INSCRIÇÃO: 00701
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP11
 
TÍTULO: A comunicação integrada como estratégica: um plano para Baggio Idiomas
 
AUTORES: RENAN PEDROSO DE BRITO (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Leonardo Chagas (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Carolina de Miranda Pineli Alves (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O trabalho tem como tema a comunicação integrada na Baggio Idiomas, empresa do setor de educação em Curitiba. A Baggio Idiomas é uma escola de línguas localizada na cidade de Curitiba, no bairro do Batel. É uma empresa recente, iniciou suas atividades em dezembro de 2017 e apesar de atuar em um ramo tão saturado, a promessa é de ser uma instituição inovadora na área. Seus principais diferenciais são a proposta de preço justo para o estudante, de boa remuneração para o professor e a preocupação com o fator humano em todos os âmbitos da escola. Dessa forma, a proposta primordial é oferecer resultado efetivo ao estudante, por meio de aulas diretas carregadas de conteúdo concreto. Atualmente, a escola possui mais de 200 alunos com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite, além dos cursos semi-intensivos (Março-Junho/Agosto-Novembro) e os intensivos de férias (Julho, Dezembro, Janeiro e Fevereiro). O objetivo geral foi desenvolver estratégias de comunicação integrada no processo de consolidação de marca. E como objetivos específicos: posicionar a marca da escola no mercado em que está inserida; estruturar a comunicação institucional da organização; estreitar o relacionamento entre empresa e seus stakeholders. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica, documental, entrevista em profundidade, grupo focal, análise de conteúdo de redes sociais, survey e pesquisa de observação. Após o diagnóstico, foram estruturados três programas de Relações Públicas: We Are Baggio, Hands On e This Is Cool For You. Os resultados obtidos foram positivos e serviram para avançar no posicionamento da marca Baggio Idiomas no mercado por meio das estratégias de comunicação integrada.
 
INTRODUÇÃO
Para o trabalho, foi usada pesquisa bibliográfica, documental, grupo focal, entrevista em profundidade, análise de conteúdo e survey. A pesquisa bibliográfica serve como base para as outras pesquisas a serem realizadas. Para Stumpf (2006, p. 51), "[...] vai desde a identificação, localização e obtenção da bibliografia pertinente sobre o assunto, até a apresentação de um texto sistematizado, onde é apresentada toda a literatura." A Pesquisa Documental é um dos métodos de grande importância para o processo de pesquisa e possui influência para o resultado final de um estudo. De acordo com Moreira (2006), consiste na coleta e análise de documentos oficiais para compreender melhor o tema que será pesquisado. No caso do cliente, os dados obtidos foram observados de março a junho de 2018, sendo analisado o site, o contrato realizado na inscrição do estudante na escola e as informações oficiais transmitidas por e-mail e Whatsapp. A pesquisa exploratória tem como objetivo realizar um estudo sobre o ambiente, coletando informações relevantes que possibilitem a pesquisa de profundidade, mesmo sem muitas informações no texto analisado. O primeiro procedimento é o grupo focal a fim de obter as mais variadas respostas sobre um produto, serviço ou conceito. Zikmund (2006, p. 111) define: "As entrevistas de grupos de discussão são sessões de grupo não estruturadas e de livre fluxo que permitem aos indivíduos iniciar e elaborar os tópicos em discussão." Foi realizado um grupo focal com alunos da escola. A Entrevista em Profundidade é feita de modo individual, a fim de adquirir informações relevantes sobre o assunto estudado. De acordo com Zikmund (2006 p. 122), propõe "descobrir razões para o comportamento do consumidor [...] pode