ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00491</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O processo criativo do anúncio BBC  O que você dá like é real?</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Fernanda Dalpiaz Sanchis (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Ana Cláudia Gimenez (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Guilherme de Azambuja Silva (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Giovanni Tavares Pereira (Escola Superior de Propaganda e Marketing)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O debate sobre o impacto das redes sociais na comunicação é crescente, e vem, cada vez mais sendo abordado dentro das instituições de ensino. Na formação de futuros comunicadores, é necessário que o tema seja debatido de forma crítica, fazendo com que o aluno reflita sobre a influência do conteúdo online na comunicação. Dada a importância da discussão, os alunos do quarto semestre, em laboratório de pesquisa criativa, foram desafiados a criar, em duplas, um anúncio impresso que abordasse o impacto da comunicação nas redes sociais, tendo como cliente fictício a emissora global britânica BBC. O briefing, que trazia como obrigatoriedade a veiculação em mídia impressa e o anunciante, deixava livre a escolha do meio e do formato, incentivando que os alunos aplicassem os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas para a execução do trabalho. A partir da divisão das equipes e da interpretação do briefing, nosso grupo deu início ao processo criativo de desenvolvimento do anúncio "O que você dá like é real? ". O insight para a definição do conceito do anúncio veio da interpretação do cenário atual, onde muitas vezes a manipulação da mensagem veiculada interfere na construção da opinião. Em um mundo onde os usuários são impactados diariamente com fotos manipuladas e "fake news", entendemos que o papel da BBC é, não só comunicar a verdade, mas questionar seu público sobre a veracidade do conteúdo consumido nas redes sociais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Jon Steel, no livro A arte do planejamento: verdades, mentiras e propaganda (Gulf Professional Publishing, 2006), pontua a necessidade da análise racional do cenário para a criação de uma solução publicitária eficiente, combinando pesquisa e criatividade. Assim, ao recebermos o briefing, buscamos ler e interpretar o trabalho. Dada a abrangência do tema, o grupo pontuou como necessário a execução de uma breve análise de mercado, antecedendo o processo criativo. Steel (2006) afirma ainda a necessidade de compreender o público para a criação de uma peça publicitária eficiente, "o que sentem, seus hábitos, motivações, inseguranças, valores e desejos devem ser explorados" (STEEL, 2006, página 15). Para isso, buscamos inicialmente compreender qualitativamente a empresa anunciante: pesquisamos o posicionamento da BBC em seus sites institucionais, e assim, entendemos o público alvo do anúncio em questão. Assim, analisamos quantitativamente, o aumento crescente do número de usuários nas redes sociais. Segundo a pesquisa Global Digital Report (We Are Social e Hootsuite, 2018), a internet conta com mais de 4 bilhões de pessoas online pelo mundo, destes 3.196 bilhões são usuários de redes sociais. Além do aumento de usuários, percebeu-se que as redes sociais passaram a desempenhar papel ainda maior na vida das pessoas. Segundo o IBOPE (2018), 1,5 milhão de brasileiros se informam apenas através dos meios digitais. Ou seja, as redes sociais passaram a ser não só uma plataforma de conexão entre usuários, mas, fonte de informação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir do entendimento do cenário, descrito anteriormente, demos início ao processo criativo do anúncio. O grupo, seguindo a tradicional formação de uma equipe criativa, contou com um redator e um diretor de arte, que juntos, acompanharam e desenvolveram cada uma das etapas da criação. A primeira etapa do processo criativo foi a realização de um brainstorming, uma reunião informal na qual a equipe, utilizando post-its e canetas coloridas, teve as primeiras ideias para a execução do trabalho. Durante a reunião, foi definido o meio no qual o anúncio impresso seria veiculado, e o seu formato, escolhendo um anúncio de página dupla em revista, como a melhor opção. Compreendendo onde o anúncio seria veiculado, e o seu formato, o grupo buscou desenvolver ideias para a execução de uma narrativa visual que fosse capaz de questionar os usuários sobre a veracidade das informações consumidas em redes sociais. Assim, buscou-se trabalhar com o contraste entre o que o usuário vê nas redes sociais, e sobre a realidade da informação. Para apresentar graficamente a ideia de contraste, apostamos em uma representação hiperbólica: uma foto no feed do Instagram, com uma localização definida, e os bastidores da postagem, que mostram uma produção fotográfica. O uso do exagero, bem como, a interface da rede social, foram as ferramentas de linguagem visual encontradas para prender a atenção dos leitores. A produção do anúncio foi feita inteiramente pelos alunos, desde a concepção da ideia até a manipulação da imagem. Contamos com o apoio do Centro de Fotografia  ESPM, e da agência experimental Co.De  Comunicação e Design Jr. ESPM, para a produção da imagem. O fato de acompanhar o processo de criação, possibilitou aos alunos a interpretação do processo de criação como um todo, garantindo o aprendizado de técnicas de diferentes áreas criativas. Além do apelo visual, o anúncio traz uma frase que, mesmo sem ser responsável pelo entendimento da peça, complementa a apresentação do conceito. A frase "What you like is really real?", questiona o público sobre as suas ações nas redes sociais, traduzindo e reforçando a ideia já apresentada. A peça foi publicada no Behance, e com a repercussão positiva no meio acadêmico e no mercado, o grupo criou mais dois desdobramentos, seguindo a mesma estética e a mesma abordagem. Ao divulgar os três anúncios, tivemos nosso trabalho reconhecido em sites como "Ads of the World" e "Puta Sacada", além de blogs de Criação Publicitária.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>