ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00695</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Revista RP em Foco: um olhar digital para a prática de produção de conteúdo e diagramação de revista</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lia Maira Mikollaiow Flauzino (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Carolina de Marinda Pineli Alves (Pontificai Universidade Católica do Paraná); Izabeli Santos Faustini (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objeto de estudo dessa pesquisa é a Revista RP em Foco Digital, realizada pelos alunos do 5o período de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, orientado pelos professores Carolina de Miranda Pineli Alves e André Schlemmer, de maneira interdisciplinas entre as matérias Comunicação Dirigida I e Planejamento Gráfico II, com público-alvo os acadêmicos da Escola de Comunicação e Artes, profissionais de Comunicação e o CONRERP, publicada no portal do Curso de Relações Públicas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para nortear a produção dos editoriais da revista foram utilizadas técnicas de comunicação embasadas em autores, como Jakobson que aborda a linguística e comunicação e Kunsch que ressalta a importância do planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada e a Comunicação organizacional como linguagem, gestão e perspectivas. Essas estratégias podem ser definidas por meio da análise do público para compreender seu perfil e a partir disso, definir os temas de maior relevância e inovação no cenário da comunicação, deixando claro o alinhamento dessas escolhas ao objetivo do trabalho. Para o processo de preparação da revista, foi necessário utilizar a Comunicação Dirigida para a produção do texto da revista digital, com o objetivo de produzir uma comunicação específica e segmentada aos grupos desejados, usufruindo de ferramentas, veículos e linguagens diretas, com o intuito de gerar maior engajamento e identificação dos leitores com o conteúdo produzido, eliminando qualquer ruído comunicacional. Por outro lado, além da comunicação dirigida também se fez necessário durante o desenvolvimento do produto digital, entender noções básicas do software de diagramação Adobe InDesign, pois é por meio dessa ferramenta que a revista é constituída lauda a lauda, permitindo inserir elementos interativos e principalmente montar a composição visual. Dessa forma, para enriquecer o conteúdo gráfico, foi preciso pensar em um layout com elementos adequados, como formas, texturas, valores, cores, imagens, gráficos e fontes tipográficas, além de técnicas para elaborar a composição visual, como brainstorming, painel semântico, esboços de hierarquia informacional e teste de harmonização das cores. Com o objetivo de alcançar a composição visual mais efetiva e harmônica, foi elaborado inicialmente a construção de um boneco, ou seja, um esboço do que seria feito na revista digital, incluindo todos os elementos e referências para sua diagramação. Após isso, o editorial foi sendo construído e ao final do projeto um painel semântico foi criado para evidenciar o que foi produzido e ao mesmo tempo explicar as estratégias e premissas de comunicação visual utilizadas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A revista RP em Foco Digital é uma revista laboratório desenvolvida nas disciplinas de Comunicação Dirigida I e Planejamento Gráfico II, por estudantes do 5º período do curso de Relações Públicas, da Escola de Comunicação e Artes, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Seu público-alvo são os estudantes da Escola de Comunicação e Artes, bem como, alunos da instituição, professores e profissionais do ramo de Relações Públicas e das comunicações sociais e o Conselho de Relações Públicas. Para a construção desse projeto foram desenvolvidas duas revistas em 2018 e publicadas no portal do curso de Relações Públicas da PUCPR. Na etapa de preparação da revista digital foi realizada uma reunião de pauta entre os acadêmicos de Relações Públicas e a professora orientadora Carolina Pineli, para definir os editoriais da revista, buscando temas atuais, bem como diferenciais que possam atrair o público envolvido. Dessa forma, foram estabelecidos os seguintes editoriais para o produto: Entrevista com profissional da área, Influenciadores, Comunidade, Comunicação e Política, Atualidades, Economia, Case de Sucesso, PUCPR e Entretenimento. Durante o desenvolvimento do conteúdo dos editoriais da revista, foi levada em consideração a credibilidade das informações e principalmente a forma da escrita voltada para o meio digital constituído em sua maioria por jovens. Além disso, foi notado pelos estudantes o desafio em encontrar temas relevantes e atemporais, para manter a revista com informações recentes e que dessa maneira possam atrair o interesse do público. Outro processo desafiador para os estudantes, foi colocar a composição visual em uma hierarquia informacional para o leitor ler em uma sequência pré-definida o conteúdo da revista. Segundo Fonseca (2008, p. 211) a  hierarquia de valores entre os elementos da página deve ser organizada numa ordem de sequência que conduza a leitura . Para isso acontecer, é necessário estabelecer pontos focais de atenção e classificá-los visualmente de acordo com sua importância. Por isso, ir além da informação registrada e buscar conteúdos on-line que complementam e reforçam a elaboração das matérias da revista é de suma importância para a elaboração desse projeto. Como característica da revista digital, é possível criar hiperlinks, QR Codes e vídeos, para favorecer uma leitura mais dinâmica e fluida. Para a composição desses elementos é preciso alinhar a linguagem digital ao conteúdo que está sendo comunicado. Nesse processo de alinhamento de informações, ocorreu a interdisciplinaridade entre as matérias de Comunicação Dirigida e Design, possibilitando a melhor compreensão das informações e estratégias de produção de conteúdo visual e linguístico. Após o desenvolvimento do planejamento de conteúdo, foi realizada a reunião de editoriais e definidas as matérias de cada grupo, bem como entregas dos trabalhos realizadas em etapas. Para a produção da revista, foi preciso compreender na parte linguística a informação que seria comunicada, buscando por meio de fontes confiáveis a relevância dos fatos. Já na parte visual foi necessário conhecer e manusear o software de diagramação Adobe InDesign, para que as etapas do processo de construção da composição visual pudesse ser concluído. Esse processo pode ser definido nas seguintes etapas: Esboço do Layout - para discutir a ideia de como representar a informação na revista (textual x visual) e após isso a orientação e aprovação; A arte-final - condiz com a produção e finalização em programa gráfico de computador Adobe Indesign. Vale ressaltar a passagem do esboço da ideia inicial para o material final produzido, pois durante a trajetória de sua construção foram realizadas muitas pesquisas de imagens, vetores e elementos visuais para identificar o que elas representam ancoradas as informações textuais e assim, foi possível notar a evolução do projeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>