durar mais de uma hora e exige um entrevistador extremamente capacitado." A entrevista em profundidade selecionada para o projeto foi com o proprietário da Baggio Idiomas, para desenvolver o perfil da empresa. A Análise de Conteúdo permite conhecer o que a empresa produz de material relevante. Segundo Bardin (2011 apud SANTOS, 2012, p.383), "é um conjunto de instrumentos de cunho metodológico que se aplica a discursos extremamente diversificados" a fim de gerar indicadores que permitam a percepção da produção e recepção destas mensagens. A análise de conteúdo da Baggio foi realizada de fevereiro à junho de 2018, podendo extrair o maior número de informações que cercam a comunicação da escola. Foram observados site, redes sociais, e-mail marketing e grupos de Whatsapp de cada turma. A pesquisa de observação é um procedimento que auxilia no processo de busca de informações e deve ser utilizada quando o objetivo principal de uma pesquisa for o levantamento de hipóteses sobre determinado comportamento de consumo. Para Mattar (2007, p. 81), "o método de observação consiste no registro de comportamentos, fatos e ações relacionados com o objetivo da pesquisa, sem que haja comunicação com os pesquisados, e não envolve questionamentos e respostas, orais ou escritas". Foi realizada uma pesquisa de observação no período de fevereiro a julho de 2018 por um membro da equipe, que esteve presente na escola duas vezes por semana no turno da noite. O integrante analisou o comportamento dos estudantes durante as aulas, no relacionamento com funcionários e nos momentos de convivência, como os intervalos e os finais de aula. A Survey consiste na aplicação de questionário verbal e/ou escrito a uma amostra de respondentes. Zikmund (2006, p. 170) define que o "levantamento é um método de coleta de dados primários baseados na comunicação com uma mostra representativa de indivíduos". No projeto foi realizada uma pesquisa survey para compreender quais os fatores determinantes no processo de escolha de uma escola de idiomas.
 
OBJETIVO
Após análise de macro e microambiente e ambiente interno, foi realizada a análise SWOT e definido o diagnóstico. Foi verificada a necessidade de uma comunicação mais assertiva, com foco na identidade e posicionamento da marca. Para isso, foi desenvolvido um plano de ações com três programas, que possuem foco na reformulação da identidade, fortalecimento do vínculo com seus principais públicos e prospecção de novos estudantes. ਀圀䔀 䄀刀䔀 䈀䄀䜀䜀䤀伀㨀 䔀猀琀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀 䈀愀最最椀漀 䤀搀椀漀洀愀猀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀渀搀漀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 愀戀猀琀爀愀琀愀猀 攀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀渀搀漀ⴀ愀猀 攀洀 愀氀最甀渀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀㨀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀猀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀最椀琀愀氀 攀 愀洀戀椀攀渀琀愀漀 昀猀椀挀愀⸀ HANDS-ON: O segundo programa consiste em se comunicar e se aproximar dos estudantes da escola, como forma de incluí-los no cotidiano da empresa, até porque eles são os principais propagadores da marca e da qualidade do serviço.਀吀䠀䤀匀 䤀匀 䌀伀伀䰀 䘀伀刀 夀伀唀㨀ऀ吀攀洀 挀漀洀漀 昀漀挀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 攀猀挀漀氀愀 攀 猀甀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 愀攀猀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 愀 瀀爀漀猀瀀攀挀漀 搀攀 洀愀椀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 䈀愀最最椀漀⸀ ANÁLISE E DISCUSSÃO DE RESULTADOS਀ऀ圀䔀 䄀刀䔀 䈀䄀䜀䜀䤀伀 O programa contemplou a reformulação e organização da identidade da escola, contando com sete ações, todas aprovadas e implementadas no mês de agosto de 2018. De maneira geral, foi observado um resultado positivo em todas as ações. Além disso, a criação de logotipo, diretrizes estratégicas, decoração e reformulação da comunicação digital, resultaram em um maior conhecimento sobre a marca. Com a nova decoração da escola e a implementação do jornal mural, o ambiente da Baggio se tornou mais integrado e aconchegante, tendo aumento no fluxo com alunos e professores.