ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00400</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp; Alimentação Infantil: Quem é o responsável? </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriel Ferreira Vale (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Hermmann Oliveira Silva Salvato (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Elza Aparecida de Oliveira Filha (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Maria Eduarda Ribeiro Lopes Maciel (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho tem como finalidade apresentar o produto de comunicação radiofônico concebido para a campanha publicitária  Alimentação Infantil: Quem é o responsável? , desenvolvida na disciplina de Projeto Integrador 3, do curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A disciplina teve como proposta a criação de uma campanha publicitária a partir de um tema de interesse público. Desse modo, a comunicação pública ganha um papel fundamental pois, como afirma Mariângela Haswani, em sua tese de doutorado (2010), a comunicação pública possui um objeto e também uma finalidade. O objeto dessa modalidade de comunicação pode ser entendido como a abordagem de temas de interesse geral, enquanto que uma de suas finalidades é contribuir para que esses interesses sejam realizados. Entende-se o cenário da alimentação infantil brasileira como um potencial assunto para discussões políticas, tendo em vista a nutrição como fator imprescindível para um bom desempenho em qualquer atividade a ser realizada. Portanto, é de interesse público que uma criança seja saudável desde o início de sua infância, uma vez que isso determina, em muitos termos, sua futura qualidade de vida. Tal cenário foi escolhido como temática devido à crescente popularidade de alimentos industrializados e processados pelo público infantil. Diante disso, o spot de rádio desenvolvido busca conscientizar os pais ou responsáveis por crianças sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis a fim de evitar consequências negativas futuras.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A popularidade de alimentos industrializados e processados e suas consequências ao público infantil revela-se como uma problemática tanto de Interesse Público como de Comunicação Pública. De acordo com Graça França Monteiro, no livro  Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público (Atlas, 2012), ambos se relacionam com atos e decisões públicas e buscam amplificar os problemas considerados públicos transitando-os da agenda pública para as agendas midiáticas e política. Marina Koçouski, citando Pierre Zémor, no livro  Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas (ECA/USP, 2012), diz que, ao proporcionar a participação da sociedade na troca e partilha de informações de utilidade pública, a comunicação pública deve acompanhar os atos e decisões públicas em seu desenvolvimento, anúncio e execução prática. Para tanto, um spot de rádio possibilita a troca e partilha de informações acerca da alimentação infantil e sensibiliza as partes interessadas na temática, uma vez que o rádio ocupa um espaço de destaque no cenário brasileiro. De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, em 2017, cerca de 4 horas e 40 minutos diárias são dedicadas pelos brasileiros ao consumo de rádio. Além disso, segundo a Kantar, 52 milhões de habitantes ouvem rádio em 13 regiões metropolitanas do Brasil, ao passo que 35% confia no meio radiofônico como fonte de informação e 32% dos ouvintes estão focados no conteúdo publicitário veiculado. Do mesmo modo, essa mídia tem como vantagem: elevados índices de repetição, forte concentração publicitária, baixo custo de veiculação e estabelece, ainda, diálogo direto com o público. Marcelo Abílio Públio, no livro  Como planejar e executar uma campanha de propaganda (Atlas, 2013), explicita que o rádio proporciona eficácia da comunicação e abarca eficiência na tríade investimento, quantidade e qualidade da comunicação. Nesta perspectiva, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva, no livro  Rádio: oralidade mediatizada: o spot e os elementos da linguagem radiofônica (Annablume, 1999), enfatiza que o spot de rádio assegura a assimilação e memorização de uma mensagem. Isso acontece porque a voz, de modo intencional e planejado, traz sensibilidade e realidade a cenários, personagens, emoções etc. Como resultado, esse produto radiofônico é carregado de sentido persuasivo e ajuda a firmar conceitos devido