ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00408</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Blog Virei Veg  uma manifestação online de respeito aos animais e à natureza</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;João Vítor Perozzo Soares (Universidade de Caxias do Sul); Yasmin Signori Andrade (Universidade de Caxias do Sul); Eduarda Eitelven Bucco (Universidade de Caxias do Sul)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O blog foi criado para a disciplina de Jornalismo Online, durante o primeiro semestre acadêmico de 2018 do curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O tema  Veganismo foi escolhido por interesse comum dos participantes, que também compartilham objetivos semelhantes com este, como a difusão do assunto, argumentação sobre a causa e a demonstração dos impactos decorrentes desse estilo de vida. O objetivo é a postagem, de maneira bissemanal, de materiais produzidos por estudantes de jornalismo sobre o veganismo e tudo que o envolve, utilizando uma plataforma gratuita. A idealização prevê o acesso de leitores a todos os materiais disponíveis, que foram pensados para consumo comum, adotando uma estética atraente e padronizada. O objetivo da padronização foi criar uma conexão com o leitor, possibilitando que o mesmo se identifique com as páginas do blog e com o seu conteúdo. O grupo escolheu o WordPress para o desenvolvimento do site, por ser de fácil manuseio e permitir diversos formatos de personalização. Seguindo a proposta do tema, foi escolhido o endereço vireiveg.wordpress.com. Este nome tem a intenção de já deixar claro aos leitores, logo no primeiro acesso, que as matérias seriam ligadas à transição para o veganismo, com materiais elaborados para prestar suporte aos veganos de primeira viagem. O título  Meu Portal Vegano foi pensado para aproximar os leitores do site, mostrando que aquele espaço é feito para eles. A cor branca ao fundo foi uma estratégia para manter um ambiente virtual claro, livre de poluição visual, para que os leitores foquem sua atenção nas matérias desenvolvidas pelo grupo. A foto por trás do nome  Virei Veg remete a alimentação vegana, baseada em alimentos de origem vegetal, principal característica do estilo de vida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O grupo nota a importância de abordar temáticas relacionadas à causa animal. Dessa forma, utilizando-se de uma ferramenta de grande alcance, como o blog, foi possível produzir conteúdos que instigassem reflexão e disponibilizassem informações importantes, tanto para o público vegano, quanto para a comunidade em geral. Partindo do pressuposto de que a mídia é um importante instrumento de influência na formação da opinião pública, logo, tem impacto fundamental nas decisões públicas. Reconhecemos, então, a possibilidade de alcançar um bom público e, dessa forma, buscamos transmitir conhecimento sobre o veganismo, que é um tema de interesse público. Conforme Gomes (2008, p.162) uma sociedade altamente democrática depende de um grau de visibilidade das discussões públicas que levam adiante questões de interesse comum e redundam na produção e decisão política. Assim, vendo o jornalismo como uma oportunidade de promover mudanças e avanços, o blog  Virei Veg buscou ampliar o conhecimento acerca do veganismo, trazendo ao leitor matérias que envolvessem diversas áreas, tais como: alimentação, saúde, moda, beleza e esporte. Os blogs possuem uma linguagem própria. Como, por exemplo, utilizar ferramentas, como o Google Trends, ajudam o jornalista a entender os termos com maior número de pesquisas. Essa técnica, conhecida como SEO - Search Engine Optimization é importante, pois faz com que o profissional adapte sua pauta ou texto para que sua matéria e/ou o blog possa ranquear melhor na procura de determinados termos. Trabalhar com blogs é ir além de um texto e imagens, é trabalhar com movimento, hiperlinks, diversas plataformas e aprofundamento do assunto. Não apenas isso, consideramos extremamente importante disponibilizar uma ferramenta de interatividade. Como explica Rost (2014):  [...] o leitor procura dialogar, discutir, confrontar, apoiar e, de uma forma ou de outra, estabelecer uma relação com outros (comunicação) . O que retoma a ideia de estabelecer uma esfera de de visibilidade e argumentação aberta para que, futuramente, possa haver uma mudança na opinião pública acerca dos conteúdos ali apresentados. O gráfico de Eva Heller (2013, p.11) descreve as cores favoritas de uma série de interessados, comprovando que verde e azul são cores de maior apreciação pela sociedade em geral. Além disso, a autora explica que o azul