O trabalho “Resistência ou morte - A crise dos Direitos Humanos” foi desenvolvido na disciplina de Fotojornalismo II, do sexto semestre do curso de jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), ministrada pelo professor Guilherme Lund, e teve os seguintes objetivos: aprofundar os conhecimentos em fotografia (já adquiridos em Fotojornalismo I), apresentar o trabalho de fotojornalistas como referência, explorar diferentes técnicas de forma prática em sala de aula, e, adquirir experiência prática com câmeras profissionais, câmeras de smartphones, além de programas e aplicativos de edição de imagem. 䄀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀椀渀愀氀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 氀椀瘀爀攀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 ᰀ挠爀椀猀攀ᴀ⸠ 伀 攀渀猀愀椀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀洀攀渀琀攀 攀 琀攀爀 甀洀 洀渀椀洀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 戀甀猀挀漀甀 爀攀琀爀愀琀愀爀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 ㌀㈀ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 愀 挀爀椀猀攀 渀愀 搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀猀 攀氀攀椀攀猀 瀀愀爀愀 瀀爀攀猀椀搀渀挀椀愀Ⰰ 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㠀⸀ 䐀攀猀猀愀猀 ㌀㈀ 昀漀琀漀猀Ⰰ 搀漀稀攀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 攀渀猀愀椀漀 渀漀 䔀砀瀀漀挀漀洀⸀
No dia em que o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito o novo presidente do Brasil, o jornal Folha de São Paulo publicou a seguinte matéria em seu site: “Eleição de 2018 será lembrada pelos casos de violência, dizem analistas” (disponível em https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/eleicao-de-2018-sera-lembrada-pelos-casos-de-violencia-dizem-analistas.shtml acessado em 3/5/2019). A matéria traz dados publicados pela plataforma Violência Política no Brasil que confirmam essa manchete: foram registradas 133 agressões por motivos políticos durante as eleições. E segundo a Folha, a maioria envolve ataques de apoiadores de Jair Bolsonaro (PSL) contra gays, mulheres e pessoas vestindo símbolos da esquerda. 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀琀攀爀挀愀氀愀 愀猀 昀漀琀漀猀 挀漀洀 昀爀愀猀攀猀 搀攀 䨀愀椀爀 䈀漀氀猀漀渀愀爀漀 爀攀琀椀爀愀搀愀猀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 ᰀ䈠漀氀猀漀渀愀爀漀 攀洀 ㈀㔀 昀爀愀猀攀猀 瀀漀氀洀椀挀愀猀ᴀⰠ 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䐀攀甀琀猀挀栀攀 圀攀氀氀攀 䈀爀愀猀椀氀 ⠀搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀搀眀⸀挀漀洀⼀瀀琀ⴀ戀爀⼀戀漀氀猀漀渀愀爀漀ⴀ攀洀ⴀ㈀㔀ⴀ昀爀愀猀攀猀ⴀ瀀漀氀─䌀㌀─䄀䄀洀椀挀愀猀⼀愀ⴀ㐀㘀 㘀㔀㈀ 愀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㌀⼀㔀⼀㈀ 㤀⤀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 挀漀渀琀愀洀 琀愀洀戀洀 挀漀洀 椀渀琀攀爀瘀攀渀攀猀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀洀 愀 洀愀爀挀愀猀 搀攀 猀愀渀最甀攀 搀攀椀砀愀搀愀猀 瀀漀爀 愀氀最甀洀 焀甀攀 洀愀渀甀猀攀漀甀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀⸀ 䄀猀 洀愀爀挀愀猀 琀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 氀攀洀戀爀愀爀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 猀漀 挀切洀瀀氀椀挀攀猀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀漀昀爀椀搀愀 瀀攀氀愀猀 洀椀渀漀爀椀愀猀Ⰰ 愀琀 洀攀猀洀漀 焀甀攀洀 漀戀猀攀爀瘀愀 瀀愀猀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀⸀ 一漀 昀椀渀愀氀 搀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀愀 渀漀 挀愀瀀甀琀 愀爀琀椀最漀 㔀먀 搀愀 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 瀀愀爀愀 瀀爀漀瘀愀爀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀爀愀猀攀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀 昀攀爀攀洀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 最愀爀愀渀琀椀搀漀猀 瀀漀爀 攀氀愀⸀
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O ensaio fotográfico começou bem antes das saídas de campo, iniciou em sala de aula, com o processo de produção. O fotógrafo, historiador e professor Boris Kossoy, no livro Realidades e Ficções na Trama Fotográfica (Ateliê Editorial, 2002), ressalta dois aspectos indissociáveis na imagem fotográfica, um de ordem material (recursos técnicos, ópticos, eletrônicos) e outro de ordem imaterial (processos mentais e culturais). Estes últimos se sobrepõem hierarquicamente aos primeiros e, com eles, se articulam na mente e nas ações do fotógrafo um complexo processo de criação. 