ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00685</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Ela esperava você, não a sua mensagem: Dirija com consciência.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Johanan Karol Toledo Werpachowski (Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz); Daniela Rolloff (Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz); Nattalia Todeschini Vieira (Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz); Ronaldo Frederico Langer (Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz); Vitor Facchi (Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz); Alex Sandro Araújo do Carmo (Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desenvolvido para disciplina de Redação Publicitária, do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Assis Gurgacz  FAG, o presente trabalho/peça tinha como foco principal o desenvolvimento de um outdoor a qual transmitisse a mensagem de conscientização e alerta aos motoristas das rodovias federais e estaduais sob concessão da empresa Rodovias Integradas do Paraná S/A  Viapar a respeito dos perigos ocasionados por imprudências ao volante. Com o objetivo definido a linha criativa adotada na peça foi a partir da linguagem dionisíaca. A Rodovias Integradas do Paraná S/A  Viapar é uma empresa responsável pela concessão das rodovias que abrangem o lote 2 do Anel de Integração do Paraná, com 547,70 quilômetros da malha viária. Todos os anos por meio dela é promovido o concurso: Prêmio Educriação Viapar a qual fomenta nos cursos de comunicação de faculdades e universidades a criação de campanhas publicitárias, que ganham sua forma em âmbito acadêmico e depois são inscritas no concurso, que doravante podem se consagrar vencedoras, sendo as peças criativas premiadas, produzidas e veiculadas pela anunciante. Dentre as peças apresentadas para o concurso, inclui-se a peça de outdoor que complementa a campanha:  Ela esperava você, não a sua mensagem: Dirija com consciência. , constituída por mais outras três peças. Segundo a Abramet, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito brasileiro, esta prática tem aumentado cada vez mais devido ao advento das redes sociais. Em um estudo feito pela Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) apontou-se que desviar o olhar para responder uma mensagem no Whatsapp à velocidade de 80 km/h equivale a dirigir a extensão de um campo de futebol inteiro com os olhos fechados. Com essas informações a linha criativa da campanha foi desenvolvida a fim de conscientizar os motoristas que aquela olhada rápida para responder seu aplicativo de mensagens instantâneas pode ter consequências extremamente graves a sua vida, dessa maneira com uma mensagem clara e concisa, foi apresentado um outdoor para ser exibido nas margens das rodovias sob a concessão da Viapar. Com uma mensagem bem objetiva e direta, foi empregado na peça o conceito de discurso dionisíaco, visto que a peça traz em sim uma mensagem com apelo emocional que evidencia a pratica do uso do celular, junto com o que a mesma pode ocasionar. Além disso, faz-se utilização do pretérito imperfeito do verbo  estar para caracterizar o fato de que a mensagem enviada pelo aplicativo pode não chegar ao seu destino doravante a tragédia que pode acontecer na rodovia por seu uso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo Carrascoza (2004), as histórias contadas pela publicidade dionisíaca são construídas, em geral, de forma a facilitar a decodificação de sua mensagem pelo público. Neste sentido, pode-se dizer que a linguagem empregada no outdoor realizado para a campanha  Ela esperava você, não a sua mensagem: Dirija com consciência. , segue na linha de assimilar o uso do celular, em especial a prática de envio de mensagens através de aplicativos com acidente de trânsito e morte, justamente por serem elementos de fácil assimilação ao público a ser impactado pela mensagem. Para Carrascoza (2004) as palavras que compõem o texto de um anúncio com perfil dionisíaco são escolhidas não apenas por sua funcionalidade na história narrada, mas com o objetivo de ampliar a identificação da mensagem. Segundo o autor, as palavras nesse caso são escolhidas em função do repertório do público alvo, visando uma aproximação com ele. Com base nos ensinamentos de Aristóteles, Carrascoza (2004) recomenda que é sempre bom  trocar um termo por outro familiar  substituir por exemplo  exato por  claro ao descrever uma concepção, e  estar ocupado por  estar atrapalhado , uma vez que por meio de uma expressão familiar é mais fácil se estabelecer um ponto de vista . Deste modo a utilização da vertente dionisíaca para contrução da ideia criativa, se revela pertinente à estratégia a sem empregada, visto que se busca através da mensagem uma assimilaridade com a prática já tomada pelos receptores da mensagem. Assim a construção de uma comunicação neste modo é benéfica, pois através da proximidade da mensagem com o motorista, utilizamos uma história presente no seu dia-a-dia, ao utilizar o celular, mais especificadamente o aplicativo de mensagens Whatsapp, para responder alguém próximo às famosas