ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00708</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento de Comunicação Integrada para a Oficina de Funilaria Novocar</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Amanda Calegaro Thiel (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); João Victor de Oliveira (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Lara Nasi (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Fundada em 1995, a Novocar é uma oficina fictícia localizada em Ijuí, Rio Grande do Sul. Por ter sido a pioneira em funilaria e pintura na cidade, manteve-se líder do segmento por mais de uma década. Porém, devido à resistência do proprietário em atualizar-se frente às mudanças pelas quais o mercado e a sociedade passavam, a Novocar foi perdendo clientes e sendo deixada para trás pelas concorrentes. Visando superar a crise ocasionada pela falta de comunicação na Novocar, foi elaborado um Planejamento de Comunicação Integrada, como avaliação final da disciplina Assessoria em Comunicação e Negócios, no segundo semestre letivo de 2018. Inicialmente, pretendeu-se reposicionar a empresa no mercado, de forma que a imagem transmitida para o público seja a desejada, além de alcançar e fidelizar novos clientes, reconquistar os antigos e promover um bom relacionamento com todos os públicos com os quais a organização interage. O sucesso dessas metas torna-se essencial para atingir o principal objetivo em longo prazo: tornar a Novocar novamente líder de seu segmento e referência de qualidade em Ijuí e região. A partir da análise SWOT e da pesquisa teórica realizada, embasada principalmente nas autoras Margarida Kunsch e Rosâna Monteiro, buscou-se definir estratégias que potencializassem os pontos fortes da empresa e corrigissem suas fraquezas. Primeiramente, foi necessário conhecer a organização, seu ramo de atuação e os serviços oferecidos por ela, para então identificar os problemas que a comunicação deveria resolver. Assim, foram adotadas táticas específicas direcionadas para cada público e área de comunicação, alinhadas à perspectiva de comunicação integrada. O investimento em comunicação faz-se necessário uma vez que, segundo Monteiro (2008, p. 126), a forma como a informação é apresentada aos diversos públicos é determinante para o sucesso ou o fracasso do relacionamento das corporações com o mercado. O case da Novocar comprova a veracidade dessa afirmação e a importância do desenvolvimento de um planejamento de comunicação: apesar de possuir ótima infraestrutura, funcionários especializados e tecnologias atuais em todos os procedimentos que realiza, a oficina estava perdendo clientes e espaço no mercado, justamente por faltar o essencial: comunicação. Sem saber comunicar-se, a empresa não consegue passar segurança e credibilidade, pois não tem visibilidade e os consumidores em potencial podem não saber da qualidade de seus serviços ou até mesmo não conhecê-la. Porém, mais do que apenas um planejamento de comunicação, buscou-se elaborar um planejamento de comunicação integrada para a Novocar. É imprescindível agir nesse sentido, pois, para Kunsch (2003, p. 150) a comunicação integrada direciona a convergência das diversas áreas da comunicação organizacional (institucional, mercadológica, interna e administrativa), com base numa política global, claramente definida, e nos objetivos gerais da organização. Isso permite criar estratégias e táticas de comunicação mais pensadas e trabalhadas tendo em vista a eficácia, e possibilita uma atuação sinérgica e harmoniosa entre todas as atividades desempenhadas pela companhia. O foco dado à comunicação interna no planejamento justifica-se porque, de acordo com Brum (1994, p. 21)  o público interno precisa ser trabalhado para que tenha condições de repassar ao público externo tudo aquilo que a empresa possui de melhor e está aprimorando em nível de processos e de produtos . Portanto, a comunicação interna serve como alicerce para a comunicação externa. Deve haver uma mudança cultural na organização de dentro para fora. Para isso, é preciso que todos os colaboradores da oficina estejam bem informados, envolvidos e motivados a cooperar. BRUM, A. M. Endomarketing. Porto Alegre: Ortiz, 1994. KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003. MAFEI, M.; CECATO, V. Comunicação corporativa. São Paulo: Contexto, 2015.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para produzir o planejamento de comunicação integrada, objeto desse relatório, foi preciso conhecer a organização, tendo em vista que  um planejamento estratégico de qualidade começa com uma imersão nas informações da empresa, seus produtos, sua concorrência, o mercado no qual ela está inserida  fatos do passado que afetaram sua história, além da busca por tendências de comportamento e consumo. (MONTEIRO, 2008, p. 127) Por não se tratar de uma situação real, foi criada uma história para a Novocar, sua missão, visão e valores.  A integração desses princípios com a estratégia de comunicação evita o desgaste provocado por resultados que não têm nada a ver com o que a corporação planeja para o seu futuro (MAFEI; CECATO, 2015, p. 41). Também foi estipulada a área de atuação, crucial para a realização da análise SWOT, ferramenta que avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Por meio da análise, constatou-se que a perda de clientes estava sendo causada pela falha na comunicação e pelo conservadorismo e resistência do proprietário da Novocar em atualizar-se frente às transformações sociais e culturais. Monteiro (2008, p. 125) destaca que é importante avaliarmos três fatos:  primeiro, as grandes mudanças no cenário político-econômico mundial ocorridas nas duas últimas décadas forçaram as companhias à se adaptarem à nova economia, exigindo mudanças de postura para gerir o negócio no mundo corporativo globalizado. Em segundo lugar, temos assistido, principalmente nos últimos dez anos, à transformação do consumidor, que exige postura transparente e socialmente responsável dos fornecedores de produtos e serviços consumidos por ele e que valoriza o tratamento individualizado. Por último, temos o fenômeno que mudou o mundo para sempre: o advento