ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00502</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;MOMENTO RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Josué Borges Brito (Centro Universitário Ritter dos Reis); Tânia Almeida (Centro Universitário Ritter dos Reis)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A quinta edição do Momento RP, projeto de caráter institucional do curso de Relações Públicas do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), foi objeto de atividade prática prevista na disciplina de Organização de Eventos, em 2018-2, sob orientação da professora mestra Tânia Almeida. Integraram o grupo de organização deste evento: Agatha Pereira, Josué Borges Brito e Kayane Nowacki. Formato, dinâmica e estrutura do evento foram concebidos pelo grupo de alunos responsável pelo projeto, juntamente como cliente interno, neste caso, a coordenação do curso de Relações Públicas. O Momento RP foi realizado nos dias 9 e 10 de novembro de 2018, na UniRitter Campus Iguatemi (Av. João Wallig 1800, POA/RS) e sua programação concentrou-se na sexta à noite (09 de novembro) e sábado pela manhã (10 de novembro), buscando conciliar com a agenda dos alunos (público prioritário) e profissionais convidados. O Momento RP, cuja primeira edição data de 2014, tem por objetivo estimular o networking entre acadêmicos e profissionais de Relações Públicas de Porto Alegre e Região Metropolitana, visto que é um evento aberto à comunidade acadêmica de outras instituições de ensino superior. Em 2018, a concepção do evento girou em torno da necessidade de provocar o debate sobre o papel do profissional de Relações Públicas num contexto de inovação, diversidade em comunicação e tendências de impacto social. Disso resultou o tema do evento:  RP s do Futuro: inovação, diversidade e tendências de impacto social . O apelo da temática sinalizou a necessidade de conceber uma dinâmica estimulante para os alunos, que se diferenciasse dos formatos anteriores do Momento RP (mais expositivos e com mais interação do público) e que inspirasse ideias em torno do tema central. Foi então que o grupo chegou a um formato híbrido, combinando exposição com processos de co-criação envolvendo os alunos. O primeiro dia do evento, em formato de painel e conduzido por um moderador, provocou os alunos a pensarem sobre como eles, futuros profissionais de RP, contribuiriam para a construção do futuro da profissão. Esta noite teve a participação de três profissionais de mercado: Ariane Feijó, Relações Públicas e co-fundadora do coletivo  Todo Mundo Precisa de um RP ; Clarissa Daroit, Relações Públicas atuante em projetos de recursos humanos voltados para o engajamento, comunicação interna e institucional na empresa AGCO, e Ricardo Scartazzini, publicitário empreendedor na área de planejamento e relacionamento pela Shoot The Shit. Já a manhã de sábado contemplou o Desafio Momento RP, que caracterizou o que denominados de processo de co-criação previsto para esta edição. Esta parte do evento era aberta apenas aos alunos se dispuseram a participar do desafio criativo em torno de um briefing real da empresa calçadista Kolosh, convidada a participar do Momento RP. Foram formadas equipes que disputaram entre si o melhor projeto sobre Diversidade voltado aos colaboradores Kolosh. O formato híbrido foi ao encontro da necessidade de criar um ambiente de aprendizado estimulante e criativo. À exposição de conteúdos relacionados ao tema central do evento, somou-se a competição saudável entre as equipes com alunos de diferentes instituições de ensino. Com isso, promoveu-se também a integração e o relacionamento entre os acadêmicos de Relações Públicas das instituições de ensino presentes no evento. Sem falar da troca de ideias entre acadêmicos de Relações Públicas e profissionais de mercado, por intermédio dos debates na primeira noite do evento e, especialmente, da concepção de um projeto de Relações Públicas voltado a um cliente real. Esses aspectos corroboram o que Giácomo pontua sobre o papel estratégico do evento. Para a autora,  evento é componente do mix da comunicação, que tem por objetivo minimizar esforços, fazendo o uso da capacidade sinérgica da qual dispõe o poder expressivo no intuito de engajar pessoas numa ideia ou ação , (1993,apud MATIAS, 2010, p.105).