ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00704</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Headline</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Carolina de Melo (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Amanda Xavier (Escola Superior de Propaganda e Marketing ); Lucas Ferreira Fagundes (Escola Superior de Propaganda e Marketing ); Taini Medeiros Holz (Escola Superior de Propaganda e Marketing )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A série de vídeos Headline foi produzida, durante 2018, como parte do Projeto de Graduação em Jornalismo (PGJ) da Escola Superior de Propaganda e Marketing Sul, sob orientação da professora Ângela Ravazzolo. O PGJ tem duração de dois semestres, sendo o primeiro (realizado em 2018/1) dedicado à concepção de uma empresa na área de atuação dos estudantes e à elaboração de seu plano de negócios. Já na segunda etapa (em 2018/2), os grupos devem executar o produto proposto, colocando em prática as técnicas e os conhecimentos obtidos durante a graduação. Durante a idealização da empresa e do produto aqui apresentados, um dos principais problemas motivadores foi o contexto atual de descentralização de fontes de informação e de disseminação de notícias falsas, proporcionado pelo papel cada vez mais ativo do público na produção e no compartilhamento de informações. Nesse cenário, uma iniciativa que vem ganhando força, sobretudo no exterior, é o jornalismo explicativo, caracterizado pela análise mais aprofundada dos acontecimentos, em vez de uma abordagem mais factual, conforme definição de Ashley Norris, no texto What is explainer journalism (Fipp, 2015). Dessa forma, foi concebida a ATLAs, uma produtora de conteúdo audiovisual voltada à internet, com foco em jornalismo explicativo. A partir desse posicionamento, a proposta de atuação da empresa é dividida em duas frentes principais: a produção de vídeos editoriais jornalísticos para um canal próprio no Youtube; e a produção audiovisual terceirizada para empresas, como forma de diversificar as fontes de renda. Assim, o Headline &#8210; foco do presente artigo &#8210; foi um dos programas criados para o canal, para o qual foram produzidos dois vídeos, com os temas  Setembro Amarelo e  Gênero e Sexualidade na Educação . Ademais, na esfera acadêmica, o principal objetivo do projeto foi contribuir para um melhor entendimento teórico e prático do mercado jornalístico e audiovisual, seja nacional ou internacional. Do ponto de vista do jornalismo, é possível explorar novos conceitos da profissão na web, como o audiovisual como ferramenta narrativa para o formato de jornalismo explicativo. Além disso, a partir de um estudo aprofundado, tem-se como resultado um maior entendimento de tendências do jornalismo online e do jornalismo de contexto. Ainda, a relação de jornalismo explicativo funciona de uma forma sinérgica, contribuindo tanto para o campo jornalístico quanto o audiovisual. Por fim, o propósito acadêmico do projeto também ajuda a ter um maior entendimento do mercado em que a empresa se situa. Por meio de uma análise do campo, considerando concorrentes, público-alvo e outros fatores influenciadores, é possível entender a efetividade da empresa profissionalmente e sua contribuição para o meio acadêmico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Conforme foi explicado anteriormente, a realização das pesquisas que embasaram o presente trabalho se deu, sobretudo, no primeiro semestre de 2018, quando foi elaborado o plano de negócios. Esse estudo se deu em três áreas principais: fundamentação teórica, conhecimento e análise do ambiente de negócios e análise econômica e financeira; além da elaboração da estrutura do negócio. Em relação à fundamentação, primeiramente, foram abordados conceitos centrais acerca do jornalismo, como objetividade e valores-notícia. Observou-se, por exemplo, a consideração de Clóvis Rossi, no livro O que é jornalismo (Brasiliense, 2007), sobre a busca do jornalismo pela fidelidade de leitores, além da necessidade de interpretação pelos jornalistas, que torna questionável o conceito de objetividade. Além disso, destacou-se a definição de Nelson Traquina , no livro Teorias do jornalismo: volume 2: a tribo jornalística: uma comunidade interpretativa transnacional (Ed. Insular, 2008), acerca dos valores-notícia, que apontam o que é priorizado pelos jornalistas e os processos de produção nas redações. Em seguida, também foi contemplado o cenário contemporâneo do jornalismo, pontuando a influência dos avanços tecnológicos e da popularização das novas mídias, bem como as novas formas de financiamento decorrentes dela. Diante desse contexto, salienta-se, ainda, que o público ganha um papel mais ativo na produção e no compartilhamento de informações, o que, embora positivo por democratizar esse acesso, também leva ao fenômeno das informações falsas, ou fake news. Ademais, é também nesse cenário que surge o jornalismo explicativo, que se diferencia por uma abordagem mais abrangente dos acontecimentos. Conforme abordado por Ana Paula Lückman e Virginia Pradelina Fonseca no artigo Contexto e contextualização no Jornalismo: uma proposta conceitual (Estudos em Jornalismo e Mídia, vol. 14, 2017, p. 163), esse