ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00568</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Tribo nas Trilhas da Cidadania e Parceiros Voluntário</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pietra Almeida Pinzon (Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing); Douglas Renê Barra (ESPM)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho apresenta o processo de produção de um spot de rádio realizado durante o primeiro semestre de 2018 na disciplina de Produção Audiovisual II, presente no 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM/Sul. Coordenado pelo professor Douglas Renê, os alunos receberam o briefing do projeto, cujo qual consistia na criação e produção de um spot de rádio para o cliente  Parceiros Voluntários . O trabalho deveria seguir algumas diretrizes, descrevendo o programa  Tribos oferecido pelo cliente. Desta forma, os alunos reuniram-se em grupos e organizaram a criação de uma campanha que abordasse as premissas necessárias de uma forma inovadora e coerente com os propósitos demandados. Assim, iniciou-se o processo de construção, através de um planejamento estruturado baseado em pesquisas para compreender o público e os requisitos a serem preenchidos. Ao final da análise dos materiais disponibilizados, as alunas se reuniram novamente para compor a letra do spot. Uma vez que o spot foi pensado para ser veiculado na rádio, deveria manter-se no formato comercial de 30 segundos, portanto, a estrutura da letra foi planejada de acordo com o limite de tempo determinado. A partir da criação de um roteiro, buscou-se encontrar uma trilha sonora que transmitisse o clima desejado e que harmonizasse o produto final junto à locução. Por fim, precedendo a gravação, procurou-se uma voz adequada ao conceito para realizar a locução e compor o spot. A locutora escolhida foi uma das alunas autoras deste trabalho, Pietra Pinzon e a gravação ocorreu no estúdio de som da ESPM/Sul, com auxílio do técnico de som, Cassiano Pradella. Após a compreensão do escopo do projeto, foi necessário o cruzamento de informações para atender ao briefing, a fim de compatibilizar os objetivos em relação ao perfil do público-alvo. A partir do briefing , os alunos receberam a missão de desenvolver uma estratégia de comunicação, através do formato de spot de rádio, a fim de solucionar alguns problemas manifestados pelo cliente acerca do projeto em questão. As questões a serem consideradas e melhoradas dizem respeito à falta de comunicação com as escolas e a falta de conhecimento sobre o projeto por parte do público-alvo. Dessa forma, entendeu-se que o produto final deveria se comunicar diretamente com o público-alvo (jovens de 10 a 18 anos), explicar o que é o programa, explicitar os benefícios do mesmo, bem como evidenciar as diretrizes a serem seguidas para a realização da inscrição no projeto, mantendo uma linguagem simples e direta. Assim, pensando em atingir o público e motivá-los com o projeto, identificou-se como objetivo principal: convocar os jovens a participar do projeto. Junto a isso, pode-se desenvolver objetivos específicos, cujos quais envolvem: explicar o que é o programa Tribos; motivar os jovens a se engajarem com o projeto; empoderar os jovens ouvintes a partir da abordagem; expor a capacidade de tornar-se um agente de mudança; e facilitar a compreensão das etapas necessárias para o processo de inscrição. Portanto, o spot a ser desenvolvido deveria incitar o desejo de conhecer e fazer parte do projeto e para isso, entendeu-se que seria necessário falar diretamente com o jovem. Nesse sentido definiu-se o clima que a mensagem deveria transmitir para atingir o público-alvo de forma mais assertiva. No que diz respeito à maneira com a qual a empresa deveria dialogar com o público, observa-se a importância de gerar uma aproximação que favoreça a iniciativa e atitude do jovem, tanto a partir do uso de um locutor jovem, que gere identificação, como pelo tom da mensagem, que deveria empoderar o jovem, fazendo-o perceber que ele poderia ser responsável por mudanças significativas. O capítulo seguinte apresenta os argumentos que justificam as decisões tomadas pelo grupo, bem como as motivações que as embasam. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A rede Parceiros Voluntários expandiu-se desde 1997, chegando ao Rio Grande do Sul com o propósito de mobilizar a sociedade gerando um legado positivo onde atuam. O projeto conta com 51 unidades em 48 cidades do Estado, ambas interligadas no formato de rede, o qual respeita a cultura das comunidades atuando em prol do bem-estar coletivo. Os números são bem significativos, sendo 8 milhões de pessoas beneficiadas, quase 6 mil voluntários associados e mais de 4 mil escolas e empresas mobilizadas ao todo. O propósito da organização é a transformação da sociedade através da responsabilidade social e individual, tendo como missão engajar e desenvolver pessoas e instituições por intermédio de tecnologias sociais e voluntariado. A Rede criou o projeto  Tribos , que caracteriza-se por uma ação de mobilização social realizada por jovens com o intuito de transformar a realidade através de ações voluntárias e comunitárias. São disponibilizadas três diferentes trilhas, as quais: Educação para a Paz, Meio Ambiente e Cultura, cada uma com seus respectivos propósitos e operações. O projeto é direcionado para estudantes do ensino fundamental e médio, podendo fazer parte professores, amigos, vizinhos e familiares também. A dinâmica do programa funciona da seguinte forma: as escolas inscrevem-se como  tribos e escolhem uma dentre as opções de trilhas disponíveis e a partir disto estão aptos para realizarem as ações voluntárias pertinentes ao destino escolhido. Dentre as motivações que fundamentam o trabalho vigente, encontram-se a necessidade de atender às premissas e expectativas do cliente e cumprir com os objetivos propostos a partir do entendimento do briefing . Além disso, a causa envolvida e fundamentada no projeto do cliente, sendo esta o trabalho feito com jovens para a realização de mudanças sociais dentro da comunidade, contribuiu para que o grupo se motivasse ainda mais para