Ver mulheres inseridas no esporte desde sempre é um grande tabu. Mulher entender do assunto parece aberração, e a clássica pergunta “o que é impedimento?” ainda existe. Com arquibancadas, gramados, autódromos e ginásios lotados de homens, as redações do país também acabaram dominadas por eles, portanto nem sempre as oportunidades são as mesmas para as mulheres.䐀攀 愀挀漀爀搀漀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 刀攀氀最椀漀猀 搀愀 嘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䴀愀爀椀愀 搀愀 倀攀渀栀愀Ⰰ 愀 挀愀搀愀 搀漀椀猀 猀攀最甀渀搀漀猀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 瘀琀椀洀愀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 昀猀椀挀愀 漀甀 瘀攀爀戀愀氀㬀 攀 愀 挀愀搀愀 焀甀愀琀爀漀 猀攀最甀渀搀漀猀 瘀琀椀洀愀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀Ⰰ 洀愀挀栀椀猀洀漀Ⰰ 攀 搀攀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀愀琀爀椀愀爀挀愀氀 攀渀爀愀椀稀愀搀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 攀砀瀀攀洀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 猀椀琀甀愀攀猀 瘀椀猀瘀攀椀猀 攀 椀渀瘀椀猀瘀攀椀猀 焀甀攀 愀琀 攀渀琀漀 攀爀愀洀 琀爀愀琀愀搀愀猀 挀漀洀漀 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 氀甀琀愀 瀀漀爀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 攀 瀀愀爀愀 洀甀搀愀爀 攀猀猀愀 洀攀渀琀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 搀攀 最渀攀爀漀 漀 焀甀攀 琀攀洀 甀渀椀搀漀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 愀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀愀猀 琀攀渀栀愀洀 漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 甀洀愀 瘀椀搀愀 攀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀洀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀
A proposta do radiodocumentário é retratar as diversas situação de assédio sofrido por mulheres que trabalham com esporte e a importância do empoderamento. Por meio de dados e relatos das vítimas, casos de assédio que ocorrem nos locais de trabalho das jornalistas, apresenta a relevância da campanha #DeixaElaTrabalhar. Fazem parte do radiodocumentário as vozes de: Larissa Balieiro, Lívia Laranjeira, Mariana Pereira, Monique Danello, Renata de Medeiros, Tatiana Mantovani e Taynah Espinoza. 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀洀瀀爀攀最愀爀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 氀漀挀甀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 攀搀椀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀愀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀漀挀栀愀瀀攀挀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瘀椀猀愀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀爀 猀漀戀爀攀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 愀琀甀愀洀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀Ⰰ 猀椀琀甀愀攀猀 攀 爀攀愀攀猀 搀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 搀漀 愀猀猀搀椀漀 猀漀昀爀椀搀漀 搀愀猀 爀攀搀愀攀猀 愀漀猀 攀猀琀搀椀漀猀⸀ 伀 爀搀椀漀 栀漀樀攀 攀砀瀀愀渀搀椀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀昀椀爀洀愀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䴀愀爀挀攀氀漀 䬀椀猀挀栀椀渀栀攀瘀猀欀礀 渀漀 氀椀瘀爀漀 刀搀椀漀 攀 䴀搀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀 ⠀䔀搀椀琀漀爀愀 䴀愀甀愀搀Ⰰ ㈀ 㘀⤀Ⰰ 攀 栀椀瀀攀爀洀椀搀椀琀椀挀漀 渀漀 愀爀最甀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䐀戀漀爀愀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 䰀漀瀀攀稀 渀漀 氀椀瘀爀漀 刀搀椀漀 䠀椀瀀攀爀洀椀搀椀琀椀挀漀 ⠀䔀搀椀琀漀爀愀 䰀愀戀䌀漀洀 䈀漀漀欀猀Ⰰ ㈀ Ⰰ ㈀ ⤀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 甀洀 洀攀椀漀 攀昀椀挀愀稀 瀀愀爀愀 愀 搀椀昀甀猀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 最攀爀愀漀 搀攀 搀攀戀愀琀攀猀 攀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀氀攀爀琀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 挀漀椀戀椀爀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 愀猀猀搀椀漀⸀
O rádio foi o meio escolhido para iniciar o debate sobre assédio, pois é um meio de fácil acesso e simples compreensão. Pode ser ouvido no carro, em casa ou trabalho. Pelo rádio convencional, pelo celular, computador ou por outro aparelho. De acordo com a pesquisa do Kantar Ibope Media (2018), 86% da população brasileira ouve rádio. A cada cinco ouvintes, três afirmam ouvir rádio todos os dias. Em média, o brasileiro ouve 4h40min de rádio por dia.䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀 愀猀猀搀椀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 攀猀琀攀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 渀切洀攀爀漀 攀砀漀爀戀椀琀愀渀琀攀 搀攀 挀愀猀漀猀 漀挀漀爀爀椀搀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀攀 ㈀ ㈀Ⰰ 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ᰀ儠甀攀洀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀㼀 倀攀爀昀椀氀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 渀漀 瀀愀猀ᴀⰠ 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀Ⰰ 㘀㐀─ 搀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 猀漀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 一切洀攀爀漀猀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀猀 瀀攀氀愀 䘀攀搀攀爀愀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀漀猀 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 ⠀䘀攀渀愀樀⤀Ⰰ 椀渀搀椀挀愀洀 焀甀攀 攀洀 ㈀ 㜀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀猀 㤀㤀 挀愀猀漀猀 搀攀 愀最爀攀猀猀攀猀 挀漀渀琀爀愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ ㌀ 搀攀氀攀猀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀
