INSCRIÇÃO: 00461
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP14
 
TÍTULO: Distorções Eleitorais - Publicidade e Propaganda UFSM
 
AUTORES: Eduardo Melo Moura (Universidade Federal de Santa Maria); Rodrigo Stéfani Corrêa (Universidade Federal de Santa Maria)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Elaborado e executado na disciplina de Direção de Arte do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria, o vídeo "Distorções Eleitorais" provêm do desafio criativo em buscar referências estéticas, para reconhecimento sensível (para além da finalidade da estética) por um trabalho de direção de arte em publicidade que favorecesse a distinção de marcas, quebrando a lógica criativa convencional, que extrapole o próprio objeto, mas que, no entanto, sejam carregadas de uma narrativa autêntica e que atender a princípios éticos, do aspecto de relevância social, com temas de interesse público, político, social e ou econômico. Nessa perspectiva o trabalho inspirou-se na interpretação kantiana da teoria estética que concebe o belo do ponto de vista não de uma materialidade, mas a partir do do centro de onde se emana nossa representação interna e pura, a qual repousa questões que sobrepõe o interesse meramente formal, busca-se na natureza do objeto uma razão ética, plural (KANT, 1922, p. 72). Diante disso, trabalhamos com o objeto eleitoral, na ocasião, a temática escolhida foi proposta mediante reflexões sobre o processo eleitoral, situação onde os candidatos usam indevidamente suas imagens midiáticas para promoverem falsas propostas e ideologias. O vídeo contextualiza o momento das eleições e campanhas, que ocorrem de dois em dois anos, e mostra diversas representações artísticas do personagem, feitas por acadêmicos de Publicidade e Propaganda da UFSM e alunos do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, de Rio Pardo (Rio Grande do Sul). O texto tem o intuito de produzir um estímulo provocativo e gerar uma autocrítica aos comunicólogos e demais eleitores ao pensar em sua responsabilidade em relação ao apoio a candidatos. Para a elaboração do audiovisual, relacionamos as pinturas renascentistas feitas para grandes reis europeus com as representações feitas para os presidentes, nos dias atuais. Para as ilustrações do vídeo, o referencial estético foram as charges, que têm por finalidade satirizar algum acontecimento atual com os personagens envolvidos. Com um minuto e três segundos de duração, a produção recebeu menção honrosa na categoria "Vídeo livre" do 12º Prêmio Universitário de Publicidade da Universidade Franciscana, sendo o único trabalho da Universidade Federal de Santa Maria a ser premiado na cerimônia.
 
INTRODUÇÃO
A escolha do contexto eleitoral como tema específico do trabalho, dentre diversos aspectos que envolvem civismo e responsabilidade social, ocorre pela importância da Comunicação nesse âmbito. As diferentes formas que os candidatos são representados pela mídia durante o período das eleições nos níveis federal, estadual e municipal, como se fossem produtos a serem vendidos, são competências dos profissionais da área do marketing político, que explora diferentes técnicas e enquadramentos para ligar e manter um político aos seus possíveis eleitores. "O objetivo do marketing político é entusiasmar, cativar a população a escolher um partido e seus candidatos. Tudo que ouvimos e vemos no meio de comunicação ou nas campanhas é orientado por