ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00409</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Radionovela - O Operário</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Kelvin De Souza Martins (Centro Universitário Curitiba); Everton Moreira da Silva (Centro Universitário Curitiba); Bruna Luiza Pinheiro (Centro Universitário Curitiba)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Neste trabalho iremos apresentar e levantar tópicos sobre a criação de um produto no formato de áudio, com intuito de trabalhar com novos formatos de captação sonora e edição, chegando ao final desse processo de construção, com uma Radionovela. A Radionovela foi introduzida no Brasil na fase de ouro do Rádio, nos anos 40, com a primeira transmissão no Rio de Janeiro e segundo Calabre (2003), essas primeiras produções radiofônicas foram importante para a sociedade começar a criar seu senso crítico e visões da realidade, ao mesmo tempo que servia como fonte de distração e lazer em uma época sociopolítica conturbada. Por isso, iremos destacar a importância do trabalho de gravação e funções de uma novela sonora, mostrando a vida melancólica e solitária de um trabalhador fabril, que passará por uma reviravolta devido aos acontecimentos do seu cotidiano, buscando assim, trazer a atenção dos ouvintes e a identificação com as história, com a ajuda de ambientação e efeitos sonoros que tem por objetivo imergir quem está na audiência a ponto de despertar curiosidade e empatia com o personagem. Este trabalho foi desenvolvido a fim de realizar experimentações com formatos diferenciados para abordar de forma inicial o ato de escrever histórias e desenvolver um storytelling. Através da pesquisa e orientação da professora Jani Mendonça, foi realizado uma série de discussões por trás da temática envolvendo a radionovela. A ideia de fazer a história de um trabalhador no início do século XX que, como muitos outros, precisava de dinheiro para melhorar sua condição de vida e de sua família, pareceu adequado para a ambientação da Inglaterra Vitoriana proposta por todos. Desta forma, desenvolveu-se o argumento da história e posteriormente o roteiro do mesmo. A necessidade de utilizar um estúdio de gravação se fez necessário, bem como mostrou-se interessante para a equipe o uso de atores na composição dos dois personagens principais. Por último, ressalta-se que a criação de uma história ambientada em uma época desconhecida por muitos se mostra adequado e retrata uma realidade que muitos conhecem apenas por livros. Além disso, a experimentação da criação de uma produção em áudio em formato de storytelling mostrou-se um aprendizado para todos os integrantes da equipe. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O MERCADO DO STORYTELLING EM ÁUDIO NO BRASIL De acordo com uma pesquisa levantada pela Associação Brasileira de Podcasts (ABPOD), 33,9% das pessoas têm mais interesse no gênero audiobooks (contos/histórias), sendo assim, o storytelling se mostra em crescente nos últimos anos. O Podcast, segundo Tiago Silva no blog Marketing Digital de Resultados, nada mais é do que um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming. O podcast tem a vantagem de ser ouvido sob demanda, quando o usuário desejar. Ele pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização. O podcast costuma abordar um assunto específico, para construir uma audiência fiel. O formato, agora chamado de audiodrama, revive o gênero da radionovela esquecida por muito tempo pelas pessoas, mas agora possui um engajamento crescente entre os ouvintes. Diversos podcasts que adotam esse formato conseguem um alcance significativo, e, principalmente, um engajamento intenso entre as pessoas. Para entender melhor o cenário em que nossa produção está inserida, foi analisado diversos podcasts em formato de storytelling que estão sendo ouvidos em todo o país, são alguns deles: Especial Nerdcast RPG: Apesar do Nerdcast não ter o foco em audiodramas, eles fazem experimentações com o gênero com uma certa frequência, Alexandre Ottoni (Jovem Nerd) e Deive Pazos (Azaghal) começaram a fazer jogos de RPG de mesa gravados e montados para ter um formato de storytelling. Isso teve início em 2012 com a Trilogia Ghanor baseado no RPG de mesa Dungeons & Dragons. O sucesso foi eminente e eles seguiram a ideia, além de ter feito a trilogia Cyberpunk, atualmente estão finalizando o RPG Call Of Cthulhu. Projeto Humanos: Idealizado e criado em 2015 por Ivan Mizanzuk, o Projeto Humanos é um podcast em formato storytelling contando histórias reais em um formato diferenciado dos podcasts que tinham na época, no site do podcast, Projeto Humanos é definido como se fosse um documentário em formato de áudio e distribuído na internet. O podcast já passou por três temporadas, cada um com uma história diferente, e agora está na quarta, nomeada Caso Evandro, na qual está relatando sobre o desaparecimento de um menino chamado Evandro Ramos Caetano na cidade de Guaratuba/PR em 1992. Esta temporada está sendo um sucesso entre todos os ouvintes, sendo a temporada mais ouvida até o momento do podcast. Presidente da Semana: Produzido e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vizeu e editado por Victor Parolin, o Presidente da Semana é um podcast da folha que têm como objetivo contar as histórias de