ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00691</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Mário Bárbara: Percursos de uma carreira de sucesso</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Matheus Bernardes Paim Lalis (Universidade Federal do Pampa); Adriana Ruschel Duval (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto em questão é um projeto experimental realizado como trabalho de conclusão de curso sobre a trajetória artística do músico são-borjense Mário Barbará Dornelles, desenvolvido em forma de livro-reportagem impresso. Foi realizado através de pesquisa histórico-exploratória, de cunho bibliográfico e documental, apoiada em técnicas da História Oral. Produzir memória sobre o músico para o conhecimento da atual e das futuras gerações foi o objetivo que norteou esse estudo. Para tanto, foram feitas investigações sobre a música regional gaúcha e os passos de Barbará no segmento, resultando em uma narrativa em estilo humanizador que apresenta um resgate de cinco décadas, igualmente propiciando reflexões sobre o legado deixado pelo artista. O livro se inicia pelo Prólogo, que contextualiza a vida do personagem antes da trajetória artística. O Capítulo 1 aborda o exercício da arte musical antes da profissionalização. O Capítulo 2, os primeiros passos de Barbará na carreira. O Capítulo 3, os tempos de apogeu, dos sucessos de abrangência nacional. No Capítulo 4 é tratado o período de pausa ou pouca produção de Mário, de volta à terra natal. O Capítulo 5 apresenta a retomada da carreira, junto ao lançamento do primeiro DVD, bem como o encerramento de sua trajetória, com seu falecimento, em 2018. Por conseguinte, o livro, em seu Epílogo, compartilha reflexões, com base em tudo o que foi prospectado e narrado. A principal motivação de se fazer o trabalho em questão  além da admiração pelo artista  foi contribuir para o conhecimento a seu respeito e o culto à sua memória. Tal intenção começou a nortear a pesquisa a partir de outubro de 2017, sendo que em 02/05/2018 o artista veio a falecer, em Porto Alegre. Com sua morte, ficou ainda mais evidente a premência desse resgate. O artista, por mais projeção que tenha tido, possui poucas informações produzidas a seu respeito. O que se tem acesso, via internet, são escassas abordagens ou reportagens pontuais feitas quando do lançamento de seus discos ou shows. Com seu falecimento, homenagens e reportagens mais aprofundadas foram publicadas nas diferentes mídias; contudo, nenhum meio de comunicação apresentou elementos mais detalhados sobre sua caminhada profissional, coincidindo, na maioria das produções, boa parte dos conteúdos. Considerando a relevância de sua obra, e tendo em sua figura a representação de um expoente são-borjense, essa carência de fontes de pesquisa foi uma lacuna a ser superada, de modo que a confecção da obra pudesse ficar à disposição para todos os que desejassem conhecer a seu respeito. Trilhar essa trajetória, por intermédio da pesquisa qualitativa, foi como retomar os passos do músico, suas conquistas, seus percalços, sua identidade, seus sonhos. Em suma, esse material, sistematizado no livro-reportagem em questão, se pretende que sirva de contribuição à cidade, ao Estado, ao país  ao abordar um personagem de projeção nacional  , como também de homenagem póstuma a esse grande artista que sempre será lembrado como representante da boa música, em diferentes gêneros.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho envolveu a articulação de conhecimentos sobre Música Regional, Livro-reportagem, Técnicas de reportagem e Memória  que formaram os pilares teóricos do projeto; e os métodos de pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista. Os autores que, sobremaneira, embasaram o projeto em questão foram: GARRIDO (1992-93); GERK & BARBOSA (2018); GIL (2008); LAGE (2003 e 2006); LIMA (2004); MEDINA (2008.); MEIHY & HOLANDA (2007); NORA (1993); TRAQUINA (1999); SODRÉ & FERRARI (1986); JACKS (1998); LESSA (1985); MEA (2016); e SANTI (1999). A escolha por fazer um livro-reportagem deu-se a partir da definição de Belo (2006, p.41), que afirma que esse  é o veículo no qual se pode reunir a maior massa de informação organizada e contextualizada sobre um assunto e representa, também, a mídia mais rica . Lima (2004) entende que o formato leva o jornalismo para além dos limites que ele próprio se impõe, já que tem a capacidade de realçar o aspecto da humanização procurado em quase todas as reportagens em profundidade. Com o propósito de se produzir memória sobre Mário Barbará, foram investigadas as características do livro-reportagem, bem como as possibilidades de linguagem e composição. O estudo sobre a música regional gaúcha foi essencial para entender trajetória do artista e, junto à pesquisa documental (em fotografias, jornais, vídeos, áudios), contribuiu para delinear um panorama dos percursos percorridos por Barbará. A entrevista jornalística, articulando memórias pelo recurso da oralidade, conduziu à obtenção de informação sobre o músico; de fato, as fontes orais representaram o mais rico aporte informativo, farto em detalhes. Foram entrevistados representantes do âmbito artístico, incluindo parceiros de trabalho, amigos e familiares. Os relatos oriundos dessas fontes se somaram às entrevistas feitas com o próprio Mário Barbará. Para a composição do trabalho igualmente foi empreendida pesquisa documental em acervos públicos e privados. Lage (2003) lembra que a entrevista é tida como o procedimento clássico da