pesquisas minuciosas e análises detalhadas do que pensamos e desejamos, ou seja, a coisa é feita sobre medida para nos “agradar” e a grande maioria dos candidatos usa a mesma lista de palavras e frases feitas e sempre tentando passar a imagem de que são “gente como a gente”, mas infelizmente muitos não são (...)” (SILVA; FERREIRA, Marketing político e sua importância através das mídias sociais, JUNIOR, 2013, p.4)਀匀攀最甀渀搀漀 䘀攀爀爀猀 ⠀㄀㤀㤀㠀 愀瀀甀搀 匀伀䄀刀䔀匀 攀 䴀䤀䌀䠀䔀䰀Ⰰ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 倀漀氀琀椀挀愀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ ㌀⤀Ⰰ ᰀ 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 搀攀椀砀愀 愀 爀愀稀漀 搀攀 氀愀搀漀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 昀愀氀愀 攀洀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 瀀漀氀琀椀挀愀⸀ 䄀猀 搀攀挀椀猀攀猀 猀漀 琀漀洀愀搀愀猀 猀攀 戀愀猀攀愀渀搀漀 渀愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀 昀漀爀洀愀ᴀ⸠ O importante é a imagem, os sentimentos e o imaginário gerado. (...) Existem diversos métodos para manipular o inconsciente humano, desde determinada posição das câmeras, para causar uma imagem de soberania do candidato, a repetição de informações, que mesmo quando não são totalmente verdadeiras, acabam influenciando o indivíduo. (FERRÉS, 1998). Na produção, o candidato é representado de diversas maneiras pelo artista e, através de ilustrações, possíveis virtudes - intelectualidade, preocupação com direitos, heroicidade… - e defeitos - indecisão, deslealdade, desonestidade… - são simbolizadas pelas percepções do artista. A charge, por meio das caricaturas, foi o referencial estético utilizado para o vídeo, devido à sua função social, que converge com a linha criativa de provocação de autocrítica aos visualizadores do vídeo, e ao approach humorístico desejado para ele. Segundo Ghilardi (O humor na charge jornalística, Comunicarte, 1995/1996), a charge é o discurso humorístico que valoriza a ilustração, a caricatura e coloca em dúvida questões de ideologia, poder, sentimentos, personalidade, enquanto ri da própria dúvida. O autor defende que, devido ao seu complexo ideológico, o leitor deve procurar enxergar por trás de um simples traço, uma denúncia; de uma gargalhada, um problema; do humor, uma crítica. No contexto das campanhas eleitorais, considera-se dever do eleitor pesquisar e tomar conhecimento acerca das representações midiáticas de seus candidatos de interesse para que, assim, possa escolher aquelas que serão legitimadas. As eleições presidenciais de 2018 foram marcadas pelas fake news e pela pós-verdade. Uma suposta irrelevância do conhecimento factual por meio de apelos à emoção e aos embates políticos ocorreu dentro do ambiente midiático - em campanhas eleitorais e veículos de informação, por exemplo. A pouca preocupação em comunicar e disseminar a verdade contribui para a distorção da imagem dos candidatos e do país inteiro, visto que certos problemas serão ignorados e permanecerão atingindo a sociedade. Preocupados em servirem como ferramentas de informação para a opinião pública, os websites Politize!, Vigie Aqui e os aplicativos Ops Fiscalize e Poder do Voto, citados no vídeo, se propuseram a ajudar eleitores checagem da veracidade de informações e o acompanhamento de atividades oficiais, proposições de projetos e posicionamentos de políticos e partidos. Particularmente, essas iniciativas facilitam o comprimento do voto consciente dos cidadãos e previnem que tornem-se agentes das distorções eleitorais.
