ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00595</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Cem Anos: uma adaptação de  Sonhos de dez noites de Natsume Sôseki em HQ digital</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Daniela Akemi Sakamoto (Universidade Estadual de Maringá); Tiago Lenartovicz (Universidade Estadual de Maringá)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta do presente trabalho foi desenvolver uma adaptação da obra "Sonhos de dez noites" do autor japonês Natsume Sôseki em uma história em quadrinhos digital, igualmente como produzir um art book do processo, trabalhando a adaptação como proposta de criação e recepção. Assim, na tentativa de adaptar uma literatura pouco explorada no Brasil e contribuir para os estudos das adaptações, especialmente, entre a literatura e as histórias em quadrinhos (HQs). Adaptar obras literárias dos mais diversos assuntos e origens e em mídias das mais variadas formas, e em especial nas novas mídias, é uma prática intrínseca a humanidade. Filmes, séries, jogos, e outros materiais que surgem a partir de algum texto literário, vice-versa ou entre estes, é recorrente mesmo na contemporaneidade. Já que por meio da adaptação, é possível divulgar o literário, atualizá-lo, criticá-lo, realizar uma releitura, colocá-lo em outro contexto espacial ou temporal, atrair público ou mesmo conquistar um público diferente. (HUTCHEON, 2013; AMORIM, 2012). Dentre as possibilidades de adaptação que existem, a relação literatura e quadrinho não é nova, porém os quadrinhos, de forma semelhante aos filmes, apresentam uma linguagem multimodal que distingue dos textos literários. Enquanto que no literário, a mídia é unicamente verbal, a história em quadrinhos possui aliada ao verbal, elementos não-verbais, ou seja, imagens ou ilustrações, que criam uma dinâmica e leitura diferente da literatura. Além desse aspecto visual chamar atenção do público, as barreiras criadas pelo contexto espacial ou temporal causado pela língua, podem ser diminuídas, já que as HQs possuem outros recursos para construir a narrativa e representá-la, não se apoiando exclusivamente no conhecimento de códigos verbais formais do leitor. Nesse sentido, as histórias em quadrinhos são um meio bastante atrativo para a realização de adaptações de textos que são temporalmente ou geograficamente afastados de nosso contexto. "Sonhos de dez noites" ou "Yumejuuya", é uma obra de Natsume Sôseki composta por dez contos, cada um representando uma noite de sonho do narrador-personagem. Os contos foram publicados originalmente no Japão em 1908, de forma seriada pelo Asahi Shinbun, entre 25 de julho a 5 de agosto. Além de apresentar períodos distintos do Japão, a obra apresenta uma narrativa marcada por elementos fantásticos e oníricos, que podem ser representativas do contexto da Era Meiji (1868-1912) em que o autor estava inserido, época de angústia e conflitos para com a identidade nacional, já que foi o período em que o Japão se abriu para o ocidente e suas influências (NAPIER, 2005; HENSHALL, 2012). O presente trabalho ao buscar transformar e adaptar uma obra de cultura e contextos bastante distintos, teve como objetivo construir uma releitura do texto literário de forma diferenciada, questionando como adaptar a obra de Sôseki para uma HQ digital tendo em mente os recursos de linguagens das histórias em quadrinhos e a dinâmica e experiência de leitura e recepção da narrativa próprias da HQ digital.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O estudo e a execução do projeto teve como principal método a pesquisa teórica para estabelecer os alicerces do projeto. Havendo como principal base os fundamentos da Teoria da Adaptação, pelo viés de Linda Hutcheon em seu livro Uma Teoria da Adaptação (UFSC, 2013) para compreensão das adaptações e o processo de adaptação. Entendendo a partir da autora, que a adaptação aborda a construção e reconstrução dos significados, o processo e as implicações de transposição de uma mídia para outra, o que as mudanças técnicas e culturais proporcionam, o processo tanto de criação como o de recepção, a experiência de leitura e consumo que tal transposição possibilita. Além do estudo de adaptação de forma mais ampla, para o trabalho que teve como objetivo geral a adaptação de um texto literário para o quadrinho digital, foram necessários estudos específicos sobre a relação literatura e quadrinhos. Utilizando-se de diversos autores que discutem sobre a transposição de textos literários para histórias em quadrinhos e seu histórico. Moacy Cirne, no texto Para Ler os Quadrinhos (Vozes, 1972), vários autores, como Patrícia K. Pina, Lielson Zeni e Patrícia Pirota, do livro Quadrinhos e Literatura (Criativo, 2014) organizado por Paulo Ramos Waldomiro Vergueiro e Diego Figueira. A materialidade envolvida na mídia e no seu modo de engajamento podem afetar também a sua recepção e, logo, a criação. Para tanto, para a compreensão do tipo de mídia, ambiente, acesso e a experiência de leitura de uma HQ Digital, foi utilizado estudos de Edgar Franco, do livro HQtrônicas (Annablume; Fapesp, 2004) e do texto Histórias em Quadrinhos e Hipermídia: as HQtrônicas chegam à sua Terceira Geração (Marsupial Editora, 2013), para analisar as HQs Digitais e os recursos hipermidiáticos que estes oferecem, exploram e incorporam em sua linguagem, proporcionando novas experiências de leitura dos quadrinhos. Sendo que dentre os recursos hipermidiáticos proporcionados pela HQ digital, se deu especial atenção ao recurso da "tela infinita", o qual seria o principal a ser explorado no presente trabalho. Aprofundando-se na questão, ao trazer autores como Scott McCloud, em Desvendando os Quadrinhos (M Books, 2014) e Rafael Duarte, no texto A Página Infinita, do livro Literaturas entre o Digital e o Analógico (Edufpi, 2013). Investigando por meio desses autores, a espacialidade, a experiência de leitura que a "tela infinita" oferece e como este recurso desafia as limitações impostas pela paginação dos meios tradicionais impressos, possibilitando uma maior flexibilidade de diagramação, disposições dos quadros e uma leitura mais fluida e expandida. Nas pesquisas realizadas conteve também a definição e conceituação do suporte Art book, vista como uma forma de explorar e investigar os elementos artísticos e as etapas de adaptação, assim como de dirigir ao leitor e bem como incluí-lo no processo de criação da adaptação. Para finalizar as definições teóricas e proporcionar um melhor entendimento do objeto de estudo, foram trazidas breves pesquisas a respeito do autor japonês Natsume Sôseki, o livro Sonhos de dez noites (material de partida do presente projeto de adaptação) e o contexto histórico que estes estavam inseridos. Nas pesquisas relacionadas à produção, utilizou-se especialmente dos estudos da linguagem de quadrinhos tradicionais e digitais, a ilustração e o design para a construção visual do projeto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desenvolvimento, Storyline e Roteiro - Para a primeira etapa de execução do produto, foi realizado a leitura e análise dos dez contos de "Sonho de dez noites", tanto da versão traduzida em português como da versão em língua japonesa. A partir das leituras, foi estabelecido que a presente adaptação, consistiria na junção dos dez contos em uma única história e linha narrativa. Nesta etapa também foi realizado a transcrição de cada conto da versão em português, a criação da storyline, dos personagens e a escrita do roteiro literário da adaptação. Tendo em mente o processo de adaptação, que permite a construção de uma nova releitura a partir das interpretações retiradas dos textos, para a construção da narrativa da HQ grandes mudanças foram feitas entre os enredos dos textos de partida e a adaptação. Criação da HQ - Instituído a narrativa, o enredo e a caracterização dos personagens, para a construção e realização da adaptação para o formato de história em quadrinhos digital, materiais de estudo da linguagem HQ foram a principal referência para a construção narrativa e visual do produto. Dentre estes, estão em destaque Scott McCloud, no livro Desvendando os Quadrinhos (M Books, 2014); Will Eisner, em Quadrinhos e a Arte Sequencial (Martins Fontes, 1999) e Narrativas Gráficas (Devir, 2005); e Antonio Cagnin, no livro Os quadrinhos (Criativo, 2014). Para linguagem das HQs digitais e suas particularidades hipermidiáticas foram estudados Scott McCloud (M Book, 2014) e Edgar Silveira Franco, no livro HQtrônicas (Annablume; Fapesp, 2004). Na produção foi concebido um storyboard, para estabelecer e esboçar os enquadramentos, planos e disposições dos quadros e elementos visuais da HQ, incluindo os balões, textos, onomatopeias, entre outros, ou seja, todo o esquema visual que seria a base do produto e arte final. Para inspiração e também melhor compreensão do uso recurso da tela infinita, foi tomado como referenciais artísticos diversos HQs digitais de artistas variados, para aplicação do recurso na adaptação. Igualmente, foram realizadas pesquisas de referenciais artísticos, estéticos, bem como a criação de um Moodboard para a definição do traço da ilustração e estilo visual da HQ. Resultando na elaboração dos primeiros esboços e estudos visuais dos personagens, suas formas físicas, vestimentas, cenários e espaços a qual fazem parte. Estabeleceu-se também a paleta de cores para cada trecho da adaptação, de acordo com a narrativa, seu sentido e simbolismos. Para a realização das artes, ilustrações, edições de imagens e textos, foi utilizado programas digitais, assim como utilizou-se de métodos tradicionais de desenho e pintura. Art book - Com o propósito de explicitar o processo de adaptação da HQ Cem anos, foi previsto a organização dos materiais que foi gerado ao longo do projeto em formato de art book: sketches, character designs, concept arts, trechos do stoyboard e amostra da paleta de cores, ou seja, tudo aquilo que tenha sido relevante para o processo de construção narrativa e visual da adaptação fizeram parte do art book, que foi disponibilizado juntamente com a HQ. Digital - Para o suporte de disponibilização da HQ e do Art book, foi escolhido construir um website, pela plataforma Wix.com, devido ao seu caráter gratuito, online e de fácil manipulação e veiculação. Dessa forma, a partir dos estudos de Vincente Gosciola, no livro Roteiro para as Novas Mídias (Senac, 2010), concebeu-se o mapa do site e os elementos que iriam compô-lo: a HQ Cem anos (página principal); o Art book; texto sobre o projeto e autoria; texto sobre o autor Natsume Sôseki; as transcrições dos dez contos literários; e contato. Concomitantemente com a etapa de finalização das artes e quadrinhos também foi previsto a definição da identidade visual do projeto. Incluindo, escolha definitiva do design e layout da plataforma de disponibilização, igualmente como cores, elementos, fontes tipográficas e suas composições.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>