|
INSCRIÇÃO: | 00552 |
|
CATEGORIA: | RT |
|
MODALIDADE: | RT07 |
|
TÍTULO: | Meu Roteiro Daria Um Filme |
|
AUTORES: | Thiago Albuquerque Mastrangelo (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Glaucia Theves (ESPM); Marcos Bernardo Lamb (ESPM) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
|
RESUMO |
O presente paper demonstra o processo criativo do desenvolvimento do site Meu Roteiro Daria Um Filme. O artigo ilustrará como, a partir do briefing encaminhado, foi desenvolvida os materiais da campanha, dando ênfase na criação do website. O professor, que, durante as tardes administra a Co.De Áudio e Vídeo, agência experimental para alunos da ESPM-Sul, dirigiu o briefing, junto à Co.De Agência, para um projeto no qual o grupo selecionado teria de elaborar a identidade visual completa, incluindo o logotipo, lettering, posts para redes sociais, website, entre outros. O briefing idealizado pelo Coordenador consistia em introduzir uma campanha anual organizada pela ESPM-Sul, buscando, principalmente, o envolvimento de alunos do Ensino Médio de escolas do Rio Grande do Sul. Para que a inscrição fosse realizada, os estudantes deveriam juntar-se em pequenos grupos para a elaboração de um roteiro de um curta-metragem e enviá-los por meio do website da campanha. Após o encerramento da etapa de inscrições, os roteiros recebidos seriam profundamente analisados e avaliados por especialistas indicados pelo professor Douglas. A banca de jurados teria de selecionar seis produções dentre todos recebidos para avançar à próxima fase do projeto. A etapa seguinte da seleção envolveria novamente uma seleção por um júri de profissionais de mercado, que iria decidir o grande vencedor do concurso. O ganhador da concorrência teria seu curta-metragem produzido pela Co.De Áudio e Vídeo, com direito a acompanhamento de perto das gravações. No entanto, os outros 5 grupos finalistas, além do vencedor receberiam uma bolsa integral para um workshop de produção audiovisual com carga horária de 16 horas, acompanhado de um diploma certificando a participação no concurso. |
|
INTRODUÇÃO |
Com o intuito de promover um intercâmbio entre alunos do Ensino Médio e a faculdade, surgiu a ideia do concurso de roteiros, o projeto foi idealizado como uma oportunidade de criar uma conexão entre os estudantes de escolas com a universidade.ऀ伀 挀漀渀挀甀爀猀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀瘀椀爀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀爀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 洀攀渀琀攀 焀甀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀爀椀愀 甀洀 挀漀渀挀甀爀猀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 愀氀甀渀漀猀⸀ 䄀搀攀洀愀椀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀椀愀 琀愀渀琀漀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 焀甀愀渀琀漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀椀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 戀漀琀愀爀攀洀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 漀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀瀀爀攀渀搀攀洀 渀漀 挀漀氀最椀漀⸀
Dessa forma, foram realizadas pesquisas sobre o melhor método paraq o desenvolvimento do site, sendo escolhida o método de Garret (2002), dividindo o trabalho em cinco etapas: Objetivos do website, requerimentos de conteúdo, arquitetura de informação, design de navegação e design visual.伀 戀爀椀攀昀椀渀最 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䐀漀甀最氀愀猀 渀漀猀 攀砀椀最椀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 琀漀搀愀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 挀漀渀挀甀爀猀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀漀甀 攀洀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀甀爀愀搀漀甀爀漀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 椀渀椀挀椀愀氀 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 渀漀洀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 倀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀爀 攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀猀 愀琀 挀栀攀最愀爀洀漀猀 攀洀 洀愀椀猀 搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 愀 渀漀洀攀渀挀氀愀琀甀爀愀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 愀瀀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀渀焀甀攀琀攀猀 攀 挀漀渀猀甀氀琀愀猀 挀漀洀 漀 䌀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀搀甀稀椀爀 愀 氀椀猀琀愀 瀀愀爀愀 挀椀渀挀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀Ⰰ 愀琀 挀栀攀最愀爀洀漀猀 渀漀 渀漀洀攀 漀昀椀挀椀愀氀㨀 䴀攀甀 刀漀琀攀椀爀漀 䐀愀爀椀愀 甀洀 䘀椀氀洀攀⸀
Primeiramente, os nossos esforços foram voltados ao material gráfico, como o logotipo e posts para divulgação nas redes sociais. Essa etapa nos consumiu um certo tempo, principalmente na criação do logotipo, que foi um dos maiores empecilhos da produção. Porém, após alguns meses e auxílios constantes de professores, chegamos no logo ideal para o concurso. ऀ䔀渀焀甀愀渀琀漀 攀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 攀猀猀愀猀 愀爀琀攀猀Ⰰ 漀 眀攀戀猀椀琀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀猀琀愀瘀愀 攀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀⸀ 䌀漀洀 愀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 漀 猀椀琀攀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 䴀甀猀攀⸀