modelo se caracteriza pela apresentação de "antecedentes históricos e/ou sociais", retomando eventos anteriores relacionados à pauta a fim de auxiliar em sua compreensão. Embora esse modelo seja bastante aplicado no exterior, no Brasil, ainda são poucas as iniciativas, sendo a principal o jornal Nexo. Contudo, o presente projeto se propôs a trabalhá-lo no formato audiovisual - que foi outro tema abordado na pesquisa. Primeiramente, buscou-se entender o modelo mais tradicional, abordando os formatos pontuados por Guilherme Jorge de Rezende, no texto Gêneros no telejornalismo, no livro de José Marques de Melo, Gêneros jornalísticos no Brasil (Universidade Metodista de São Paulo, 2010). Entretanto, destacam-se, também, as tendências em vídeo na atualidade, a partir da internet e das redes sociais. Beatriz Becker, no artigo Jornalismo audiovisual de qualidade: um conceito em construção (Estudos em Jornalismo e Mídia, n. 2, jul./dez. 2009, p. 95-111), por exemplo, destaca a busca do jornalismo online por uma identidade própria - e é nesse contexto que a empresa proposta se insere. A segunda etapa da pesquisa foi o conhecimento e a análise do ambiente de negócios, da qual destaca-se o ambiente externo. Para essa análise, os principais métodos utilizados foram entrevistas em profundidade com especialistas da academia e do mercado, abordando desafios e oportunidades; e com gestores de empresas com o perfil definido dos clientes da área de produção B2B. Ainda, foi realizado um questionário online para compreender os hábitos de consumo de possíveis clientes do canal próprio do Youtube. Ademais, também foram contemplados o macroambiente e os concorrentes diretos e indiretos. A partir dessa análise, foi possível identificar algumas oportunidades para a empresa, como o maior interesse por conteúdo audiovisual online no Brasil e a escassez de produtos jornalísticos no Youtube; bem como algumas ameaças, como a dificuldade na monetização e o baixo custo de mudança para outros produtos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a conclusão da pesquisa de mercado e a idealização da empresa ATLAs, o segundo semestre deste projeto foi dedicado à realização dos produtos. Para este artigo, optou-se por focar nos dois vídeos do quadro Headline, elaborado para o canal próprio do Youtube. Com foco na contextualização de temas atuais, o quadro tem duração de cerca de cinco minutos e apenas uma apresentadora, utilizando, ainda, imagens, vídeos e documentos para ilustrar as informações abordadas. Assim, para a produção dos vídeos, primeiramente, foi necessário definir os temas que seriam abordados, que foram a campanha Setembro Amarelo e a discussão sobre a possibilidade de incluir temas ligados a gênero e sexualidade nos currículos da Educação Básica. No primeiro, viu-se uma oportunidade de abordar uma discussão que estaria em pauta no semestre de realização dos vídeos, devido à data da campanha, aproveitando os diversos dados e informações disponíveis sobre o assunto para uma explicação abrangente sobre o tema. Já o segundo assunto, também com grande repercussão na época, foi escolhido, ainda, pela possibilidade de trazer um posicionamento mais explícito do grupo. Afinal, conforme apontado pela pesquisa bibliográfica, embora muitos profissionais busquem uma suposta imparcialidade na prática jornalística, seu relato tem uma subjetividade intrínseca devido à bagagem de cada jornalista, a qual buscou-se aproveitar nesse projeto. Por outro lado, durante a elaboração do roteiro, foi realizada uma pesquisa extensiva sobre os temas, por meio de fontes oficiais, garantindo a qualidade das informações apresentadas e o caráter de jornalismo explicativo. Embora o modelo proposto seja centrado na apresentação de dados e informações coletados na apuração, foi realizada, também, uma entrevista em cada vídeo, possibilitando perspectivas diferenciadas. Em ambos os casos, a entrevista foi conduzida e gravada por telefone, o que possibilita o contato com pessoas de diferentes estados e, portanto, uma pluralidade maior de vozes. Após elaborar o roteiro e realizar as entrevistas, realizou-se a gravação dos vídeos no estúdio de telejornalismo, utilizando equipamentos da ESPM. Ademais, um dos principais desafios foi a construção da identidade visual do quadro, o que se deu sobretudo na edição. Para a montagem, foi utilizado o programa Adobe Premiere; e, para a composição dos gráficos, o Adobe After Effects. Além de auxiliar a construção da credibilidade do canal  como ao mostrar documentos que contêm as informações abordadas  , os efeitos utilizados também tornam os vídeos mais dinâmicos, visando a atrair o público jovem. Assim, por meio desse processo, foi possível alcançar o objetivo central do projeto, isto é, de contribuir para a compreensão teórica e prática do mercado jornalístico audiovisual. Tanto na construção teórica e na pesquisa de mercado quanto na realização do produto, foi possível aplicar e aprimorar os conhecimentos e técnicas adquiridos durante o curso, além de desenvolver habilidades pessoais, como trabalho em equipe e empreendedorismo, que também contribuirão para a trajetória profissional dos estudantes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>