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de concepção e planejamento do Momento RP 5ª edição iniciou em setembro de 2018, após o primeiro mês de aula, voltado aos aspectos teóricos da disciplina de Organização de Eventos. A reunião de briefing deste evento, surgiu inicialmente com objetivo de reunir informações sobre as edições anteriores do projeto, bem como identificar as expectativas e necessidades do coordenador do curso. Isto porque o Momento RP é  como vimos  um projeto de caráter institucional do curso que busca valorizar o debate sobre temas atuais ligados à profissão. Era estratégico conhecer a perspectiva da coordenação, reunindo também dados sobre o perfil do acadêmico de Relações Públicas da UniRitter. A coordenação pontuou a necessidade de realizar um evento inovador, capaz de chamar a atenção do público interno da instituição, e também, que abrisse as portas aos profissionais e acadêmicos de outras instituições de Porto Alegre e Região Metropolitana. No total, foram realizados 11 encontros da equipe com a coordenação do curso e do núcleo de RP da INQ (Agência experimental UniRitter). Com relação ao processo de definição do tema do evento, o grupo mapeou os temas e números médio de participantes das edições anteriores do Momento RP. Outro ponto levado em conta neste processo, foi o relato da coordenação do curso sobre o interesse demonstrado pelos alunos de RP a respeito do tema Diversidade. Em 2018, a turma de Planejamento Estratégico em Relações Públicas VI havia trabalhado o tema em uma aula aberta, onde obteve uma significativa repercussão. Alunos do curso de Relações Públicas da Faculdade de Biblioteconomia de Comunicação da UFRGS, acompanhados da professora Denise Avancini Alves, participaram como ouvintes dado o seu interesse pelo tema. Nesta ocasião a aula teve a palestra de Filipe Roloff, Customer Sucess Menager na empresa SAP. Além deste episódio, a coordenação do curso relatou o fato de que alguns projetos de pesquisa destinados aos Trabalhos de Conclusão de Curso versavam sobre Diversidade. Esses elementos foram também determinantes para a definição do tema, uma vez que sinalizavam um clima favorável à discussão. Um outro movimento feito no sentido de construir o projeto do evento foram as visitas realizadas pelo grupo responsável, às instituições de ensino, PUCRS, UFRGS, UNISINOS e à própria UniRitter, para a apresentação do projeto, inserindo a possibilidade da criação de um desafio para o evento, onde os colocaria diante de um cliente real, bem como, a lista de possíveis nomes do painel para instigar a curiosidade e a vontade de participar. Estas iniciativas contribuíram para a configuração do projeto do evento, tornando-o mais orgânico e alinhado às expectativas tanto da coordenação de curso, como dos alunos. Já no decorrer do transevento, foi realizada pesquisa de avaliação com os participantes como forma de mensurar resultados. Foram aplicadas duas ferramentas de pesquisa; um questionário com 9 perguntas, sendo 7 fechadas e 2 abertas. Ao todo, 54 questionários foram entregues, obtendo o retorno de 46 pessoas que o responderam, avaliando a organização, welcome coffee, ambiente, recepção, a programação do evento direcionado para os painelistas e assuntos debatidos, finalizando com as sugestões para a próxima edição. Mensurados após evento, cerca de 70% das respostas contaram com a opção excelente, seguindo das opções  bom e  muito bom . Respostas positivas como  Evento excelente, temas importantes e que impactam a vida de um RP ;  Ótima ideia em fazer um evento voltado totalmente para RP ;  Foi sensacional e inovador, poderiam existir mais eventos como esse, voltados para RP ; agregou e estimulou para a nova edição que acontecerá no segundo semestre de 2019. A segunda ferramenta de pesquisa foi a instalação de um varal, alocado no espaço do welcome coffee com canetas e folhas disponíveis, para que os participantes escrevessem sobre seus