à simultaneidade de sons e planos, que são organizados tecnicamente seguindo uma lógica, e produzem efeitos capazes de explorar uma ideia principal. Assim, o spot de rádio desenvolvido pode funcionar como um aliado na conscientização de um tema urgente da realidade brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), o Brasil é o quarto maior consumidor de açúcar no mundo, ou seja, trata-se de cerca de 12 milhões de toneladas anuais. Do mesmo modo, segundo a empresa Amil, em 2015, uma em cada três crianças sofre com o excesso de peso no Brasil. Há, ainda, nesse quadro alarmante, uma série de consequências possíveis que comprometem a qualidade de vida na infância, e que podem também influenciar a vida adulta: limitações físicas ou prejuízo de relações sociais, dependência de medicação, dieta específica etc, afirma Marcelo Zubaran Goldani, no texto  O impacto da transição demográfico-epidemiológica na saúde da criança e do adolescente do Brasil (Revista HCPA, 2012). Ainda, em 2018, os integrantes deste trabalho realizaram uma pesquisa quantitativa por um questionário com 20 questões que obteve 139 respostas. Com o objetivo de explorar hábitos alimentares de crianças com idade de 0 a 6 anos, a pesquisa foi direcionada aos pais e revelou que 41,6% delas escolhem alimentos industrializados quando podem decidir o que vão comer, o que as aproxima de alimentos ricos em açúcares e gorduras desde a infância. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Roteiro do spot  Alimentação Infantil: Quem é o responsável? : Locução técnica 01: som de despertador tocando; Locução Técnica 02: Som de louças batendo na pia com a torneira aberta; Locução Técnica 03: Som de zíper sendo fechado; Locução Técnica 04: Som de buzina de carro; Locução feminina 01: Tchau mãe; Locução Técnica 05: Som de mastigação; Locução feminina 02 (tom de seriedade e firmeza): A rotina atarefada dos pais faz com que alimentos industrializados estejam na dieta dos filhos. De acordo com o IBGE 36% das crianças brasileiras estão acima do peso. Se preocupar com o que vai nas lancheiras das crianças é pensar no futuro; Locução feminina 03 (tom de sugestão e entusiasmo): Incentive o consumo de frutas e outros alimentos saudáveis; Locução feminina 04: Quando o assunto é a saúde do seu filho a responsabilidade é sua (slogan de encerramento); Locução masculina 01: Uma campanha da ANDI em parceria com a ABRINQ (assinatura da campanha). O produto radiofônico foi produzido no Laboratório de Fonética do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) da UTFPR Câmpus Curitiba. As vozes foram captadas através de um microfone condensador AKG C300 e um gravador digital Zoom H6. Em seguida, a edição foi realizada no Audacity, software livre de edição digital de áudio. Conforme explicitado anteriormente, o objetivo deste spot é promover a conscientização dos pais ou responsáveis por crianças com idade compreendida entre 0 a 6 anos, sobre os hábitos alimentares infantis e, também, a mudança de uma alimentação infantil não saudável. Visando atingir esse objetivo, recorreu-se a utilização do modelo apolíneo. Neste modelo, segundo João Anzanello Carrascoza, no texto  O Apolíneo e o Dionisíaco no texto publicitário (UNIBRASIL, 2004), há um aconselhamento direto em relação a um determinado assunto, a partir de uma linguagem menos tensa e rígida e pelo uso de um vocabulário facilmente reconhecível, que remete ao mundo natural e cria o efeito de realidade. Um exemplo claro, foi a utilização de figuras como despertador tocando, louças na pia e buzina no spot, com o intuito de direcionar o ouvinte à rotina do dia a dia. Em relação ao discurso da variante apolínea, cabe ressaltar a sua aproximação com algumas etapas básicas do discurso lógico-formal proposto por Aristóteles: exórdio, narração, provas e peroração. No spot, o exórdio pode ser percebido pela introdução do assunto por meio da primeira locução da narradora. Já a narração, compõe o cenário da casa, no início do spot. No tocante às provas, diz-se que são ilustradas pela porcentagem das crianças brasileiras acima do peso. A etapa da peroração é exemplificada pelo incentivo a uma alimentação saudável. Desse modo, a mensagem central do produto radiofônico pode ser facilmente decodificada e interpretada pelos ouvintes e propõe aos pais uma maior conscientização sobre a alimentação infantil uma vez que o slogan indica que uma mudança de hábitos alimentares talvez seja necessária. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>