da Internet. A combinação desses fatores modificou o modo como as empresas se comunicam e como as pessoas veem a comunicação. Com o problema detectado, passou-se para a próxima etapa: os objetivos, que  serão os fios condutores de todo o planejamento; e, ao final de determinado período, por meio deles, será feita a avaliação das atividades e mensuração dos resultados (MONTEIRO, 2008, p. 128). Depois, foram deliberadas estratégias para atingir os objetivos, voltadas para cada área da comunicação e público. Também foi criada uma nova identidade visual para a Novocar, sempre agindo numa perspectiva de comunicação integrada. Monteiro (2008, p. 129) lembra que  na hora da definição das táticas a serem usadas para colocar as estratégias em prática, há que se abusar da criatividade. Esse é o momento de serem criadas mensagens que toquem as pessoas e desperte nelas o interesse por aquela companhia ou aquele produto . Foi o que pretendeu-se fazer. Após indicadas as estratégias, foi elaborado o cronograma, no qual foi determinado que as ações propostas deveriam ser concretizadas ao longo de um ano, com avaliações periódicas para, se necessário, realizar ajustes, reconduzir as próximas atividades e apresentar à direção da Novocar os resultados obtidos. Segundo Mafei e Cecato (2015, p. 128),  práticas como essa ajudam a negociar e a obter recursos para investir em novos projetos, treinamento e capacitação por meio do reconhecimento do trabalho feito pela comunicação . Por fim, propôs-se que, após concluir todas as fases de implantação, fosse produzido um novo planejamento, com novos objetivos e a partir de uma nova realidade, uma vez que  o planejamento está se tornando um processo contínuo, para responder a condições de mercado que mudam em grande velocidade (KOTLER, 2000, p.116). MAFEI, M.; CECATO, V. Comunicação corporativa. São Paulo: Contexto, 2015. MONTEIRO, R. Gestão estratégica da comunicação ou gestão da comunicação estratégica? In: SCHAUN, Â.; FERREIRA, D. M. M.; RIZZO, E. (Orgs.). Estratégias: comunicação e gestão. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2008. KOTLER, P. Administração de Marketing. Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O planejamento de comunicação integrada dividiu-se em duas partes: elaboração, realizada a partir da análise SWOT e da pesquisa teórica, com base nos autores referenciados; e implantação (hipotética, por se tratar de um case fictício), que iniciou após a aprovação do planejamento pela equipe diretiva. O passo inicial é trabalhar com endomarketing, para que os colaboradores sejam os primeiros a saberem das mudanças. Também será realizada a produção gráfica da identidade visual e reformas na estrutura da oficina para ajustar-se a ela. Em 2019, três campanhas publicitárias serão veiculadas. A primeira com objetivo de promover o reposicionamento da empresa. A segunda terá caráter promocional e a terceira recordatório, para tornar a Novocar inesquecível na mente do público. No âmbito de relações públicas e jornalismo, procurar-se-á manter contato constante com seguradoras de veículos e fornecedores. A Novocar possuirá estande próprio na Expoijuí, feira realizada anualmente na cidade em que atua, possibilitando maior visibilidade e interação com diferentes públicos. Pretende-se realizar reuniões semanais com a equipe da oficina, buscando identificar e resolver possíveis problemas, além de avaliar os resultados. Também serão realizados cursos de capacitação e eventos internos envolvendo todo o pessoal. Para a web, será criado um site institucional, uma página no Facebook e um perfil no Instagram, cada um usando uma linguagem específica. Banners e anúncios pop-ups em sites específicos do segmento também serão utilizados. Além disso, para promover a empresa nos mecanismos de busca do Google, serão investidas ações no Google AdWords. Cinco reuniões de avaliação e três de mensuração dos resultados estão previstas. Essas reuniões servem para analisar como o público está reagindo às mudanças, estimar se são necessários reajustes, apresentar os resultados à direção da empresa e verificar se as metas estão sendo atingidas. Em dezembro será realizada a quinta e última avaliação, que reúne em um documento os resultados de toda a execução do planejamento, analisando se os objetivos foram alcançados e propondo um novo planejamento para 2020. Esse documento fornecerá também sugestões para o próximo ano, destacando os sucessos e aspectos a melhorar, auxiliando a Novocar a seguir em busca de seu objetivo em longo prazo: retornar à liderança do segmento de funilaria em Ijuí. O desenvolvimento do presente trabalho reforçou o quanto a comunicação é imprescindível no âmbito organizacional e que para obter eficiência na gestão de comunicação, planejamento é a palavra chave (MONTEIRO, 2008, p. 127). Foi possível perceber também que o mundo globalizado, a nova postura do consumidor e o surgimento da Internet, causaram profundas mudanças no modo de nos comunicarmos, dentro e fora das companhias. Desse modo,  embora as dificuldades existam em todas as empresas, naquelas em que as pessoas se comunicam mais e melhor os problemas dificilmente viram crises e, normalmente, já vêm com uma solução. Essa é a diferença (NASSAR, 200-?, p. 27). Além disso, conclui-se que para o êxito de um planejamento de comunicação, todos os componentes de uma empresa precisam estar verdadeiramente envolvidos, especialmente no caso de reposicionamento, que exige uma mudança cultural, como aconteceu com a Novocar. Por fim, destaca-se a importância de dar continuidade ao planejamento de comunicação, tornando-o um hábito permanente, tendo em vista que a comunicação, conforme ressalta Kunsch (2014, p. 52), é um processo dinâmico e ininterrupto que permite aos membros da organização trabalhar juntos, cooperar e interpretar as necessidades e as atividades sempre mutantes da organização. KUNSCH, M. M. K. (2014). Comunicação Organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual. São Paulo: MATRIZes, 2014. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90446/93218>. NASSAR, P. Tudo é comunicação. [São Paulo]: Lazuli, [200-?].</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>