contribuir com o recrutamento do maior número de voluntários possíveis para ampliar o potencial criativo e produtivo da organização. No que tange a justificativa do trabalho como um todo em âmbito mercadológico, buscou-se manter o spot no formato de 30 segundos, sendo o mais utilizado comercialmente, uma vez que seu custo é mais competitivo e que uma informação mais rápida pode atingir um maior número de espectadores. Além disso, também entendeu-se que o produto final deveria ser composto por uma narração, aliada à uma trilha sonora e finalizada com a assinatura do cliente, atendo-se ao formato comercialmente mais utilizado em spots de rádio. Sobre as escolhas de cada elemento do spot, justifica-se a letra e as palavras utilizadas considerando a efetividade e o alcance da mensagem, comunicando o propósito e os benefícios do programa de forma a gerar identificação com o ouvinte. Em um primeiro momento, identificou-se a necessidade de chamar a atenção do mesmo, por isso, o primeiro elemento do roteiro trata-se de uma pergunta direta, como se o locutor estivesse conversando com o ouvinte, de forma pessoal, a fim de cativá-lo nos primeiros segundos do spot, e então fazer com que ele preste atenção no resto das informações. Ainda, buscou-se utilizar palavras que trouxessem a ideia de responsabilidade para o jovem, como na frase inicial  já parou para pensar que você pode ser responsável pelas mudanças que deseja? , despertando então uma curiosidade inicial. Em um segundo momento, entendeu-se que seria ideal explicar o que é a Tribos, de forma simples e clara, como fez-se com a frase  são jovens que desejam transformar a realidade através de ações sociais . Dessa forma, a própria frase já esclarece na mente do ouvinte como ele pode responder à pergunta inicial, isto é, como ele poderia ser responsável pelas mudanças que gostaria de ver na sua comunidade, no seu dia-a-dia, através da participação do programa Tribos. O terceiro foco do roteiro diz respeito a como ele pode participar, quais são as etapas que ele deve realizar para então fazer parte do projeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir desse entendimento, pode-se descrever o produto final, sendo este uma peça publicitária para rádio produzida para o cliente em questão. Considerando que existem diversos tipos de publicidade de rádio, o produto final produzido se encontra na categoria de comerciais veiculados no intervalo dos programas e por ser um anúncio com fundo musical, esse é considerado um spot (REIS, 2001). Este tipo de anúncio pode também ser entendido como cunhas, sendo esta uma produção pequena entre 30 segundos e 1 minuto, em sua maioria, com gravações realizadas em estúdios especializados (GONZALEZ LOBO, 1998). De acordo com Bighetti (1997), um spot consiste em um produto de comunicação publicitária, sendo este um áudio, que tem sua transmissão em rádio e que pode durar, normalmente, cerca de 15, 30, 45 segundos ou ainda de 1 minuto. Além disso, o áudio pode ter trilha sonora ou efeitos sonoros como fundo, mas destaca que em sua maioria, a fala é o elemento protagonista da peça publicitária. O texto do spot foi escrito respeitando o formato de 30 segundos e com a finalidade de atingir diretamente o público-alvo: jovens, estudantes, entre 10 e 18 anos de idade. Cada frase foi construída considerando a necessidade de se transmitir as informações necessárias para instigar o público a pesquisar mais sobre o assunto de uma maneira divertida e motivadora. Abaixo apresenta-se o roteiro com a letra do spot: Já parou pra pensar que você pode ser responsável pelas mudanças que deseja? É exatamente isso que a Tribos faz. São jovens que desejam transformar a realidade através de ações sociais. É super fácil! Chama tua escola para participar, te inscreve como voluntário e escolhe uma trilha. Pronto, tu deu o primeiro passo para mudar o mundo! Pra mais informações entra no site parceirosvoluntarios.org.br/tribos/! Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania e Parceiros Voluntários. Seja agente da mudança! Siga essa trilha! O spot inicia com uma pergunta direcionada ao ouvinte com o objetivo de gerar curiosidade, aproximação e identificação, para cativar a sua atenção para a propaganda. evidenciando que o jovem tem o poder de realizar a mudança que deseja ver na sociedade em que se insere. A segunda estrofe oferece ao estudante a solução, convidando-o a participar do programa Tribos. Nas estrofes seguintes, o ouvinte é orientado para realizar a inscrição e dar o primeiro passo em direção à mudança, junto da escola e dos amigos. A fim de manter a comunicação objetiva, as informações são transmitidas de forma clara e pontual, sugerindo que o ouvinte busque por mais informações no site do Parceiros Voluntários, pensando em conduzi-lo diretamente para a plataforma de inscrição e para que possa conhecer mais sobre o cliente e o programa de forma autônoma. A trilha sonora, inserida no processo de pós-produção, caracteriza-se por uma atmosfera animada, indo de encontro ao objetivo proposto, bem como prendendo a atenção do público pelo sentimento agradável que transmite. Com uma música de fundo upbeat é possível criar um clima motivador e jovial, para que o público desenvolva o interesse e se identifique com o projeto. A locução é feita pela aluna Pietra Pinzon, uma das integrantes do grupo. O aspecto jovial da voz da locutora amplia a aproximação com o público e ajuda a criar a sensação desejada de descontração e motivação. Após, o produto finalizado foi apresentado ao cliente para avaliação. A partir de uma análise aprofundada do briefing , as alunas estipularam os objetivos fundamentais que deveriam ser contemplados pelo produto final e ainda definiram o clima, o conteúdo e a trilha sonora que envolveria o conceito. Esta ferramenta contribuiu extremamente para o controle de qualidade durante todas as etapas do trabalho que se seguiram, permitindo que a equipe estivesse alinhada e atenta aos prazos e funções. Os aprendizados referentes às etapas do processo de trabalho foram inúmeros e responsáveis pelo alcance dos objetivos propostos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>