sentimentos e expectativas naquele momento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As informações colhidas durante as reuniões contribuíram para o processo de construção de um cenário que indicava a necessidade, já relatada aqui, de conceber um evento que quebrasse a previsibilidade das edições anteriores do Momento RP. Definido o tema, partiu-se para o desenho da dinâmica e do formato do evento. Assim, o Momento RP buscou combinar um espaço para exposição de experiências relacionadas ao tema principal, com o que denominamos de Desafio Momento RP, espaço dedicado à formação de equipes que disputaram entre si a concepção de um projeto sobre Diversidade para a empresa calçadista Kolosh. A base, portanto, para a construção do projeto foi, sem dúvida, o diagnóstico, o que permitiu chegar a uma solução adequada às necessidades dos públicos envolvidos. Sobre isso Gutierrez observa que:  É preciso compreender que o evento significa uma ação do profissional por meio de pesquisa, planejamento, organização, coordenação, controle e implantação de um projeto, visando atingir seu público de interesse com medidas concretas e alcançar os resultados projetados.  (2016, p. 37). Foram abertas inscrições, com mais de cem inscritos e 54 participantes, cujo valor foi, na verdade, a doação de produtos de limpeza para a Aldeia da Fraternidade, entidade sem fins lucrativos. Após o credenciamento, os participantes foram recebidos com um welcome coffee. Às 19h30, se deu início ao evento com as falas das autoridades da instituição, após, abriu-se o painel com participação das Relações Públicas Ariane Feijó (Otimifica e Co-Fundadora na empresa Todo Mundo Precisa de um RP) e Clarissa Daroit (AGCO), e o publicitário Artur Scartazzini (Shoot The Shit), abordando temas relacionados à Inovação e Diversidade em Comunicação e Tendências de Impacto Social, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Terminado o painel, foram sorteados os grupos que participariam do Desafio Momento RP. Os participantes, totalizando um número de 12 pessoas, entre acadêmicos do UniRitter, UFRGS e PUC-RS, foram divididos conforme sorteio, em três grupos de quatro integrantes cada. No sábado, 8h30, houve o credenciamento dos alunos e seu direcionamento à sala na qual seria feita a divulgação do cliente para o qual as equipes criariam a campanha sobre Diversidade. Com duração de 30 minutos, o Gestor de Conexões da Conjunto Comunicação, Bruno César, citado acima, apresentou a empresa calçadista Kolosh e o briefing para elaboração de um projeto voltado aos colaboradores desta. Terminado o briefing, os alunos assistiram a palestra intitulada  Diversidade nas Organizações , ministrada por Ricardo Sales, escolhido como mentor do Desafio RP. Salles é professor e líder do Comitê LGBT da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), Consultor para a área de Comunicação e Diversidade e pesquisador na Escola de Comunicação e Artes de São Paulo (ECA-USP). Concluída esta etapa que buscou subsidiar as equipes sobre o tema do Deafio RP, as equipes tiveram 2 horas para montar um planejamento criativo direcionado à empresa. A comissão avaliadora foi composta por Bruno, Ricardo e a Relações Públicas e presidente da ABRP-RS/SC, Juliana Müller. Cada equipe enviou seu projeto de ação para o e-mail indicado pela organização do evento, tendo 5 minutos para apresentação da ideia criativa à comissão avaliadora. Os critérios de avaliação foram: estratégia, insights e objetivos; criatividade; proposta para a execução da ideia e metodologia de mensuração de resultados, com peso de 25% cada na composição da nota. A equipe vencedora recebeu certificado e um kit com moleskine, pendrive, power bank, chocolates e uma cortesia para realização de um curso pela ABRP-RS/SC. O Momento RP teve também o suporte do Núcleo de Relações Públicas da Agência experimental, INQ - Inteligência e Experiência em comunicação, coordenado pelo professor Luciano Suminski, com o acompanhamento de três voluntários para a cobertura jornalística, fotográfica e audiovisual nos dois dias de evento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>