ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00480</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Doação de Sangue no Inverno</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Letícia Eduarda Gepiak Nunes (Centro Universitário Curitiba); Onilton Teixeira de Amorin Júnior (Centro Universitário Curitiba); Vitória Talita de Oliveira Cardoso (Centro Universitário Curitiba); Sabrina Faria de Matos Torres (Centro Universitário Curitiba); Fernanda Brandalise Bogoni (Centro Universitário Curitiba)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O cliente dessa peça é o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR), uma unidade da Secretaria Estadual de Saúde que é responsável pela coleta, armazenamento e processamento de sangue, além de distribuí-lo para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam nas regiões do Paraná. Curitiba, a capital do estado, é uma cidade fria, conhecida pelas baixas temperaturas e pelos dias cinzas, muitas vezes até comparados à cidade de Londres, na Inglaterra  por ambas serem considerados locais onde o sol aparece menos vezes ao ano. Com a chegada do frio é comum que se diminuam as doações de sangue em todo o país, mais ainda em metrópoles expostas a baixas temperaturas, como é o caso de Curitiba. Se já é importante estimular a doação de sangue em períodos do ano considerados  normais , no inverno será ainda mais: o frio dá preguiça, no frio saímos menos de casa, usamos mais roupas e às vezes até ficamos mais sensíveis à dor, o que naturalmente faz que as pessoas doem menos sangue. Portanto, o objetivo desse projeto foi criar um cartaz que pudesse ficar exposto em unidades de saúde, entre outros locais de alta circulação da população, como ônibus e terminais, por exemplo, para conscientizar as pessoas sobre a importância de doar sangue, mesmo no inverno. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com dados do HEMEPAR, o número de doações durante o inverno caiu, em média, até 25% durante os últimos anos. A partir de tal cenário, fizemos uma análise das campanhas de doação de sangue já existentes  tanto do próprio anunciante em questão quanto de outros  e percebemos que todas iam para um lado mais emocional, por vezes até um pouco triste. Por isso, optamos por uma saída mais divertida e que chamasse a atenção de verdade de quem estivesse circulando pelos locais onde o cartaz ficaria exposto, fazendo esse público-alvo parar para ler toda a mensagem e, assim, sentir-se impactado pela realidade da diminuição de doações de sangue. A causa da doação é conhecida e divulgada na mídia com frequência, mas pouco se fala sobre os motivos que levam as pessoas a não doar.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Nossa peça é um cartaz em formato A4, que possui as medidas de 21 cm por 29,7cm, em sentido retrato, totalmente all-type, e foi pensada para chamar a atenção do público com uma mensagem diferente do que costuma ser dito a respeito do tema  doação de sangue , além de reduzir custos de produção, considerando a natureza do cliente. A ideia foi surpreender os receptores com a mensagem, que inclusive brinca com o tamanho das letras a partir do próprio conceito criativo contido na frase. Na paleta de cores, buscamos fugir do convencional  vermelho vivo e do  branco , e optamos por um vermelho mais escuro, que de acordo com a psicologia das cores chama atenção para temas urgentes e ainda representa a tonalidade do sangue de forma mais verdadeira, sem ficar agressivo aos olhos dos receptores. A família tipográfica escolhida para toda a peça foi a Gotham, em dois diferentes tipos, sendo eles os Gotham Bold e Gotham Book, os quais foram aplicados em caixa alta e diferentes tamanhos para que a hierarquia de sentidos fosse entendida na peça. A tipografia Gotham não possui serifa e tem terminações retas, o que visa à demonstração da seriedade do assunto e, ao mesmo tempo, chama a atenção para o seu conteúdo. A peça, em si, possui poucos recursos visuais, pois seu foco está no texto, na mensagem e na interação do leitor com a ideia. Para que pudessemos remeter à causa de forma suave, aplicamos apenas uma textura de fundo que remete ao sangue coagulado. Para a finalização do cartaz, foi acrescentado um parágrafo de texto ao rodapé, no qual falamos sobre a HEMEPAR e sobre quais as melhores maneiras de entrar em contato com ela. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>