਀䠀䄀一䐀匀 伀一 O segundo programa consistiu em se comunicar e se aproximar dos estudantes da escola, como forma de incluí-los no cotidiano da empresa. Abrangeu cinco ações, todas aprovadas e implementadas. O feedback obtido com as ações aplicadas foi bem positivo, com os alunos bastante engajados. Os professores e o proprietário se mostraram motivados a melhorar cada vez mais os trabalhos. Isto se tornou perceptível pelo fato de demonstrarem iniciativa e interesse em participar com ideias de eventos, participação nas redes sociais e nas ações realizadas internamente. As ações realizadas neste programa demonstraram, além de tudo, a aproximação da escola com seu público interno, estreitando o relacionamento entre escola e alunos.਀一漀 攀瘀攀渀琀漀 䘀攀攀氀 琀栀攀 䐀椀昀昀攀爀攀渀挀攀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 愀琀椀渀最椀甀 㔀 ─ 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 挀攀洀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 儀甀愀渀琀漀  愀漀 搀愀 挀愀椀砀愀 搀攀 猀甀最攀猀琀攀猀 ⠀匀栀愀爀攀 礀漀甀爀 䤀搀攀愀⤀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀攀 㐀㌀ 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 愀 攀昀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀攀 洀攀椀漀 椀渀琀攀爀渀愀洀攀渀琀攀 渀愀 攀猀挀漀氀愀⸀ 䄀 䠀愀氀氀漀眀攀攀渀 倀愀爀琀礀 琀爀漀甀砀攀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 戀攀洀 攀昀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 愀琀 瀀漀爀 猀攀爀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀攀猀琀愀 搀攀 䠀愀氀氀漀眀攀攀渀 搀愀 攀猀挀漀氀愀 攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀猀琀愀爀 昀漀爀琀攀洀攀渀琀攀 愀琀爀攀氀愀搀愀 愀 攀猀猀攀 渀椀挀栀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 伀 攀瘀攀渀琀漀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 㘀  瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀⸀ THIS IS COOL FOR YOU਀䔀猀猀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 渀漀瘀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 䈀愀最最椀漀 䤀搀椀漀洀愀猀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 昀漀爀愀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 挀椀渀挀漀 愀攀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 攀猀挀漀氀愀⸀ A ação “The Founder” teve um resultado bem positivo. As postagens receberam um número significativo de curtidas, tendo uma média de 47 curtidas por publicação e um alcance total de 3.457 perfis, além de 31 visitas ao perfil oficial da escola. ਀䄀猀 瀀爀砀椀洀愀猀 ㌀ 愀攀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀洀 渀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 渀漀 昀氀礀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 攀 渀漀 瘀漀甀挀栀攀爀 搀攀 搀攀猀挀漀渀琀漀 昀漀爀愀洀 愀瀀氀椀挀愀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 猀攀洀愀渀愀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀⸀ 䠀漀甀瘀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀 瀀愀爀愀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀漀 椀渀琀攀渀猀椀瘀漀 搀攀 昀爀椀愀猀Ⰰ 攀 搀攀 瀀攀愀猀 最爀昀椀挀愀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀 昀氀礀攀爀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 攀猀瀀愀氀栀愀搀漀猀 瀀漀爀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 攀 攀猀挀漀氀愀猀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀⸀ 一漀 昀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 漀 瘀搀攀漀 昀漀椀 瘀椀渀挀甀氀愀搀漀 攀 漀戀琀攀瘀攀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀攀 㐀㔀⸀    瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䨀 渀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀Ⰰ 愀 洀搀椀愀 ⠀瀀攀愀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⤀ 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 昀漀爀愀洀 搀攀 㜀 洀椀氀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䄀漀 琀漀搀漀Ⰰ 㔀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀 洀愀琀爀椀挀甀氀愀爀愀洀 攀 愀昀椀爀洀愀爀愀洀 琀攀爀攀洀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 愀 攀猀挀漀氀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