INSCRIÇÃO: 00439
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT04
 
TÍTULO: Fotografia em Sombras da Guerra
 
AUTORES: Camila Ferreira de Lima Barbosa (Centro universitário Curitiba); Marcus Vinicius Valério Bittercourt (UNICURITIBA); Lucina Reitenbach Viana (UNICURITIBA); Francisco Alberto da Silva Junior (UNICURITIBA); Gabriel Dias Barros (UNICURITIBA); Bruno Henrique Marques (UNICURITIBA); Carlos Rafael Hilgert Hachmann (UNICURITIBA); Alexandre william nunes carvalho (UNICURITIBA)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A Fotografia anexada tem a finalidade de retratar a realidade do que é a produção de um filme através de stop-motion, trabalhosa técnica em que cada segundo é composto a partir de um conjunto de 15 imagens, que quando sequenciadas simulam o movimento. Esse trabalho representa artisticamente a emoção presente no roteiro original desenvolvido para esse projeto, transformado num filme de curta-metragem intitulado "Sombras da Guerra" (2018). A realidade retratada na fotografia, produzida manualmente através da concepção e composição de cenários e personagens que recriam a vivência e a perspectiva de crianças em zonas urbanas de guerra, busca transmitir através da fotografia, direção de arte, composição e enquadramento, os sentimentos da protagonista. O curta-metragem Sombras da Guerra (2018) foi produzido pela produtora experimental acadêmica Tela Branca, na disciplina de Projeto Integrador - Tatilidade em Animação, do curso de Design de Animação do Centro Universitário - UNICURITIBA. Com a duração de 4’56”, produzido com 15 frames por segundo e finalizado a 24 frames por segundo, o filme tem o objetivo de promover a ODS 16, intitulada Paz, Justiça e Instituições Eficazes, cujo intuito é "promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todas e todos e construir instituições eficazes responsáveis e inclusivas em todos os níveis” (ONU 2018). Nesse sentido, a temática selecionada para discutir a ODS foi escolhida durante o período de pesquisa, quando houve um bombardeio perto de uma escola na província de Idlib, na Síria, atingindo crianças que saíam da escola. Elas não tinham mais de 11 anos, e dezesseis delas morreram, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, matéria do site de notícias do G1 do dia 21 de março de 2018. Esse acontecimento norteou a pesquisa, que buscou descobrir quais as consequências para as crianças sobreviventes desse tipo de atentado, e como são impactadas após presenciar a morte de seus colegas e ter sua escola destruída. Foi essa questão que definiu o objetivo de direcionar a atenção da audiência para os traumas psicológicos de pessoas que vivenciaram um ambiente de guerra. Inicialmente um dano psicológico pode parecer pouco perto de uma lesão física, no entanto, esse tipo de trauma pode acarretar problemas que enraízam de forma aguda em crianças e se refletem na sua fase adulta de diversas formas (Ong Save The Children, 2018). A intenção foi causar reflexão e criar interesse sobre esse drama atual. Por essa razão, foi optado por direcionar a produção da mensagem para um público-alvo acima de 14 anos, permitindo o entendimento desse conteúdo, restringindo o acesso de quem ainda está desenvolvendo características de senso crítico e personalidade. O filme narra a história de Ayla, uma menina síria de seis anos, é acordada pelo despertador, mas não se levanta pois está muito triste. Sentada na cama, a personagem abraça forte seu urso de pelúcia e fecha os olhos como se quisesse avançar aquele momento. Ao escutar conversas que vêm da cozinha, Ayla se levanta e vai até a porta entreaberta, por onde observa seus pais conversando. Ao percebê-la ali, todos param de falar, restando apenas o rádio ao fundo, noticiando a guerra. Ayla então caminha para a escola em meio aos escombros deixados pelas explosões, enquanto sons assustadores e sombras da guerra a perseguem até a sala de aula. Ela se protege embaixo da carteira e muito assustada, fecha os olhos com força. Ayla, agora com vinte e sete anos, acorda com a voz de uma criança chamando pela mãe, e se dá conta que estava novamente revivendo seu passado de traumas que não consegue esquecer.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 匀漀洀戀爀愀猀 搀愀 䜀甀攀爀爀愀 愀瀀氀椀挀愀搀漀 愀 甀洀 搀漀猀 伀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 匀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀 搀愀 伀一唀 焀甀攀  甀洀愀 愀最攀渀搀愀 洀甀渀搀椀愀氀 愀搀漀琀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 䌀切瀀甀氀愀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀 攀洀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀Ⰰ 渀攀猀琀愀 愀最攀渀搀愀 攀猀琀漀 瀀爀攀瘀椀猀琀愀猀 愀攀猀 洀甀渀搀椀愀椀猀 攀洀 ㄀㜀 爀攀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀 ㄀㘀㤀 洀攀琀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 愀琀椀渀最椀搀愀猀 愀琀 ㈀ ㌀ 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