Com a #DeixaElaTrabalhar, um grupo de 50 jornalistas mulheres se reuniu no dia 26 de março de 2018, para lançar a campanha e um vídeo com relatos dos casos de assédio. A ideia surgiu da repórter Bruna Dealtry, do canal Esporte Interativo, após um torcedor beijar-lá a força, em uma transmissão ao vivo. A ação concede voz às vítimas de todas as áreas do jornalismo e visa encorajar outras mulheres a denunciarem e empoderar-se. O manifesto que conquistou as redes sociais, têm gerado um aumento no número de denúncias de assédio e possui um papel importante na luta da igualdade de gênero. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㠀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀漀甀挀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀砀椀最攀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 搀攀搀椀挀愀漀 攀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 爀愀稀漀瘀攀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 琀攀洀愀 猀攀樀愀 愀瀀甀爀愀搀漀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 倀愀爀愀 䄀渀搀爀 䈀愀爀戀漀猀愀 䘀椀氀栀漀Ⰰ 渀愀 漀戀爀愀 ᰀ䜠渀攀爀漀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀㨀 漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 攀洀 甀搀椀漀ᴀ†⠀䔀搀椀琀漀爀愀 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀ ㈀⤀ ᰀ漠 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 洀攀猀挀氀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 洀攀搀椀漀 搀攀 昀愀琀漀猀 椀渀 氀漀挀漀Ⰰ 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 搀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 攀 搀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 甀洀愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 猀漀戀爀攀 甀洀 昀愀琀漀 漀甀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 昀愀琀漀猀 爀攀愀椀猀Ⰰ 漀瀀漀爀琀甀渀漀猀 攀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 愀琀甀愀氀Ⰰ 搀攀 挀漀渀漀琀愀漀 渀漀ⴀ愀爀琀猀琀椀挀愀⸀ᴀ
Ao conceituar documentário, uma das dificuldade, é a diferenciação entre radiodocumentário e grande reportagem ou reportagem especial. Para o senso comum, o radiodocumentário é apenas uma versão mais ampla. O assunto no documentário precisa ser relevante e deve cativa a audiência. ऀ伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 ᰀ䜠漀氀愀漀 愀 昀愀瘀漀爀 搀漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀ᴀ†漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 爀攀氀愀琀愀爀 挀愀猀漀猀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 猀漀昀爀椀搀漀猀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 愀琀甀愀洀 渀漀 攀猀瀀漀爀琀攀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀 爀攀挀漀爀爀渀挀椀愀 攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䄀猀猀搀椀漀 瀀愀甀琀愀 愀 洀甀椀琀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 洀愀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀漀甀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 搀攀猀琀愀焀甀攀 渀愀 最爀愀渀搀攀 洀搀椀愀 挀漀洀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ⌀䐀攀椀砀愀䔀氀愀吀爀愀戀愀氀栀愀爀Ⰰ 焀甀攀 猀甀爀最椀甀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 伀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀 搀攀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 焀甀攀 樀 昀漀爀愀洀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 攀 瘀椀猀愀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀猀 搀攀渀切渀挀椀愀猀 攀 漀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀
Para a realização do radiodocumentário foram usados os métodos de planejamento e pesquisa propostos por Robert Mcleish, na quarta edição do livro “Produção de rádio: um guia de abrangência de produção radiofônica”. (Editora Summus Editorial, 1999). O autor propõe a organização de briefing com título provisório, duração prevista, listagem de informações necessárias, esboço do conteúdo, indicação de pontos a serem explorados, possíveis fontes e cronograma de produção, para responder às questões: aonde quero chegar?; Qual será a mensagem deixada ao ouvinte?. Segundo Robert, é preciso registrar as ideias e verificar as relações entre elas “especificando os vários fatores que devem ser incluídos no programa, fica mais fácil avaliar o peso e a duração a serem dados a cada um deles, e verificar se há ideias suficientes para sustentar o interesse do ouvinte” (MCLEISH, 1999, p. 193). Com as ideias organizadas, tornou-se mais fácil focalizar nas questões que seriam debatidas e iniciar à pesquisa. 一愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 漀 洀琀漀搀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ删搀椀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀ᴀ†⠀匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀ 㐀⤀Ⰰ 琀攀瘀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 爀攀甀渀椀爀 渀漀洀攀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 挀漀渀挀攀搀攀爀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀挀漀渀琀攀挀椀搀漀 挀漀洀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 瘀攀爀愀挀椀搀愀搀攀⸀ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 挀漀渀挀攀搀椀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ 䄀 戀甀猀挀愀 椀渀挀氀甀椀甀 愀瘀攀爀椀最甀愀爀 甀洀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 琀攀爀椀挀漀 攀 瘀攀爀椀昀椀挀愀爀 戀愀猀攀猀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀瀀甀爀愀爀 渀切洀攀爀漀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀攀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀猀猀攀洀 愀漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 䄀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀 攀洀 戀愀渀挀漀猀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 甀猀愀搀愀猀 挀漀洀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀 搀漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 䔀洀 搀攀戀愀琀攀 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 焀甀攀 漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀攀爀椀愀 渀愀 渀愀爀爀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 瘀琀椀洀愀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 猀攀琀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀⸀
Antes de iniciar a edição, todo o material gravado foi ouvido, alguns trechos foram selecionados e foi elaborado um roteiro para montagem com sugestões de trilhas sonoras. O programa tem um único bloco, composto por dados e depoimentos das vítimas. Ferraretto (2014), propõe métodos de produção para a definição da estrutura da narrativa, o recurso escolhido foi a técnica de contraponto, alternando com depoimentos e dados estatísticos, “[...] usando uma técnica de contraponto, em que duas ou mais linhas de conduta se intercalam. Nesta última, pode-se, por exemplo, descrever um dia na vida de um menor carente, entrecortando a narrativa com dados estatísticos [...]” (FERRARETTO, 2014, p. 229). O método foi escolhido, devido a forma de produção prática e direta, o que vem a cativar os ouvintes. |
O título do rádio documentário foi definido após a finalização do trabalho. “Golaço à favor do respeito: a luta das mulheres pelo empoderamento no jornalismo esportivo” surgiu a partir dos depoimentos das sete entrevistadas, que pouco a pouco conseguiram transparecer os casos de assédios que já vivenciaram no ambiente de trabalho, a impotência ao passar por situações como essas, mas muito mais que isso buscou ressaltar a luta incansável das mulheres que buscam ocupar um espaço que também nasceu para ser delas, o do jornalismo esportivo, e que fizeram um golaço à favor do respeito ao se unir e lançar a campanha #DeixaElaTrabalhar.ऀ䄀 椀搀攀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀氀愀爀漀 搀愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 琀爀愀琀愀搀漀 渀漀 爀搀椀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 愀 洀搀椀愀 搀攀 琀攀洀瀀漀 瀀爀漀瘀瘀攀氀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 瘀愀爀椀愀渀搀漀 攀渀琀爀攀 㔀 ㈀ 洀椀渀甀琀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 甀洀愀 氀椀猀琀愀 挀漀洀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 渀漀洀攀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀猀 焀甀愀椀猀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 搀愀爀 漀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀⸀ 倀漀猀琀攀爀椀漀爀 愀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 洀愀椀猀 挀漀渀挀爀攀琀愀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀 椀渀猀琀椀琀甀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀⸀
Após esse estudos, foi elaborada um roteiro de produção e elaboradas as perguntas direcionadas especificamente para cada entrevistada. Ao entrar em contato com as fontes, algumas jornalistas carregam as situações com muito trauma ainda e se recusaram a falar, em contrapartida, outras vêm na fala, a voz para o empoderamento. As entrevistas foram concedidas todas via Whatsapp. Na sequência, depois da coleta dos áudios com depoimentos, foi estabelecido um parâmetro daquilo que realmente o rádio documentário queria enfatizar, e construído um roteiro de para a edição.伀 攀猀琀甀搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 愀椀渀搀愀 愀渀琀攀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 猀甀最攀爀椀甀 甀洀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀洀 椀渀琀攀爀挀愀氀愀爀 愀 昀愀氀愀猀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀Ⰰ 挀漀洀 搀愀搀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀爀漀瘀攀洀 焀甀攀 攀氀愀猀 渀漀 攀爀愀洀 挀愀猀漀猀 椀猀漀氀愀搀漀猀 攀 焀甀攀 攀氀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 氀甀琀愀洀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀愀渀琀漀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 愀 猀攀氀攀漀 搀攀 昀漀渀琀攀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀猀琀愀搀漀猀⸀ 䄀 爀攀最椀漀 猀甀氀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 攀猀琀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 刀攀渀愀琀愀 搀攀 䴀攀搀攀椀爀漀猀Ⰰ 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀⼀刀匀Ⰰ 伀 猀甀搀攀猀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 漀 攀猀琀愀搀漀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 琀愀渀琀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀漀 洀椀搀椀琀椀挀愀Ⰰ 氀攀瘀愀 愀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 䴀愀爀椀愀渀愀 倀攀爀攀椀爀愀 攀 吀愀礀渀愀栀 䔀猀瀀椀渀漀稀愀Ⰰ 攀洀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 攀 愀 䴀漀渀椀焀甀攀 䐀愀渀攀氀氀漀Ⰰ 渀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㬀 攀 漀 渀漀爀琀攀 瀀漀爀 䰀愀爀椀猀猀愀 䈀愀氀椀攀椀爀漀Ⰰ 搀攀 䴀愀渀愀甀猀⼀䄀䴀⸀ 䄀 切渀椀挀愀 爀攀最椀漀 焀甀攀 渀漀 攀猀琀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀漀 爀搀椀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 愀 䌀攀渀琀爀漀ⴀ伀攀猀琀攀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 昀漀椀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀 甀洀愀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 吀愀琀椀愀渀攀 䴀愀渀琀漀瘀愀渀椀Ⰰ 焀甀攀 爀攀昀漀爀漀甀 漀 焀甀愀渀琀漀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 洀愀挀栀椀猀琀愀 愀椀渀搀愀 洀甀椀琀漀 昀漀爀琀攀 攀洀 洀甀椀琀漀猀 氀甀最愀爀攀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 琀愀洀戀洀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 渀愀 䔀甀爀漀瀀愀⸀
Durante o processo de edição, foi feita uma abertura para enfatizar ainda mais a ideia anterior. Depois, foram expostos casos de assédio sofridos pelas entrevistadas, a questão da impotência diante dos fatos e a luta pelo empoderamento. O rádio documentário é finalizado com a campanha #DeixaElaTrabalhar e um texto que traduz tudo que é dito no produto. Foram utilizados os dados, no meio dos depoimentos, para tornar as falas ainda mais concretas. Além disso, a escolha por quatro trilhas, seguiu a linha das falas das fontes. 䄀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 爀搀椀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀攀洀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀漀 洀攀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 攀 渀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 漀 焀甀漀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 攀猀猀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 猀攀爀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 搀攀 洀愀渀琀攀爀 渀漀 洀攀椀漀Ⰰ 搀愀 洀攀猀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 漀猀 栀漀洀攀渀猀⸀ 䴀攀猀洀漀 琀攀渀搀漀 焀甀攀 瀀爀漀瘀愀爀 漀 搀漀戀爀漀Ⰰ 猀 瘀攀稀攀猀 愀琀 漀 琀爀椀瀀氀漀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 挀愀瀀愀稀攀猀Ⰰ 攀氀愀猀 渀漀 搀攀猀椀猀琀攀洀Ⰰ 瀀漀爀 愀洀漀爀 愀漀 攀猀瀀漀爀琀攀 攀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀攀猀Ⰰ 愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 最渀攀爀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀Ⰰ 搀椀猀挀甀琀椀搀愀 攀 攀洀瀀漀搀攀爀愀搀愀⸀ 䄀漀 攀猀挀甀琀愀爀 挀愀搀愀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀愀搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 焀甀攀 漀 洀甀渀搀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 愀椀渀搀愀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 搀椀昀挀椀氀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀 漀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀氀愀猀 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 漀 挀攀渀爀椀漀 洀愀挀栀椀猀琀愀 渀漀 猀攀樀愀 洀愀椀猀 漀 洀攀猀洀漀 攀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀 焀甀攀 愀 瘀漀稀 昀攀洀椀渀椀渀愀 琀攀洀 琀椀搀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 攀挀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|