ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00614</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;TEMAMIÁN: Um RPG sobre os Tupi Guarani</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;LAURA RODRIGUES (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Ana Carolina Giannini Zimmermann (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Geziel Thomas de Jesus (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Éverly Pegoraro (Universidade Estadual do Centro-Oeste)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A imaginação popular é essencialmente pautada em registros, sejam eles contos, histórias, lendas e mitos que, em suma, estão relacionados ao contexto histórico de qualquer lugar. No Brasil, a miscigenação leva a uma diversa riqueza na construção de lendas e mitos. O jornalismo cultural surge como uma possibilidade de dar visibilidade às manifestações populares da cultura brasileira, representada por uma enorme classe de excluídos, podendo contribuir para a inclusão social (SOUZA, 2009). Portanto o jornalismo cultural pode e deve explorar essa área tão rica, aplicando o conceito de cultura na própria mídia, ou na prestação de serviço, como é o caso de produtos jornalísticos para crianças. Segundo Golin (2009) o produto cultural deve tentar visualizar sua inserção em um sistema maior, podendo adaptar a forma e o momento na cobertura cultural. Guarapuava possui cerca 42 escolas municipais e uma biblioteca pública. O produto TEMAMIÁN: Um RPG sobre os Tupi Guarani é uma proposta de material para inserir crianças da rede municipal de ensino entre 8 a 12 anos em um mundo lúdico sobre uma abordagem histórica do povo indígena Tupi Guarani. O RPG pretende abordar a tribo Tupi Guarani de forma lúdica. Segundo Ferreira (2007) há uma necessidade de que as temáticas abordadas sejam diversificadas e atrativas, sem comprometer o caráter informativo e educativo, uma vez que consideramos como funções do jornalismo a veiculação de informações que proporcione produção de conhecimento. Assim, o RPG pode ser um instrumento pedagógico que valoriza um conteúdo informativo e, por consequência, educativo contribuindo para a formação de crianças com senso crítico e cidadã diante do contexto social em que estão inseridas. O produto tem como público-alvo crianças de escolas municipais da cidade, em idades entre 8 a 12 anos, pelo fato de estarem começando a desenvolver seus estudos sobre história brasileira. A história irá contar com personagens e as próprias crianças irão assumir a personalidade e dessa forma tomarão conhecimento da cultura indígena Guarani. Existindo em torno de cinco personagens com funções dentro do jogo, os próprios jogadores assumirão suas personalidades. Os desbravadores se dividirão na história entre: historiador, médico, biólogo, arqueiro, caçador e o geografo, além dos integrantes da tribo, como o pajé, índia guerreira, o cacique e os índios guerreiros. Todos estes contam com uma função dentro do jogo: 1) O historiador que sempre está procurando novos estudos e é o primeiro a chegar a tribo. 2) O médico está sempre procurando a cura para todos os tipos de doenças da época. 3) O geografo procura sempre explorar caminhos. 4) O arqueiro assume as habilidades de sempre estar atento e saber usar as ferramentas disponibilizadas durante o jogo. 5) O caçador, além de proporcionar o alimento para os seus companheiros, assume a responsabilidade de defesa do grupo, assim como o arqueiro. Sobre a tribo: 6) O pajé assume o dever como comandante espiritual de toda a tribo. 7) O cacique tem como dever comandar e defender seu povo. 8) Jaciara, a índia guerreira. 9) O índio Cauã, que estabelece uma relação pouco amistosa com o restante dos personagens. 10) Coaraci, o índio que acolhe os jogadores. O Temamián também com um mapa, além de cartas com descrições e um informativo que disponibiliza acontecimentos e informações históricas no decorrer da história, o jogo todo é realizado e imaginado pelos participantes. Os Guaranis, povo escolhido para caracterizar o RPG, é o maior povo indígena do Brasil, com tribos espalhadas por todo o país. Para os Guarani, um dos pontos principais é a alma do seu povo, para eles, cada pessoa tem uma alma diferente, acreditam, portanto, que a alma é dividida entre as boas e más, mas ambas eram tratadas com a mesma importância. Os Guarani acreditam também em uma 'Terra Sem Mal', que seria o paraíso onde todos os desejos do seu povo está.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O RPG TEMAMIÁN se apresenta pela necessidade de se aprender mais sobre a cultura pela qual a cidade de Guarapuava foi moldada, sendo um município que tem desde seu nome até suas principais lendas a influência do povo Tupi Guarani. Assim, o produto seria uma forma de desenvolver a imaginação das crianças, pois não há muitos materiais especializados e apurados nos parâmetros jornalísticos disponíveis que tratem de forma simples a história e todo o conteúdo sobre o principal povo indígena que habita a região. Portanto, as escolas poderão, por meio do jogo apresentar não só o contexto das lendas, mas também inserir a criança em toda a resolução da história enquanto joga. Segundo Doretto (2014), durante o desenvolvimento do processo comunicacional do