ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00494</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vagas para mudar vidas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;João Quadros Ramos (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Patricia da Rocha Cirino Kittlaus (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Daniel Deitos de Moraes (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Rodrigo Portes Valente da Silva (Escola Superior de Propaganda e Marketing)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante o segundo semestre de 2018, os alunos de Publicidade e Propaganda da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio Grande do Sul (ESPM-Sul) selecionaram a ONG Escola da Vida como cliente para empreender um trabalho acadêmico inserido na disciplina que abarca Campanha Institucional e Governamental, ministrada pelo Professor e Mestre Rodrigo Valente. O trabalho propunha aos alunos implementar conceitos e estratégias de comunicação integrada à campanha solidária com o objetivo de alcançar resultados que colaborassem com a instituição social eleita. A Escola da Vida é uma Organização Civil, não governamental e sem fins lucrativos, que, há mais de 15 anos, atende crianças de 2-6 anos na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre. A Instituição acolhe, cuida e educa crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Elas recebem alimentação, cuidados básicos de higiene, carinho e educação. Tudo isso agregado a um trabalho pedagógico envolvendo cultura, arte e ludicidade. A ONG, foi fundada por Denise Micieli em 1993, sobrevivendo de doações. Em outubro de 2007, a Instituição firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA). Com a parceria conveniada a Instituição, passou a ter mais suporte e oportunidade de formação continuada dos profissionais, melhorando sobremaneira o trabalho pedagógico com as crianças. Assim em 2018, depois de 15 anos mudando vidas, a ONG conseguiu atender 84 crianças e pode contar com 13 funcionários e 1 voluntário. Entrevistando funcionários, diretoria, pais, comunidade e as próprias crianças, o grupo se deparou com diversas demandas. Entre elas, a que mais chamou atenção foi a dificuldade em trazer novos voluntários e mantê-los juntos a atividades da ONG. A partir disso, os autores deste trabalho prepararam uma campanha digital com o objetivo de captar profissionais de diversas áreas como voluntários para a Escola da Vida, com o propósito de incrementar o cronograma de atividades das crianças de maneira a potencializar o desenvolvimento social e intelectual das crianças. O conceito central da comunicação foi a promoção de um  processo seletivo para novos voluntários , onde os requisitos das vagas foram elencados pelos próprios alunos da Escola da ONG. O processo seletivo ocorreu em um evento beneficente promovido na própria escola (ONG) cunhando a campanha  Vagas para Mudas Vidas , ofertando um  salário aos interessados, sendo ele,  sorrisos, abraços de  urso e muita fofura . E para divulgar o evento e o trabalho da ONG, a campanha digital contou com um hotsite, vídeo-depoimentos, peças para redes sociais e até o apoio de um outdoor. Como justificativa para o presente trabalho, o grupo fez uso de estratégias de comunicação integrada. Segundo Lupetti (2007), a comunicação integrada tem o estabelecimento de cooperação no sistema de comunicação como objetivo, propondo assim a unificação da linguagem empresarial. Segundo Pinheiro e Gullo (2005), esse tipo de comunicação tem a capacidade de é capaz de conectar mídias e veículos de forma adequada com os quatro polos de empresas: administrativo, institucional, interno e mercadológico. A estratégia da campanha  Vagas para Mudas Vidas foi pautada na comunicação administrativa, haja visto que o objetivo era agregar novos voluntários ao corpo de colaboradores da ONG. Para Lupetti (2007), essa comunicação permite ao sistema organizacional uma melhor funcionalidade, relacionando níveis hierárquicos distintos a rotina da administração. A segunda estratégia utilizada na campanha foi a comunicação institucional. Segundo Pasquale, Lammardo Neto e Gomes (2012), a comunicação institucional não possui objetivos comerciais, pois busca construir uma identidade positiva da instituição. Para tanto, a campanha fez uso vídeo-depoimentos de funcionários e ex-voluntários que falaram sobre o trabalho realizado, as dificuldades e as boas experiencias que viveram na ONG. O material foi veiculado nas redes sociais e no hotsite da campanha. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha foi estruturada segundo quatro etapas fundamentais do processo: pesquisa, planejamento, criação publicitária e execução e medição dos resultados. Para a realização da etapa de pesquisa, os autores utilizaram a vertente de pesquisa qualitativa e realizaram entrevistas em profundidade. Segundo Godoy (1995), a vertente de pesquisa qualitativa não analisa os assuntos estudados estatisticamente, haja visto que seu objetivo é compreender os eventos segundo a visão dos sujeitos envolvidos com o objeto de estudo. Dessa forma, a entrevista em profundidade, tem a capacidade de compreender sentimentos, pensamentos e valores dos indivíduos segundo suas respostas. (THOMPSON, 1992; BURKE, 1977 apud ROSA; ARNOLDI, 2007). As entrevistas foram, então, registradas e as respostas obtidas, utilizadas para o mapeamento dos públicos. Este mapeamento objetiva conhecer os principais públicos internos e externos que podem ser afetados direta ou indiretamente pelas ações pretendidas, no caso do estudo, da ONG. Dessa forma, o foco foi compreender as necessidades dos stakeholders e melhor direcionar mensagens a eles (SOUZA; TAVARES, 2017). O grupo, então, se deparou com os seguintes públicos: alunos, professores, funcionários, diretoria, comunidade, pais e responsáveis. A partir disso, desenvolveu-se um diagnóstico que permitiu entender as principais demandas da instituição, sendo elas: dificuldade em trazer e reter novos voluntários; traçar parcerias com profissionais que possam realizar pequenos concertos na estrutura da escola por dispor baixo orçamento para tal; apresentar diferentes atividades no intento de apontar novas perspectivas e conhecimentos às ações pedagógicas, portanto, as crianças. Por fim, a busca por maior envolvimento dos pais e responsáveis com as ações propostas pela escola para as crianças. Diante dessas questões, para os autores do presente trabalho, ficou claro a partir da pesquisa realizada que o contexto socioeconômico em que os alunos da ONG estão inseridos, não possibilita visão de mundo além da difícil realidade imposta. O principal problema enfrentado pela Escola da Vida é o fato de não conseguirem proporcionar às crianças atividades significativas e diferenciadas, que alarguem os contornos do conteúdo e propostas atualmente ao ensino básico. Nas palavras da coordenadora da Escola,  atividades que possam dar mais opções de escolha no futuro . Apesar dos esforços da ONG, eram inúmeros os obstáculos para a realização deste feito. Possivelmente, o principal deles é o número excessivamente baixo de voluntários. Razão pela qual, os autores deste trabalho focaram a realização da campanha no engajamento de voluntários, a fim de potencializar a educação e desenvolvimento das crianças da/na Instituição.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fim de desenvolver um conceito criativo que guiasse toda a campanha, o grupo pesquisador utilizou a temática para o processo seletivo de  emprego a frase - conceito  Vagas para Mudar Vidas , que também faz alusão ao nome da ONG Escola da Vida. Seguindo o mesmo raciocínio, toda a identidade visual fez referência direta aos clássicos anúncios de trabalho em classificados de jornais. Sendo assim, as peças informavam que a instituição estava com vagas abertas para qualquer um que aceitasse como  urso e muita fofura. O  processo seletivo , ocorrendo no evento beneficente na ONG. Primeiramente os autores gravaram em vídeo entrevistas com alunos e colaboradores. Para as crianças, perguntou-se sobre a Escola da Vida, quais novas atividades gostariam de realizar, além de quais seriam os requisitos para aqueles que pensavam em ser voluntários. Nas entrevistas com colaboradores, o grupo perguntou sobre a importância de trabalho da ONG e qual foram os melhores momentos que eles viveram com as crianças. Os vídeos-depoimento foram divulgados no hotsite da campanha e nas mídias sociais da Escola. Como meios de comunicação da campanha foram utilizadas as plataformas digitais com apoio de mídia offline. Segundo Henry Jenkins (2009), estudioso dos meios de comunicação, a convergência de mídias pode ser entendida como uma transformação tecnológica, social e mercadológica, que possibilita a utilização de múltiplas plataformas. Por tanto, o público busca novas experiências de entretenimento e as mídias, tanto off-line quanto online, tem o poder de trabalharem juntas para a satisfação do consumidor. As mídias sociais da própria ONG Escola da Vida foram uma escolha importante como plataforma de divulgação, haja visto que são o meio de maior concentração dos principais públicos, como alunos, pais, amigos, colaboradores, ex-voluntários e interessados, sendo uma forma de comunicação direta com estes e outros públicos semelhantes. Por tanto, criou-se um evento no Facebook que foi divulgado por anúncios pagos. Também foram postados os vídeos-depoimento e imagens informando sobre a campanha, o evento e convidando as pessoas a conhecerem melhor o projeto acessando o site oficial. O hotsite tinha o objetivo de centralizar informações sobre a campanha e instituição. Nele, os usuários puderam conhecer a ação, as vagas determinadas pelas crianças, a história e trabalho da ONG, informações evento e, também, os vídeos-depoimento. Por outro lado, para atingir os objetivos da campanha, era essencial um outro meio de comunicação que conversasse com as pessoas da região da ONG e ajudasse a trazer esse público para o hotsite. Pensando nisso, a campanha fez uso de um Outdoor na Av. Icaraí, uma das vias mais movimentadas da localidade. A peça imitava um anúncio de classificado e trazia os dizeres:  PROCURA-SE VOCÊ. Disponibilidade para abraços de urso, fofura e ajudar a mudar vidas. Salário: 83 sorrisos. Processo Seletivo: Atrações musicais, comidinhas, brechó solidário e muito mais. 09/12 às 14h - ONG Escola da Vida Saiba mais: vagasparamudarvidas.com . Por fim, foi realizado o evento beneficente, com doações, bazar e atividades. Nele mais de 60 pessoas compareceram e puderam ter seu primeiro contato com a ONG e as crianças. Das pessoas que participaram, 27 se disponibilizaram para o voluntariado e 08 delas já iniciaram os trabalhos no próprio evento, realizando brincadeiras, apresentações e oficinas para os alunos. Também foram angariadas roupas, brinquedos, instrumentos musicais e a execução de uma horta para a Escola. Os resultados colhidos no evento representaram um aumento de 900% no número de cadastro de voluntários. Contabilizando o número de pessoas alcançadas pelas ações online e offline, estimasse que a campanha atingiu mais de 8.376 pessoas. Esses resultados foram, então, apresentados por meio de um vídeo case na ESPM-Sul e, consecutivamente, divulgado nas mídias sociais da ONG e compartilhado pelos autores e demais interessados. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>