Um dos fatores mais importantes no desenvolvimento de um concurso é o processo de reconhecimento da marca e a geração de acessos para o website. Portanto, foi necessário definir como os usuários iriam encontrar e acessar o site. A divulgação foi realizada pelo facebook, e visitas presenciais a diversas escolas de Ensino Médio do Rio Grande do Sul.䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 搀攀昀椀渀椀爀 愀猀 挀漀渀昀椀最甀爀愀攀猀 搀攀 洀攀琀愀搀愀搀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀漀 挀漀渀挀甀爀猀漀 攀洀 甀洀愀 戀甀猀挀愀 漀渀氀椀渀攀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 攀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀 攀洀 洀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 愀猀 挀漀渀昀椀最甀爀愀攀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 䴀甀猀攀Ⰰ 搀攀琀攀爀洀椀渀愀渀搀漀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀猀 搀攀 戀甀猀挀愀猀 焀甀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀椀愀洀 挀漀洀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀琀愀渀搀漀 漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀漀 挀漀渀挀甀爀猀漀⸀
|
|
OBJETIVO |
Partindo para o desenvolvimento do layout do website, houve reuniões com o Coordenador do concurso para que ele pudesse transmitir todo o conteúdo que ele desejava inserir para instruir os alunos. O professor Douglas solicitou a criação de quatro abas principais: a aba “Início”, “Conheça a ESPM”, “Inscrições” e “Regulamento”.一愀 栀漀洀攀 瀀愀最攀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀爀愀 爀攀瀀愀猀猀愀爀 漀 洀砀椀洀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 椀渀猀琀爀甀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀瘀愀洀 猀攀 椀渀猀挀爀攀瘀攀爀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀愀 䌀漀⸀䐀攀 섀甀搀椀漀 攀 嘀搀攀漀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀漀 愀挀攀猀猀愀爀 漀 眀攀戀猀椀琀攀Ⰰ 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀攀 渀愀 琀攀氀愀 甀洀愀 昀爀愀猀攀 攀猀挀爀椀琀愀 ᰀ䄠 䔀匀倀䴀ⴀ匀甀氀 氀愀渀漀甀 愀 ꨀ 攀搀椀漀 搀漀 挀漀渀挀甀爀猀漀 䴀攀甀 刀漀琀攀椀爀漀 䐀愀爀椀愀 甀洀 䘀椀氀洀攀ᴀⰠ 挀漀洀 甀洀 洀愀欀椀渀最 漀昀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 猀攀渀搀漀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 瀀氀愀渀漀⸀
Prosseguindo mais abaixo na aba, é apresentado um breve vídeo descrevendo o projeto realizado pelo professor Douglas, seguido de um mini currículo do mesmo. Seguindo ainda mais no website, há duas produções audiovisuais da Co.De Áudio e Vídeo, com o intuito de demonstrar como são os trabalhos da agência e instigar os alunos a ter o seu roteiro produzido.䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀甀琀爀漀 戀氀漀挀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀攀猀猀愀 瀀最椀渀愀 愀 猀攀漀 攀洀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀椀愀洀 攀洀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瀀愀爀愀 攀猀挀爀攀瘀攀爀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 昀漀椀 爀攀焀甀攀爀攀爀 樀甀渀琀漀 愀漀 䌀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 挀漀洀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 渀愀 爀攀愀 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀⸀ 䄀搀攀洀愀椀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 甀洀 氀椀渀欀 爀攀搀椀爀攀挀椀漀渀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀漀爀琀愀氀 吀攀爀琀切氀椀愀 一愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 漀渀搀攀 栀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 搀椀挀愀猀 攀 愀爀琀椀最漀猀 瀀愀爀愀 洀愀椀漀爀 愀甀砀氀椀漀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀
Seguindo para a aba seguinte, “Conheça a ESPM”, onde o intuito era demonstrar aos alunos, as instalações da área de produção audiovisual da ESPM-Sul. Para a criação dessa seção, foi necessário requisitar junto a Co.De Foto, outro setor da agência experimental, fotos das instalações de gravação da faculdade para captar a atenção dos alunos e despertar interesse dos estudantes de ter seu próprio roteiro gravado.唀洀愀 搀愀猀 瀀最椀渀愀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 搀攀 甀洀 猀椀琀攀 搀攀 挀漀渀挀甀爀猀漀Ⰰ 愀 瀀愀最椀渀愀 搀攀 ᰀ䤠渀猀挀爀椀攀猀ᴀ⸠ 一攀猀猀愀 愀戀愀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 昀漀椀 搀愀爀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀 甀洀 搀攀猀椀最渀 戀攀洀 挀氀攀愀渀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 猀漀洀攀渀琀攀 漀 昀漀爀洀甀氀爀椀漀 瀀愀爀愀 漀猀 昀甀琀甀爀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀⸀ 伀 昀漀爀洀甀氀爀椀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀攀氀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 䌀漀最渀椀琀漀 䘀漀爀洀猀Ⰰ 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 漀渀氀椀渀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀搀漀爀愀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀⸀ 一漀 昀漀爀洀甀氀爀椀漀 搀攀 椀渀猀挀爀椀漀Ⰰ 攀爀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 昀漀爀渀攀挀攀爀 搀愀搀漀猀 挀漀洀漀㨀 渀漀洀攀Ⰰ 渀漀洀攀 搀愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 倀漀爀 攀猀猀攀 洀攀椀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 䔀匀倀䴀ⴀ匀甀氀 挀漀渀猀攀最甀椀爀椀愀 漀戀琀攀爀 漀猀 搀愀搀漀猀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀琀漀猀 昀甀琀甀爀漀猀⸀
Para finalizar o website, há também a aba do “Regulamento”, elaborado pelo Coordenador do concurso. Nessa seção, consta todas informações e instruções necessárias referentes à disputa, desde os objetivos do projeto, as maneiras como seriam feitas as seleções, premiações, entre outras. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|