perguntas  você está chegando? ,  estamos te esperando ,  vai demorar? , e ao responder com um  estou chegando , utilizamos a proposição no passado do verbo em forma de correção automática da mensagem, se tornando  estava , para indicar que a pessoa não chegou ao seu destino, devído fazer uso do aparelho enquanto dirigia, ocasionando o seu óbito, em um acidente de trânsito. O desenvolvimento da peça foi realizado em conjunto nos softwares Adobe Illustrator e Adobe Photoshop contando com o processo de sobreposição. A escolha das palavras junto a imagem busca não provocar surpresa nas pessoas, mas sim um alerta junto á a um apelo de sensibilização e emoção que é reforçado pela imagem do celular quebrado devido ao acidente, da mensagem originária de alguém que se ama e o reforço do mote da campanha em primeiro plano, e ao fundo em desfoque o acidente. Assim a linha criativa é determinada pela precisão conceitual da mensagem/imagem social que a peça tem, desde o sentimento nela presente e outros critérios que destacam a cuidadosa seleção de cada item presente no outdoor visando obter a identificação do motoriasta com a hisória contada, atingindo sua sensibilidade por meio da comunicação e a vertente que a compõe. Para tipografia presente na peça foi utilizada fontes sem serifa, de tamanho grande e forma simples. As relações associativas ou a arte de associar ideias também são muito presentes na peça. Para Carrascoza (2008), a criação publicitária resulta de uma prática de bricolagem levada a termo pelo redator e pelo diretor de arte que se valem sistematicamente, como matéria-prima, de citações de imagens e enunciados fundadores, interferindo em seu significado. A esse entendimento, pode se inferir que, com a relação associativa desenvolvida no processo criativo do outdoor, o mote criativo foi elaborado seguindo as técnicas de bricolagem. Ainda segundo o autor, a bricolagem, assim como o pensamento mítico, é a operação intelectual por excelência da publicidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como já citado, a campanha se baseia nos princípios da linguagem dionisiáca e na relação associativa (bricolagem), e todo o seu conteúdo visa sensibilizar o público. Quando se fala sobre concientização no trânsito, a grande maioria do público espera imagens diretas e impactantes sobre acidentes, mortes, imprudências, imagens de carros batidos e flagrantes dos mais variados tipos de acidentes que se tornaram parte do repertório da sociedade atual e devido a esta comum exposição, essas imagens não produzem mais o mesmo efeito para fins de conscientização. Por isso, esta campanha visa transmitir sua mensagem de uma forma diferenciada: usar a mesma linguagem só que com elementos comuns a todos os motoristas, afinal, pode-se até haver uma negação, mas quem nunca pegou o celular enquanto dirigia? Seja para  mandar um aúdio , trocar uma música em sua playlist, responder uma mensagem e até o clássico atender o celular, e não se deu conta do risco que essa prática pode trazer e se não fez nenhuma dessas práticas já viu alguém realizando. E em outro modo, diferente do comum, deixamos o acidente em segundo plano, em desfoque ao fundo. Contrariando o sensionalismo presente nos meios de comunicação e mais constantantes em peças publicitárias, a mensagem busca um maior impacto em seu receptor de um modo diferenciado, juntamente com o apelo sentimental  Ela esperava você, não a sua mensagem , mostrando que as pessoas que esperam a gente chegar bem em casa preferem nossa presença não uma mensagem de celular, levando o receptor e seus processos de assimilação a refletir sobre as consequências negativas de seus atos ao desrespeitar as normas de trânsito. Segundo Pinto e Oliveira (2007), a peça publicitária de outdoor é um meio de exibição para mensagens rápidas e de fixação objetiva. Nesta linha, o contraste das informações textuais facilita a fixação da mensagem. Cesar (2000) aponta que a criação da mensagem para outdoor deve ter  [...] no máximo, 8 segundos para atrair a tensão desse consumidor. Neste tempo, é preciso agarrar o consumidor e vender o produto, mesmo não estando no ponto de venda . Verifica-se que o outdoor tem a necessidade de que sua mensagem seja observada, lida e interpretada de forma rápida e objetiva. Outros aspectos importantes do processo criativo são relativos ao uso correto e equilibrado das cores, a dimensão das imagens, a legibilidade dos títulos e a localização de logotipos. Apesar do seu grande formato, normalmente é observado de longe. Por isso, suas mensagens devem ser simples, claras e curtas. Usando de métodos distintos dos comumente apresentados, o propósito desta campanha foi o de conscientizar os motoristas sobre as consequências do uso do celular no trânsito, levando o mesmo a reflexão de suas atidudes através da peça aqui apresentada. Dito de outro modo acredita-se que esta campanha de conscientização, por meio de técnicas suasórias como é o caso da linguagem dionisíaca e da bricolagem, pode levar o conteúdo veiculado a ter uma adesão à tese de que respeito e prudência no trânsito podem salvar vidas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>