ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00705</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;ITAIPAVA GO DRAFT 30</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Breno Barison Gomes de Matos (pontifícia universidade católica do Paraná); Rafaela Frey Cassinelli (pontifícia universidade católica do Paraná); Ana Carolina Faria Grevinski (pontifícia universidade católica do Paraná); Wesley Mauricio (pontifícia universidade católica do Paraná); Samarine Vicini Antoniacomi (pontifícia universidade católica do Paraná); Vitor de Albuquerque Orsolin (pontifícia universidade católica do Paraná); Victor Hugo Rocillo Porto (pontifícia universidade católica do Paraná); Carlos Alberto Debiasi (pontifícia universidade católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A marca Itaipava teve início em 1993, com o nome de Cervejaria Petrópolis. Em julho de 1994, a cerveja Itaipava foi lançada com as qualidades perfeitas para o Rio de Janeiro, como leve, saborosa e refrescante. Após algum tempo, Walter Faria assumiu a marca, promovendo uma nova identidade visual. Em 2001, a marca começou a se desenvolver e crescer no mercado brasileiro. A cerveja Itaipava Go Draft é destinada ao público jovem e entrou no mercado para competir com Stella Artois e Heineken. O conceito e a identidade visual do produto foram realizados em parceria com a FutureBrand São Paulo. As garrafas possuem a coroa da Itaipava em relevo e o rótulo apresenta as cores luminosas azul e vermelho, resultado de 30 meses de trabalho com pesquisa de mercado, testes e desenvolvimento. O objetivo da Itaipava Go Draft é estabelecer-se no mercado Premium voltado para consumidores mais jovens em relação ao seu atual público consumidor. Sendo sua linha de produtos principal majoritariamente voltada ao mercado de varejo em supermercados e um ambiente mais "família" a aposta da Go Draft é estar presente em ambientes noturnos ou diurnos onde o consumo de cerveja é acompanhado de um clima mais festivo e jovial. A Itaipava Go Draft está sendo lançada no mercado com o público alvo similar ao da Itaipava Fest: jovens de 18 a 25 anos. É importante que ressaltar que a cerveja foi elaborada para representar um público que busca novas experiências, com qualidade superior e a qualquer momento. Um dos diferenciais é a inserção no mercado Premium. Essa segmentação de mercado é um dos que mais cresce (8% do setor).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia aplicada do trabalho é definida através de dados secundários. A equipe realizou uma pesquisa para compreender o contexto da marca Itaipava, da cerveja Go Draft, seu público-alvo, seus pontos fortes, presença comunicacional e análise de identidade visual. A publicidade em TV aberta tem crescido continuamente nos últimos anos. De 2015 para 2016 os investimentos aumentaram cerca de 2,4%. Em 2017, ele foi de R$ 134 milhões brutos no meio, fazendo com que mais de 53% de todo o dinheiro investido em propaganda no Brasil fosse direcionado aos canais abertos. Uma das teorias para tal meio ainda ser tão forte mesmo com o desenvolvimento de novas mídias e plataformas, é a de que o brasileiro tem certo apreço pela televisão. A tradição de toda a família sentar no sofá da sala para ver TV ou sentar à mesa de jantar e discutir sobre os assuntos do jornal noturno ainda é forte; muitos acreditam que tal prática une a família. Ao mesmo tempo, TV e internet se integram e interagem entre si, trazendo ao consumidor, muitas vezes, uma experiência diferenciada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A representação dos personagens do filme é formado pelo público-alvo, isto é, jovem entre 18 e 25 anos. No entanto, trouxemos para o filme, a representação da mulher de forma consciente, ou seja, como consumidora e não somente como objeto ou decoração. Além disso, fazendo o papel de uma "antagonista", a personagem feminina ganhou uma representação forte, uma vez que ela mantém o controle da narrativa, bem como tem sua motivação desvinculada à figura masculina do comercial, e relacionada diretamente ao produto. A pesquisa de locação foi feita pela internet e sofreu adaptações pelo fato das locações originais serem locais de risco em Curitiba, no entanto, um dos locais da filmagem foi feito em via pública e em um ponto de encontro de jovens, isto é, em um local comum de consumo do produto, o que trouxe mais credibilidade aos argumentos apresentados na peça. O figurino utilizado pelos atores são roupas adequadas aos seus personagens. Considerando o estilo jovem voltado ao retrô, uma das características Cyberpunk utilizadas na estética, o protagonista veste as cores da embalagem do produto, enquanto a antagonista utiliza bastante a cor preta, para transmitir a sensação de antagonismo. A estética e decupagem do filme publicitário buscou como inspiração, a estética do diretor Edgar Wright por conta do dinamismo de cortes e transições que o diretor exibe. Considerando o contexto do filme publicitário, a sensação de dinamismo é uma das peças principais necessárias para que a idéia funcione. Além disso, como inspiração visual, a estética Cyberpunk foi utilizada por conta das cores da embalagem do produto que remetem ao estilo em questão, e também por conta do slogan do produto que faz menção à noite, outra característica bem presente na estética Cyberpunk. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>