apuração informativa na prática do jornalismo, enquanto Garrido (1992) enfatiza que ela fornece elementos que apontam para uma construção que o sujeito faz de seu passado com base nas experiências guardadas por sua memória. Metodologicamente, a investigação realizada incluiu entrevistas com artistas, amigos e familiares a respeito do que recordavam sobre a trajetória de Mário Barbará. A abordagem objetivou se obter elementos a respeito de sua história, para que se pudesse remontar seus passos na música. A memória é objetivo e tema presente nesse projeto. Com base nas considerações de Pierre Nora (1993), é possível entender a memória como reminiscências preservadas de uma história presente pelas pessoas através de suas lembranças. Ao que se refere ao jornalismo, a memória ganha diferentes conotações. Para Lage (2006), o jornalista é o repórter de seu tempo  através das matérias publicadas pode-se entender e prospectar sobre fatos passados, configurando-se como uma parte da memória coletiva. A reportagem, pois, também é citada como documento histórico  que fica para a posteridade como  memória jornalística e como  memória social (MICHEL & MICHEL, 2016, p. 8). A função histórica do jornalismo na sociedade está relacionada ao entendimento do jornalismo como prática social, como discorre Traquina (1999). O produto jornalístico (livro-reportagem), envolvendo história e linguagem, é fruto do cruzamento das relações entre o mundo material e o mundo simbólico dos entrevistados. Das memórias singulares, individuais ou coletivas, através da História Oral, nascem os relatos que fornecem elementos à narrativa para a posteridade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção teve início com a definição do tema. Em seguida buscou-se a autorização de Mário Barbará (abordado em 2017) e o apoio de seus familiares e sua companheira, todos concedidos verbalmente antes da execução do projeto. Por conseguinte, partiu-se para a definição das fontes. Foi delimitado que seriam entrevistados representantes do âmbito artístico, incluindo parceiros de trabalho, amigos e familiares de Barbará. Desses, foram entrevistados nomes expressivos da música gaúcha como Renato Borghetti, Luis Carlos Borges, Luiz Coronel, Thedy Corrêa, Shana Müller, Neto e Bagre Fagundes. Para tais contatos foram realizadas viagens de São Borja a Porto Alegre, necessárias para a interlocução. Para a construção do livro foram realizadas 40 entrevistas  que, juntas, contabilizaram mais de 50 horas de gravação. A abordagem ocorreu por meio de questionário estruturado, constituído de 10 questões. A pesquisa documental aconteceu em paralelo, com a busca por materiais já publicados sobre Mário Barbará, sendo eles artigos, entrevistas e matérias veiculados em jornais, TVs, rádios e internet; e da busca e escuta dos materiais fonográficos gravados pelo artista e dos discos da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. Os materiais encontrados foram selecionados de acordo com sua relevância para o trabalho e serviram de ponto de partida na abordagem e seleção das fontes, formulação de questionários e base para a execução das entrevistas. Alguns dos entrevistados, sobretudo da família, forneceram materiais para inserção no livro, e salienta-se que as fotografias representaram importantes elementos, pois contribuem para igualmente contar/ilustrar momentos memoráveis. Quanto à pesquisa bibliográfica, diversas das obras sobre música regional gaúcha já eram de conhecimento do autor e outras foram sendo descobertas e agregaram novas informações. De forma geral, as leituras contribuíram para dar segurança à configuração da narrativa histórica que corre em paralelo quando se aborda a trajetória de Mário Barbará, pois sobre o artista, em específico, nenhuma obra apresenta dados publicados. O momento da redação propriamente dita buscou aplicar o estilo humanizador da narrativa, norteado por ferramentas da reportagem literária. Tratar o personagem com sensibilidade, procurar construir frases com teor poético e fazer aberturas, conexões e finalizações guiadas pela criatividade, sem a pressão da objetividade, da síntese. Por mais que fosse uma obra a respeito da vida profissional  e não pessoal  do músico, a intenção, desde as primeiras linhas, era imprimir um tom leve e fluido à escrita. Já as escolhas gráficas levaram em conta a inspiração no tema  música , para afinar elementos ilustrativos à temática do trabalho e conferir um ar moderno ao projeto. Foi escolhida uma linha de áudio, presente em diversos pontos da diagramação, em alusão a gravações sonoras. A abertura dos capítulos foi identificada com uma foto especialmente selecionada para cada, referente ao período retratado no texto. As demais fotos do trabalho seguem o mesmo critério de pertinência ao tema e época. As cores predominantes no livro são o azul e o vermelho, por questões de contraste: o azul está presente na maior parte das artes, como a capa e as aberturas de capítulo; o vermelho aparece como um contraponto, para dar destaque a alguma informação nas artes de abertura de capítulo, bem como no quadro de paginação. Em síntese, como produto final, o livro-reportagem em questão configurou-se como um material ao qual buscou-se conferir um padrão de qualidade, cuja diagramação apresenta elementos inerentes à temática desenvolvida, aliando texto e visual, no intuito de contribuir para uma leitura agradável e coerente com a intenção narrativa e a relevância do personagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>