ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00485</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Podcast  UFPR Sem Fronteiras : a integração do aluno estrangeiro em uma universidade pública brasileira </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Juliana Dias Piastuch (Universidade Federal do Paraná); Laís Ponciano Andrade (Universidade Federal do Paraná ); Flávia Bazan Bespalhok (Universidade Federal do Paraná )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa de áudio institucional "UFPR SEM FRONTEIRAS", foi desenvolvido como atividade avaliativa da disciplina de Técnicas em Comunicação - Áudio do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná. O maior objetivo do programa foi aproximar o aluno intercambista da cultura local, servindo como fonte e referência de informação, notícias e entretenimento. A escolha do tema se deu pela percepção da falta de ações dentro da universidade que buscassem essa aproximação com o público, além da relação das alunas com o tema, que provém das diversas disciplinas oferecidas durante o curso que abordam aspectos da cultura e da interculturalidade. Pensado com o objetivo de integrar o aluno intercambista com a universidade trazendo uma imersão na cultura local da cidade de Curitiba (PR), o trabalho foi desenvolvido no formato de podcast e com periodicidade semanal, possuindo programação completa com notícias, aspectos da cultura e dia a dia do curitibano, entrevistas e entretenimento, apresentando os quadros de forma leve e descontraída.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto de áudio institucional foi desenvolvido para alunos estrangeiros que estudam na Universidade Federal do Paraná. A integração e o acolhimento de estrangeiros são essenciais, a partir do momento que pequenas atividades se tornam grandes barreiras quando se tem que lidar com uma nova cultura em um país diferente. Robert McLeish em Produção de Rádio: um guia abrangente da produção radiofônica (Editora Summus, 2001) afirma que o rádio tem a capacidade de juntar os que se encontram separados, seja pela geografia ou pela nacionalidade, ajudando a diminuir as distâncias de cultura, aprendizado ou status. Por esse motivo, a escolha de tema do projeto teve como principal pilar a intenção de diminuir esse impacto social, sendo um meio de acolhimento e representatividade para o aluno estrangeiro. O formato escolhido para transformar essa ideia em um produto foi o podcast, definido por Marcelo Kischinhevsky em Rádio e mídias sociais: mediações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação (Editora Mauad, 2016) como modalidade de radiofonia sob demanda, assincrônica, que vai além da oferta de conteúdos em websites de emissoras, permitindo que o internauta baixe o programa no computador e decida onde e quando vai ouvi-lo. A escolha do formato se deu pela possibilidade do meio em colocar o poder da comunicação na mão dos indivíduos, a partir do momento que todos podem se envolver, expressar suas ideias e trocar experiências. Além de ser portátil, fácil de utilizar, transmitir e estar sempre disponível (KLASS, GEOGHEGAN, 2008). O podcast também atua como canal de veiculação do programa institucional pela mobilidade, por poder ser escutado em qualquer aparelho com acesso à internet. Dessa forma, os estudantes conseguem fazer o download do podcast semanal em seus aparelhos celulares utilizando a internet proporcionada pela universidade. Na composição do produto, foram utilizados os aspectos da linguagem radiofônica, que contemplam o uso da voz em sua forma de fala, da música, dos efeitos sonoros e do silêncio atuando isoladamente ou combinados entre si, conforme definido por Luiz Artur Ferraretto em Rádio: teoria e prática (Editora Summus, 2014), em sua totalidade, aproveitando cada aspecto para construir uma narrativa que faça sentido e se relacione com o ouvinte. A linguagem radiofônica não é exclusivamente verbal-oral, mas resultado de uma semiose de elementos sonoros, que visam manter a mensagem na memória do ouvinte e torná-la mais atrativa, afirma Julia Lucia de Oliveira