 
OBJETIVO
A linha criativa adotada no texto publicitário compreendia atender um aspecto de relevância social, através da abordagem de temas de interesse público que contivessem relevância ética, política, social ou econômica, onde fossem observados aspectos relevantes da contemporaneidade, produzindo um estímulo provocativo de reflexão ou autocrítica sobre temas específicos ligados ao civismo e a responsabilidade social. O cliente responsável pela execução do projeto foi o Curso de Publicidade e Propaganda da UFSM e, após a apresentação da defesa criativa, que contemplava públicos de interesse, possibilidade de repercussão, conceito central e elementos subjetivos importantes, a peça seria publicada no Facebook do curso.਀䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 昀愀猀攀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀猀 ᠀搠椀猀琀漀爀攀猀 攀氀攀椀琀漀爀愀椀猀ᤀ†搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 猀甀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 昀漀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 挀漀洀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀攀渀琀爀愀氀⸀ 䄀 挀栀愀爀最攀 昀漀椀 漀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 攀猀琀琀椀挀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 漀 瘀搀攀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀渀瘀攀爀最椀愀 挀漀洀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 愀甀琀漀挀爀琀椀挀愀 ⴀ 渀攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 愀 猀琀椀爀愀 搀攀渀漀琀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 搀椀瘀攀爀最攀渀琀攀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 搀攀 甀洀 切渀椀挀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 瀀攀氀漀 愀爀琀椀猀琀愀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 攀昀攀椀琀漀 攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀ 䄀瀀猀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀搀愀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 焀甀攀 攀氀愀 愀猀猀甀洀椀爀椀愀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 栀甀洀漀爀猀琀椀挀愀⸀ 伀 愀瀀攀氀漀 戀猀椀挀漀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 昀漀椀 愀 瀀爀漀瘀漀挀愀漀 搀愀 爀攀挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 攀 爀攀昀氀攀砀漀 搀攀 愀琀漀猀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 瀀攀爀猀甀愀猀椀瘀愀⸀ A publicidade raramente convence alguém de algo. Ela persuade alguém a algo. Existe uma grande diferença entre persuadir e convencer. Para convencer, é necessário mudar uma opinião, vencer os conceitos existentes na mente do consumidor, o que, em geral, é difícil e, não raro, muito demorado; já persuadir tem mais a ver com concordar com algo que o consumidor já pensa e, por meio dessa concordância, trazê-lo para o produto que se quer anunciar. (FIGUEIREDO, Redação Publicitária: sedução pela palavra, Pioneira Thomson Learning, 2005, p.53)਀䄀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 猀漀 搀攀 愀甀琀漀爀椀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 渀漀渀漀 愀渀漀 搀漀 䔀渀猀椀渀漀 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 攀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀渀漀 搀漀 䔀渀猀椀渀漀 䴀搀椀漀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 䔀爀渀攀猀琀漀 䄀氀瘀攀猀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 刀椀漀 倀愀爀搀漀Ⰰ 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀⸀ 䄀猀 爀攀氀攀椀琀甀爀愀猀 搀愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀漀 瘀搀攀漀 挀漀氀漀挀愀洀 愀 挀栀愀爀最攀 愀氀洀 搀愀 猀甀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀愀洀 猀甀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 氀切搀椀挀愀 攀 爀攀昀氀攀琀椀爀愀洀 猀甀愀猀 爀攀昀氀攀砀攀猀 攀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀猀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀椀猀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀栀愀爀 漀 焀甀攀 瀀攀爀挀攀戀攀洀 猀漀戀爀攀 愀 瀀漀氀琀椀挀愀 漀甀 猀漀戀爀攀 漀猀 瀀漀氀琀椀挀漀猀⸀  O texto da peça tem o intuito de conscientizar e provocar uma autocrítica aos comunicólogos e demais eleitores ao pensar em sua responsabilidade em relação ao apoio a candidatos. Tais elementos provocam questionamentos e, por essa maneira, a repercussão pode ser negativa ou positiva, ao passo que sua identificação se diferencia entre os indivíduos e suas atitudes em relação à política. Na estruturação das cenas, decidiu-se utilizar como referência aspectos das produções iconográficas das pinturas monárquicas dos últimos séculos, em relação com as representações feitas dos atuais candidatos.਀伀 瘀搀攀漀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀漀 渀漀 䔀猀琀切搀椀漀 ㈀㄀Ⰰ 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀⸀ 倀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 椀洀愀最攀渀猀 ᰀ瀠漀爀 琀爀猀 搀愀猀 挀洀攀爀愀猀ᴀⰠ 搀攀 洀漀搀漀 愀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀爀 漀猀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀漀氀琀椀挀愀⸀ 伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 攀洀 甀洀愀 挀洀攀爀愀猀 䐀匀䰀刀 搀愀 洀愀爀挀愀 一椀欀漀渀Ⰰ 洀漀搀攀氀漀 㔀㌀  ⸀ 伀猀 搀攀洀愀椀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀爀椀瀀猀Ⰰ 爀攀戀愀琀攀搀漀爀攀猀 攀 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀漀爀渀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