|
INSCRIÇÃO: | 00613 |
|
CATEGORIA: | JO |
|
MODALIDADE: | JO10 |
|
TÍTULO: | Botão do pânico |
|
AUTORES: | Renatha M Giordani (Universidade Estadual do Centro Oeste); Priscila Pollon Galina (Universidade Estadual do Centro Oeste); Paula Cabrera Claro (Universidade Estadual do Centro Oeste); Ariane Pereira (Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
|
RESUMO |
A reportagem “Botão do Pânico” foi produzida e veiculada na Coluna “Expressão” do Telejornal-Laboratório “Expresso TV”, integrante da edição de fim de noite, exibida em 16 de agosto de 2018. A reportagem telejornalística foi desenvolvida na disciplina de Telejornal-Laboratório, que faz parte da grade curricular do 3º ano de Jornalismo da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).匀攀最甀渀搀漀 堀愀瘀椀攀爀 攀 刀漀搀爀椀最甀攀猀Ⰰ 渀漀 愀爀琀椀最漀 ᰀ吠挀渀椀挀愀猀 攀 瀀爀攀愀琀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀爀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀ᴀⰠ 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀漀猀 愀渀愀椀猀 搀漀 䤀渀琀攀爀挀漀洀 一漀爀琀攀 搀攀 ㈀ ㌀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀洀 吀嘀 瘀愀椀 洀甀椀琀漀 愀氀洀 搀愀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 瀀爀漀瀀椀挀椀愀渀搀漀 愀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 爀椀挀愀 攀洀 搀攀琀愀氀栀攀猀 攀 焀甀攀 攀砀椀最攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 甀洀 挀甀椀搀愀搀漀 洀愀椀漀爀 挀漀洀 愀 愀瀀甀爀愀漀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 攀 挀漀洀 愀 瘀攀爀椀昀椀挀愀漀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ 一漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀 昀漀爀洀愀琀漀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀漀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 甀渀椀搀愀搀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 漀昀昀猀Ⰰ 猀漀渀漀爀愀猀 ⠀搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 昀漀渀琀攀猀⤀Ⰰ 瀀愀猀猀愀最攀洀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 甀搀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 瘀椀搀攀漀最爀愀昀椀猀洀漀⸀
A investigação e apuração caracterizam o trabalho da pauta. Para uma boa reportagem ser reconhecida como tal, há por trás, primeiro, o trabalho de montagem das ideias principais, entendimento da relevância social da matéria, dialogo com fontes e personagens e a preparação das imagens. Para a elaboração da reportagem, o repórter – tanto de texto quanto cinematográfico – é o responsável pelo olhar crítico e criativo em relação ao conteúdo produzido, buscando novas formas de trabalhar com texto e imagens. A narrativa imagética é responsável, também, por provocar emoção e gerar empatia com telespectador. Ao utilizar infográficos, o jogo de cor e imagens causa a reflexão sobre os temas abordados.䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䈀漀琀漀 搀漀 倀渀椀挀漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀甀 愀氀最甀洀愀猀 攀琀愀瀀愀猀㨀 瀀爀椀洀攀椀爀漀Ⰰ 愀 猀甀愀 椀渀猀攀爀漀 渀愀 䌀漀氀甀渀愀 䔀砀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 挀漀洀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀漀 攀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 挀漀氀甀渀愀㬀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀愀甀琀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀渀琀攀㬀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀愀洀瀀漀 焀甀攀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 琀攀砀琀漀㬀 攀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀 攀搀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 䄀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀攀洀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀 攀 挀漀洀瀀氀攀砀愀Ⰰ 挀漀洀 琀攀洀瀀漀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀愀 攀砀攀挀甀漀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 氀攀瘀漀甀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀Ⰰ 愀氀洀 搀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀Ⰰ 漀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 䜀甀愀爀愀瀀甀愀瘀愀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀 䴀愀瀀愀 搀愀 嘀椀漀氀渀挀椀愀 ㈀ 㔀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 洀愀椀猀 瘀椀漀氀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瘀椀瘀攀爀攀洀 渀漀 倀愀爀愀渀⸀ 䄀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀攀 倀漀氀琀椀挀愀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀 䴀甀氀栀攀爀攀猀 愀琀攀渀搀攀甀 攀渀琀爀攀 ㈀ ㌀ 攀 ㈀ 㠀 洀愀椀猀 搀攀 ⸀㔀 挀愀猀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀⸀
|
|
INTRODUÇÃO |