Albano da Silva em Rádio: oralidade mediatizada: o spot e os elementos da linguagem radiofônica (Editora Annablume, 2007). Apresentando quadros de entretenimento, notícia e informação, o programa tem a função de criar uma relação de empatia com o público, envolvendo sentimentos de pertencimento e representação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas técnicas de linguagem, roteiro, produção e edição. A concepção do programa se deu a partir da análise das necessidades da audiência, pensando sempre na construção da identidade do programa, que Luiz Artur Ferraretto em Rádio: teoria e prática (Editora Summus, 2014) considera como projetar no rádio uma espécie de personalidade do emissor, criando, assim, uma identificação. Ainda de acordo com o autor (p. 41),  a construção da empatia passa pelo meio envolvendo o ouvinte, colocando-o dentro, no plano imaginário, da narrativa; simulando um diálogo; oferecendo-lhe o que, em tese, ele deseja escutar . A definição do formato e a criação dos quadros e do roteiro foram feitas sempre de acordo com os objetivos do programa, de modo que o produto final fosse capaz de se tornar representativo para o ouvinte. A linguagem utilizada visa estabelecer uma relação de proximidade com o público, apresentando uma locução mais lenta e tranquila, textos cotidianos que possam informar de maneira leve e descontraída, apresentando ainda vinheta e música em diferentes momentos do programa. Após as etapas de criação, o programa foi gravado na mesa de som da marca Yamaha - modelo O1V96i, do Laboratório de Áudio e Vídeo do curso de TCI (LAVI), sob orientação da professora Flávia Bespalhok e auxílio da monitora da disciplina. A edição foi feita pelas integrantes do grupo utilizado o programa de edição de áudio gratuito Audacity. O programa, de edição única por se tratar de um programa experimental e piloto tem 12 minutos e 08 segundos e se divide em 6 quadros em um único bloco que abordam temas variados relacionados ao público, tais como programas culturais da cidade, localização de locais da UFPR, além de uma entrevista com um aluno estrangeiro. Os quadros possuem média de 3 minutos de duração e se dividem da seguinte maneira: QUADRO 1 -  ME INDICA? - O quadro tem como objetivo dar dicas de lugares em Curitiba que os alunos estrangeiros poderiam visitar. O intuito é apresentar o que a cidade tem para oferecer nos âmbitos artísticos, gastronômicos, esportes, lazer, entre outros.QUADRO 2 -  VOCÊ SEM FRONTEIRAS - O quadro é um espaço que proporciona ao estudante estrangeiro falar sobre suas experiências em Curitiba. Conta com relatos sobre seus desafios, conquistas e experiências. Além disso, nesse quadro, o estudante escolhe uma música de seu país de origem e fala o motivo pelo qual a escolheu. Essa música será apresentada no quadro  Sinta-se em casa . O estudante convidado também falará sobre as palavras da língua portuguesa com as quais mais sente dificuldade em entender, novamente essas palavras serão retomadas no quadro  Explica aí . QUADRO 3 -  LOCALIZA AÍ - O quadro apresenta o funcionamento administrativo da UFPR, projetos que possam ser interessantes aos alunos e uma breve explicação sobre a localização de alguns locais dentro da universidade. QUADRO 4 -  SINTA-SE EM CASA  O quadro apresenta a música que foi escolhida pelo entrevistado no quadro  Você sem Fronteiras . O entrevistado escolhe um ritmo ou uma música de um cantor ou banda de seu país, que contenha algum significado importante para ele. Além disso, são oferecidas informações e curiosidades sobre o ritmo ou a música que foi escolhida pelo entrevistado. QUADRO 5 -  FIQUE POR DENTRO - O quadro divulga os principais eventos de todos os tipos que acontecem na cidade, sempre apresentando a programação cultural da semana seguinte. QUADRO 6 -  EXPLICA AÍ - O quadro apresenta aspectos da língua portuguesa e das gírias locais aos estrangeiros. Utiliza as três palavras comentadas pelo entrevistado no quadro  Você sem Fronteiras , e o locutor explica o significado da palavra, gíria ou expressão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>