ 樀甀氀⸀ ㈀ ㄀㄀⸀ 䤀匀匀一 ㄀㘀㐀㔀ⴀ㈀㔀㠀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀攀渀挀甀爀琀愀搀漀爀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀攀猀䬀儀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀  樀甀渀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀⤀ 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 搀椀爀攀琀漀 攀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀攀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 愀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 漀猀 攀渀猀愀椀漀猀 攀 爀漀琀椀渀愀 搀愀猀 最椀渀愀猀琀愀猀㬀 䈀椀氀氀 一椀挀栀漀氀猀 ⠀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀⤀ 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 愀漀 猀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀砀瀀漀猀椀琀椀瘀漀㬀 攀 匀爀最椀漀 倀甀挀挀椀渀椀 ⠀倀唀䌀䌀䤀一䤀Ⰰ 匀爀最椀漀⸀ 刀漀琀攀椀爀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㨀 搀愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀  瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ ㌀ 攀搀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⤀ 瀀愀爀愀 愀 戀愀猀攀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀⸀  Para as gravações das entrevistas, foi priorizada a regra dos terços, afinal, segundo Sousa (SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. 2002. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2018), isso faz com que o espectador seja obrigado a mover seu olhar por todo o enquadramento, permitindo ao observador compreender também o contexto no qual o personagem se insere. ਀倀愀爀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 最爀愀瘀愀爀 漀猀 琀爀攀椀渀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀攀氀愀猀 攀洀 甀洀愀 挀漀洀瀀攀琀椀漀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 挀漀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 愀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀猀猀攀 挀漀渀挀氀甀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀爀愀稀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 吀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 䌀甀爀猀漀⸀  As personagens foram definidas após uma conversa com as atletas, seus pais e a técnica da equipe. A Cristiane (técnica) foi escolhida por conviver de forma muito próxima com as meninas e ter a experiência dos dois lados: atleta na juventude e agora treinadora. Não gravar com os familiares foi uma escolha de produção. Isso porque as falas deles poderiam tirar o foco inicial da narrativa e tomar o espaço de fala das reais protagonistas: as atletas.਀䄀氀最甀洀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 挀攀渀琀爀愀椀猀 昀漀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 爀漀琀椀渀愀Ⰰ 愀猀 愀洀椀稀愀搀攀猀Ⰰ 愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀 琀挀渀椀挀愀 攀 挀漀洀 愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 爀攀氀愀漀 搀攀氀愀猀 挀漀洀 猀攀甀 挀漀爀瀀漀 攀 愀猀 攀砀椀最渀挀椀愀猀 搀愀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀攀猀 琀瀀椀挀漀猀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀愀 氀椀猀琀愀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 焀甀攀 猀攀爀瘀椀爀椀愀洀 搀攀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 愀氀琀攀爀愀搀愀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀漀 焀甀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀漀渀琀愀猀猀攀⸀  Para os treinos e a competição foram utilizadas uma câmera Sony A6500, com uma objetiva eletrônica (24-70mm) e um microfone Takstar. Para as entrevistas, utilizou-se a mesma câmera e lente, com o acréscimo de um tripé para a câmera, um microfone sony direcional e um gravador ZOOM H4N. Para algumas imagens de apoio foi necessário utilizar também uma Canon 5D com microfone Takstar e lente 24-105 mm. Todas as imagens foram captadas em Full HD e as gravações com DSLR mantiveram a configuração de 30 frames por segundo. ਀伀猀 挀攀渀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀 愀氀最甀渀猀 昀愀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 琀攀爀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 甀洀 氀漀挀愀氀 焀甀攀 愀猀 搀攀椀砀愀猀猀攀  瘀漀渀琀愀搀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 攀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 渀漀 琀椀瘀攀猀猀攀 琀愀渀琀漀 戀愀爀甀氀栀漀Ⰰ 昀愀瘀漀爀攀挀攀渀搀漀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 猀漀洀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 琀爀愀渀猀椀琀愀洀 攀洀 搀漀椀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 挀攀渀爀椀漀㨀 焀甀愀爀琀漀 攀 猀愀氀愀⸀ 䄀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀爀愀 瀀漀爀 最爀愀瘀愀爀 渀漀 焀甀愀爀琀漀 搀攀氀愀猀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 猀攀渀猀愀漀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀 攀 椀渀琀椀洀椀猀琀愀⸀ 䴀愀猀 攀洀 挀愀猀漀猀 焀甀攀 椀猀猀漀 渀漀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀漀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 愀 猀攀最甀渀搀愀 漀瀀漀 昀漀椀 愀 猀愀氀愀 搀愀 挀愀猀愀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 
 
OBJETIVO
