ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00493</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O design além do computador, o cartaz do Open 2018</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Amanda Barbosa Moreira dos Santos (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Abner Galeazzi (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Natália Volpato (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Giovanni Tavares Pereira (Escola Superior de Propaganda e Marketing)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em um mundo que está em constante transformação, é importante estar sempre à frente, pensando hoje, o amanhã. Com o objetivo de proporcionar um ambiente de discussão, a ESPM-Sul realiza todos os anos o Open ESPM, evento que reúne estudantes de universidades da região sul do país para conhecer, discutir e aprender sobre o futuro dos mercados de Administração, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais. Durante uma semana, os universitários entram em contato com os profissionais de cada uma das áreas em workshops e palestras. Sem uma identidade visual fixa para a comunicação, antes da realização de cada edição é necessária a criação de um conceito para o desdobramento das peças gráficas usadas na divulgação. Desta forma, foi construído um briefing para a criação do cartaz apresentado neste paper, o qual compõe uma campanha publicitária com diferentes peças para promover o evento. O cartaz criado para a campanha da ESPM-Sul a respeito da 7º edição do Open teve como objetivo a divulgação da realização do evento. A escola busca criar um espaço de debate e conhecimento sobre o futuro dos mercados de Administração, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais, oferecendo palestras e workshops com profissionais das áreas. Para o cartaz, era necessário que fosse transmitido de forma rápida e objetiva do que se trata o evento, data e o site, para busca de informações mais específicas por parte do público-alvo para a realização da inscrição. Logo, a finalidade era criar algo atrativo ao público jovem e universitário, que transparecesse o tema de um espaço aberto de palestras e workshops, além de ser um material informativo por essência.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O cartaz é um meio de comunicação que consegue atingir de forma eficaz um grande público para transmitir uma mensagem. Para Fonseca (1995, p.17), cartaz é o "impresso de grande formato, para fixação em ambientes amplos ou ao ar livre, que traz anúncio comercial ou de eventos culturais, sociais ou políticos". O objetivo é estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, é comunicar algo a alguém. Pode desempenhar duas funções, a função informativa quando a intenção é informar a carca de um evento, por exemplo, ou a função apelativa que deseja persuadir o receptor a adquirir um produto ou serviço. Para transmitir de maneira eficaz a mensagem pretendida tem como características principais: utilização de verbos no imperativo, texto curto e sugestivo adequado ao público e preocupação estética (harmonia entre tamanhos de letras e imagens, espaçamento e utilização de cores). A partir das informações passadas no briefing o grupo realizou um processo de discussão para conseguir definir o conceito que norteou o desenvolvimento da peça. Considerando que o futuro foi o tema central do evento, aqueles que participam desejam preparar-se para o que está por vir, logo procuram por informação que agregue e os transforme para a vida profissional. Chegou-se então na frase que sintetiza o posicionamento da campanha, utilizando-se o conceito "Transforme-se com as cores do futuro". Para chegar no conceito anteriormente comentado, o grupo realizou um Brainstorm , atividade que consiste na reunião de um grupo de pessoas para a elaboração do maior número de ideias possível a respeito de um determinado assunto (MEIRELES, 2001), com orientação do professor para compartilhar as ideias e definir o caminho que a campanha seguiria. Diferentes referências gráficas foram listadas para encontrar soluções criativas até a definição da criação de um móbile real, físico, formado por cinco peças que compõem a marca original do Open ESPM, cada uma dessas cinco peças representariam um dos cursos da graduação, como elemento principal da identidade visual e que guiaria a criação do restante das peças. Antes da execução do projeto, os membros da equipe fizeram um rafe, ou seja, desenhos e representações gráficas (GOMES, 2001) do cartaz para validação junto ao professor e um melhor andamento do processo de criação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de desenvolvimento do cartaz após a definição da ideia teve início com a produção de cada uma das cinco peças que compõem a marca do Open ESPM e que formariam um móbile real a ser fotografado para a identidade visual do evento. Após inúmeros testes para definição de tamanho, forma e posicionamento, as peças foram desenhadas em papel rígido "foam", recortadas e montadas no estúdio de fotografia para formarem o móbile e serem fotografadas com o objetivo de serem utilizadas como identidade visual do evento. Entretanto, apenas o móbile não sustentaria uma identidade visual atraente e inovador, por isso, para ilustrar cada uma das peças componentes do móbile, criando um design de superfície para cada peça, foram convidados cinco artistas, que são alunos ou ex-alunos da instituição, para ilustrar, cada um, uma tela representando um dos cursos da ESPM: Publicidade e Propaganda, Design, Administração, Relações Internacionais e Jornalismo. Dessa forma, todos foram convidados a comparecer na ESPM em uma tarde para realizar a sua arte, enquanto cenas eram captadas, registrando o processo criativo, de forma a gerar um conteúdo prévio do evento em mídias sociais. As obras foram fotografas no estúdio e as imagens e após receberem tratamento, foram aplicadas uma a uma nas peças do móbile na imagem final escolhida para o cartaz. A peça final, como pode ser observado na imagem anexada, tem no centro a imagem do móbile formado por cinco peças iguais, cada uma com uma ilustração com características diferentes, complementando a ideia do título "Transforme-se com as cores do futuro", que ganha destaque logo abaixo da imagem acompanhado pela marca do evento e demais informações para participação do público. Esse trabalho demonstra uma preocupação com um fazer mais analógico, em quem o processo criativo passou pelo exercício do "rafe", construção de objetos reais, ilustração em tela, para somente ao final utilizar o computador como instrumento de finalização e não de criação, trazendo autenticidade e originalidade ao cartaz proposto. FERNANDES, Márcia. O cartaz como gênero textual. TODA MATÉRIA, 2018. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-cartaz-como-genero-textual/. Acesso em abril de 2018. MEIRELES, Manuel. Ferramentas Administrativas para identificar, observar e analisar problemas: organização como foco no cliente. São Paulo: Art & ciência, 2001. GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Criatividade: projeto, desenho, produto. Santa Maria: sCHDs, 2001.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>