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀攀 挀漀渀昀椀最甀爀漀甀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 挀爀椀猀攀⸀ 一漀 搀椀挀椀漀渀爀椀漀 䴀椀挀栀愀攀氀椀猀Ⰰ 愀氀最甀洀愀猀 搀攀昀椀渀椀攀猀 搀漀 琀攀爀洀漀 猀漀㨀 洀漀洀攀渀琀漀 挀爀琀椀挀漀Ⰰ 猀椀琀甀愀漀 愀昀氀椀琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀渀樀甀渀琀甀爀愀 瀀攀爀椀最漀猀愀Ⰰ 猀椀琀甀愀漀 愀渀漀爀洀愀氀 漀甀 最爀愀瘀攀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 焀甀攀 挀爀椀猀攀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 琀攀瘀攀 焀甀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 猀椀琀甀愀攀猀 渀愀猀 焀甀愀椀猀 攀猀猀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀⸀ 一攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 洀愀琀爀椀愀 搀愀 䐀攀甀琀猀挀栀攀 圀攀氀氀攀 䈀爀愀猀椀氀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 攀猀琀漀瀀椀洀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䐀攀甀琀猀挀栀攀 圀攀氀氀攀 昀漀椀 搀攀瘀椀搀漀 愀 猀甀愀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 愀氀琀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 愀渀氀椀猀攀猀 搀漀猀 琀攀洀愀猀 洀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 搀漀 洀甀渀搀漀⸀
As frases entre as fotos, no ensaio, servem como instrumento de contextualização, pois, como Boris Kossoy afirma, as fotografias não podem ser aceitas imediatamente como espelhos fiéis dos fatos. Elas são plenas de ambiguidade, portadoras de significados não explícitos. Seu potencial informativo poderá ser alcançado na medida em que esses fragmentos forem contextualizados na trama histórica. Assim como explica o sociólogo e semiólogo francês Roland Barthes, no livro O Óbvio e o Obtuso (Editora Nova Fronteira, 1990), o texto é uma mensagem parasita, destinada a conotar a imagem, ou seja, atribuir-lhe um ou vários significados segundos. 唀洀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 攀渀猀愀椀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀漀 爀攀愀氀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 昀漀琀最爀愀昀漀 䨀愀挀漀戀 刀椀椀猀 昀攀稀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀⸀ 䔀爀椀瘀愀洀 䴀漀爀愀椀猀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀Ⰰ 挀漀渀琀愀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 唀洀愀 瘀椀愀最攀洀 攀渀琀爀攀 漀 愀渀愀氀最椀挀漀 攀 漀 搀椀最椀琀愀氀 ⠀攀搀椀琀漀爀愀 䌀攀渀最愀最攀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀ 㤀⤀Ⰰ 焀甀攀 刀椀椀猀 瀀甀戀氀椀挀漀甀 攀洀 㠀㤀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 搀攀渀甀渀挀椀愀渀搀漀 愀 洀椀猀爀椀愀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 攀 愀猀 瀀猀猀椀洀愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 瘀椀搀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀搀愀 瀀攀氀愀 刀攀瘀漀氀甀漀 䤀渀搀甀猀琀爀椀愀氀⸀ 䔀猀猀攀 昀漀椀 漀 椀渀挀椀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 焀甀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀漀甀 漀 瀀愀瀀攀氀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀
Um pouco mais tarde, com o surgimento de Estados ideológicos, como a Alemanha nazista ou a Itália fascista, os fotógrafos foram obrigados a “escolher um lado”. Foi assim que Robert Capa e Cartier-Bresson escolheram fotografar a guerra civil espanhola (1936-1939) do ponto de vista dos republicanos, comunistas e anarquistas. Segundo Erivam Morais de Oliveira, é dessa forma que surge a fotografia engajada como forma de atuação perante o mundo. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㠀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀最甀渀搀漀 䈀漀爀椀猀 䬀漀猀猀漀礀Ⰰ 愀 椀洀愀最攀洀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 Ⰰ 攀渀昀椀洀Ⰰ 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 爀攀猀甀氀琀愀渀琀攀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀⼀挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 昀漀琀最爀愀昀漀⸀ 伀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀漀 焀甀攀 猀攀 瘀 最爀愀瘀愀搀漀 渀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 昀甀渀搀椀搀漀 愀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀漀 昀漀琀最爀愀昀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀 猀攀 昀愀稀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀
A primeira etapa da produção foi a escolha do assunto a partir do tema geral “crise”, definido pelo professor. Os alunos tiveram liberdade para escolher assuntos de seu interesse para a realização do projeto. Todos tiveram aproximadamente um mês para definir a pauta, apurar, justificar a escolha, pesquisar referências, apresentar um cronograma de saídas de campo e pensar na forma de apresentação das fotografias. Essa parte foi redigida e entregue para a aprovação do professor, que, além da correção, orientou os alunos individualmente sugerindo alterações para aprimorar o trabalho. 䄀渀琀攀猀 搀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 愀 挀爀椀猀攀 搀漀猀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀 挀漀洀漀 渀昀愀猀攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 瀀愀猀猀漀甀 瀀攀氀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀洀 樀漀爀渀愀椀猀 攀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 愀 渀漀琀挀椀愀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䐀攀甀琀猀挀栀攀 圀攀氀氀攀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 渀漀 搀椀愀 ㈀㤀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀Ⰰ 椀渀琀椀琀甀氀愀搀愀 ᰀ䈠漀氀猀漀渀愀爀漀 攀洀 ㈀㔀 昀爀愀猀攀猀 瀀漀氀洀椀挀愀猀ᴀⰠ 猀攀爀瘀椀甀 搀攀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 爀攀琀爀愀琀愀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 樀 昀漀爀愀洀 愀氀瘀漀 搀攀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 搀攀 搀椀漀⸀