Durante a fase de produção do documentário “Rítmica: uma expressão coletiva”, as gravações foram divididas em quatro situações: treinos, ambiente familiar, escola e uma competição. Assim foi possível imergir em sua realidade e compreender um pouco mais a fundo a história que me propus a documentar. As gravações nas casas das personagens possibilitaram um diálogo mais próximo e íntimo. E apesar de muitas conversas terem ficado de fora da versão final do documentário, auxiliaram na compreensão de detalhes sobre a história de cada uma. ਀䌀漀洀漀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 琀漀搀愀猀 瀀漀猀猀甀椀 栀漀爀爀椀漀猀 洀甀椀琀漀 爀最椀搀漀猀 攀 瀀漀甀挀漀 琀攀洀瀀漀 氀椀瘀爀攀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 昀漀椀 挀漀渀挀椀氀椀愀爀 漀猀 栀漀爀爀椀漀猀 挀漀洀 愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 最爀愀瘀愀漀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ 攀氀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 昀椀渀猀 搀攀 猀攀洀愀渀愀⸀ 䄀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 搀愀猀 愀琀氀攀琀愀猀 猀攀 渀攀最漀甀 愀 挀漀渀挀攀搀攀爀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䄀 渀攀最愀琀椀瘀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㠀 攀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 渀漀 猀攀 猀攀渀琀椀爀 挀漀渀昀漀爀琀瘀攀氀 瀀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 渀漀 猀攀 漀瀀猀 愀 猀攀爀 最爀愀瘀愀搀愀 渀漀猀 琀爀攀椀渀漀猀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀⸀  Já que a maioria das atletas estudam no colégio Exponencial, optou-se por realizar algumas gravações na escola, que foram realizadas no início da manhã, antes do horário da aula, para não prejudicar a rotina das atletas. Assim, é possível entender também o nível de proximidade das ginastas, porque além de treinarem juntas, algumas estudam juntas, são vizinhas e todas são melhores amigas. Já para gravar os treinos, foi necessário também conciliar com meus horários de trabalho, afinal eles acontecem prioritariamente durante a semana, no período vespertino. ਀䔀 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀漀琀椀渀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀攀椀 愀 瘀椀愀最攀洀 瀀愀爀愀 漀 䌀愀洀瀀攀漀渀愀琀漀 䌀愀琀愀爀椀渀攀渀猀攀 搀攀 䜀椀渀猀琀椀挀愀 刀琀洀椀挀愀Ⰰ 攀洀 䈀氀甀洀攀渀愀甀 ⠀匀䌀⤀Ⰰ 漀渀搀攀 攀氀愀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀愀洀 琀爀猀 洀攀搀愀氀栀愀猀 搀攀 漀甀爀漀㨀 挀愀洀瀀攀猀 渀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 挀漀爀搀愀猀Ⰰ 渀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 洀愀愀猀 攀 渀愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀漀 最攀爀愀氀⸀ 䘀漀爀愀洀 ㌀ 搀椀愀猀 搀攀 瘀椀愀最攀洀⸀ 䄀 猀愀搀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀愀 洀愀渀栀 搀漀 搀椀愀  㤀 搀攀 愀最漀猀琀漀 攀 爀攀琀漀爀渀愀洀漀猀 渀愀 渀漀椀琀攀 搀攀 猀戀愀搀漀Ⰰ 搀椀愀 ㄀㄀⸀ 嘀椀愀樀攀椀 挀漀洀 愀 攀焀甀椀瀀攀 攀 琀愀洀戀洀 洀攀 栀漀猀瀀攀搀攀椀 渀漀 洀攀猀洀漀 愀氀漀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 琀漀爀渀漀甀 渀漀猀猀愀 爀攀氀愀漀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀 攀 愀猀 搀攀椀砀漀甀 洀愀椀猀 挀漀渀昀漀爀琀瘀攀椀猀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 挀洀攀爀愀⸀ 䄀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀 瘀椀愀最攀洀 搀攀洀愀渀搀漀甀 搀攀 洀甀椀琀愀 愀琀攀渀漀⸀ 䄀昀椀渀愀氀 栀愀瘀椀愀洀 洀甀椀琀漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 攀 攀甀 椀爀椀愀 猀攀洀 愀甀砀氀椀漀 瀀愀爀愀 漀瀀攀爀ⴀ氀漀猀Ⰰ 攀猀琀愀渀搀漀 猀漀稀椀渀栀愀 瀀愀爀愀 最爀愀瘀愀爀⸀  Mesmo antes de finalizar todas as gravações, a pós-produção iniciou. Para a montagem do documentário foi necessário refazer o roteiro inicial devido a mudança do calendário das competições. Assim, a apresentação de Blumenau, que inicialmente era para conhecer a equipe e as regras das competições, se tornou o encerramento oficial do documentário. ਀䄀 氀椀渀栀愀 挀攀渀琀爀愀氀 焀甀攀 挀漀渀搀甀稀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀  愀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀搀漀 挀漀洀 挀攀渀愀猀 挀漀洀漀 漀 愀琀漀 搀攀 瀀爀攀渀搀攀爀 漀 挀愀戀攀氀漀Ⰰ 昀愀稀攀爀 愀 洀愀焀甀椀愀最攀洀Ⰰ 漀 愀氀漀渀最愀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 愀焀甀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 攀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀洀 猀椀⸀ 倀愀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀爀 琀漀搀漀猀 攀猀琀攀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀愀猀 搀攀洀愀椀猀 猀椀琀甀愀攀猀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 挀漀洀漀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 愀 洀切猀椀挀愀 琀攀洀愀 搀愀 挀漀爀攀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 挀漀爀搀愀猀⸀  A trilha original da apresentação foi mantida, mediante pedido de autorização. Nas demais circunstâncias, as características da Ginástica Rítmica também foram mantidas na trilha sonora. Seja apresentado o som ambiente do local onde foram gravadas, ou então adicionando músicas com toques mais clássicas como forma de dar maior fluidez a narrativa, assim como para unir as sequências. ਀䄀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀爀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 猀漀稀椀渀栀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 甀洀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀渀漀爀洀攀⸀ 伀猀 切渀椀挀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 挀漀渀琀攀椀 挀漀洀 愀樀甀搀愀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 昀漀椀 瀀愀爀愀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀攀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 漀 昀椀渀愀氀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 挀漀渀琀爀愀猀琀愀 挀漀洀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀洀 甀洀愀 挀漀洀瀀攀琀椀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀 最爀愀甀 搀攀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 愀琀氀攀琀愀猀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 猀椀琀甀愀漀Ⰰ 攀 瀀愀爀愀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀  Na produção reafirmei também o que acredito e busco enquanto (futura) jornalista. Conhecer e contar histórias que normalmente estão a margem. Fora dos holofotes. Dar voz a estas pessoas e de alguma forma auxiliar a sua causa. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