jornalismo para crianças, é necessário não olhar apenas para o conteúdo dos textos divulgados, mas também a forma como ele é apresentado e distribuído. "Desse modo, o desenho de páginas impressas e online e o suporte tecnológico em que o produto jornalístico se desenvolve e é distribuído também participam na construção das linhas definidoras desse próprio produto". (DORETTO, 2014, pag. 68) Portanto o público-alvo  crianças - deve ser essencialmente inserido durante toda a construção da história. Bettelheim (1997) coloca que a criança deve conseguir dar um significado pessoal e especial à história, deixando que sua imaginação também possa ser colocada em ação. Desse modo, o valor do que é a história para a criança é construído não através do detalhamento dos significados que estão de certa maneira ocultos durante a história, mas sim o modo em que a própria criança irá atribuir a significação, dando convicção de que a mesma compreendeu, já que a história irá trazer várias novas percepções para ela de forma espontânea e intuitiva. Esse valor de compreensão atribuído pela criança pode ser instigado pela plataforma e linguagem utilizados para o desenvolvimento do produto, no caso um RPG infanto-juvenil, que será desenvolvido em um momento em que, segundo Goulart (2015), o modo em que são consumidos o entretenimento e a informação está em transição, e os meios que conseguem produzir um conteúdo interativo são mais propícios a conseguir desenvolver a curiosidade e a ânsia por diversão do seu público-alvo, como é o caso do RPG. O projeto proporciona um aprofundamento das cultura Guarani às crianças pelo meio do RPG, como forma de desenvolver o interesse pela história local, além de proporcionar aos alunos a sensação de contribuição com o jogo e, por consequência, uma percepção intuitiva através da linguagem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto tem como produto um RPG denominado TEMAMIÁN: Um RPG sobre os Tupi Guarani, que tem o objetivo de reunir o histórico do povo Tupi Guarani que fazem parte da narrativa histórica da cidade de Guarapuava, agregando como ponto principal a cultura indígena presente na construção da identidade cultural da cidade. Em relação à captação da história é primordial o trabalho de apuração básico requerido pelo jornalismo e a checagem com fontes que desempenham estudos sobre os povos indígenas da região, procurando trabalhar com informações próximas dos fatos históricos e de forma mais real possível em relação aos costumes, nomes, histórias etc. Além disso, com um olhar direcionando ao lúdico é possível uma compreensão para que o método alcance os aspectos necessários para que a criança entenda o jogo e consiga captar também a estrutura narrativa da história, mas mesmo assim não deixando a sua própria imaginação de lado. O RPG foi pensado para contar além da cultura indígenas, mas também curiosidades e a forma como a construção do modelo cultural (em particular nas tribos) se modela. Portanto o produto conta com uma linguagem, caracterização, modelo de sociedade e hierarquias parecidos com o que era de fato, contribuindo para a representação dos significados, tudo para que a imaginação da criança possa passear pela história enquanto joga. O jogo conta com uma média de cinco personagens, que serão ilustrados e desenvolvidos de uma forma lúdica. A identidade visual conta com algo que chame a atenção da criança, trabalhando com cores que possam se destacar durante todo o percurso no tabuleiro, o método de desenvolver a história foi a da ilustração, pois é considerada uma das formas educativas que mais chamam a atenção de crianças para as histórias. "O uso de ilustrações enriquece o texto e estimula as crianças a iniciar ou continuar uma leitura. Assim, acredito que a linguagem visual das ilustrações nos livros infantis contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças, por ser capaz de estimular o exercício de interpretação de significados contidos na imagem e no texto". (FREIRE, 2004, pag. 9) Temamián apresenta diferentes formas de interação com os jogadores, o RPG conta com um informativo para o "Mestre", que é uma espécie de mentor que controla e cita as regras pré-definidas para o jogo e que incorporado pelo professor em sala. Além de mostrar o que está acontecendo com os jogadores e os personagens, esse informativo conta com descrições sobre os locais, a aldeia, o povo Guarani, os acessórios e ferramentas utilizados tanto pelos jogadores, quanto pelos personagens. Outra ferramenta apresentada no informativo é os puzzles, que são enigmas que os jogadores podem encontrar durante o percurso no tabuleiro. O trabalho dos integrantes foi divido da seguinte forma: 1) recolhimento de fatos históricos e lendas encontradas em livros e/ou online sobre o povo Tupi Guarani que é o maior povo indígena do Brasil 2) entrevistas em profundidade para o detalhamento e construção da história do produto; 3) desenvolvimento dos personagens e das etapas do RPG; 4) ilustração dos personagens, formulação das cartas e do tabuleiro para a história. Seguidas as etapas o produto será apresentado por meio digital, considerando que devido à falta de tempo hábil fica impossibilitada a impressão do tabuleiro e das cartas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>