O passo seguinte da escolha do tema foi delimitar o número de frases, para que o número de situações a serem fotografadas se tornasse viável no tempo de entrega do trabalho. Foram selecionadas 11 frases da reportagem da DW Brasil, como, por exemplo: “Não vou combater nem discriminar, mas, se eu vir dois homens se beijando na rua, vou bater”, e "Eu tenho cinco filhos. Foram 4 homens, a quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher". Depois, foi feita a apuração de eventos que poderiam ser fotografados e o agendamento com as pessoas que seriam retratadas. O ensaio mistura fotos posadas e fotos espontâneas feitas em eventos públicos. 倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 攀渀猀愀椀漀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 猀攀椀猀 猀愀搀愀猀 搀攀 挀愀洀瀀漀 昀漀爀愀 搀漀 栀漀爀爀椀漀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 䘀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 搀愀 ㈀㈀ꨀ 倀愀爀愀搀愀 䰀椀瘀爀攀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 搀攀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 挀甀氀琀甀爀愀 愀昀爀漀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀 ⠀唀䘀刀䜀匀⤀Ⰰ 攀 搀漀 倀爀椀洀攀椀爀漀 匀攀洀椀渀爀椀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 猀漀戀爀攀 倀爀攀瘀攀渀漀 搀攀 䠀䤀嘀 瀀愀爀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 吀爀愀渀猀最渀攀爀漀Ⰰ 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀愀洀 渀漀 洀猀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㠀⸀ 䄀猀 漀甀琀爀愀猀 昀漀琀漀猀 搀漀 攀渀猀愀椀漀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 愀最攀渀搀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 昀漀渀琀攀猀 攀洀 氀漀挀愀椀猀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀 攀 焀甀攀 昀椀稀攀猀猀攀洀 猀攀渀琀椀搀漀 挀漀洀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀⸀
Todas as fotos foram feitas utilizando uma câmera Nikon D3000 da própria ESPM, com uma lente 18x35mm. As fotografias foram tiradas em RAW, pois, segundo Erivam Morais de Oliveira, esse formato mantém todas as informações da foto, sem nenhum tipo de compactação. Para a edição das fotos, foi utilizado o programa Adobe Lightroom, e para a montagem da apresentação foi utilizada a plataforma online Canva (disponível em: https://www.canva.com/). As intervenções em vermelho nas fotografias foram feitas com imagens baixadas do site Freepik (disponível em: https://br.freepik.com/). A última etapa do trabalho foi acrescentar o caput do artigo 5º da Constituição Brasileira na apresentação feita em sala de aula, para comprovar que todas as frases ditas pelo candidato Jair Bolsonaro ferem os direitos e garantias fundamentais da população. Todo o trabalho prático (fotos, edição, diagramação) foi realizado no prazo de um mês, e apresentados para toda a turma. 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 攀渀猀愀椀漀 栀漀甀瘀攀 漀 愀瀀爀椀洀漀爀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 攀 攀搀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 攀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 䄀漀 爀攀愀氀椀稀愀爀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 猀攀爀 甀洀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 攀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 渀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀ 䔀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 琀愀洀戀洀 漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 搀攀瘀攀 琀攀爀 攀 漀 猀攀甀 瀀愀瀀攀氀 攀砀攀爀挀攀渀搀漀 愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀⸀ 䘀椀挀漀甀 瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 愀氀甀渀漀Ⰰ 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 戀漀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀爀椀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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