relembra a harmonia enquanto o verde apresenta um ideal de esperança, primaveril e de frescor. Por isso, é possível observar o emprego dessas cores na identidade profunda do blog. Para que não houvesse apenas uma impressão fria na interface do blog, cores como amarelo, rosa, laranja e vermelho também foram utilizados na construção, principalmente em imagens destacadas. Essa combinação, de acordo com Heller (2013) proporciona sensações de agradabilidade, otimismo, proximidade e alegria. Dessa forma, mantém-se a identidade visual original, entretanto, há uma autonomia de cores no desenvolvimento de cada reportagem. A cor é uma informação visual, causada por um estímulo físico, percebida pelos olhos e decodificada pelo cérebro. Ou seja, fazem penetrar no corpo uma variedade de ondas com diferentes potências que atuam sobre os centros nervosos e suas ramificações e que modificam, não somente o curso das funções orgânicas, mas, também, nossas atividades sensoriais, emocionais e afetivas. Para Farina (1990), elas influenciam o ser humano e seus efeitos, tanto de caráter fisiológico como psicológico. Podem atuar como estimulante ou perturbação na emoção, na consciência e em nossos impulsos e desejos. Em determinado contexto, estão carregadas de sensações positivas e, em outro, podem assumir sensações absolutamente negativas. Portanto, o grupo optou por trabalhar com uma interface limpa e de fácil acesso, ao mesmo em que há uma riqueza de detalhes e cores que preenchem os olhos do leitor sem agredi-lo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a decisão da estética do Blog, o grupo realizou uma reunião com todos os integrantes para decidir quais pautas seriam abordadas. Cada um listou que assuntos dentro do tema eram mais atrativos para si, a fim de que todos ficassem plenamente envolvidos e satisfeitos com a proposta. A partir disto, foram elaboradas duas pautas iniciais para cada integrante. Em seguida, foi iniciada a busca por fontes, além da realização de pesquisas para que os integrantes pudessem se apropriar do assunto, visto que não havia nenhum vegano. O grupo utilizou as principais características de um jornalismo online, apresentadas em aula. Todos os textos contam com título claro, linha de apoio, três fontes confiáveis e legendas nas fotos. Houve preocupação em oferecer diferentes caminhos de leitura, compondo os textos com hiperlinks, imagens e vídeos externos. Desta forma, o leitor consegue se localizar melhor dentro do assunto e, ainda, navegar de forma dinâmica. A multimidialidade esteve muito presente nos conteúdos publicados. A maioria dos oito principais elementos que compõe o conteúdo multimídia, de acordo com Salaverría (2014), puderam ser percebidos em cada postagem, como texto, fotos, infográficos, e vídeos. O texto, assim como deve ser o jornalismo de web, continuou sendo o elemento principal dos conteúdos produzidos, composto de informações concretas e bem elaboradas. A característica  memória do jornalismo online também foi utilizada. Os integrantes aproveitaram conteúdos já produzidos e publicados pelos colegas. Por isso, matérias contam com hiperlinks que direcionam a estes conteúdos, facilitando a leitura daqueles que ainda não tinha tido acesso ao material. Além do cuidado com o conteúdo e a estética de cada publicação, os integrantes ainda se preocuparam em buscar fotos de impacto para construir os  headers (imagens destacadas). Desta forma, os leitores que visitarem o site poderão entender, de forma clara, o conteúdo que será tratado tanto por meio do título, quanto por meio destas imagens destacadas. Os integrantes definiram as pautas com clareza, visto que o assunto apresentou diversas possibilidades, e todas de extrema importância quando se trata da causa animal. Foram articuladas propostas de forma realista, com o intuito de dar continuidade ao blog fora da sala de aula. A conclusão da proposta, é que esta ferramenta do jornalismo é trabalhosa e satisfatória, pois nela não há limite de espaço ou de recursos. Ficou evidente como esta mídia é rápida e eficaz, pois, conforme a publicação das matérias, surgiam curtidas e comentários, tendo assim, um retorno quase que imediato do público. Também foi percebido como pode ser difícil fazer a manutenção desta mídia individualmente, portanto, a união do grupo foi fundamental. Todos participaram diretamente da criação e manutenção do blog. O objetivo do  Virei Veg , ampliar o conhecimentos nas áreas de alimentação, saúde, moda e beleza, foi alcançado, e os integrantes, como equipe, entenderam como funciona essa mídia de alcance rápido e imediato.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>