Ao pensar em um tema de grande relevância social para o telejornal de fim de noite, a Lei do Botão do Pânico surgiu como uma opção plausível tendo em vista a realidade de Guarapuava, e também do Brasil já que o ano de 2018 trouxe para os holofotes diversas questões relacionadas ao gênero e o feminicídio foi uma delas.䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䴀愀瀀愀 搀愀 嘀椀漀氀渀挀椀愀 搀攀 ㈀ 㔀Ⰰ 漀 䈀爀愀猀椀氀 漀 㔀먀 瀀愀猀 洀愀椀猀 瘀椀漀氀攀渀琀漀 搀漀 洀甀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 伀 倀愀爀愀渀 昀椀挀愀 攀洀 琀攀爀挀攀椀爀漀 渀漀 爀愀渀欀椀渀最 搀攀 攀猀琀愀搀漀猀 洀愀椀猀 瘀椀漀氀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 䔀渀琀爀攀 ㈀ 㔀 攀 ㈀ 㜀Ⰰ 漀猀 渀搀椀挀攀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 愀甀洀攀渀琀愀爀愀洀 攀洀 㘀 ─ 攀 攀猀琀椀洀愀ⴀ猀攀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 ㈀ ㌀ 愀 ㈀ ㌀Ⰰ 漀 渀搀椀挀攀 搀攀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀猀 渀漀 倀愀爀愀渀 愀甀洀攀渀琀愀爀愀洀 攀洀 㔀Ⰰ─⸀ 倀愀爀愀 挀漀洀戀愀琀攀爀 攀猀琀攀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀攀猀琀椀渀愀搀愀猀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 攀 漀 戀漀琀漀 搀漀 瀀渀椀挀漀 甀洀愀 搀攀氀愀猀⸀
O botão do pânico é um dispositivo eletrônico criado para ajudar mulheres que estão sob medida protetiva e, portanto, propensas a sofrer algum tipo de violência. O aparelho, quando acionado, grava o áudio ambiente – que pode ser usado como prova judicial – e envia a localização da vítima para a delegacia automaticamente. Esse dispositivo tem ganhado visibilidade nacional, porém em Guarapuava a implementação efetiva esbarra em percalços legais.䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 瀀漀猀猀甀椀爀 琀漀搀漀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀Ⰰ 愀 挀椀搀愀搀攀 愀椀渀搀愀 挀愀爀攀挀攀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 愀 氀攀椀 攀猀琀愀搀甀愀氀Ⰰ 愀 挀椀搀愀搀攀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 䈀漀琀漀 搀漀 倀渀椀挀漀 搀攀瘀攀 挀漀渀琀愀爀 挀漀洀 愀 挀栀愀洀愀搀愀 倀愀琀爀甀氀栀愀 䴀愀爀椀愀 搀愀 倀攀渀栀愀Ⰰ 甀洀愀 最甀愀爀搀愀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀琀攀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀ 一漀 倀愀爀愀渀Ⰰ 漀 戀漀琀漀 搀漀 瀀渀椀挀漀 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 氀攀椀 搀愀 搀攀瀀甀琀愀搀愀 攀猀琀愀搀甀愀氀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 匀椀氀瘀攀猀琀爀椀⸀ 䔀洀 ㈀ 㘀Ⰰ 愀 氀攀椀 昀漀椀 猀愀渀挀椀漀渀愀搀愀 瀀攀氀漀 攀渀琀漀 最漀瘀攀爀渀愀搀漀爀 䈀攀琀漀 刀椀挀栀愀⸀ 䔀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 倀愀爀愀渀 昀漀椀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 愀 椀洀瀀氀愀渀琀愀爀 漀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀 攀洀 㔀 挀椀搀愀搀攀猀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 攀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 渀愀猀 挀愀瀀椀琀愀椀猀 挀漀洀漀 漀挀漀爀爀椀愀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 攀猀琀愀搀漀猀⸀
Assim, proposta da reportagem é mostrar a importância e os caminhos para a implementação dele em Guarapuava.
|
|
OBJETIVO |
Inserida na edição de fim de noite do telejornal-laboratório “ExpressoTV”, a reportagem Botão do Pânico se caracteriza como um produto especializado dentro da narrativa e características próprias do horário, já que o TJ de fim denNoite preza por uma narrativa aprofundada e pelas hard news. O tema foi levantado em reunião de pauta, após entender a necessidade de abordar a violência contra a mulher tendo especificidades e aprofundamento do debate.伀 挀漀氀漀爀椀猀洀漀 爀攀最椀漀渀愀氀 渀漀 猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 漀猀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀椀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀爀椀愀爀 瘀渀挀甀氀漀猀 挀漀洀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 䄀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 愀漀猀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 猀甀爀最攀洀 渀漀瘀漀猀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀 搀攀 搀攀昀攀猀愀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 漀猀 攀猀猀攀猀 搀攀戀愀琀攀猀⸀ 䄀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 猀攀 愀洀瀀愀爀愀 挀漀洀漀 瀀爀攀挀甀爀猀漀爀愀 搀攀猀猀愀猀 愀攀猀⸀ 䄀漀 琀爀愀琀愀爀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 搀漀 戀漀琀漀 搀漀 瀀渀椀挀漀Ⰰ 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 瀀攀爀洀椀琀攀 焀甀攀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 椀渀搀愀最甀攀 猀甀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 愀 搀漀 漀甀琀爀漀 搀攀 洀漀搀漀 挀爀琀椀挀漀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 愀 爀攀昀氀攀砀漀 愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀甀渀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀
A reportagem foi produzida por uma equipe formada por três estudantes: Paula Claro, pauta/produção; Renatha Giordani, reportagem de texto; e Priscila Pollon, reportagem cinematográfica e edição; e o trabalho foi realizado com a supervisão jornalística da professora da disciplina de telejornal-laboratório, Ariane Pereira. Os equipamentos utilizados foram uma câmera de vídeo com tecnologia de captura HD, tripé, microfones de mãos e de lapela, estúdio para produção das passagens, e iluminação. A produção contou com tempo total (entre cabeça, vinheta e reportagem) de 9'09”.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|