todos os presidente do Brasil, desde Deodoro da Fonseca em 1889 até o atual presidente Jair Bolsonaro, eleito em 2018. Inspirado no podcast Presidential do the Washington Post, o Presidente da Semana conta com mais de 2 milhões de downloads dos 29 episódios. A IDEALIZAÇÃO No que diz respeito à aspectos de ambientação e história, houve algumas inspirações de obras originais e contextos da história mundial. O jogo Bloodborne, produzido pela FromSoftware e publicado pela Sony Computer Entertainment foi fonte de inspiração para a ambientação desejada em O Operário. O jogo possui um clima e arquitetura gótica, demonstrando visual e sonoramente o clima da Inglaterra na Era Vitoriana. Além disso, a produção de RPG chamado   Call of Cthulhu  produzido e editado por Alexandre Ottoni (Jovem Nerd) e Deive Pazos (Azaghal) na qual conta-se uma história ambientada na década de 1930, remetendo alguns elementos narrativos e sonoros que serviram de inspiração para a radionovela. Aliado à isso, tivemos uma das fontes mais importantes para a concepção da história: A revolução industrial. Ela caracteriza no advento da indústria e, consequentemente, a produção em massa. Neste sentido, a necessidade de mão de obra concentrada se fez presente, e com isso, houve um crescimento elevado no desenvolvimento de cidades, principalmente na Inglaterra, berço da Revolução Industrial. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho descrito foi realizado na disciplina de Produção em Áudio no Centro Universitário Curitiba na qual têm como objetivo fazer experimentações de desenvolvimento de uma história imersiva e elementos de storytelling. A disciplina permite uma escolha de diferentes temáticas, porém sempre limitando ao fato de será em formato de áudio, sendo assim, todo a produção deve ter um foco na estrutura na qual é possível montar em uma produção exclusivamente de áudio, implementando efeitos sonoros, músicas adequadas para os contextos aplicados e, finalmente, uma interpretação eficiente dos personagens para somar à imersão da produção em áudio. Com os conceitos estabelecidos desde o início, a equipe decidiu criar a história de um jovem trabalhador da Inglaterra no começo do século XX na qual têm uma rotina desgastante em uma indústria têxtil e na tentativa fútil de esquecer os problemas indo à um bar, acaba tendo problemas com um morador local e supostamente mata-o. A produção da radionovela nomeada como O Operário, foi feita através da criação de argumento, escaleta e roteiro, partindo para a gravação das linhas de fala dos personagens principais, secundários e narrador no estúdio de gravação de áudio do Unicuritiba, e finalmente, a decupagem e edição dos três atos da radionovela, compondo trilha sonora e efeitos sonoros pontuais para a obra como um todo. De forma inicial os idealizadores da história começaram a discutir a temática em torno da história. A concepção inicial foi de contar uma história ambientada na Inglaterra Vitoriana e posteriormente, na revolução industrial. Com a ambientação definida, começamos a desenvolver o conceito da história, bem como seus personagens. Primeiramente chegamos a conclusão que o personagem principal será um trabalhador têxtil que veio da Irlanda chamado Josh, que está em busca de trabalho e a personagem que mais interage com ele, Maggie, uma jovem de 12 anos que sempre está conversando com ele. Com os personagens estabelecidos, partimos para a trama e os conflitos da mesma, com a ideia de uma suposta briga de Josh com um homem chamado Henry e que causa a morte deste, haveria alguns conflitos internos por parte de Josh pelo ocorrido e algumas tramas com a polícia, e aliado à isso, a Maggie sempre conversando com ele, fazendo uma ponte para sua sanidade. Tendo o conceito, ambientação, história e personagens definidos, começou o processo da concepção do argumento e da escaleta. Com esses pontos abordados e refinados, iniciou-se a criação do roteiro. Todos os pontos estabelecidos anteriormente foram abordados, a personalidade de todos os personagens foram sendo moldados com o tempo e a história tomou-se forma. foi necessário alguns ajustes em questões pontuais como a questão da personagem Maggie viu toda a briga, entre outros. Com os pontos alinhados e definidos, o processo de gravação teve se início. Foi chamado dois atores para fazer as vozes dos dois personagens principais (Josh e Maggie) e assim, foi gravado todas as cenas de acordo com o roteiro. Antes de iniciar a edição da radionovela, foi necessário gravar alguns trechos do narrador que tiveram problemas na primeira gravação, mas posteriormente estava tudo gravado, e assim iniciou o processo de edição de O Operário. Um dos aspectos mais desafiadores na edição da radionovela foi a de encontrar efeitos sonoros adequados para todas as situações de O Operário, efeitos como copo de cerveja deslizando, som de carro antigo andando, socos e facadas foi um desafio para encontrar, mas encontramos tudo na plataforma Youtube, até mesmo a trilha sonora, toda composta por músicas livres de direito autoral, foram encontradas na plataforma, a única coisa que precisou ser feita foi analisar e escolher a dedo as mais adequadas para a radionovela. E assim foi concebida, em três episódios, a radionovela O Operário. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>